• Nenhum resultado encontrado

5 AVALIAÇÕES, REFINAMENTO E GUIA DE USO DAS HUBIS

5.3 Refinamento das HUbis

Após as avaliações realizadas e a análise dos resultados, o estágio 6 da metodologia, “Estágio de Refinamento”, foi realizado. O novo conjunto de heurísticas após o refinamento bem como seu mapeamento com as características são ilustrados na Tabela 13. A nova versão das HUbis proposta neste trabalho é apresentada a seguir:

 HUbis 1 - Visibilidade do status do sistema: O sistema deve sempre fornecer um feedback ao usuário em resposta a uma interação realizada. Esse feedback não deve atrapalhar o usuário em sua atividade corrente nem sobrecarregar o usuário de informações, mas deve existir na forma de uma mudança perceptível em alguma das modalidades de

interação da interface.

 Características: Calma, Atenção, Visualização das informações.

 HUbis 2 - Correspondência entre o sistema e o mundo real: O sistema deve falar a língua do usuário, com palavras, símbolos, conceitos e interações familiares ao usuário, ao invés de termos orientados ao sistema. Deve-se seguir as convenções do mundo real, fazendo com que a informação pareça lógica e natural e atingindo facilmente o objetivo pretendido.

 Característica(s): Familiaridade, Visualização das informações, Posicionamento dos Componentes, Previsibilidade, Facilidade de uso, Usabilidade.

 HUbis 3 - Controle do usuário e liberdade: O usuário deve se sentir livre para interagir ou não com a aplicação. Quando o usuário desejar interagir com o sistema, ele deve estar no controle, podendo a qualquer momento abortar uma tarefa ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior. Quando a aplicação interagir com o usuário em um determinado contexto, o usuário não deve se sentir obrigado a responder à interação e deve ter a opção de ignorá-la, de modo a manter o foco na sua atividade corrente. Todas essas ações devem estar claramente demarcadas no sistema e sua visualização, caso haja, deve manter o padrão em toda a aplicação.

 Característica(s): Calma, Aceitabilidade, Satisfação do Usuário, Atenção, Reversibilidade.

 HUbis 4 - Consistência e padrões: As interfaces da aplicação, as entradas de dados, as formas de interagir ou de se adaptar ao contexto, devem ser consistentes e seguir convenções e padrões familiares ao usuário, para que o software possa ser entendido, aprendido e utilizado.

 Característica(s): Usabilidade, Previsibilidade, Entrada de Dados, Familiaridade.

 HUbis 5 - Prevenção de erros: É preciso conhecer as situações que mais provocam erros e modificar as interfaces e interações para que os usuários não cometam estes erros ao interagir com a aplicação. Além disso, a aplicação deve ser capaz de manter seus serviços e desempenho sempre disponíveis quando utilizada por um ou vários usuários, em condições específicas ou adversas.

 Característica(s): Previsibilidade, Flexibilidade, Confiabilidade, Escalabilidade, Proteção, Disponibilidade.

 HUbis 6 - Reconhecimento ao invés de memorizar: O sistema deve minimizar a carga de memória do usuário quando houver um diálogo ou interação disponível, tornando os objetos, ações e opções disponíveis visíveis a pelo menos um dos sentidos do usuário, possibilitando alternativas de interações.

 Característica(s): Visualização das informações, Usabilidade, Previsibilidade, Calma, Atenção.

 HUbis 7 - Flexibilidade e Eficiência do uso: A aplicação deve fornecer atalhos para acelerar a interação, de forma a reduzir o esforço necessário para atingir o objetivo pretendido, principalmente para o usuário avançado. A completude da funcionalidade precisa ser mantida ao utilizar atalhos ou não. Além disso, o sistema deve ser flexível, dando a possibilidade ao usuário de personalizar configurações de acordo com suas necessidades e experiências.

 Característica(s): Flexibilidade, Utilidade, Eficiência, Eficácia.

 HUbis 8 - Estética e Design Minimalista: Os diálogos devem conter apenas informações relevantes e necessárias, nem mais e nem menos. Cada unidade extra de informação em um diálogo compete com unidades de informação relevantes. A sequência da interação e o acesso aos componentes e funcionalidades devem estar disponíveis dependendo do contexto, de forma simples e natural.

 Característica(s): Simplicidade, Calma, Atenção, Posicionamento dos Componentes.

 HUbis 9 - Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e se recuperar de erros: Mensagens de erro devem ser simples e expressas em linguagem clara (sem códigos), indicar com precisão o problema e construtivamente sugerir uma solução. Além de textos, as mensagens podem ser apresentadas em outros formatos disponíveis em dispositivos móveis, como por exemplo, imagem, áudio, vibração. As mensagens de erro devem orientar com cautela o usuário, sem estressá-lo, de forma que o usuário não desista da utilização do sistema.

 Característica(s): Simplicidade, Calma, Aceitabilidade.

 HUbis 10 - Ajuda e documentação: O ideal é que a aplicação seja tão fácil de usar (intuitiva) que não necessite de ajuda ou documentação. Se for necessária, a ajuda deve estar facilmente acessível, centrada na atividade atual do usuário. As orientações para a ajuda devem ser simples e objetivas.

 HUbis 11 - Mobilidade e dispositivos: Aplicações ubíquas devem manter suas funcionalidades com o deslocamento físico do usuário e em dispositivos com capacidades diferentes. Aspectos como, rede sem fio, conexão entre dispositivos, tamanho da tela, capacidade de hardware e capacidade de energia limitadas são fatores que a aplicação precisa levar em consideração para se ajustar durante o uso, sem causar transtornos pra o usuário.

 Característica(s): Capacidade do Dispositivo, Capacidade da Rede, Interconectividade, Mobilidade.

 HUbis 12 - Privacidade e Segurança: A aplicação deve ser capaz de manter as informações salvas e protegidas, de forma que não haja risco de danos em um contexto de uso específico. As informações devem ser transportadas e armazenadas de forma segura, assim como os controles de acesso da aplicação.

 Característica(s): Privacidade, Proteção, Segurança, Confiança.

 HUbis 13 - Invisibilidade e Transparência: O sistema deve ser capaz de esconder componentes computacionais para que os usuários não se preocupem com eles. As interações devem acontecer através de interfaces naturais.

 Característica(s): Transparência, Previsibilidade.

 HUbis 14 - Sensibilidade ao contexto e interfaces adaptativas: A aplicação ubíqua deve reagir de acordo com o contexto do usuário, o contexto temporal e o contexto do dispositivo. Interfaces devem se adaptar a esses contextos e trazer apenas informações relevantes de forma a facilitar o uso do sistema.

 Característica(s): Sensibilidade ao contexto, Adaptação, Facilidade de uso.  HUbis 15 - Sensores e entradas de dados: Deve ser verificado se a entrada de dados, seja dada pelo usuário ou captada através de sensores, está sendo eficaz e acontecendo de forma natural para o usuário. A aplicação deve funcionar corretamente na presença de entradas inválidas ou condições ambientais estressantes.

 Característica(s): Entrada de Dados, Robustez.

As características destacadas em negrito são as características identificadas além das Características de Carvalho et al. (2016): Adaptação (BERTINI; GABRIELLI; KIMANI, 2006), Entrada de Dados (INOSTROZA et al., 2013), Flexibilidade (INOSTROZA et al., 2013), Posicionamento dos componentes (MACHADO NETO; PIMENTEL, 2013) e Visualização das informações (MACHADO NETO; PIMENTEL, 2013).

Tabela 13 – HUbis refinadas

Heurísticas

de Nielsen Hubis Ação Características presentes

HN1 HUbis 1- Visibilidade do

status do sistema Adaptação

Calma, Atenção, Visualização das informações.

HN2

HUbis 2- Correspondência entre o sistema e o mundo

real

Adaptação

Familiaridade, Visualização das informações, Posicionamento

dos componentes, Previsibilidade, Facilidade de

uso, Usabilidade. HN3 HUbis 3 – Controle do

usuário e liberdade Adaptação

Calma, Aceitabilidade, Satisfação do usuário, Atenção,

Reversibilidade.

HN4 HUbis 4 Padrões – Consistência e Adaptação Entrada de dados, Familiaridade. Usabilidade, Previsibilidade,

HN5 HUbis 5 – Prevenção de erros Adaptação Previsibilidade, Flexibilidade, Confiabilidade, Escalabilidade, Proteção, Disponibilidade. HN6 HUbis 6 – Reconhecimento ao invés de memorizar Adaptação

Visualização das informações, Usabilidade, Previsibilidade,

Calma, Atenção.

HN7 HUbis 7 - Flexibilidade e

Eficiência do uso Adaptação

Flexibilidade, Utilidade, Eficiência, Eficácia.

HN8 HUbis 8 - Estética e

Design minimalista Adaptação

Simplicidade, Calma, Atenção, Posicionamento dos componentes. HN9 HUbis 9 – Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e se recuperar de erros

Adaptação Simplicidade, Calma, Aceitabilidade.

HN10 HUbis 10 - Ajuda e

Tabela 13 – HUbis refinadas (Continuação)

Heurísticas

de Nielsen Hubis Ação Características presentes

HUbis 11 – Mobilidade e dispositivos Criação Capacidade do dispositivo, Capacidade da rede, Interconectividade, Mobilidade. HUbis 12 – Privacidade e Segurança Criação Privacidade, Proteção, Segurança, Confiança. HUbis 13 - Invisibilidade e

Transparência Criação Transparência, Previsibilidade. HUbis 14 – Sensibilidade

ao contexto e interfaces adaptativas

Criação Adaptação, Facilidade de uso. Sensibilidade ao contexto,

HUbis 15 - Sensores e

entrada de dados Criação Entrada de dados, Robustez. Fonte: elaborada pelo autor.