• Nenhum resultado encontrado

Reino Protista e principais Protozooses e Verminoses

No documento FÍSICA 9 o ANO PROFESSOR VOLUME I (páginas 113-119)

Objetivos de aprendizagem:

• Compreender a diversidade dos protistas, entender as suas características gerais, identificar os indivíduos pertencentes a este Reino e distinguir seus filos;

• Diferenciar protozoários de algas microscópicas;

• Descrever as principais doenças causadas por protozoários, seus tratamentos e sua profilaxia;

• Conhecer as principais verminoses que afligem o homem, seus agentes causadores, seus vetores, seus tratamentos e sua profilaxia.

Praticando:

1) Pseudópodes por amebas, flagelos em Euglenas e tripanossomos e cílios em paramécios. 2) Saneamento básico, filtrar ou ferver a água, lavar e cozinhar os alimentos. Pois o país apresenta várias regiões com condições sanitárias precárias.

3) Por divisão binária (assexuada) ou por conjugação (sexuada) e alimentam-se por fagoci-tose ou pinocifagoci-tose.

4) Rizópodes (Sarconídeos): Amoebaproteus, Entamoebahistolytica; Flagelados (Mastigófo-ros): Trypanosoma cruzi, Leishmania brasiliensis, Giardialamblia; Ciliados: Parameciumcauda-tum, Stentor, Didnium, Vorticel; Esporozoários: Plasmodium falciparum, Toxoplasma gondii. 5) Locomoção através de pseudópodes (falsos pés) e alimentação por fagocitose com diges-tão intracelular.

6) Lisossomos.

7) Unicelulares e eucariontes com ou sem estruturas locomotoras. O citoplasma e a mem-brana celular contêm modificações que permitem a esses seres a locomoção e capturar o alimento.

8) a) Os vacúolos pulsáteis (ou contráteis) são observados em protistas de água doce tais como amebas, euglenas etc. Têm por funções realizar a excreção e a regulação osmótica nestes micro-organismos.

b) Em meio hipotônico, os vacúolos pulsáteis entram em atividade, com a finalidade de

ORIENTADOR METODOLÓGICO: REINO PROTISTA E PRINCIPAIS PROTOZOOSES E VERMINOSES

9) Combate aos transmissores e medidas de higiene pública e pessoal quando a transmis-são é direta.

10) a) Fezes contaminadas do inseto conhecido popularmente por barbeiro ou chupança b) Inseto hemíptero Triatoma infestansou Panstrogylus megistus.

c) Miocárdio.

d) Uso de inseticidas, evitar desmatamentos e casas de sapê ou pau a pique. 11) a) Jejuno-íleo, no intestino delgado.

b) Ingestão de cistos do parasita no alimento mal lavado ou na água bebida sem trata-mento.

c) Assexuada, através da multiplicação do núcleo no interior do cisto de reprodução e de dispersão.

12) Trichomonas vaginalis – Ato sexual.

Plasmodium falciparum – Picada de fêmeas infectadas do mosquito-prego (gen. Anopheles). Schistossoma mansoni – Penetração ativa de larvas de água doce que abandonaram o ca-ramujo transmissor.

13) Casas de pau a pique são moradias do inseto hemíptero barbeiro que transmite o T. cruzi, agente etiológico da Doença de Chagas.

Bromélias são plantas epífitas que retêm água em suas folhas e flores, funcionando como criadouros de mosquitos como o Anopheles (mosquito-prego), transmissor do Plasmodium sp., agente etiológico da Malária.

14) B 15) D 16) C

17) a) Ascaridíase: profilaxia: Saneamento básico, higiene pessoal, tratamento dos doentes. Isso devido à transmissão ser feita através da ingestão de água e alimentos com ovos dos vermes.

b) Esquistossomose: profilaxia: Saneamento básico, tratamento dos doentes e combate ao caramujo (biomphalariaglabrata), isso por que a larva cercária, causadora da doença no homem, só se desenvolve nesse caramujo, se não houver o caramujo essa larva não irá Se desenvolver, e andar sempre calçado, em locais limpos.

ORIENTADOR METODOLÓGICO: REINO PROTISTA E PRINCIPAIS PROTOZOOSES E VERMINOSES

18) Amarelão e/ou Dermatose Sepinginosa (bicho geográfico).

19) a) Teníase: Ingerindo carne de boi ou porco, contaminada e mal cozida. b) Barriga-d’ água ou esquistossomose: Entrada pela pele da larva cercária. c) Amarelão: Penetração da larva pela pele.

d) Lombriga ou Ascaridíase: Ingestão de ovos em alimentos ou água contaminados 20) OVO CARAMUJO CERCÁRIA VERMES ADULTOS MIRACÍDIO que penetra pela pele ou mucosa. origina e origina (larva ciliada) (larva flagelada) que penetra no

21) Ancilostomose: Depois que as larvas atravessam a pele, elas atingem o sangue até che-gar nos pulmões.

Por meio das vias respiratórias, as larvas se deslocam pela traqueia até a laringe, onde são deglutidas com os alimentos ingeridos, passando pelo esôfago, estômago e alcançando a parede do intestino. Neste local se reproduzem, eliminando ovos juntamente às fezes.

Ela é conhecida por amarelão, causa uma forte anemia....

Ascaridíase: Esse é o nome da doença causada pelo verme, popularmente, conhecido como Lombriga. Ele faz o mesmo caminho que o ancilostoma, o mesmo....esses dois são co-nhecidos por ter o chamado “ciclo de loss”, ou seja, eles entram como ovos se transformam em larvas.

Causas: flatulência, dor abdominal, cólica, digestão difícil, náusea, vômito, diarreia e até presença de vermes nas fezes.

Podem ocorrer sintomas alérgicos, como dermatoses, rinites e conjuntivites. Complica-ções mais graves podem ocorrer, como a pneumonia, abscesso hepático e choque anafilá-tico. Nas parasitoses maciças em crianças, pode ocorrer a oclusão intestinal e até a morte. 22) a) A informação que a mãe da criança recebeu está errada. As proglotides (ou proglotes) liberadas nas fezes contém ovos do verme, portanto o perigo continua, a verminose precisa ser tratada.

b) Parasita de que trata a questão é a tênia solium pertencente ao filo Platelminto.

ORIENTADOR METODOLÓGICO: REINO PROTISTA E PRINCIPAIS PROTOZOOSES E VERMINOSES

caramujos (Biomphalariaglabrata) da família dos planorbídeos, onde se reproduzem, origi-nando as larvas esporocisto e cercárias. As larvas cercárias saem dos caramujos e penetram no homem (hospedeiro definito) através da pele.

24) a) Ancylostoma duoenale e Necator americanus.

b) A principal medida profilática para evitar essa verminose é o uso de calçados para proteger os pés, pois as larvas desses vermes penetram através da pele dos pés.

25) Ascaridiose: Encontramos ovos nas fezes das pessoas contaminadas;

Doença de Chagas: Pelo exame de fezes é impossível detectar a presença do parasita pelo simples fato desses habitarem o tecido muscular, causando danos ao coração, cérebro. A doença é detectada através de exames microscópicos, de sangue e por inoculação em animais de laboratório.

Esquistossomose: Os ovos podem ser encontrados no exame parasitológico de fezes. 26) Através da ingestão de ovos embrionados do verme Ascaris lumbricoides no alimento mal lavado, água não tratada ou nas mãos sujas.

Aprofundando:

1) A 2) B 3) E 4) C 5) C 6) B 7) B 8) A 9) C 10) V - V - V - F 11) A

ORIENTADOR METODOLÓGICO: REINO PROTISTA E PRINCIPAIS PROTOZOOSES E VERMINOSES

12) B 13) E

Desafiando:

1) No seu ciclo evolutivo, esse verme forma as seguintes larvas: miracídios, esporocistos primários, esporocistos secundários e cercárias.

b) As larvas miracídios penetram no hospedeiro intermediário do verme, ou seja, em cara-mujos (Biomphalariaglabrata) de família dos planorbídeos, onde se reproduzem, originando as larvas esporocisto e cercárias. As larvas cercárias saem dos caramujos e penetram no homem (hospedeiro definito) através da pele.

2) A falta de esgoto ou fossa, uma vez que os ovos do verme saem com as fezes humanas e liberam as larvas miracídios, as quais penetram no hopedeiro intermediário (caramujo). A presença de córregos e lagos próximos, que podem abrigar os caramujos hospedeiros do verme também favorece essa infestação.

3) a) Essa frase refere-se à esquistossomose, doença causada pelo Schistosoma mansoni. b) A doença é adquirida quando pessoas entram em contato com lagoas contaminadas com larvas desse verme, denominadas de cercárias, as quais penetram ativamente através da pele e provocam prurido (coceira) no local da penetração.

4) a) As pessoas são infectadas por meio das fezes que o percevejo barbeiro (triatomídeo) deposita na pele da pessoa, ao picá-la para sugar o sangue. Ao coçar, o indivíduo transfere o protozoário que se encontrava nas fezes do inseto para as lesões na pele, permitindo que ele atinja a corrente sanguínea.

b) O agente transmissor é o inseto (percevejo), conhecido como barbeiro, chupança, pro-cotó ou bicho-de-parede.

c) O agente patogênico pode atingir vários órgãos (como fígado, intestino (colo), esôfago, entre outros), mas afeta, principalmente, o coração.

d) Deve-se combater o percevejo barbeiro com inseticidas, tratar os doentes, substituir as casas de pau-a-pique por alvenaria (sem esconderijos para o inseto), usar cortinados de filó sobre as camas, além de portas e janelas protegidas por telas e ter cuidado com as transfu-sões de sangue.

Pesquisando:

Protozooses

ORIENTADOR METODOLÓGICO: REINO PROTISTA E PRINCIPAIS PROTOZOOSES E VERMINOSES

Doença de

Chagas Trypanosoma cruzi

Hospedeiro definitivo: homem Hospedeiro

intermedi-ário: barbeiro

Contato com as fezes contami-nadas do barbeiro, liberadas no

momento da picada. Trans-missão vertical e transfusão de

sangue contaminado.

No ínicio: febre, dores e cansaço. No segundo

estágio: problemas no coração, esôfogo e

intestino.

Uso de telas nas janelas e cortinados. Combate ao inseto vetor. Fiscalização dos bancos de sangue. Malária Plasmodium Hospedeiro definitivo: mosquito Hospedeiro intermedi-ário: homem

Picada do mosquito do gênero

Anopheles (mosquito-prego).

Febre em intervalos re-gulares devido ao

rompi-mento das hemácias e liberação de toxinas.

Combate ao mosqui-to transmissor.

Amebíase Entamoeba histolytica Parasita monoxeno. Ingestão de água e alimentos contaminados com cistos amebianos.

Diarreia e eliminação de

sangue com as fezes. Saneamento básico e hábitos de higiene. Verminoses

Doença etiológicoAgente Tipo de hospedeiro Forma de transmissão Principais sintomas Profilaxia

Teníase Taenia solium (porco) ou Taenia sagi-nata (boi) Hospedeiro definitivo: homem Hospedeiro

intermedi-ário: porco ou boi

Ingestão de carne de porco ou de boi mal cozida com a larva da

tênia (cisticerco).

Diarreia, prisão de ven-tre, insônia e irritação. Pode levar à anemia.

Saneamento básico, fiscalização dos matadouros, evitar comer carne crua ou

mal cozida.

Cisticercose Taenia solium O homem faz o papel do hospedeiro inter-mediário.

Ingestão de água ou alimentos contaminados com os ovos da

Taenia solium.

Alguns casos são assin-tomáticos, em outros pode ocorrer neurocisti-cercose, com problemas

neurológicos, convul-sões e morte.

Saneamento básico e hábitos de higiene.

Esquistos-somíase Schitosoma mansoni

Hospedeiro definitivo: homem. Hospedeiro inter-mediário: caramujos

Biomphalaria.

A larva penetra ativamente através da pele do homem.

Aumento do fígado e do baço, ascite (dilatação do abdômen decorrente

do acúmulo de líquido).

Sanemento básico, combate ao cara-mujo e não nadar “lagoas de coceira” (águas desconheci-das que tenham o

caramujo).

Ascaridíase Ascaris lum-bricoides Parasitas monoxeno. Ingestão da água ou alimentos contaminados com os ovos do parasita.

Pode causar obstrução intestinal. Saneamento básico e hábitos de higiene, consumir somente água fervida ou filtrada. Ancilosto-míase Ancylostoma duodenale e Necator americanus

No documento FÍSICA 9 o ANO PROFESSOR VOLUME I (páginas 113-119)

Documentos relacionados