• Nenhum resultado encontrado

Para integralização do curso, o aluno da Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento ou Canto deverá cumprir 330 horas/relógio de atividades de extensão, que estarão vinculadas a diversas disciplinas.

As atividades desenvolvidas deverão resguardar o caráter extensionista, garantindo uma articulação com a comunidade e promovendo a participação ativa do estudante. A carga horária poderá ser cumprida, por exemplo, em apresentações musicais abertas ao público, minicursos oferecidos à comunidade e projetos de extensão, sempre orientados e sob a responsabilidade de um professor.

Cabe ao professor:

- Ser responsável pela orientação das atividades de extensão.

- Desenvolver atividades de extensão vinculadas à sua disciplina, comprometendo-se a manter o caráter extensionista da atividade.

- Promover a inserção e participação ativa dos alunos nas atividades de extensão.

- Comprovar a participação do aluno nas atividades de extensão realizadas em sua disciplina, de acordo com as orientações e formulário próprio fornecidos pela Coordenação do Curso.

Cabe ao aluno:

- Participar, de maneira ativa, das atividades de extensão promovidas dentro das disciplinas aos quais estiver vinculado.

- Solicitar, a cada semestre, ao professor responsável, a comprovação de sua participação nas atividades de extensão, de acordo com as orientações e formulário próprio fornecidos pela Coordenação do Curso.

Distribuição das Atividades de Extensão nos espaços curriculares:

O quadro abaixo indica as horas que cada espaço curricular deverá destinar às atividades de extensão. ATIVIDADES DE EXTENSÃO ESPAÇO CURRICULAR C/H SEMESTRE NÚMERO DE SEMESTRES TOTAL H/R H/A H/R H/A

Instrumento ou Canto I-X: Apresentações musicais (performance) em eventos artístico-culturais sob a orientação do professor de instrumento ou canto (10 audições ao longo dos 5 anos de curso)

5 6 10 50 60

Canto Coral I-II 5 6 2 10 12

Diversidade e Música 5 6 1 5 6

Instrumento Musicalizador I-II: Flauta Doce ou Percussão 5 6 2 10 12

Percepção Musical I-IV 5 6 4 20 24

Prática Musical em Grupo A-B 5 6 2 10 12

Prática A: Construção de Instrumentos Musicais 15 18 1 15 18

Prática B: Educação Musical em Contextos Diversos 15 18 1 15 18

Prática C: Concertos Didáticos 30 36 1 30 36

Prática D 15 18 1 15 18

Prática E: Atividades Pedagógicas nos Cursos de Extensão

da ESMU 60 72 1 60 72

Prática F 15 18 1 15 18

Prática G 15 18 1 15 18

Atividades de extensão, vinculadas a disciplinas, à escolha do aluno, dentre: projetos, organização de eventos, apresentações musicais e outros.

60 72 - 60 72

Orientações para o cumprimento das Atividades de Extensão:

Disciplina Instrumento ou Canto I a X:

Nos dez períodos da disciplina Instrumento ou Canto, as atividades de extensão deverão ser cumpridas por meio da realização de apresentações musicais, nas quais o aluno participará como instrumentista ou cantor de audições, recitais comentados, concertos didáticos e similares, sob a orientação de seu professor. O aluno deverá ter, no mínimo, uma participação por semestre, para a qual serão computadas 6 horas/aula. Portanto, ao final do curso, o aluno terá participado de, no mínimo, dez atividades de performance abertas ao público, perfazendo 60 horas/aula.

Caso o aluno tenha mais participações de performance, as horas (6h/a por evento) serão atestadas pelo professor da disciplina Instrumento ou Canto e abatidas nas 72 horas/aula de livre escolha, indicadas no quadro.

Disciplinas Canto Coral I-II; Diversidade e Música; Instrumento Musicalizador I-II: Flauta Doce ou Percussão; Percepção Musical I-IV e Prática Musical em Grupo A-B:

As disciplinas de Canto Coral, Diversidade e Música, Instrumento Musicalizador, Percepção Musical e Prática Musical em Grupo terão 6h/a por semestre em atividades de extensão. Essa carga horária poderá ser cumprida em forma de apresentações musicais abertas ao público, dentro da Escola de Música ou em outros espaços tais como praças, escolas de educação básica, creches e hospitais. Poderão, também, ser organizadas oficinas para públicos diversos, nas quais os alunos terão participação ativa desde a organização até a ministração das atividades. Outros formatos poderão ser utilizados para o cumprimento das horas de extensão, desde que sejam sempre orientadas e atestadas pelo professor responsável pela disciplina.

Caso o aluno tenha mais participações em atividades de extensão vinculadas a essas disciplinas, as horas (6h/a por evento) serão atestadas pelo professor da disciplina e abatidas nas 72 horas/aula de livre escolha, indicadas no quadro.

Práticas de Formação:

O estabelecimento de um vínculo formal entre as práticas de formação e atividades de extensão visa fortalecer a preparação do docente em espaços diferenciados e estreitar a relação entre universidade e comunidade.

Foram designadas 18 horas/aula semestrais para as Práticas A, B, D, F e G, nas quais deverão ser estabelecidas as formas de cumprimento das atividades de extensão. Poderão ser realizados minicursos, oficinas, pequenos projetos, dentre outros. O professor responsável deverá conduzir o planejamento e a realização das atividades, envolvendo os alunos de maneira ativa, enfatizando a prática docente em contextos diversos.

Na Prática C: Concertos Didáticos foram destinadas 30 horas/aula às atividades de extensão, pois é inerente a esta proposta, o contato com a comunidade. A Escola de Música da UEMG tem uma longa trajetória na realização de concertos didáticos. Nos anos de 1990 participou com dois projetos no âmbito do PAEX e desde então, realiza com frequência concertos abertos ao público ou destinados a públicos específicos como, por exemplo, alunos de escolas públicas. Metade da carga horária do semestre será para a organização e os ensaios dos Concertos Didáticos e a outra metade será para a

etapas do processo: escolha do público, escolha do repertório, organização do evento, performance instrumental/vocal, avaliação do evento, dentre outras. Ao incluirmos os Concertos Didáticos como atividade obrigatória, visamos preparar os licenciandos para sua atuação como músico e como professor, além de divulgarmos a produção musical da UEMG para a comunidade.

Quanto à Prática E: Atividades Pedagógicas nos Cursos de Extensão da ESMU, ela terá sua carga horária total para a realização de atividades de extensão. Isso justifica-se pelo fato de que o aluno irá realizar a prática pedagógica nos Cursos de Extensão Permanentes da ESMU/UEMG, sob orientação de um professor. A Escola oferece à comunidade dois cursos permanentes – Musicalização Infantil – que atende crianças de 6 a 11 anos – e Formação Musical – para adolescentes, jovens e adultos. A prática de formação aliada às atividades dos referidos cursos irão favorecer a formação pedagógica dos licenciandos, suprindo uma lacuna verificada durante o estágio supervisionado: a escassez de aulas e professores de música nas escolas básicas têm impossibilitado nossos alunos de assistirem e acompanharem processos de ensino-aprendizagem específicos de música. Com a possibilidade de os alunos realizarem a Prática E nos Cursos de Extensão da ESMU, poderão acompanhar aulas dos mais diversos instrumentos, canto ou percepção musical, em vários níveis.

Caso o aluno tenha mais participações em atividades de extensão vinculadas às Práticas de Formação, as horas serão atestadas pelo professor da disciplina e abatidas nas 72 horas/aula de livre escolha, indicadas no quadro.

Estão previstas 72 horas/aulas (ou 60 horas/relógio) de Atividades de Extensão de livre escolha do aluno que poderão ser cumpridas em projetos, organização de eventos, apresentações musicais e outros, desde que sob a orientação de um professor e vinculadas a alguma disciplina.

Haverá um formulário próprio para o registro específico das Atividades de Extensão, assim como é feito para as AACC. Ao cumprir todas as horas previstas para as Atividades de Extensão, o formulário, que será o comprovante das atividades realizadas pelo aluno deverá ser enviado à Secretaria de Ensino e anexado ao histórico escolar do aluno.

ANEXO 3 – Regulamentação das Atividades Acadêmico-científico-culturais