• Nenhum resultado encontrado

Relacionar Transformações Químicas com a formação de novos materiais cujas propriedades específicas são diferentes daquelas dos reagentes.

ANEXOS 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PILOTO

desenvolvidas 3.1.1 Relacionar Transformações Químicas com a formação de novos materiais cujas propriedades específicas são diferentes daquelas dos reagentes.

3.1.2 - Reconhecer evidências como indícios da ocorrência de reação. 3.1.3 - Inferir sobre a ocorrência de Transformações Químicas, a partir da comparação entre sistemas inicial e final.

3.1.4 - Reconhecer a ocorrência de uma Transformações Químicas por meio de um experimento ou de sua descrição.

3.1.5 - Planejar e executar procedimentos experimentais simples envolvendo Transformações Químicas.

Estratégias

Metodológicas Através da correção do dever (atividades extraclasse) retomar o assunto sobre as transformações químicas. Neste momento, os alunos devem ser convidados a participar com a leitura das suas respostas.

Estimativa de tempo: 15 minutos

Com o intuito de promover visualização e a análise de um fenômeno químico, a sala será dividida em 6 grupos de 6 alunos e será proposto uma experiência diferente a cada grupo. Antes do início dos experimentos, algumas informações serão dadas para evitar possíveis acidentes e para a observação detalhada do experimento para a confecção de um relatório ao final. Os alunos devem ser orientados a observar o sistema inicial (materiais reagentes), antes da reação, o que ocorre durante o processo e o sistema final (materiais produzidos). Eles devem ser incentivados a fazer o registro detalhado dessas observações para que possam aprender a descrever o fenômeno.

É interessante que os alunos registrem os fenômenos através de fotos, para possíveis comparações futuras e apresentação aos colegas.

Estimativa de tempo: 20 minutos

Ao final das observações, serão propostas questões sobre o experimento para o grupo discutir. O professor deverá percorrer os grupos e discutir com os alunos as questões.

Estimativa de tempo: 20 minutos

O professor descreverá os itens importantes de um relatório (título da experiência, objetivo, materiais utilizados, procedimento, dados obtidos e conclusão) dando suporte aos estudantes para confeccionarem um sobre a experiência realizada.

Estimativa de tempo: 5 minutos

116 Estimativa de tempo: 40 minutos

PARA CASA: Pesquisar a representação dos reagentes utilizados em cada experiência e elaborar uma apresentação da atividade realizada para a turma, enfatizando as evidencias que ajudam a perceber a ocorrência ou não de uma reação química. A elaboração do relatório e da apresentação dará oportunidades aos estudantes de falar e pensar com as novas ideias e conceitos.

Recursos

Didáticos Quadro e giz

Materiais para realização de diversos experimentos Câmera fotográfica (celular, tablet..)

Roteiro de experimento impresso

Avaliações

No decorrer da atividade serão avaliadas a socialização e a participação dos alunos no trabalho em grupo, assim como a contribuição individual dos alunos no grupo. Também deve ser valorizado o produto das atividades, que será obtido por meio de exposições orais ou de sínteses escritas, feitas pelo grupo ou individualmente.

Referencias Livro QUIMICA, Mortimer e Machado,VOLUME 1, Editora Scipione, São Paulo 2012,Capitulo 6

1º momento

Continuando a sequência didática, o professor deverá retomar o assunto através da correção do dever (atividades extraclasse). Neste momento, os alunos devem ser convidados a participar com a leitura e com comentários das suas respostas.

2º momento

Segundo as orientações do CBC de 2012, para que o estudante possa compreender as evidências de transformações químicas é necessário que eles possam observá-las efetivamente. Assim, é importante que o professor disponibilize para os alunos um bom número de atividades que lhes permita observar tais evidências.Com o intuito de promover visualização e a análise de um fenômeno químico, a sala será dividida em 6 grupos de 6 alunos e será proposto uma experiência diferente a cada grupo. Antes do início dos experimentos, algumas informações serão dadas para evitar possíveis acidentes e para a observação detalhada do experimento para a confecção de um relatório ao final. Os alunos devem ser orientados a observar o sistema inicial (materiais reagentes), antes da reação, o que ocorre durante o processo e o sistema final (materiais produzidos). Eles devem ser incentivados a fazer o registro detalhado dessas observações para que possam aprender a descrever o fenômeno.

É interessante que os alunos registrem os fenômenos através de fotos, para possíveis comparações futuras e apresentação aos colegas.

Ao final das observações, serão propostas questões sobre o experimento para o grupo discutir. O professor deverá percorrer os grupos e discutir com os alunos as questões. O discurso da sala de aula procura ser mais fiel à linguagem da disciplina e, quando os alunos usam termos inadequadamente, costumam ser corrigidos pelo professor. As perguntas do professor não serão tão abertas quanto eram na atividade de abertura (fase de problematização). Elas são dirigidas a uma dada resposta e o professor aponta esse caminho dando dicas e introduzindo novas ideias sempre

117 que necessário. Há uma construção de conhecimentos por parte dos alunos, mas trata-se de uma construção dirigida, orientada, pelo professor. (AGUIAR, 2005)

3º momento

O professor descreverá os itens importantes de um relatório (título da experiência, objetivo, materiais utilizados, procedimento, análise de dados, considerações e conclusões) dando suporte aos estudantes para confeccionarem um sobre a experiência realizada. Além de observar transformações, os estudantes deverão proceder ao registro sistemático de suas observações e realizarem discussões em grupo sobre essas observações.

Elaboração do relatório será feito em dupla para ser entregue ao final da aula.

4º momento

PARA CASA: Pesquisar a representação dos reagentes utilizados em cada experiência e elaborar uma apresentação da atividade realizada para a turma, enfatizando as evidencias que ajudam a perceber a ocorrência ou não de uma reação química. A elaboração do relatório e da apresentação dará oportunidades aos estudantes de falar e pensar com as novas ideias e conceitos.

118

Aulas 5 e 6