• Nenhum resultado encontrado

A partir do que foi abordado nos capítulos anteriores, notamos a importância de se trabalhar com o movimento lúdico na educação infantil e estamos tendo a oportunidade de estagiar em uma escola que fez com que nos encantássemos com a forma como a ludicidade e o espaço são valorizados no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro (nome fictício), busca inovar, recriar e ser referência de acolhimento, respeitando a diversidade e mantendo uma aprendizagem sólida, fruto de uma caminhada com desafios, relações e projeções, contribuindo na formação de pessoas pensantes, reflexivas, fraternas, alegres e solidárias que identificam o verdadeiro sentido da sabedoria e aspiram ao crescimento.

A escola procura priorizar uma aprendizagem como direito real do educando, respeitando ritmos, bagagens, o erro como resposta provisória e as necessidades dos alunos. A proposta pedagógica, então, se caracteriza pelo cuidado especial com o estudante em cada uma das etapas do seu desenvolvimento e com o processo ensino- aprendizagem, visando a formação do ser humano em sua totalidade.

O colégio atende da educação infantil, a partir dos 2 anos, até o ensino médio. Possui 4 quadras, academia, piscina, midiateca, duas bibliotecas e (uma para educação infantil e outra para o ensino fundamental e médio), salas de informática (sendo que uma para as crianças da educação infantil, utilizada pelas crianças de 2 anos), brinquedoteca, cozinha experimental, horta, praça de convivência tudo para auxiliar no desenvolvimento infantil.

Em 2007 a Escola do Futuro inaugurou um prédio onde a interação com a natureza, a arte e o movimento fazem parte do aprendizado. O espaço foi pensado exclusivamente para alunos da Educação Infantil, sendo muitas vezes chamado de “Escola Parque”. Com isso as crianças passaram a ter um ambiente próprio para desenvolver seu aprendizado, numa área reservada e dotada de total segurança.

A construção possui uma estrutura arredondada, sem ‘quinas’ e os equipamentos foram criados com base em pesquisa detalhada de materiais adequados.

As salas de aulas também possuem uma estrutura diferenciada, o piso é todo emborrachado para que as crianças não se machuquem ao brincar e explorar o espaço.

Têm também um circulo amarelo no meio do chão para que as crianças sentem em círculos e possam interagir entre si de uma melhor forma.

A escola também conta com espaços apropriados para atividades especializadas. Existe uma sala de movimento que é toda espelhada, com diversos materiais para as crianças explorarem. Nas aulas de movimento as crianças são desafiadas a explorar varias possibilidades de gestos e ritmos corporais, descobrindo cada vez mais movimentos. Essas aulas são dadas por um professor especializado na área de educação física infantil.

Segue abaixo algumas fotos da sala de movimento:

O movimento é considerado, neste colégio, como uma linguagem tão importante quanto qualquer outra, pois além de auxiliar o desenvolvimento motor, favorece a interação das crianças com o meio físico e social. Ao movimentarem-se os estudantes fazem descobertas em relação ao seu próprio corpo, testam suas necessidades, capacidades e limites, assim como foi dito nos outros capítulos. Pensando nisso, freqüentemente são elaboradas atividades onde os alunos são desafiados a realizarem diversos movimentos como: saltar, correr, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se e muito mais, através de passeios pelos diversos espaços da escola e de circuitos motores.

Diariamente os estudantes realizam atividades com ou sem materiais na área externa da escola, com os seguintes objetivos:

- Exercitar diferentes possibilidades corporais, descobrindo partes do corpo, assim como sua disposição e posições.

- Desenvolver noções de estruturação temporal, ritmo e cadência. - Conhecer partes do corpo;

- Orientar seu corpo com relação a objetos e pessoas; - Desenvolver a coordenação viso-motora;

- Explorar e desenvolver relações de direção e posição.

Na parte externa do prédio, os alunos têm a oportunidade de conviver com a natureza, pois o espaço é coberto de arvores frutíferas e possui também uma horta. Faz parte do espaço externo também, uma réplica da ponte dos jardins de Monet que, de maneira lúdica, mantém os estudantes em contato com a arte. O prédio é decorado com painéis em cerâmica que utilizam elementos da natureza e cores vivas.

O playground, tão importante no desenvolvimento, foi feito de forma a estimular a curiosidade, a atenção, a criatividade, a evolução psicomotora e a socialização das crianças.

O parque possui piso de borracha reciclada de pneus para as crianças ficarem mais seguras em suas brincadeiras; é bem arborizado para que o sol não incomode as crianças, possui tanque de areia que sugere diversos tipos de brincadeiras imaginárias; lava-pés para lavar, limpar e brincar com água; arcos que são brinquedos tradicionais que auxiliam no desenvolvimento motor; túneis em fibra de vidro que sugerem a brincadeira de sumir, aparecer, agachar e engatinhar; estruturas metálicas que recebem tambores giratórios que desafiam a destreza, equilíbrio e força das crianças maiores; balanços de várias formas, piscina de bolinha, gangorra, cama elástica, casinha de madeira em formato de oca, casinha de concreto, casa na árvore com escorregador caracol e moveis (mesa, bancos, geladeira, pia e fogão), diversos escorregadores, lugar

de escalada, enfim, o parque proporciona o contato com matérias, cores e texturas diversas.

A Escola do Futuro oferece, então, um espaço com atratividade e segurança, em meio a um cenário natural e encantador, com grandes árvores e uma paisagem exuberante, pois consideram importante organizar tempo e espaços para favorecer o contato das crianças com a natureza juntamente com brincadeiras, possibilitando a observação, o movimento lúdico, a experimentação e, assim, favorecendo a ampliação de conhecimentos.

O colégio procura, dessa forma, garantir que os jogos, as brincadeiras e todo tipo de movimento lúdico tenham um espaço privilegiado dentro da rotina diária. Tratam as situações lúdicas como um conteúdo também importante a ser ensinado e que integra e complementa todas as áreas pedagógicas. Planejam brincadeiras, configuram e organizam os espaços, discutem e estabelecem regras sempre permitindo que as crianças brinquem livremente e inventem variações para as mesmas brincadeiras propostas, selecionam matérias, respeitam as preferências individuais e coletivas, enfim, dão muito valor ao movimento porque acreditam que assim podem contribuir com a formação integral das crianças.

Os educadores da Escola do Futuro entendem, como todos os educadores deveriam entender, que se movimentando a criança não apenas se diverte, como cria, recria, interpreta e reinterpreta o mundo em que vive, relaciona-se com ele e aprende coisas que certamente levará por toda a sua vida e trajetória como ser humano.

Documentos relacionados