• Nenhum resultado encontrado

A descrição da forma de organização relacional dos textos do gênero artigo de opinião apontou que, nesse gênero, a relação textual interativa de topicalização é bastante freqüente entre os constituintes textuais.

Nos textos do gênero artigo de opinião, a relação de topicalização é marcada principalmente pelo deslocamento sintático à esquerda. Esse deslocamento é geralmente constituído por alguns articuladores textuais, que têm como função organizar uma seqüência de fragmentos complementares ou introduzir um tópico.

Koch (2006) assinala que os articuladores textuais são recursos lingüísticos que atuam no encadeamento de segmentos textuais (períodos, parágrafos, seqüências textuais, etc). De acordo com a autora, alguns articuladores textuais atuam na organização textual como marcadores de integração linear, e sua função é “estruturar a linearidade do texto, organizando-o em uma sucessão de fragmentos complementares que facilitam o tratamento interpretativo.” (Koch, 2006, p. 135)

Nos exemplos que apresento a seguir, procuro mostrar como se dá a marcação da relação textual de topicalização nos textos do gênero artigo de opinião aqui analisados.

Exemplo 22

(14) Em primeiro lugar, (15) a prosperidade depende do estoque de capital humano, (16) ou seja, a capacidade e a habilidade dos trabalhadores em “fazer mais com menos”. (17) Nesse quesito, (18) o Brasil ainda deixa muito a desejar, (19) dado que nossa escolaridade média equivale a de um trabalhador italiano da década de 70! (20) Evidentemente que esse número não retrata a qualidade do ensino, (21) mas basta ver os indicadores sobre o ensino (22) para se constatar as razões pelas quais o aluno brasileiro não ocupa posição de destaque nas comparações internacionais. (A2-EM)

As14 Em primeiro lugar, top

Ip As15 a prosperidade depende do estoque de capital humano,

Ip

Is Ap16 ou seja, a capacidade e a habilidade dos trabalhadores (...)

arg ref

As17 Nesse quesito,

top

Ap18 o Brasil ainda deixa muito a desejar,

Is Ip

arg As19 dado que nossa escolaridade média

Ip arg equivale a de um trabalhador italiano (...)!

As20 Evidentemente que esse número não retrata,

Is a qualidade do ensino,

com

Ap21 mas basta ver os indicadores

Ip sobre o ensino

c-arg

As22 para se constatar (...)

A estrutura hierárquico-relacional proposta para essa intervenção permite que se visualize como os articuladores em negrito atuam na organização textual. No trecho representado na Figura acima, tem-se duas intervenções dependentes, a Ip (14-16) e a Is (17-22), que são relacionadas através de uma relação textual interativa de argumento.

Na primeira intervenção, composta pelos atos (14-16), o ato subordinado (14) se liga à intervenção (15-16) por uma relação textual de topicalização. Nesse trecho, o autor busca justificar a afirmação feita em um constituinte anterior, a de que a história de nosso país, assim como a de outros, já demonstrou que o processo de crescimento econômico depende de outros fatores para ser chamado de sustentável. Para garantir a organização de seus argumentos, o autor emprega o termo em primeiro lugar. De acordo com Koch (2006), os marcadores como em primeiro lugar, primeiro,

primeiramente, depois, em seguida, dentre outros, estabelecem uma seqüência para as

informações mobilizadas no texto e contribuem para o processo de interpretação do leitor.

A intervenção (15-16) é composta por dois atos dependentes. O ato (16) se liga ao ato (15) por uma relação interativa de reformulação, marcada pela presença da expressão, ou seja, que introduz o ato (17). Nesse trecho, o autor cita que a prosperidade depende do estoque de capital humano, ou seja, da capacidade e da habilidade dos trabalhadores de “fazer mais com menos.” Após essa intervenção, tem-se a Is (17-22), na qual o autor afirma que o Brasil ainda deixa muito a desejar, já que a escolaridade média do brasileiro equivale a de um trabalhador italiano da década de 70. Nessa intervenção, o ato subordinado (17) se liga à Ip (18-22) através da relação interativa de topicalização, marcada pela presença da expressão nesse quesito. Nesse exemplo, o articulador textual nesse quesito explicita o âmbito dentro do qual o conteúdo da

intervenção (18-22) se verifica. Na Ip (18-22), tem-se ainda duas intervenções encaixadas: a Ip (18-19) e a Is (20-22).

Exemplo 23

(23) Na história da humanidade, (24) são raros os casos de governantes que construíram impérios sem amparo na força da comunicação. (25) Da Antiguidade ao

século XVI, (26) os mandatários usavam o gogó e os gestos. (27) Na passagem do Estado-cidade para o Estado-nação, (28) a expressão ganhou mais fôlego, (29) saindo

da galáxia de Gutenberg – livro e imprensa – para a de Marconi, a era do rádio. (A3- OT)

As23 Na história da humanidade,

top

Ip

Ap24 são raros os casos de governantes que construíram impérios sem

amparo na força da comunicação.

As25 Da Antiguidade ao século XVI,

top

I

Ap26 os mandatários usavam o gogó e os gestos.

Is

As27 Na passagem do Estado-cidade para o Estado-nação,

top

I Ap28 a expressão ganhou mais fôlego,

Ip

As29 saindo da galáxia de Gutenberg – livro e imprensa

arg – para a de Marconi, a era do rádio.

Nessa figura, os atos que estão em negrito (23), (25) e (27) encabeçam as três intervenções representadas nessa intervenção. Neste trecho, o autor discute sobre a importância da comunicação para os governantes e destaca como a comunicação foi utilizada em diferentes períodos. Primeiramente, o autor se refere, de modo geral, à

importância da comunicação para os governantes na história da humanidade, conforme espelha a Ip (23-24). Para embasar o que disse, o autor traz, em seguida, exemplos de diferentes épocas, em uma intervenção subordinada que se liga à Ip (23-24) através de uma relação interativa de argumento. Nessa intervenção subordinada, o autor cita como a comunicação era utilizada “Da antiguidade ao século XVI”, conforme As (25); e “Na passagem do Estado-cidade para o Estado-nação”, conforme As (27). A função desses dois atos é introduzir o tópico do conteúdo tratado nas intervenções que se encontram relacionadas a eles.

Para que se organizem as idéias que serão apresentadas em um texto, o autor lança mão de diferentes recursos lingüísticos que contribuem para a articulação das informações mobilizadas em um texto. Quando o autor do texto (A3-OT) utiliza, por exemplo, as expressões (25) Da Antiguidade ao século XVI e (27) Na passagem do Estado-cidade para o Estado-nação, ele evidencia para o leitor que, no decorrer da história, a comunicação exerceu diferentes funções para os governadores.