• Nenhum resultado encontrado

Recursos, parcerias e patrocínios

No documento Avenida Luisa Todi, do rio á cidade (páginas 69-72)

3. O Projecto de Intervenção Museológica

3.2. Programação e sustentabilidade

3.2.4. Recursos, parcerias e patrocínios

A acção cultural e pedagógica que envolve o Projecto de Intervenção Museológica envolve um mapa de necessidades para a sua operacionalização, uma gestão participada pelos vários poderes e interesses locais, sediados ou não na área de influência da Avenida Luísa Todi.

Face à actual conjuntura, pretende-se uma intervenção participada que envolva parcerias públicas e privadas, com a apresentação de uma fundamentação justificada no retorno das entidades envolvidas.

3.2.4.1. Parcerias públicas e privadas

As parcerias públicas seleccionadas envolvem as entidades públicas com interesses directos na cidade e em específico na avenida, a sua responsabilidade, os seus interesses e deveres culturais com a urbe.

A cidade integra, na sua organização associativa e publica, órgãos de gestão públicos, assim como grupos ou associativismos, que se revelam como potenciais interesses na implementação do projecto.

Para a definição das parcerias públicas, assim como privadas, o comissariado do evento deverá reunir com todos os parceiros sócio – culturais de natureza publica, apresentando os objectivos e estratégias do Projecto de Intervenção Museológica, as mais-valias, e salientando os benefícios e o recobro social e cultural para a cidade, numa perspectiva de salvaguarda da identidade patrimonial.

O projecto apresenta necessidades ao nível da sua ocupação física, dos materiais, da logística, e do seu financiamento económico.

No Quadro 17 regista-se uma selecção das possíveis parcerias públicas a integrar o projecto de intervenção.

Quadro 17 – Parcerias publicas para o Projecto de Intervenção Museológica

Apoio Tipo de Apoio

Câmara Municipal de Setúbal Logística/ Financeira

Junta de Freguesia de Santa Maria Logística

Junta de Freguesia de S. Julião Logística

Junta de Freguesia da Anunciada Logística

LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão Organização

Museu da Cidade de Setúbal Logística / Percursos / Conteúdos

Museu do Trabalho Michel Giacometti Logística

Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal Logística

Casa de Bocage Divulgação do Arquivo Fotográfico Américo

Ribeiro

Associação de Artistas Plásticos de Setúbal Organização da Maratona Fotográfica “Américo

61 Ribeiro”

Associação Empresarial de Setúbal – AERSET Financeiro

Clube Setubalense Logística

INATEL Logística

Alguns equipamentos públicos, pela sua natureza funcional e de proximidade com o objecto de estudo, assim como pela sua adequação aos objectivos do programa e do projecto, irão ser seleccionados de modo a integrarem espaços expositivos do mesmo. São equipamentos que integram na sua maioria o domínio público. Referimo-nos à “Casa da Baía” e à futura “Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal”. Pretende-se igualmente incluir equipamentos privados, tal como as instalações do antigo Banco de Portugal.

Para a divulgação e desenvolvimento de actividades do projecto, houve também necessidade de criar alguns equipamentos, nomeadamente os designados “quiosques da avenida” que se irão instalar junto dos quiosques já existentes. Servirão de base de informação e meeting points para os percursos a realizar.

No Quadro 18, apresentamos uma selecção dos equipamentos que deverão integrar o projecto, assim como as funções e/ou actividades que deverão desempenhar ao longo do período de duração do projecto, bem como da sua calendarização.

Quadro 18- Equipamentos de Apoio ao Projecto de Intervenção Museológica

Edifício/ Equipamento Função/ Actividade

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

Percursos, historia e património/ Debates Instalações do antigo Banco de

Portugal

Exposições sobre a Avenida Luísa Todi (Arquitectura e Património Material) / Apresentações de artistas plásticos

Casa da Baia de Setúbal Centro de Interpretação da Avenida Luísa Todi, percursos Quiosques da Avenida Informação, loja e esplanada

As unidades museológicas da cidade deverão integrar o projecto ao nível logístico, na cedência de espólio para a exposição base “Avenida Luísa Todi, do rio à cidade”, a desenvolver no equipamento Casa da Baia, no apoio às actividades do sector educativo do projecto, ateliers, percursos e palestras. Todas as unidades museológicas da cidade irão ser convidadas a integrar o projecto, atendendo a que as suas missões se integram na plenitude nos objectivos da sua programação. Esta participação tornar-se-á uma mais-valia para as unidades, ao longo do período em que se desenvolve o projecto, e nas relações que se poderão estabelecer com a população residente, assim como com o sector turístico. Esta relação acentuar-se-á pela calendarização do projecto, a realizar ao longo dos meses de verão, período em que a cidade aumenta a sua população, atraída pelos destinos de praia e campo e pela gastronomia, entre outros factores. Este fenómeno, conjugado com a realização do projecto, poder-se-á apresentar

62

como uma mais-valia para estes parceiros, atraindo deste modo um maior fluxo de visitantes às unidades museológicas neste período.

No Quadro 19 registamos as unidades museológicas que irão integrar o projecto e as actividades a desenvolver em parceria com o projecto de intervenção.

Quadro 19 – Apoio das Unidades Museológicas da cidade, e equipamentos de apoio ao Projecto de Intervenção Museológica Unidade Museológica e ou

entidade publico / privada

Equipamento de Apoio ao Projecto Actividade Museu do Trabalho Michel

Giacometti

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal Percursos/ Debate Museu Municipal de Setúbal Instalações do antigo Banco de Portugal Exposição / Apresentação

Departamento de Centro Histórico de Setúbal / Arquivo Municipal de Setúbal/ Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro

Casa da Baia de Setúbal Interpretação/ Percursos

Câmara Municipal de Setúbal – Departamento de Cultura e

Educação / Turismo de Setúbal

Quiosque da Avenida – Auditório José Afonso Exposição/ Loja – Marketing/

Merchandising do evento

Museu Municipal de Setúbal / Teatro de Animação de Setubalense / Festival de

Cinema de Troia

Fabrica no final da Avenida – Saboaria Documentários / Debate / Eventos Sociais

A região, o distrito e a avenida em específico apresentam uma diversidade de entidades privadas, possíveis potenciais no seu compromisso sócio - cultural com o projecto.

Foram registadas e seleccionadas pela sua importância ao nível local, pelo seu crescimento económico, pertencendo a vários sectores de serviços relacionados com a actividade e produtividade local. Destaquem-se as instituições bancárias sediadas no espaço da avenida e as entidades empresariais de grande prestígio ao nível local, regional, nacional e internacional, como a empresa “José Maria da Fonseca”, sediada em Azeitão. A importância dos seus serviços a nível empresarial local confere-lhes também uma responsabilidade civil na participação e parceria em projectos patrimoniais.

No Quadro 20, registam-se as possíveis parcerias privadas a integrar o projecto de intervenção.

Quadro 20 - Parcerias privadas no Projecto de Intervenção Museológica

Parceiro Tipo de Parceria

José Maria da Fonseca Financeira / Logística

BPI Financeira

Millenium Financeira

BCP Financeira

Caixa Geral de Depósitos Financeira

BBVA Financeira

Finibanco Financeira

63

No documento Avenida Luisa Todi, do rio á cidade (páginas 69-72)