• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa insere uma discussão sobre as condições de trabalho e a satisfação profissional como dimensões do profissionalismo docente. Trata-se de um importante estudo, não somente por vincular-se à temática da profissionalização docente, mas por trazer um debate situável do profissionalismo docente em relação ao exercício profissional dos docentes do Ensino Médio.

Considera-se, que alguns elementos determinantes para o desenvolvimento do profissionalismo são meramente subjetivos. Porém, o contexto de trabalho impõe certa objetividade ao trabalho docente e provoca um movimento dialético com as subjetividades existentes que dão sentido e significado à atividade docente.

Assim, os caracteres subjetivo e objetivo das categorias que compõem o profissionalismo docente (condições de trabalho, satisfação e expectativa profissional) se distinguem a partir de descrições feitas pelo docente do Ensino Médio exigindo uma metodologia de investigação que respeite sua natureza.

Nesse sentido, optamos por um estudo exploratório e descritivo, uma vez que além de examinar uma temática estudada no Rio Grande do Norte se limita a descrever situações encontradas no contexto do trabalho docente.

A escolha pela pesquisa descritiva como o próprio nome sugere, possibilitou orientarmos pela descrição de fenômenos relativos à profissão docente, baseados em observação, descrição e classificação sobre a mesma, assumindo a forma de um levantamento descritivo e exploratório.

É necessário enfatizarmos, que sendo uma pesquisa de caráter descritivo favorece a observação, a quantificação pelo registro e a análise da freqüência com que o fenômeno acontece. Dessa maneira, buscamos construir uma descrição detalhada das características, propriedades, variáveis ou inter-relações que ocorrem no campo investigado. (LAKATOS; (MARCONI, 1991).

Do ponto de vista da combinação entre estudo descritivo e exploratório constitui uma importante complementaridade por estimular maior compreensão sobre o objeto pesquisado, visto que o estudo exploratório implica em maior familiaridade com o problema em termos de torná-lo mais explícito ou de facilitar a construção de hipóteses.

Ainda sobre estudos exploratórios, Nuñez e Ramalho (2004) discutem que as utilidades que sustentam numa investigação são inúmeras, contribuindo para aumentar o conhecimento a respeito do problema; esclarecer conceitos; formular problemas para estudos mais precisos; estabelecer prioridades para futuras investigações e compilar informações relativas a um problema prévio examinado com mais profundidade, segundo o qual, objetiva construir o aprimoramento de idéias ou de novas descobertas.

A pesquisa exploratória, assim norteada, integra-se ao planejamento da pesquisa, constitui parte dela e não subsiste por si só. Nela não se trabalha com a relação ou manipulação de variáveis, mas com o levantamento da presença das variáveis e de sua caracterização quantitativa ou qualitativa. Resumindo, objetiva descrever a natureza das variáveis que se quer conhecer e comporta em geral três ações: coleta, tabulação ou ordenação do material coletado e análise dos dados obtidos. (GIL, 1991).

Em outras palavras, a pesquisa exploratória, ou estudo exploratório, tem por objetivo conhecer a variável de estudo tal como se apresenta, seu significado e o contexto onde ela se insere. Pressupõe que o comportamento humano é mais bem compreendido no contexto social onde ocorre, de modo a refletir enfaticamente características da própria realidade estudada, inclusive, estabelecendo um controle dos efeitos desvirtuantes da percepção do pesquisador, possibilitando que a realidade seja percebida tal como é. (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).

Por se tratar de uma pesquisa que se apóia na diversidade de informações sobre o trabalho docente construídas no lócus de atuação, o estudo contribui no levantamento de dados empíricos para discutir a profissionalização docente. É a partir da exploração do contexto do trabalho docente nas escolas de Ensino Médio que se pode ter uma compreensão abrangente de diferentes aspectos relacionados às dimensões do profissionalismo.

De modo a ressaltar a natureza do estudo, compartilhamos de alguns aspectos metodológicos defendidos no Projeto da Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente da UFRN intitulado “O contexto da atividade docente e o profissionalismo docente: o caso de professores do Ensino Médio”, que articulam eixos explicativos sobre os problemas da docência com base em aspectos teóricos e práticos que historicamente pautam a profissionalização e o profissionalismo docente.

Assim, tomamos como princípios metodológicos:

1 - A ênfase em métodos qualitativos e quantitativos, propiciando maior flexibilidade na construção/reconstrução da metodologia e, conseqüentemente, na credibilidade dos resultados.

2- A descrição do contexto da pesquisa como elemento essencial à construção de sentidos para as questões de estudo, a sua compreensão e a escolha desse contexto em relação à familiaridade do pesquisador com a questão do Ensino Médio, como aspectos básicos a serem considerados numa pesquisa qualitativa. (NUÑEZ; RAMALHO, 2004).

Nuñez; Ramalho (2004) discorre que a orientação teórica e epistemológica que sustenta a relação entre método quantitativo/qualitativo assegura uma visão holística do objeto de estudo. Ao estruturar um instrumento de investigação de tamanha grandeza como o questionário utilizando dados quantitativos e qualitativos, se permite trabalhar num grupo mais amplo com maior acesso às descrições, interpretações e caracterizações dos resultados feitos pelos pesquisadores.

Também se pode entender tal posição a partir de uma visão minuciosa dos problemas de pesquisa, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos como duas ordens estrategicamente complementares que estabelecem relações significativas para apreensão dos fatos ou de fenômenos apresentados, atribuindo um rebuscando sentido abrangente de suas especificidades. (PORLÁN; RIVERO; DEL POZO, 1997).

Assim, numa posição fidedigna à elaboração do instrumento de pesquisa, nos baseamos em dados coletados do questionário (ver apêndice), como instrumento escolhido, produzido e validado pelo Grupo da Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente que colaboram com o projeto “O contexto da atividade docente e o profissionalismo docente: o caso de professores do Ensino Médio”.

Trata-se de um procedimento que antecede a aplicação do questionário, dispondo-se a validação que avalia quanto à clareza, objetividade e conteúdo, tornando possível estabelecer coerência com o objeto estudado, como sumariamente tratamos na seção subseqüente.