• Nenhum resultado encontrado

A OHL Brasil, dentro da sua visão de futuro, deseja ser reconhecida como uma empresa:

• de referência no segmento de concessões, através da excelência de seus processos de gestão;

• que atende a expectativa dos usuários, através de um atendimento de excelência e de uma prestação de serviços adequados e consistentes;

• que proporciona resultado para o acionista, através da rentabilidade de suas operações, criando assim condições para sua sustentabilidade e crescimento, mantendo uma posição de liderança e uma relação de transparência com o mercado;

• cujos empregados se sintam valorizados e à qual têm orgulho de pertencer;

• que expresse uma imagem positiva junto ao poder concedente, evidenciada pelo adequado atendimento dos contratos de concessão;

• que seja socialmente responsável, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde atua, através da geração de empregos, da manutenção de programas de parceria com essas comunidades e do tratamento adequado das questões ambientais

Para isso, adotou a seguinte Missão:

Desenvolver concessões e outros negócios voltados para a área de infra-estrutura, através de sustentabilidade econômica, social e do meio ambiente, atendendo aos interesses de nossos usuários, do nosso corpo de empregados, de nossos investidores e das comunidades envolvidas em nossas atividades.

Visão e Missão estão fundamentadas nos Valores Ética, Confiabilidade,

Profissionalismo, Lealdade e Inovação.

Nossos recursos humanos são considerados um relevante patrimônio em todos os níveis. São fundamentais para a consecução dos objetivos de crescimento permanente nos mercados definidos como estratégicos.

Para tanto, buscamos constantemente adequar as aspirações dos empregados à realidade do mercado de trabalho, valorizando o seu desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo segurança, qualidade de vida, formação e oportunidade de desenvolvimento.

Desde o exercício social de 2004, a companhia e suas controladas deram início aos acordos sindicais, que oferecem a seus empregados uma remuneração variável, sob forma de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados).

40

Informe Anual 2007

Em 2006, a empresa e suas controladas tinham 1.381 empregados e em 2007 somavam 1.392 como se refere na tabela que segue.

Todos os empregados passam por treinamento constante, em especial aqueles alocados nas áreas operacionais. Em 2007, foram investidas 34.308 horas em treinamento. Os principais temas foram Movimentação e Operação de Produtos Perigosos, Prevenção de Acidentes do Trabalho, Treinamento Operacional em Arrecadação, Atendimento Pré- Hospitalar, Atendimento ao Usuário nas Rodovias, Procedimentos para Manutenção da Certificação ISO 9001:2000, Relacionamento com o Usuário, Manutenção Preventiva de Equipamentos, entre outros.

Intervias: treinamento

Intervias

Investir em treinamento é a base que a Intervias utiliza para formar uma empresa atualizada e com empregados engajados. O destaque fica por conta de dois importantes projetos realizados pela empresa.

Treinamento PHTLS

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas participaram do curso Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado realizado na sede da Intervias. Ministrado pelo Núcleo PHTLS (Pré-Hospital Trauma Life Support), em novembro de 2007, o curso atendeu 64 pessoas.

Capacidade de relacionamento: o segredo para o sucesso

No ambiente corporativo moderno, o conhecimento técnico e a experiência não são mais garantia de uma carreira de sucesso. A capacidade de relacionar-se com o público interno e externo é, atualmente, uma característica indispensável aos profissionais que almejam uma trajetória vitoriosa.

Comunicar-se bem, ser gentil, sorrir, transmitir segurança, empatia e compreender o ambiente em que está inserido são atitudes que fazem toda a diferença no dia-a-dia e podem provocar resultados surpreendentes. Consciente desta realidade, a Intervias vem oferecendo o curso de Atendimento ao Cliente para todos os funcionários que mantêm contato direto com os usuários, o que representa cerca de 73% do efetivo da empresa.

O treinamento é formado por 22 turmas, totalizando cerca de 420 funcionários dos setores de arrecadação, 0800, operação e auxiliar de serviços gerais.

O objetivo é sensibilizar os profissionais para a importância do seu trabalho para a empresa, bem como prepará-los para um atendimento diferenciado ao usuário, de forma a obter resultados eficazes no exercício de suas atividades.

A arrecadação é a vitrine da empresa. É primordial que o funcionário seja educado, cortês, gentil e saiba responder às questões dos usuários. Cada arrecadador atende, em média, 800 usuários por dia; todas essas pessoas estão formando a sua primeira impressão sobre a empresa. Portanto, se o arrecadador não for simpático e não realizar o atendimento de coração aberto, o usuário não ficará com uma boa impressão.

42

Informe Anual 2007

Vianorte

Inclusão para o mercado de trabalho

O investimento na formação profissional de pessoas com necessidades especiais foi um dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Vianorte nos últimos anos. A empresa formalizou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Subdelegacia do Trabalho e outras organizações de Ribeirão Preto para a capacitação de jovens e adultos portadores de necessidades especiais que sonham em trabalhar e seguir carreira.

O trabalho teve continuidade ao longo de todo ano de 2007, onde os alunos receberam aulas de gestão do Próprio Negócio, de Processos, de Recursos Materiais e de Pessoas, Matemática Aplicada, Informática, Qualidade de Atendimento ao Cliente, Organização de Escritório e Técnicas de Redação Gerencial.

Além disso, em 2007, a Vianorte investiu na capacitação dos funcionários com o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado para 19 funcionários em um total de 40 horas/aulas. O treinamento teve como objetivo preparar os funcionários para receber pessoas com necessidades especiais. Os temas abordados foram: alfabeto manual, números, expressão facial e corporal, entre outros.

Centrovias

Na Centrovias foram realizados treinamentos para atendimento de qualidade aos usuários, reciclagem em sinalização e duas jornadas de treinamento operacional, durante a qual os funcionários que têm contato permanente e atendem aos usuários nas rodovias, recebem aprimoramento nas questões de serviço com qualidade, tratamento com cortesia e educação, mecânica, atualização dos processos, entre outros.

Vianorte: inclusão para o mercado de trabalho

3. Informação Econômica

Documentos relacionados