• Nenhum resultado encontrado

O Reconhecimento dos Diplomas na UE para Fins Profissionais – Estudo Comparativo entre o Sistema de Ensino-Formação em Portugal e na Bélgica”

4.4. Orientação de Teses para obtenção de Graus Académicos de Doutor, Mestre e Projetos de Pós-Doutoramento

4.4.29. O Reconhecimento dos Diplomas na UE para Fins Profissionais – Estudo Comparativo entre o Sistema de Ensino-Formação em Portugal e na Bélgica”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Silvia Cristina Pena Alexandre, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde Outubro de 1996 e concluída em 22 de Junho de 1998.

4.4.30. "A Relação Saber/Poder na Organização da Comunidade Cafuza, no Município de José Boiteux, Santa Catarina/Brasil"

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Marcos Rodrigues da Silva em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, desde 17 de Novembro de 1996, sem conclusão. 4.4.31. "O Resgate da Qualificação e as Perspectivas de Trabalho diante do Paradigma Técnico-Económico-Social"

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Márcia Mello Costa De Liberal em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão,

Universidade Técnica de Lisboa, desde 9 de Janeiro de 1997 e concluída em 22 de Janeiro de 2001.

4.4.32. “A Organização Qualificante: Mudança, Formação e Intervenção em PME’s Portuguesas”

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Maria Helena Robalo Marques Antunes em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 22 de Maio de 1997, sem conclusão. 4.4.33. “Processo de Decisão em Organizações de Capitais Públicos e Privados: O Caso do Sector Petrolífero Nacional”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Manuel Ribeiro Nunes em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 25 de Setembro de 1997 e concluída em 27 Julho de 2002.

4.4.34. “Desenvolvimento local e o programa comunidade ativa na Bahia”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Paulo Guedes em Sociologia Económica e das organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 6 de Novembro de 1997 e concluída em 7 de Dezembro de 2003. 4.4.35. “Flexibilidade e Polivalência Funcional: Mitos e Realidades no Portugal dos anos 90 – Para Melhor Compreender as Estratégias dos Actores Sociais”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Ivo Antunes Dias em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 4 de Junho de 1998 e concluída em 25 de Novembro de 2004.

4.4.36. “A economia solidária, economia barroca: a emergência da socioeconomia solidária na América Latina”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Armando de Melo Lisboa em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 23 de Julho de 1998 e concluída em 26 de Abril de 2004.

4.4.37. “Liderança e Comunicação nas Organizações: estudo de casos”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Cláudia Sofia Ribeiro Moreira, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1998, sem conclusão.

4.4.38. “As Estruturas Organizacionais e a Cultura da Empresa num Contexto de Competitividade: estudo de caso”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Manuel Brazinha Firmino, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1998 e concluída em 17 de Dezembro de 1999.

4.4.39. “As Práticas e Atitudes dos Actores perante as características das Trajectórias Individuais”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Fernando Joaquim Barroso dos Santos, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1998, sem conclusão.

4.4.40. “Polícia e Sociedade no Brasil: a ótica das camadas populares Salvador-Bahia”  Tese de doutoramento elaborada pela mestre Ivone Freire Costa em Sociologia

Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 17 de Junho de 1999 e concluída em 25 de Julho de 2003.

4.4.41. “Emprego, quantificações e competências no sector vitivinícola da região do Alentejo”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Joaquim da Rocha Soares, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1999. Concluída em 2001.

4.4.42. “A Abordagem Sócio-Económica (H.Saval) no Quadro da Intervenção Organizacional – Estudo de Caso”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Manuel Freitas Gil, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, 31 de Outubro de 2000, sem conclusão.

4.4.43. “O Valor do Design para a Indústria Portuguesa e a Inovação e as Políticas Industriais dos anos 90”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Maria Manuela Barros Maia, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto

Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1999. Tese concluída em 7 de Fevereiro de 2001.

4.4.44. “Globalização Económica, Pobreza e Exclusão Social: Antagonismo ou Complementaridade”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Mário Rui Gomes Pinto, Curso de Mestrado em Economia Internacional, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1999 e concluída em 7 de Dezembro de 2001.

4.4.45. “Sistema de Aprendizagem e os Actores Envolvidos: Estudo de Caso num Centro de Formação Profissional”

 Tese de mestrado elabora pela licenciada Sandra Cristina Ribau da Costa, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1999 e concluída em 18 de Junho de 2001.

4.4.46. “A Educação no Pensamento Sociológico: Uma Análise das Visões Clássicas e Contemporâneas”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Sílvio de Liberal, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 1999 e concluída em 5 de Março de 2001.

4.4.47. “Actividade de Segurança Privada: a formação como agente de mudança”  Tese de mestrado elaborada pela licenciada Emília João Catalão Amiguinho, Curso

de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2000, sem conclusão.

4.4.48. “A Responsabilidade Social das Empresas: o caso da empresa TAP Air Portugal”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Sandra Marina de Jesus Corredoura Fanha, Curso de Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2000 e concluída em 23 de Outubro de 2002.

4.4.49. “O Modelo Organizacional da Universidade Técnica de Lisboa: uma abordagem crítica”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre José Manuel Rosa Correia, em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 29 de Março de 2001 , sem conclusão.

4.4.50. “Os Grupos Económicos e o Sistema Financeiro”

 O-orientação do doutorado-sanduíche de Itamar Aguiar, SOCIUS/ISEG-UTL., Lisboa, Lisboa, desde Junho a Dezembro de 2001.

4.4.51. “O componente gerencial das organizações em rede no âmbito local do SUS no Brasil”

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Mercêdes Moreira Berenger, em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 26 de Abril de 2001. Tese concluída em 6 de Junho de 2007.

4.4.52.“Cultura Organizacional e Atitudes contra mudança tecnológica”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Sónia Isabel Frade Tomé Figueiredo, Curso de Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2001, sem conclusão.

4.4.53. “A satisfação do utente no serviço de consulta externa do Hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Maria Amélia da Silva Carvalheira, Curso de Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2001. Tese concluída em 25 de Julho de 2003.

4.4.53 “Cultura, mudança e satisfação dos profissionais “não-docentes” do ISEG”  Tese elaborada pela licenciada Sónia Maria Pessoa Costa Domingues de Sousa, Curso

de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2001, sem conclusão.

4.4.54. “Projeto de Pós-Doutoramento no âmbito da FCT (Ref.: SFRH/BPD/9441/2002)”  Co-orientação de Bernd Reiter, SOCIUS/ISEG-UTL,SOCINOVA/FCSH-UNL,

4.4.55. “Minha Pátria é o Mundo Inteiro. Neno Vasco, o anarquismo e o sindicalismo revolucionário em dois mundos”

 Co-orientação do doutorado sanduíche de Alexandre Samis, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde 31 de Setembro de 2003 a 31 de Janeiro de 2004.

4.4.56. “Um estudo de caso – a liberalização do sector e os processos de mudança organizacional no monopólio da distribuição de energia eléctrica em Portugal”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Carlos Miguel Monteiro Filipe, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2002 e concluída em 1 de Julho de 2004.

4.4.57. “O papel das IPSS – instituições particulares de solidariedade social – no actual contexto sócio-económico: estudo de caso numa IPSS portuguesa”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Daniel Parsotamo Ibraimo, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2002 e concluída em 9 de Fevereiro de 2004.

4.4.58. “Autogestão, cooperativas, economia solidária”

 Orientação do doutorado-sanduíche de Maurício Sarda de Faria, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2003. 4.4.59. “O papel do Estado na regulação da economia em Moçambique: 1987-1999”  Tese de mestrado elaborada pela licenciada Maria Judite Mário Chipenembe, curso de

mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, desde 31 de Outubro de 2002 e concluída em 15 de Março de 2004..

4.4.60. “São Tomé e Princípe e a parceria estratégica com Portugal: uma nova visão de desenvolvimento”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Manuel Vaz Afonso Fernandes na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 11 de Setembro de 2003, sem conclusão.

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Suzana Isabel Malveiro Parreira, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2002. Tese concluída em 25 de Outubro de 2004.

4.4.62. “O Estado e o modelo organizacional público - estudo de caso”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Graciete Rosa Calado Afonso Matias Franco, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2003. Tese concluída em 16 de Janeiro de 2006.

4.4.63. “O papel da educação e formação profissional na empregabilidade”

 Tese de mestrado da licenciada Neuza Patrícia Travassos Ramos, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2003. Tese concluída em 14 de Fevereiro de 2005.

4.4.64. “Segurança privada – a actividade e os seus actores”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Viriato Augusto Carvalho Barreira, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2003. Tese concluída em 4 de Março de 2005.

4.4.65. “O processo de tomada de decisão e o planeamento numa instituição do ensino superior: o caso da Universidade Técnica de Lisboa”

 Tese de mestrado da licenciada Susana Paula Veiga da Rocha de Oliveira, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2003. Tese concluída em 9 de Março de 2005.

4.4.66. “Do capital social ao capital económico das grandes empresas de construção e obras publicas em Portugal”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Isabel Castro do Nascimento, na especialidade em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Março de 2004. Tese concluída em 23 de Novembro de 2010.

4.4.67. “A pobreza, um livre trânsito para a delinquência juvenil”

 Tese de doutoramento elaborada pela licenciada Ângela Maria Patrícia Lisboa, na especialidade em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de

Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Março de 2004. Tese concluída em 18 de Dezembro de 2008.

4.4.68. “Condições de trabalho e qualidade de vida na União Europeia: tensões e conflitos”

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Helena Carla Rodrigues Miranda, na especialidade na especialidade em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 23 de Setembro de 2004, sem conclusão.

4.4.69. “A construção social do sucesso em organizações portuguesas inovadoras”  Tese de doutoramento elaborada pela mestre Margarida Pereira Croca Piteira, na

especialidade na especialidade em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 23 de Setembro de 2004. Tese concluída em 17 de Maio de 2010.

4.4.70. “O assédio no trabalho: uma abordagem crítica no contexto da Psicossociologia das Organizações”

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Ana Teresa Moreira Verdasca, na especialidade na especialidade em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 23 de Setembro de 2004. Tese concluída em 28 de Junho de 2010.

4.4.71. “Comunicação interna – uma inevitabilidade nas organizações”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Cristina Figueira da Silva Mota, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2004, sem conclusão.

4.4.72. “Dinheiro, Trabalho e as Tecnologias da Informação e da Comunicação: Um Estudo sobre Hierarquia, Controle e Vigilância na Empresa Bancária”-

 Orientação do doutorado-sanduíche de Cleito Pereira dos Santos, desde Outubro de 2005 a Fevereiro de 2006.

4.4.73. “Avaliação da importância global dos colaboradores para as organizações”  Tese de mestrado elaborado pelo licenciado António Pedro Augusto Guerreiro, curso

de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2005, sem conclusão.

4.4.74. “Subcontratação, a Norma Jurídica e a Prática: Estudo Comparativo Brasil- Portugal”

 Orientação do projecto de pós-doutoramento de Clarlton Ribas, SOCIUS/ISEG- UTL, Lisboa, desde 1 de Novembro de 2004 e 30 de Abril de 2005.

4.4.75. “Organizações, Trabalho e Emprego sob o Impacto das TIC: Esboço de um Retrato Português (Expectativas e Emergências), FCT (SFRH/BPD/21412/2005)  Orientador do projeto de pós-doutoramento de Ana Célia Calapez Gomes,

SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde 1 de Janeiro de 2006 a 31 de Dezembro de 2008.

4.4.76. "A interferência das heurísticas no processo de tomada de decisão: uma investigação utilizando a simulação de investimentos"

 Orientação do pós-doutoramento de Márcia T. Longen Zindel, SOCIUS/ISEG_UTL, Lisboa, desde Março de 2006 a Fevereiro de 2007.

4.4.77. “Economia Popular e Solidária no Brasil e Economia Social em Portugal: aproximações e distanciamentos sob a ótica da confiança”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Igor Vinicius Lima Valentim, na especialidade na especialidade em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 16 de Junho de 2006. Tese concluída em 16 de Dezembro de 2011.

4.4.78. “Percepções dos empregados sobre os impactos dos sistemas ERP na mudança organizacional e do trabalho individual”

 Tese de mestrado elaborada pelo licenciado Rui Alexandre Moreira Viana Sarmento, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2006, sem conclusão.

4.4.79. “Cultura da organização económica: aspectos fundamentais do processo de adaptação cultural ao mercado de trocas”

 Tese de mestrado elaborada pela licenciada Helga Maria Fernandes Alves, curso de mestrado em Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 31 de Outubro de 2006, sem conclusão.

 Co-orientação do doutorado-sanduíche de Fernando Bonfim Mariana, SOCIUS/ISEG- UTL, Lisboa, desde Janeiro de 2007 a Agosto de 2007.

4.4.79. “Trabalho e autogestão: a Somaterapia como ferramenta metodológica para a gestão coletiva”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre João da Mata Rosa Neto, na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 5 de Julho de 2007. Tese concluída em Novembro de 2013.

4.4.80. “A inserção no mundo do trabalho do trabalho dos Egressos de Cursos Superiores em Hotelaria”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre Ubiratã António Moreira de Araújo, na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 4 de Outubro 2007. Conclusão em 20 de Julho de 2012.

4.4.81. “Região Cacaueira-Eixo Ilhéus/Itabuna – Riscos, Limites e Desafios ao ETROS” Empreendedor”

 Tese de doutoramento elaborada pelo mestre António Oscar Santos Góes, na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 4 de Outubro de 2007. Tese concluída em 26 de Setembro de 2012.

4.4.82. "VirtualTeam@Work"

 Orientação do pós-doutoramento de José João Sampaio, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde 1 de Janeiro de 2008 a 31 de Dezembro de 2011.

4.4.83.”Organização de Processos Educativos na Perspectiva Autogestionária”

 Orientador do projeto de pós-doutoramento de Clovis Nicanor Kassick, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde 1 de Setembro de 2008 a 28 de Fevereiro de 2009.

4.4.84. ”Organizações, trabalho e sociabilidade no contexto da mundialização: integração de estudos em Moçambique, Angola, Portugal e Brasil”

 Orientação do doutorado-sanduiche de Deise Luiza da Silva Ferraz, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde Novembro de 2008 a Julho de 2009.

4.4.85. “Políticas de desenvolvimento local integrado e sustentado: o caso da região de Aveiro”

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Bernadete de Lourdes Bittencourt, na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 7 de Novembro de 2008. Tese concluída em 6 de Maio de 2014.

4.4.86. “A dimensão cognitiva da actividade do design: os designers nas organizações portuguesas de design industrial”

 Tese de doutoramento elaborada pela mestre Maria Manuela Barros Maia, na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, desde 7 de Julho de 2008. Tese concluída em 15 de Novembro de 2011.

4.4.87. “O Consumo de Energia do Núcleo Familiar” (FCT – Referência SFRH/BPD/44904/2008)

 Orientação do pós-doutoramento de Sílvia Cristina Pena Alexandre Cardoso, SOCIUS/ISEG-UL, Lisboa, 1 de Novembro de 2008 a Fevereiro de 2015. 4.4.88. O capital social no desenvolvimento de aglomerações produtivas: um estudo exploratório”

 Orientação do pós-doutoramento de Maria Vilma Coelho Moreira Faria, SOCIUS/ISEG-UL, Lisboa, desde Janeiro de 2009 a Fevereiro de 2010.

4.4.89. "Artes, Trabalho e Precarização: músicos da OSTP e atores do Grupo de Teatro Cuira”

 Orientação do pós-doutoramento de Maria Angélica Alberto do Espírito Santo, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde Janeiro de 2009 e finalização em Dezembro de 2009.

4.4.90. “Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Setor e Redes Sociais” (Compromisso Ciência – FCT)

 Orientação do projeto de investigação da bolseira Idalina Maria Dias Sardinha, Programa Ciência, FCT, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, 2009-2014.

 Orientação do Projeto de investigação da bolseira Claire Auzias, Programa Ciência, FCT, SOCIUS/ISEG-UTL, 2009-2012.

4.4.92. “A Experiência de uma Pedagogia Mutualista com vistas a práticas Autogestionárias”

 Orientação do pós-doutoramento de José Ernesto De Fáveri, SOCIUS/ISEG-UTL, Lisboa, desde 1 Fevereiro de 2009 a 1 Fevereiro de 2010.

4.4.93. Redes de Relacionamento, Colaboração e Efetividade Organizacional: um estudo