• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3. Turismo e desenvolvimento

3.3 Relação entre o turismo e o desenvolvimento

O turismo a nível mundial tem registado um elevado crescimento nas últimas décadas. Em 2009, o número de chegadas de turistas a nível mundial foi de 922 milhões de turistas, registando assim uma taxa de crescimento da ordem dos 2% em relação ao ano passado. As deslocações dos 922 milhões dos turistas geraram uma receita na ordem dos US$ 944 bilhões (OMT, 2010). A previsão para ano 2020 é de 1,6 bilhões de chegadas de turistas internacionais, o que corresponde a uma taxa de crescimento média anual da ordem dos 4%.

Parte deste crescimento está relacionado com a aposta de muitos países, alguns dos quais países em desenvolvimento, no desenvolvimento do turismo. Para a maioria desses países o turismo representa uma parte integrante da estratégia de desenvolvimento adoptada. O turismo surge para o desenvolvimento da economia, ou seja, assumem que o turismo pode ajudar a eliminar a lacuna económica entre países desenvolvidos e os menos desenvolvido sendo desta forma uma actividade estratégica para o desenvolvimento económico dos países em desenvolvimento (Sharpley e Telfer, 2002).

O turismo é um fenómeno que estabelece relações não só com todas as actividades económicas como também com o ambiente humano e físico, uma vez que os turistas nas suas viagens

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 28

influenciam e são influenciados pelo contexto económico, social, político, ambiental e cultural (Figura 3.1).

Figura 3.1: Sistema de inter-relações do turismo Fonte: Cunha (2003:119)

Todas as componentes do contexto que constam da Figura 3.1 integram do conceito de desenvolvimento, fazendo com que exista uma estreita ligação entre o desenvolvimento do turismo e o desenvolvimento do contexto, a nível político, económico, social, cultural e ambiental. Por sua vez, o turismo tem impactes positivos e negativos a nível económico, social, cultural e ambiental. Foi elaborado um modelo que explica a relação entre o turismo e os estudos de desenvolvimento. Segundo Sharpley e Telfer (2002) o modelo traduz a relação entre o turismo e os estudos de desenvolvimento, e as consequentes implicações para o estudo e compreensão do potencial contribuição do turismo para o desenvolvimento das áreas de destino. O modelo não só demonstra a interdependência entre o turismo e contexto social, cultural, politico, económico e ambiental em que opera, mas também as várias consequências do turismo que poderão resultar ou não em desenvolvimento (Figura 3.2).

Económico Social Ambiental Politico

Tecnológico

Institucional/ /Jurídico

Sistema Turístico

Cientifico/

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 29

Figura 3.2: Modelo que mostra a relação entre o turismo e os estudos de desenvolvimento Fonte: Traduzido do modelo de Sharpley e Telfer (2002)

O modelo apresentado na Figura 3.2 representa as relações complexas entre o turismo e o desenvolvimento. Do modelo podemos verificar as seguintes relações entre turismo e desenvolvimento: i) o turismo como processo de desenvolvimento. (ii) um factor ou um instrumento de desenvolvimento; iii) o turismo como causa ou consequência do desenvolvimento. Devido à natureza deste projecto de investigação vamos falar mais sobre o segundo aspecto, o turismo como causa/consequência do desenvolvimento. Tentando perceber a relação existente entre o desenvolvimento da actividade turística e o desenvolvimento e o desenvolvimento económico e social do continente africano.

A actividade turística influencia e é influenciado pelo nível de desenvolvimento económico. O nível de desenvolvimento económico de uma sociedade é um factor determinante da magnitude da

Paradigma Dominante de Desenvolvimento

Estrutura do Sistema de Produção de Turismo Internacional Ambiente Sociocultural Global Padrões de Consumo e as Tendências do Turismo Politica Global de Economia Natureza de Desenvolvimento Local/Regional/ Nacional Natureza de Desenvolvimento do Turismo Desenvolvimento Ambiental Desenvolvimento Económico e Político Desenvolvimento Sociocultural Desenvolvimento/ regras da sociedade

Desenvolvimento dos Recursos Humanos

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 30

procura turística. Factores como rendimento per-capita, o tempo de lazer e em particular o direito a férias pagas, restrições governamentais para o turismo, e disponibilidade de produtos turísticos, afectam não apenas a capacidade das pessoas para viajar e as suas motivações, mas também as oportunidades para viajar. Por outro lado, as atracções turísticas estão sobretudo relacionadas com o nível de desenvolvimento passado e presente de uma nação. O desenvolvimento do turismo num determinado poderá estar relacionado também com a dimensão e abertura da sua economia (Liu, 1998).

As estatísticas do turismo indicam que a taxa de participação de férias dos habitantes de um país aumenta quando ocorrem aumentos do rendimento per-capita. No entanto, o baixo nível de desenvolvimento económico também poderá ter algumas vantagens em termos de atracção turística, na medida em que, por vezes o subdesenvolvimento por si só poderá ser uma atracção turística. Por outro lado, por vezes os baixos níveis de rendimento e de custo de vida poderão funcionar como atractivos, na medida em que o nível de preços dos produtos e serviços é baixo quando comparado com os preços praticados nos países de origem (Liu, 1998).

O turismo tem sido defendido por muitos como um caminho para o desenvolvimento, no entanto, importa salientar que para a maioria dos países o turismo é apenas uma opção entre uma ampla gama de alternativas de desenvolvimento. Nos países desenvolvidos o turismo pode ser considerada como uma actividade essencialmente social com consequências económicas, nos países em desenvolvimento é em grande parte uma actividade económica com consequências sociais (Jenkins, 1980 citado por Liu, 1998).

Em suma, podemos dizer que o turismo influencia o desenvolvimento económico de um país. Esta afirmação é corroborada por vários autores (Sharpley e Telfer, 2002; Lee e Chien, 2008; Lee e Chang, 2008; Kim et al, 2006). Lee e Chang (2008) afirmam que o sector do turismo pode contribuir significativamente para o crescimento económico. Segundo o Kim et al. (2006) a maioria dos autores que estudam esta problemática afirmam que em geral a expansão do turismo deve ter uma contribuição positiva para o crescimento económico. Importa, então analisar na secção seguintes os principais impactes económicos que o turismo poderá originar nos países em desenvolvimento.