• Nenhum resultado encontrado

Recursos Humanos

No documento RELATÓRIO E CONTAS 2013 (páginas 80-83)

Quadro de Colaboradores Dez-13 Dez-12 Variação Variação %

CONSOLIDADO 800 842 -42 -5,0%

PORTUGAL 253 255 -2 -0,8%

Banco Espírito Santo de Investimento 240 242 -2

Espírito Santo Capital 13 13 0

ESPANHA 100 107 -7 -6,5% Sucursal 100 107 -7 REINO UNIDO 120 140 -20 -14,3% Sucursal 6 9 -3 Execution Noble 114 131 -17 POLÓNIA 55 52 3 5,8% Sucursal 55 52 3 IRLANDA 3 3 0 0,0%

Espírito Santo Investment plc 3 3 0

BRASIL 183 203 -20 -9,9%

BES Investimento do Brasil 131 134 -3

BES Securities do Brasil 25 35 -10

BESAF 16 20 -4

ES Serviços Financeiros DTVM 11 14 -3

EUA 40 44 -4 -9,1%

Sucursal 40 44 -4

MEXICO 3 0 3

Escritório de Rep. Cidade do Mexico 3 0 3

ÍNDIA 33 28 5 17,9%

Espirito Santo Securities India Private Limited 33 28 5

HONG KONG 10 10 0 0,0%

Execution Noble (Hong Kong) Limited 10 10 0

Fonte: Banco Espírito Santo de Investimento.

Nota: Pessoal Eventual e Estágios não incluídos.

QUADRO DE COLABORADORES

No ano de 2013, o Banco prosseguiu com a reorganização das suas actividades, processo que se traduziu num decréscimo de 5% no número de Colaboradores, sobretudo no Reino Unido (Execution Noble) e no Brasil. A Sucursal da Polónia e a Espírito Santo Securities India Private Ltd. mantiveram o crescimento previsto, decorrente do aumento da actividade.

FORMAÇÃO

O Banco manteve a sua aposta na Formação, um factor crucial na busca da excelência operacional. Apesar da contenção e rigor na alocação dos recursos financeiros ao longo de 2013 vários Colaboradores participaram em acções de formação, quer internas quer externas, nas várias geografias. O Banco tem vindo igualmente a apoiar diversas iniciativas, entre as quais a participação dos Colaboradores em MBA’s, Pós-Graduações, Mestrados, algumas Licenciaturas e várias formações para Executivos.

A parceria com a Universidade BES permitiu ainda que dois colaboradores do Banco frequentassem o

Executive Master organizado pelo Banco Espírito Santo, em parceria com a Universidade Católica, durante

o ano de 2013.

ÁREA DE GESTÃO DE TALENTO

A conjuntura actual exige cada vez mais das áreas de Recursos Humanos e nunca como agora foi tão importante gerir o capital humano, em condições tão invulgares. O paradigma da gestão das pessoas está em mudança: os recursos internos são cada vez mais escassos e os Colaboradores procuram cada vez mais a experiência em diferentes mercados internacionais, como forma de valorização. A cultura de expatriação, necessária mas dispendiosa, deu lugar a uma cultura de mobilidade, que visa maximizar a capacidade produtiva das instituições através da alocação de Colaboradores às estruturas geográficas onde os negócios se estão a desenvolver mais rapidamente, conseguindo desta forma conter o

recrutamento e desenvolver o capital humano existente.

A área de Gestão de Talento do Banco tem trabalhado em conjunto com os Departamentos de Recursos Humanos das diversas geografias no sentido de promover a mobilidade dos Colaboradores em função dos novos projectos, oferecendo-lhes a oportunidade de contactar com culturas e formas de trabalhar distintas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Por outro lado, a crise do sistema financeiro veio trazer um incremento da legislação e dos mecanismos de controlo de remunerações fixas e variáveis, pelo que a área de Gestão de Talento, conjuntamente com os Departamentos Jurídico e de Compliance, passou a ser envolvida no desenho e implementação dessas políticas de remunerações, assim como na verificação do seu cumprimento.

Ainda no decorrer do ano, a área de Gestão de Talento coordenou a realização de um estudo salarial envolvendo todas as geografias do Banco.

RELACIONAMENTO COM AS UNIVERSIDADES E ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

No ano de 2013 o Grupo Banco Espírito Santo e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) assinaram um protocolo de cooperação que fez do Grupo BES o principal Corporate Partner desta Universidade. O Banco Espírito Santo de Investimento associou-se ao Banco Espírito Santo nesta iniciativa.

O Banco acredita no trabalho que as universidades portuguesas têm vindo a desenvolver, nomeadamente nas áreas de Economia, Gestão e Finanças e por isso passou a ser o Corporate Partner do International Master Brasil-Europa da Nova. Este Master, que tem lugar em São Paulo, Londres e Lisboa, é realizado em parceria com Universidades conceituadas (a Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e a Cass Business School em Londres) e formará alunos com as competências que o Banco procura no mercado. No âmbito

desta parceria, o Banco já recebeu os alunos nas suas instalações em Londres e deverá atribuir 2 estágios remunerados após a sua conclusão.

Em Portugal, o Banco manteve activo o programa de estágios de aproximação à vida activa de recém- licenciados provenientes das melhores Universidades do país. Esta iniciativa levou ao desenvolvimento de 96 estágios em 2013 (72 em Portugal, 3 em Espanha, 20 no Reino Unido e 1 no Brasil), sobretudo nas actividades de front office, em especial nas áreas de Serviços Financeiros e Mercado de Capitais:

ACÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

No âmbito das acções de Responsabilidade Social desenvolvidas pelo Banco, os Colaboradores foram convidados a participar nos seguintes eventos:

> Banco Alimentar “Papel por Alimentos” - campanha solidária e ambiental de doação de papel utilizado, em que cada tonelada angariada é trocada por 100 euros em alimentos;

> Dádiva de sangue e medula óssea - participação dos Colaboradores em iniciativa desenvolvida em parceria com o Banco Espírito Santo e com o Instituto Português do Sangue - Centro de

Histocompatibilidade do Sul;

> Missão Kanimambo (Moçambique) - Recolha de bens (protectores solares, óculos de sol e bonés/panamás) para doação, integrado num projecto de intervenção na área da saúde e protecção das pessoas com albinismo / hipopigmentação.

> Banco do Livro Escolar - donativos individuais de livros escolares do ensino básico / secundário > Recolha e distribuição de bens alimentares, roupa e calçado - acção destinada aos utentes

da Comunidade Vida e Paz e aos sem-abrigo que frequentam as imediações da sede do Banco Espírito Santo de Investimento.

> Banco do Bebé - campanha “Achar querido não chega” - oferta de bens para enxovais e alimentação de bebés de famílias carenciadas.

O Banco patrocinou / atribuiu donativos a diversas entidades, entre as quais se destacam:

> Associação Novo Futuro - Donativos e compra de Alimentos da Feira de Solidariedade Rastrillo 2013

> Liga Portuguesa Contra o Cancro

> Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem Adulto > Voz do Operário

No documento RELATÓRIO E CONTAS 2013 (páginas 80-83)

Documentos relacionados