• Nenhum resultado encontrado

3.2 Estudo de Caso

3.2.3 Registro Fotográfico

Serão apresentadas neste item algumas fotografias coletadas durante a execução da analise dos riscos ambientais na área fabril da empresa em estudo. Com isso será citado algumas considerações que devem ser levadas em consideração referente ao ambiente de trabalho da empresa.

Atualmente a empresa se encontra em fase de reestruturação em seu layout de trabalho, a mesma estará implantando sistemas hidráulicos de combate ao fogo, como a instalação de hidrantes, alterações em sinalizações de emergência e iluminação de emergência, readequação dos sistemas de iluminação devido a instalação de uma ponte rolante para movimentação das estruturas metálicas.

A figura 6 abaixo mostra inclusive as caixas de água que será usada como reservatório para os hidrantes de combate ao incêndio, e as colunas em amarelo que estão sendo implantadas na fabrica para a colocação da ponte rolante.

Figura 6 – Implantação das colunas da ponte rolante e reservatório de água

A figura 7 a seguir apresenta como era feito muitas vezes a movimentação das estruturas metálicas do setor de fabricação para o setor de pintura, quando o caminhão guindauto não se encontrava no local, apesar de se saber o peso estimado das peças e de se possuir inúmeros funcionários para movimentação não se tem o controle rigoroso do peso levantado pelo funcionário, fazendo disto um risco ergonômico.

Figura 7 – Movimentação de estruturas metálicas por funcionários

Por se tratar de uma empresa de micro pequeno porte, o seu maquinário já se encontra defasado em relações aos tempos atuais, à figura 8 a seguir apresenta uma dobradeira, que é usada em algumas situações especiais para a dobra de perfis metálicos e confecções de alguma algerosa, calha, pingadeira metálica. Como pode ser visto a maquina é adaptada para um sistema de acionamento pneumático via 2 botoeiras no qual o operador tem que acionar ao mesmo tempo. A máquina possui cortina de laser que não deixa acionar caso a barreira de laser esteja obstruído. Como pode ser visto as proteções das partes moveis foram todas feitas, não são originais da máquina. Apesar dos detalhes comentados acima a máquina esta operando de forma segura.

Figura 8 – Máquina dobradeira adaptada

Outra máquina que se encontra no setor fabril que também é antiga e foi adaptada para as normas de segurança é a guilhotina de chapas metálicas. Na máquina foi colocado o acionamento via sistema pneumático por 2 botoeiras que devem ser acionadas simultaneamente e a mesma possui isolamento da área de onde cai as chapas cortadas por meio de grades e portão com fechadura eletromagnética, que só é liberada quando a máquina se encontra desligada, daí então se executa a retirada das chapas cortadas no processo. Com isso se evita que as chapas lançadas pelo processo não atinjam um funcionário que por eventual casualidade esteja atrás da mesma.

Figura 9 – Máquina guilhotina adaptada

Figura 10 – Isolamento da área de chapas cortadas da máquina guilhotina

O Processo de pintura é realizado por meio de tinta liquida aquecida aspergida por pistola em forma de spray. Como pode ser visto na figura 11 a seguir a pintura não é realizada em gabine de pintura apropriada, a mesma se encontra em fase de estudo para

compra por parte da empresa. A mesma possui um sistema de exaustores que auxiliam na retirada de nevoas do processo de pintura, e por ser um processo de pintura com tinta quente o mesmo não se difunde muito em relação ao processo de pintura convencional com tinta liquida fria. O funcionário usa EPI’s para sua proteção, como avental, luvas e mascara respiratória entre outros.

Figura 11 – Processo de pintura das estruturas metálicas

Após a instalação da ponte rolante na empresa, pode se notar que melhorou a organização em seu layout devido à facilidade de manipulação de matérias pesados por meio da ponte rolante. A figura 12 e 13 a seguir mostra que se pode limpar o layout organizando facilmente o estoque de matéria prima, sem esforço e risco ergonômico por meio dos funcionários.

Figura 12 – Instalação da ponte rolante

Figura 13 – Organização no estoque de matéria prima

A empresa possui um espaço de convivência onde é realizado o lanche dos funcionários, a conversa entre os colaboradores, e a troca de ideias nas atividades que vão ser desenvolvidas ao longo do dia, a figura 14 a seguir mostra o local.

Figura 14 – Local de convivência

O transporte das estruturas metálicas fabricadas é realizado por meio de carretas, que são amaradas por meio de cabos de aço e cintas com catracas. As mesmas antigamente eram carregadas por meio do caminhão guindauto na fabrica, atualmente este carregamento é executado pela ponte rolante, onde se adquiriu agilidade, redução de tempo para carregamento e segurança na operação. Ao chegar ao destino da obra onde se fará a instalação do material o processo de descarregamento e executado com caminhão guindauto. A figura 15 abaixo mostra a carreta carregada com estruturas metálicas aguardando expedição ao local da obra.

Figura 15 – Estruturas metálicas aguardando transporte

O setor de engenharia e Administração da empresa esta localizada no mezanino da empresa, onde fica localizado a secretaria, Engenheiro Mecânico, Arquiteta, financeiro e vendedor. O serviço é realizado sob o comando de computadores. Cada funcionário possui sua mesa e seu computador. No ambiente é possível visualizar a produção através de vidraças que dão acesso ao pavilhão industrial, onde é possível visualizar os funcionários da produção.

A figura 16 abaixo apresenta o Mezanino onde são realizadas as atividades burocráticas da empresa.

Figura 16 – Mezanino

Documentos relacionados