• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 7. Turismo e desenvolvimento: que relação?

7.2 Turismo Emissor e desenvolvimento

7.2.1 Turismo Emissor e desenvolvimento social

Considera-se, também neste projecto de investigação que o desenvolvimento económico e social dos países emissores influencia e é influenciado pelo desenvolvimento da actividade turística. Para analisar esta hipótese, recorreu-se também ao cálculo dos Coeficientes de Correlação de Pearson entre indicadores do contexto e indicadores que quantificam o turismo emissor.

Na Tabela 7.5 apresentam-se os resultados da aplicação do Coeficiente de Correlação de Pearson ao estudo da relação entre indicadores demográficos e sociais e indicadores turísticos. Os resultados evidenciam que existe uma associação estatisticamente significativa positiva moderado entre a variável despesas do turismo internacional e a variável população residente, e uma associação negativa baixa entre as despesas e a taxa de natalidade. Observou-se, igualmente, uma associação estatisticamente significativa positiva moderada entre a variável despesas do turismo internacional por habitante e a variável densidade populacional, esperança média de vida à nascença e taxa de alfabetização. Por sua vez, observou-se uma associação negativa moderada

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 103

entre a taxa de natalidade e as despesas do turismo internacional, tendo-se obtido um resultado semelhante no que respeita à relação entre despesas do turismo internacional e a variável taxa de mortalidade infantil. Estes resultados evidenciam claramente que as despesas internacionais do turismo estão directamente relacionadas com a dimensão da população e com indicadores sociais como a esperança média de vida e a taxa de alfabetização.

Tabela 7.5: Coeficientes de Correlação de Pearson entre indicadores demográficos e sociais e indicadores do turismo emissor

Indicadores Sócio -demográficos Indicadores Turísticos Despesas Despesas por habitantes População Pearson 0,505 -0, 240 Sig. (0,001) (0, 147)

Densidade Populacional Pearson -0,074 0, 409

Sig. (0,662) (0, 011)

Taxa Natalidade Pearson -0,360 -0, 579

Sig. (0,029) (0,000)

Taxa de Mortalidade Pearson -0,111 -0, 252

Sig. (0,514) (0, 127)

Taxa de Mortalidade infantil Pearson -0,235 -0, 505

Sig. (0,162) (0, 001)

Esperança de vida a nascença Pearson 0,145 0, 403

Sig. (0,392) (0, 012)

Taxa Alfabetização Pearson 0,185 0, 464

Sig. (0,274) (0, 003)

7.2.2 Turismo emissor e desenvolvimento económico

O desenvolvimento económico de um país influencia as despesas dos turistas nas suas viagens. Analisando a associação existente entre indicadores do desenvolvimento económico e indicadores do turismo emissor é possível contactar que existe uma associação estatisticamente significativa positiva muito alta entre as despesas e o PIB total, ou seja, os turistas dos países que geram maior riqueza, são aqueles que gastam mais nas suas viagens. Houve também uma associação estatisticamente significativa positiva alta entre as despesas por habitante e o PIB per-capita, que indica que uma maior despesa por habitante está associada a um maior PIB per-capita (Tabela 7.6). Estes resultados evidenciam claramente o que foi analisado nas secções respeitantes ao enquadramento teórico, o crescimento económico dos países emissores influencia o desenvolvimento do turismo.

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 104

Tabela 7.6: Coeficientes de Correlação de Pearson entre indicadores económicos e indicadores do turismo emissor

Indicadores Económicos Indicadores Turísticos Despesas Despesas por habitantes PIB Pearson 0, 914 -0, 048 Sig. (0, 000) (0, 147)

PIB per capita Pearson 0, 289 0, 835

Sig. (0, 088) (0, 000)

7.2.3 Turismo receptor e desenvolvimento socioeconómico

As variáveis que representam o turismo emissor também encontram relacionadas com as variáveis que representam o nível de desenvolvimento humano dos países emissores. Da análise dos

Coeficientes de Correlação de Pearson apresentados na Tabela 7.7 é possível verificar que existe

uma associação estatisticamente significativa positiva baixa entre o IDH e as despesas e uma associação positiva moderada entre o IDH e as despesas por habitantes. Estes resultados sugerem que os países que apresentam um maior Índice de Desenvolvimento Humano apresentam valores das despesas do turismo internacional mais elevadas e vice-versa. Estes resultados permitem concluir que, também no continente africano, são os países que apresentam níveis de desenvolvimento turístico mais elevados os que registam maiores despesas totais. Estas conclusões são corroboradas com os resultados obtidos nos Coeficientes de Correlação de Pearson da relação entre o IPH e os indicadores do turismo emissor (despesas do turismo internacional totais e despesas do turismo internacional por habitante).

Tabela 7.7: Coeficientes de Correlação de Pearson entre indicadores do contexto socioeconómico e indicadores turísticos

Indicadores Socioeconómicos Indicadores Turísticos Despesas Despesas por habitantes IDH Pearson 0,309 0,670 Sig. (0,063) (0,000) IPH Pearson -0,343 -0,596 Sig. (0,662) (0,000)

Coeficiente Gini Pearson -0,040 0,115

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 105

7.3 Conclusão

Este capítulo teve como objectivo estudar a relação existente entre indicadores que traduzem o nível de desenvolvimento social e económico dos países de África e indicadores que quantificam o turismo internacional em África (turismo emissor e turismo receptor). Os resultados apresentados neste capítulo permitem validar em termos empíricos algumas afirmações que foram realizadas nas secções teóricas deste projecto de investigação, comprovando que, no continente africano, os países que geram maior riqueza são os países que captam um maior número de visitante, um maior valor de receitas do turismo internacional. São também estes os países que apresentam maiores despesas do turismo internacional.

Em relação às variáveis sociais e demográficas concluiu-se que existe uma relação directa entre a dimensão da população e a dimensão do turismo receptor e emissor, existindo contudo uma relação inversa entre indicadores do turismo receptor e emissor e indicadores sociais como: taxa de mortalidade e taxa de mortalidade infantil.

Relativamente aos indicadores compósitos que permitem avaliar em conjunto o nível de desenvolvimento económico e social dos países, constatou-se que os países mais desenvolvidos (com elevado IDH e baixo IPH) são aqueles que captam um maior número de visitantes e um maior valor das receitas do turismo internacional. São também estes os países que apresentam níveis de despesas do turismo internacional mais elevados.

Turismo e Desenvolvimento: o caso do continente africano 106

Capítulo 8. Conclusão

A realização deste projecto de investigação teve como objectivo caracterizar o continente africano em termos de nível de desenvolvimento económico, social e turístico. A caracterização foi feita recorrendo a indicadores que nos permitem avaliar o nível de desenvolvimento económico, social e turístico das últimas duas décadas, bem como a caracterização actual.

O presente capítulo está estrutura em quatro secções. Na primeira secção deste capítulo apresentam-se as principais conclusões obtidas do estudo empírico, bem como da revisão bibliográfica. A segunda secção é constituída por uma descrição dos contributos desta investigação para a realização de planos e definição de políticas de actuação para o desenvolvimento da actividade turística nos países africanos. Na terceira secção descrevem-se as principais recomendações práticas para os agentes responsáveis pelo desenvolvimento do turismo no continente africano. Por fim, descrevem-se as principais limitações encontradas ao longo do trabalho de investigação, bem como algumas propostas para futuros trabalhos de investigação, que poderão ser desenvolvidos na mesma área temática ou em outras áreas complementares que se consideram relevantes para o desenvolvimento do continente africano.