• Nenhum resultado encontrado

2.2 MARKETING

2.2.3 E Commerce

2.2.3.2 Site de Relacionamento

Bom hoje umas das primeiras pergunta que se faz é, você tem Orkut? Sendo um site de relacionamento mais movimentado do mundo, que pertence ao grupo Google, ele foi criado em 22 de janeiro de 2004, criado pelo projetista chefe Orkut Büyükkokten, que veio com o objetivo descrito de ajudar aos membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Sendo que nele cada membro obtém uma conta e um perfil onde constam algumas informações pessoais, profissionais e lazer.

Desta forma a Google teve uma grande motivação financeira, assim fazendo que para ingressar na Google o usuário tenha que se cadastrar na rede da Google,

assim tendo um grande banco de dados repleto de informações demográficas valiosas para empresas poderem analisar mais a fundo o candidato, obtendo informações que durante a entrevista são proibidas ser efetuadas, como Telles (2006, p.22) faz a seguinte colocação que a maioria das pessoas não se importa em fornecer essas informações na comunidade: etnia dos familiares, perfil das amizades, gostos pessoais, orientação política e opiniões diversas.

E com todos esses dados que consta no Orkut, esta sendo muito importante para o profissional de marketing, onde constam dados de comportamentos e tendências que mudam em uma velocidade impressionante, sendo que ele faz parte de nossa vida, em um mundo onde cada vez o tempo das pessoas é curto pela correria do mundo contemporâneo e que acabam ficando solitários. Desta forma Telles (2006, p.36) cita que:

Diante desse cenário e de muitas outras transformações ocorridas no meio organizacional e social, surgiu o marketing pessoal, como forma de revalorização das capacidades e competências das pessoas.

Onde construímos uma imagem positiva e otimista, da forma que o marketing coloca que devemos obter uma boa embalagem, pois você estará vendendo a sua própria imagem, onde usando corretamente com todas as estratégias em mãos, vai conseguir conquistar resultados positivos onde não comprometera a sua essência.

Cada dia que passa o Orkut é levado mais a sério, não ficando somente em perfis de pessoas e amigos, mas também das empresas e marcas, onde a aproximação esta cada vez maior entre empresas e clientes, ou seja, o Orkut esta virando uma ferramenta de negócios, desta forma Telles (2006, p.54 - 55) cita que:

Além de gerar uma imagem positiva, as respostas rápidas fortalecem a empresa diante de possíveis crises. Algumas companhias conseguem reverter criticas e reclamações, transformando as novas mídias em meios eficazes de comunicação com seus consumidores, integrando-se à estratégia de Orkut marketing.

Tendo versatilidade no espaço on-line, sempre vai ter espaço para diversas formas de utilizar essas ferramentas tendo o objetivo empresarial, onde hoje varias empresas utilizam o Orkut como uma pagina para divulgação, desde que o proprietário saiba utilizar e aproveitar as características de marketing que o Orkut oferece, gerando assim estimulando seus clientes e disponibilizando informações

sobre o produto e a simpatia pela marca. Sendo que no Orkut a empresa tem todo o perfil de seus clientes, como idade do que gostam assim podem criar um caminho de tendência dos produtos conforme o seu publico alvo, levando um marketing de relacionamento entre empresa e cliente.

Mas para tudo isso é sempre bom ter um bom comportamento para uma estruturação de ações de e-mail marketing, levando uma utilização ética e responsável como e-mail e como ferramenta de marketing. São fundamentações de adequações para ter na internet para a empresa obter resultados desejados e conter um relacionamento sólido com o cliente, estabelecendo assim um código de ética citado pela ABEND, onde detalha as boas praticas no marketing direto.

Mas também podemos utilizar o marketing de guerrilha dentro do Orkut, onde vai ser usada uma forma não convencional da estratégia de marketing, onde se aplicam totalmente aos negócios eletrônicos, onde não fica apenas como um novo campo de batalha, mas sim um derradeiro. Uma das funções de obter uma boa ação de guerrilha é furar esse congestionamento do mercado, e posicionar a marca ao lado o consumidor, e o Orkut é uma destas ferramentas que oferece esta função, sabendo usar a criatividade a empresa vai poder colocar o seu produto no nível desejado, assim Telles (2006, p.74) retrata que;

Furar o congestionamento se consegue com agilidade, ousadia e surpresa, que, em vez de incomodar as pessoas com mensagens indesejáveis e interrompe-las durante a navegação pelo Orkut, passa a colocá-las como parte integrante do meio, gerando maior identificação com a marca. Telles (2006, p.74)

Tanto como a utilização do marketing de guerrilha, também podemos usufruir do marketing viral no Orkut, de forma contagiosa e apelativa para que sejam passadas adiante para seus contatos. Tendo assim ações imediatas onde uma duplicação fácil de formas de marketing direto, onde a relevância de uma publicidade que invade nossas portas, tratando bem os clientes e atraindo novos negócios. De uma forma o marketing viral é uma estratégia que encoraja indivíduos a passar adiante suas mensagens de marketing, tendo oportunidades de crescer, sendo que muitos gerentes de marcas utilizam o Orkut como ferramenta para entender o que o consumidor quer ou deseja do produto, como Telles (2006, p.95) coloca que, o ponto crítico no planejamento de marketing é sem duvida a identificação dos alvos de mercado, sendo que para definir é preciso uma estratégia

de marketing fundamental para qualquer empresa e sua marca e produto, sendo relativa e simples.

Desta forma temos uma grande ferramenta nas mãos, de uma maneira de poder fundamentar o mercado e agrupar esforços de marketing par pratica e objetivo nas diferenças entre conquistar o consumidor e reuni-los em um meio de atendimento onde se podem conduzir reações que possam gerir lucros satisfatórios, utilizando o Orkut marketing.

Documentos relacionados