• Nenhum resultado encontrado

ANEXOS 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PILOTO

Objetivos 3.1 Reconhecer a ocorrência de Transformações Químicas.

Habilidades desenvolvidas

3.1.1 - Relacionar Transformações Químicas com a formação de novos materiais cujas propriedades específicas são diferentes daquelas dos reagentes.

3.1.2 - Reconhecer evidências como indícios da ocorrência de reação.

3.1.3 - Inferir sobre a ocorrência de Transformações Químicas, a partir da comparação entre sistemas inicial e final.

113

Estratégias Metodológicas

Problematização inicial através da exibição um vídeo feito pela professora sobre azia com as seguintes questões “O que é azia? Como melhorar os sintomas da azia? Como funcionam os remédios para azia?” buscando o engajamento dos estudantes no assunto. Após a exibição do vídeo, é importante que as concepções iniciais dos alunos sejam exploradas, através da participação dos mesmos.

Estimativa de tempo: 10 minutos.

Após exposição do conhecimento prévio dos alunos acerca do tema azia, a professora enfatizará que as transformações químicas ocorridas no organismo para combater a azia são ocorrem a formação de novas substancias. Após isso, questionar os alunos se existem outras situações em que as transformações químicas são importantes e em que áreas elas estão empregadas.

Estimativa de tempo: 10 minutos.

Dividir a sala em pequenos grupos de 5 alunos e propor a cada grupo uma atividade que contenha exemplos de reações químicas, com o objetivo dos alunos selecionarem e organizarem um quadro com as informações que consideram importantes sobre o assunto.

Estimativa de tempo: 30 minutos.

Após leitura e grifo das informações pelos alunos e buscando promover a socialização das informações discutidas, propor uma discussão com a turma sobre as evidencias de uma transformação e como esses dados podem ser obtidos. Esse momento será aberto aos alunos para fazer perguntas e\ou considerações sobre a apresentação dos colegas. Estimativa de tempo: 40 minutos.

Nos últimos minutos da aula, propor o trabalho sobre as transformações químicas que utilizará o recurso vídeo pelos alunos (entrega do roteiro aos alunos e divisão dos grupos). As instruções, duvidas e sugestões sobre o trabalho serão discutidas em sala.

Estimativa de tempo: 10 minutos.

PARA CASA: Lista de exercícios que contenham exemplos de transformações.

*As atividades propostas e o roteiro do trabalho se encontram nos anexos. Recursos

Didáticos Vídeo

Quadro negro e giz Textos informativos

Avaliações

Ao final das apresentações é importante que o professor apresente uma consideração sobre o conteúdo apresentado e sobre a performance dos alunos, de forma a incentivá-los.

114

1º momento

Segundo o Planejamento do Ensino (2005), módulo II do Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores, escrito por Aguiar, a intenção da fase de problematização inicial, é mais de fazer boas perguntas do que dar respostas a elas; ouvir as ideias e soluções dos alunos em lugar de dizer qual é a resposta certa.

Optamos por fazer a aula inaugural da sequência utilizando um vídeo produzido pela professora, por acreditar que ele poderá funcionar no primeiro momento como um vídeo problematizador, o qual será contextualizado em uma situação cotidiana sobre a azia e que acreditamos que despertará a atenção dos alunos. No segundo momento ele será um exemplo de produção de vídeo, o qual será proposto no trabalho ao final da aula.

O vídeo será dividido em duas partes. A primeira parte irá conter um episódio da vida cotidiana de uma pessoa que sofre azia e que busca solucionar tal incomodo, para isso serão feitas várias perguntas e não serão oferecidas soluções. As questões serão perguntadas aos alunos e as hipóteses levantadas por eles serão discutidas em sala com a ajuda do professor. Após a turma chegar a um consenso, o professor questionará se existe uma transformação química neste fato e dará voz aos alunos para se questionarem. Após esse questionamento, haverá a exibição da segunda parte do vídeo, a qual mostrará como o bicarbonato de sódio elimina a azia, evidenciando a presença de transformações químicas envolvidas no processo.

É interessante que o professor estimule questionamentos sobre a existência de outras transformações químicas importantes no nosso cotidiano e para a indústria, afim de verificar se os alunos conseguiram formular um conceito ou uma classificação para as transformações químicas. Além disso, sugerimos que o professor faça uma relação entre transformações químicas e físicas (conceito trabalhado no 1º bimestre da turma).

2º momento

Posteriormente, a turma será dividida em pequenos grupos de 5 alunos e cada grupo receberá uma atividade que contenha exemplos de reações químicas. O objetivo do professor ao propor essa atividade é que os alunos conjuntamente discutam, selecionem e organizem critérios para classificar a existência de transformações químicas através das evidencias de reações.

Após leitura e grifo das informações pelos alunos e buscando promover a socialização das informações discutidas, pode ser proposto uma discussão com a turma sobre as evidencias e como elas foram obtidas através dos dados fornecidos. Esse momento será aberto aos alunos para fazer perguntas e\ou considerações sobre a explanação dos colegas.

3º momento

Nos últimos minutos da aula, após a abordagem sobre transformações químicas, o professor entregará o roteiro de trabalho do bimestre, que possuirá como tema as transformações químicas. O trabalho envolverá a produção de vídeos pelos alunos, que trabalharão em grupos de aproximadamente 6 alunos. As instruções, duvidas e sugestões sobre o trabalho serão discutidas em sala.

Para fechamento da aula será entregue uma lista de exercícios que contém exemplos de transformações e que envolverá uma pequena pesquisa sobre os gases liberados nas queimadas.

115

Aulas 3 e 4