• Nenhum resultado encontrado

6 TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO E CURSOS DE FORMAÇÃO

No documento CURRICULUM VITAE JOSÉ MARIA CARVALHO FERREIRA (páginas 125-132)

Seminários e outros Encontros Científicos

6 TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO E CURSOS DE FORMAÇÃO

6.1. Estudo de Viabilidade para um Programa Operacional de Desenvolvimento Regional no Vale do Tejo

• Projecto de investigação elaborado no âmbito do CIRIUS (Centro de Investigações Regionais e Urbanas) do Instituto Superior de Economia e Gestão, havendo também a participação do CESUR do Instituto Superior Técnico e do GAPTEC da Universidade Técnica de Lisboa.

• Responsável da equipa Estrutura Sócio-Institucional.

• Projecto de investigação elaborado para a Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

• Período de elaboração: 1989/1990/1991.

6.2. Organização, Controlo e Processo de Decisão

• Projecto de investigação do SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações).

• Projecto de investigação elaborado para o Curso Pós-Graduação em Estratégia de Exportação, com o suporte financeiro do PEDIP, Programa 2.

• Organização: CEDIN, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa.

• Período de elaboração: 1991/1992.

6.3. Curso de Formação de Arquitectura Tropical

• Responsável das disciplinas Sociologia Rural e Urbana/Antropologia Cultural. • Organização de Trofa Real, Arquitecto Lda. - Gabinete de Planeamento, Arquitectura

e Design, patrocínio do Fundo Social Europeu.

• Período: Maio de 1987 a Novembro de 1987.

6.4. Programa JADE - Jovens Agentes de Desenvolvimento

• Acção de Formação Profissional realizado no âmbito do Fundo Social Europeu, financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e desenvolvida no quadro do Despacho Normativo 40/88 pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

• Coordenador da Área de Métodos de Acção.

• Orientação dos projectos de desenvolvimento local e regional respeitantes a: Fernanda Silva (Câmara Municipal de Santarém); Vanda Silva Martins (Câmara Municipal da Azambuja); Rogério Paulo de Matos e Paulo Silva Tomé (Associação de Municípios da Lezíria do Tejo); Maria Albertina Jordão (Câmara Municipal da Amadora).

6.5. Formação Contínua de Professores - Programa FOCO/FORGEST

• Coordenação da Acção de Formação de professores do ensino básico e secundário no âmbito do Programa FORGEST, com base no protocolo elaborado entre o ISEG/UTL e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora em 1993.

• Coordenação da Acção de Formação de professores do ensino básico e secundário no âmbito do Programa FOCO elaborado no ISEG/UTL em 1993.

• Responsável da leccionação da disciplina Psicossociologia das Organizações no âmbito do Programa FORGEST, com base no protocolo elaborado pelo ISEG/UTL e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora em 1993.

• Responsável da leccionação da disciplina Formação Pessoal e Social no âmbito do Programa FOCO organizado pelo ISEG/UTL em 1993.

Coordenação da Acção de Formação de professores em Administração Escolar e responsável da leccionação da disciplina Psicossociologia das Organizações no âmbito do Programa FOCO, com base no protocolo elaborado pelo ISEG/UTL e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora em 1996/1997.

6.6. Curso de Pós-Graduação em “Novas Tecnologias e Organização do Trabalho” e “Anarquismo e Sindicalismo”

Curso ministrados a estudantes da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 5 a 28 de Maio de 1997.

6.7. Curso de Formação de Professores do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo

Curso ministrado a professores de Geografia e de História do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, SOCIUS-ISEG, Lisboa, 5 a 10 de Julho de 1999.

6.8. Novas Paisagens: um estudo de caso sobre os condomínios fechadas na área da Grande Lisboa

Projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Com início em Setembro de 1999, este projecto tem por base o projecto de doutoramento da Drª Rita Raposo e cooordenação do profes

sor José Maria Carvalho Ferreira.

6.9. Projecto Partnet: Diálogo Civil e Luta Contra a Exclusão Social

Projecto internacional financiado pela DG V da Comunidade Europeia, com a coordenação da INDE. O SOCIUS colaborou nesse projecto, tendo o professor José Maria Carvalho Ferreira exercido as funções de coordenação e a Drª Isabel de Castro exercidos funções de investigadora principal. Projecto realizado no ano 2000.

6.10. Observatório do Consumo do Concelho de Loures (CIAC)

Projecto de investigação financiado pela Autarquia de Loures, tendo como coordenador, o professor José Maria Carvalho Ferreira e como investigador principal, o Dr. José Luís Féliz. Projecto iniciado em 2000.

6.11. Modalidades Flexíveis de Trabalho e Emprego: riscos e oportunidades

Projecto financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa Praxis XXI. Coordenação da professora Ilona Kovács. È um projecto em que participam vários investigadores do SOCIUS: Sara Casaca Falcão, Maria João Santos, Conceição Cerdeira, Teresa de Sousa, José Sampaio e José Maria Carvalho Ferreira. Este projecto teve o seu início em Outubro de 2000.

6.12. Curso de Formação sobre Globalização, Trabalho e Sindicalismo no Século XXI Curso ministrado no âmbito da IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, Universidade Federal da Paraíba, Campus II – Campina Grande, 27 de Novembro a 1 de Dezembro de 2000.

6.13. Globalização: Dinâmicas Nacionais e Internacionais e Exclusão Social

Projecto de investigação no âmbito do Convénio ICCTI/CAPES, com base numa equipa de investigadores do SOCIUS/ISEG-UTL e uma equipa de investigadores da Pós-Graduação de Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador da equipa portuguesa, Prof. José Maria Carvalho Ferreira, coordenadora da equipa brasileira, Prof. Ilibe Scherer-Warren. Este projecto teve o seu início em 1998 e terminou em 2001.

6.14. Teoria do Comportamento

Responsável do módulo de formação Teoria do Comportamento no âmbito do curso de formação ministrado pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, desde 2002 até 2005.

6.15. Transformações do trabalho e do emprego no contexto da reestruturação económica

Projecto de investigação no âmbito do Convénio GRICESI/CAPES, com base numa equipa de investigadores do SOCIUS/ISEG-UTL e uma equipa de investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ilona Kovács coordenou a equipa portuguesa. A responsabilidade da coordenação da equipa brasileira foi de Valmíria Carolina Piccinini. Este projecto teve o seu início em em 2002 e termina em 2005.

6.16. Desenvolvimento sustentado e empresa responsável. Boas práticas de benchmarking

Projecto de investigação no âmbito de um protocolo celebrado entre o IEFP e o SOCIUS/ISEG-UTL. Foi coordenado Maria João Santos, tendo eu exercido as funções de consultor.

Este projecto teve o seu início em 2003 e terminou em 2004

6.17. Sociedade de Confiança: a Construção Social da Confiança em Portugal

Projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projecto POCTI/SOC/47666/2002, tendo como responsável José Maria Carvalho Ferreira. Este projecto teve o seu início em Novembro de 2003 e terminou em 3 de Maio de 2007.

6.18. Relatório Síntese Global da Avaliação Externa dos Cursos de Licenciatura em Sociologia

Relatório financiado pelo Ministério da Ciência, da Inovação e Ensino Superior, organização do CNAVES (Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior), da FUP (Fundação das Universidades Portuguesas) e da APESP (Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado). Este relatório foi presidido pelo professor João Manuel Oliveira Freire, teve como vice-presidente o professor António Teixeira Fernandes e como vogais, os professores Adriano Duarte Rodrigues, Carlos Fortuna, Isabel Carvalho Guerra, Inácio Andrade Rebelo, João Pereira Neto, Manuel Silva e Costa, Nelson Lourenço, Vítor Matias Ferreira, Fernando Medeiros, Jean Kellerhals, Tom Burns e José Maria Carvalho Ferreira. O período de realização do relatório decorreu entre Outubro de 2003 e Julho de 2004.

6.19. Curso de Formação para Dirigentes das Associações de Imigrantes

Curso financiado pelo ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e as Minorias Étnicas). A formação incidiu nos módulos de Associativismo, Liderança, Comunicação, Decisão, Contabilidade e Avaliação de Projectos, tendo como formadores, João Peixoto, José Maria Carvalho Ferreira. António Pires Caiado e Luís Calado. Coordenação e organização de José António Pereirinha por parte do CISEP e de José Maria Carvalho Ferreira por parte do SOCIUS. Esta formação decorreu entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005.

6.20. Curso de Pós-Graduação em “Terceiro Sector, Organização do Trabalho e Acção Colectiva”

Curso ministrado a estudantes e professores da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras, Lavras, 6 a 10 de Junho de 2005.

6.21. Curso de Pós-Graduação em “Terceiro Sector, Organização do Trabalho e Acção Colectiva”

Curso ministrado a estudantes e professores da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 13 a 27 de Junho de 2005.

6.22. Curso de Pós-Graduação em “Terceiro Sector, Organização do Trabalho e Acção Colectiva”

Curso ministrado a estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Este curso ocorreu entre 15 de Agosto e 14 de Dezembro de 2005 e foi ministrado enquanto Professor Visitante da UFSC.

6.23. Curso de Pós-Graduação em “Anarquia e Anarquismos”

Curso ministrado a mestrandos e doutorandos do Programa de Estudos em Ciências Sociais da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 17 a 21 de Outubro de 2005.

6.24. Factores de Sucesso e Abandono Escolar no Ensino Superior em Portugal: Um análise comparativa

Projecto de investigação (POCI/C/04.01.02/0284/0001/2006) financiado pelo POCI 2010, avaliado e aprovado em concurso pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Resulta da constituição de um consórcio entre o CES da Faculdade de Economia de Coimbra, o SOCIUS do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa e o CIS do Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa. Esteve projecto teve início em 1 de Junho de 2007. A coordenação é da responsabilidade do CES. Por outro lado, o Prof. José Manuel Mendes é coordenador por parte do CES, o Prof. António Caetano por parte do CIS e o Prof. José Maria Carvalho Ferreira pelo SOCIUS. Participam neste projecto, os bolseiros Bruno Gonçalves e Joana Zózimo (SOCIUS); Alfredo Campos e Alinde Santos (CES); e Cláudia Andrade (CIS).

6.25. Organizações, trabalho e sociabilidade no contexto da mundialização: integração de estudos em Moçambique, Angola, Portugal e Brasil (Amazónia)

Projecto de rede internacional de pesquisa no âmbito das Ciências Sociais, com financiamento do CNPQ (Brasil). Teve início em 2008 e tem previsto a sua finalização no ano de 2010. É coordenado pela profª Cristina Maneschy da UFPA/PPGCS, com a participação das professoras, Ida Lenir Gonçalves (Faculdade do Pará) e Angélica Alberto (UFPA/PPGCS). São parceiros da rede, por parte de Portugal, o SOCIUS (Prof. José Maria Carvalho Ferreira, pós-doutoranda Ana Calapez Gomes e a doutoranda Bernadete Bittencourt); por Moçambique o ISCTME (prof. Feliciano Mira); e por Angola a Universidade Agostinho Neto ( prof. João Lukombo).

6.26. Curso de Mestrado em Sócio-Economia do Desenvolvimento

Leccionação e responsabilidade da disciplina Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica” no âmbito do mestrado em Sócio-Economia do Desenvolvimento, ISCTEM (Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique), Maputo, 14 a 25 de Outubro de 2008.

6.27. Rede do Conhecimento e Conhecimento em Rede. Cooperação Transnacional em Sociologia Económica e das Organizações

Projecto de investigação no âmbito do Convénio CAPES/FCT nº 250/09, com base numa equipa de investigadores do SOCIUS/ISEG-UTL e uma equipa de investigadores de do centro de pesquisa INPEAU da Universidade Federal de Santa Catarina. O professor José Maria Carvalho Ferreira coordena a equipa portuguesa, sendo a responsabilidade da coordenação da equipa brasileira do professor Pedro António de Melo. Este projecto teve início em 2009 e termina em 2010. Todavia, desde que haja necessidade de continuidade, poderá ainda ser prolongado por mais um ano.

6.28. MOSCA – Movimento Social Crítico e Alternativo – Memórias e Referências Projecto de investigação e desenvolvimento tecnológico realizado no âmbito da FCT. Este projecto é coordenado pelo professor João Freire. A instituição proponente é o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE). Como instituições participantes colaboram o SOCIUS/ISEG-UTL (José Maria Carvalho Ferreira), o GEG/FL/UL (Maria Alexandra Lousada), a FCSH/UNL (Maria Manuela Parreira Silva), a Universidade de Évora (António Cândido Franco), o NICPR/UM (Paulo Eduardo Guimarães) e a Universidade de Évora (Paulo Miguel Torres Duarte Quaresma). Este projecto teve início a 1 de Fevereiro de 2010 e tem a duração de 36 meses.

6.29. Criação e desenvolvimento de um Curso Livre de 12 horas, subordinado ao tema “Globalização, TIC e Trabalho Virtual”

Este curso foi inscrito nas atividades do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em São Paulo, e decorreu entre7 e 10 de Março de 2016.

No documento CURRICULUM VITAE JOSÉ MARIA CARVALHO FERREIRA (páginas 125-132)