• Nenhum resultado encontrado

Reformas Religiosas: A crise da cristandade Nos séculos XIV e XV, teve início na igreja Católica uma crise de

No documento COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM (páginas 46-49)

grandes proporções. Os casos de bispos, cardeais e até papas que levavam uma vida desregrada, de luxo e devassidão, tornaram-se muito comuns. Além disso, A venda de cargos religiosos , de relíquias da Igreja e de Indulgências ( perdão total ou parcial das penas temporais aplicadas pela igreja àqueles que haviam cometido pecado) despertava muitas críticas e afastava o alto clero dos fiéis. Enquanto isso, principalmente na França e na região da atual Alemanha, o baixo clero vivia em condições quase miseráveis. Grande parte de seus monásticos e de possuir insuficiente formação intelectual formação intelectual para lidar com as exigências do sacerdócio.

As primeiras críticas conhecidas à conduta do clero católico apareceram no século XIV. O teólogo inglês John Wycliffe (c. 1330- 1384), por exemplo, condenou a corrupção na igreja é defendeu o retorno do clero a uma vida de pobreza nos moldes doa primeiros cristãos. Em Praga, na atual República Tcheca, o sacerdote e reitor da universidade, Jan Huss (1371-1415), também se revoltou contra a corrupção do alto clero e a venda de indulgências.

Mas foi na região da atual Alemanha que as críticas, sobretudo à venda de indulgências, provocaram uma fratura definitiva no interior da Igreja. Ali , em 1517, o monge Martinho Lutero (1483-1546) apresentou suas 95 teses , em que combatia diversas práticas e

dogmas da igreja , entre eles a validade da venda de indulgências para remissão dos pecados. Esse ato de ruptura iniciou o

movimento que convulsionou a Europa: a Reforma Protestante. Um dos principais defendidos por Lutero era a salvação pela fé, em contraposição ao princípio da Igreja da salvação pelas obras ou por meio de indulgências.

A Reforma Católica

Desde o século XV, um movimento de intelectuais católicos tentava promover mudanças na organização da igreja é aproxima-la dos fiéis. Esse movimento as fortaleceu com a criação das doutrinas reformadas, que conquistaram adeptos em grande parte da Europa. Preocupada com a crise religiosa, A igreja tomou uma série de medidas com o objetivo de combater os abusos do clero, fortalecer a doutrina católica e conter o avanço protestante. Essas mudanças receberam o nome de Contrarreforma ou Reforma Católica, e sua implementação demorou mais de cinquenta anos.

Principais papas reformistas: Paulo III, Paulo IV, Provocaram e

Cisto V. Sendo que o primeiro a iniciar as ações da reforma foi Paulo III, colocando em ação uma série de medidas: ordenou a criação de seminários, universidades e colégio, autorizou o funcionamento da Companhia de Jesus , criou a Sagrada Congregação da Inquisição Romana e Universal e convocou o Concílio de Trento.

Em 1545, o papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que:  Reafirmou que a salvação dependia da fé e das ações

 Impôs que a interpretação da Bíblia deveria ser feita pela Igreja;

 Mantiveram os sete sacramentos, celibato clerical, a indissolubilidade do matrimônio e o culto aos santos;  Criou os seminários, para melhor formar os sacerdotes;  Determinou a publicação de um resumo da doutrina

cristã: o catecismo.

Sendo concluído em 1563, após inúmeras interrupções por desentendimentos políticos.

Outras medidas ordenadas pela igreja foram a elaboração do Index , catálogo dos livros proibidos aos católicos, e o restabelecimento dos tribunais da Inquisição (instituição responsável por julgar e condenar as pessoas que questionavam dogmas “crença ou doutrina”, da igreja),cuja finalidade era reprimir as heresias. No entanto, eles acabaram se tornando um órgão de repressão, que combatia a liberdade individual. As pessoas acusadas eram submetidas a tortura para confessar sua culpa.

Para o sucesso da Reforma Católica, foi de grande importância à participação dos padres jesuítas.

A Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, foi fundada em 1534, por Inácio de Loyola. Depois de haver deixado a carreira militar e de feito vários estudos religiosos, Inácio de Loyola fundou uma ordem religiosa com rígida organização e disciplina e se dispôs a servir ao papa do. Em 1540, A Companhia de Jesus foi oficializada pelo papa Paulo III. Os jesuítas atuaram no setor educacional, destacaram – se na luta contra o protestantismo e dedicaram- se à conversão de grande parte dos povos indígenas do continente descoberto, ao catolicismo.

Refletindo os Conhecimentos

1- Quais são os fatores da crise da cristandade entre os séculos XIV e XVI?

2-Quais foram as críticas apresentadas por Wycliffe , Huss e Lutero ?

3-O que se entende por Reforma Católica ou Contrarreforma? 4-Como a igreja Católica reagiu à Reforma Protestante?

5-Quando o Concílio de Trento foi concluído? Cite as decisões que foram tomadas.

6- Leia a seguir algumas das teses apresentadas por Lutero.

“ 2.1 Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa[...]

2.7.Pregam doutrina mundana os que dizem que , tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, A alma sairá voando[ do purgatório para o céu].[...]

3.6. Qualquer cristão que está verdadeiramente contrito tem remissão plena tanto da pena como da culpa, que são suas dívidas, mesmo sem uma carta de indulgência. “

Lutero.Martinho. Martinho Lutero: obras selecionadas e.2.ed. São Leopoldo: Sinodal; 2004.p.24-29.v.1.

 Qual é o conteúdo das teses defendidas por Lutero nas sentenças selecionadas? 7-Conceitue: a) dogmas _____________________________________ b)Inquisição____________________________________ c)Index________________________________________ d) Indulgência __________________________________

 Disciplina: GEOGRAFIA

As Regionalizações brasileiras:

A regionalização é um agrupamento de áreas com características semelhantes. Podemos regionalizar bairros, cidades, estados e países.

“Mas para que serve esse agrupamento?”

Além de servir para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, a regionalização também facilita a reunião de informações e a realização de estudos sobre determinado território.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), criado pelo presidente Getúlio Vargas, já realizou diversas regionalizações do território brasileiro, com o objetivo de facilitar seu trabalho de pesquisa e permitir uma organização mais eficiente das informações, utilizadas por governantes em suas decisões políticas. Em consequência das transformações havidas no espaço brasileiro, no decorrer das décadas de 50 e 60, uma nova divisão em macrorregiões foi elaborada em 1970, definindo as Regiões:

Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que permanecem em vigor até o momento.

Essa regionalização proposta pelo IBGE é conhecida como Macrorregiões Brasileiras ou Regionalização Oficial do Brasil.

Além das Macrorregiões, uma outra regionalização do território brasileiro é muito conhecida, ela é chamada Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais e foi proposta por um geógrafo brasileiro chamado Pedro Pinchas Geiger. Nela o geógrafo dividiu o território brasileiro em 3 partes:

ATIVIDADE 01 – As regiões brasileiras são agrupamentos das

unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos

governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos.

(a) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal. (b) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal. (c) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. (d) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul.

ATIVIDADE 02 – Em relação a divisão administrativa e à regional do

Brasil, pode-se afirmar:

(a) A divisão administrativa já sofreu muitas alterações, mas a atual, formada por 26 Estados e 1 Distrito Federal, é permanente.

(b) O órgão responsável pela divisão regional é o IBGE.

(c) Uma nova proposta de divisão regional do Brasil em apenas três regiões geoeconômicas – Amazônia, Nordeste e Leste – surgiu recentemente.

(d) A Região Centro-Oeste é a que possui o maior númerode unidades federativas.

ATIVIDADE 03 - Considerando a regionalização do IBGE, como

está dividido o Brasil?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

ATIVIDADE 04 – De acordo com a regionalização do IBGE a região

do Brasil que possui a maior extensão territorial é: (a) Norte.

(b) Sul. (c) Nordeste. (d) Centro-Oeste.

ATIVIDADE 05 - A Região brasileira que possui o maior número de

estados:

(a) Região Norte. (b) Região Nordeste. (c) Região Sul. (d) Região Sudeste.

ATIVIDADE 06 – De acordo com a divisão do país em Complexos

regionais, você mora: (a) No Nordeste. (b) No Centro- Sul. (c) Na Amazônia.

ATIVIDADE 07 - Complete:

Na divisão elaborada pelo IBGE, o estado do Rio De Janeiro faz parte da Região ________________ e o estado de Tocantins pertence à região ________________.

Faça com carinho! Fique em casa

No documento COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM (páginas 46-49)

Documentos relacionados