• Nenhum resultado encontrado

Relatório da Avaliação Psicomotora Inicial de I.L

Relatório de Avaliação BOT2

Subteste 1: Precisão Motora Fina

Desenhar Linhas através de Percursos – Labirinto

Neste item, I. não apresentou dificuldades, obtendo pontuação máxima de 7 valores, por não ter ultrapassado ou tocado nos limites do percurso. Realizou a tarefa de forma calma e concentrada no que estava a fazer. O traço não foi contínuo, pelo que levantou o lápis algumas vezes.

Dobrar papel

Na dobra do papel, I. obteve pontuação de 6 em 7, visto que conseguiu obter os 3 pontos em cada um dos cantos, dobrando sobre a linha de orientação a folha, no entanto, a dobra do meio, apenas obteve 2 pontos. Na linha do meio, a dobra ficou ligeiramente abaixo da linha de orientação. Assim, obteve 11 pontos na soma das dobras.

Subteste 2: Integração Motora Fina Copiar um Quadrado

No desenho do quadrado I. obteve uma pontuação de 4 valores. No fator «forma básica pontuou 1 valore, visto ter 4 cantos e 4 lados, no entanto, no «fecho» I. não interligou um dos lados do quadrado, não tendo pontuado neste fator. Nos restantes fatores «bordas», «orientação» e «dimensão global», pontuou 1 valor, visto os lados terem o tamanho semelhante entre eles, a orientação ser igual à do modelo e, a sua dimensão ser muito semelhante ao do modelo.

Copiar uma Estrela

Neste desenho I. apresentou imensas dificuldades, referindo de início que não sabia desenhar estrelas e que não queria fazer, no entanto após reforço verbal e incentivo

Nome: I. L. Sexo: Feminino

Nome de Avaliador: Liliana Lima Data de Aplicação:05/01/2018

115

começou por desenhar. Não conseguiu pontuar no fator «forma básica» pois, apesar de ter 5 pontos, o desenho não se parece com uma estrela, além de que a estrela não se encontra toda fechada entre cada uma das pontas, não pontuando no fator «fecho». A «orientação» da estrela também ficou muito diferente da do modelo apresentado, no entanto a sua «dimensão global» está semelhante à do modelo.

Subteste 3: Destreza Manual Transferir Moedas

A pontuação obtida neste item foi de 7 num total de 9. No primeiro ensaio, I. conseguiu colocar 14 moedas dentro da caixa e, no segundo ensaio, conseguiu meter 16 moedas. Não se verificou dificuldades nesta tarefa, tendo seguido as instruções dadas no início da tarefa.

Subteste 4: Coordenação Bilateral

Saltar no mesmo sítio – Ambos os lados alternadamente

Nesta tarefa I. não apresentou dificuldades, realizando os saltos de forma contínua e de forma controlada. Deste modo, obteve pontuação máxima de 3 valores. Após a realizar os saltos, I. questionou se tinha realizado bem os saltos.

Bater os pés e os dedos – Ambos os lados alternadamente

I. demonstrou ter uma boa coordenação dos membros superiores e inferiores, visto só precisar de um ensaio para alcançar os 10 batimentos, de forma alternada e contínua, sem descoordenação entre membros do mesmo lado. Assim sendo, obteve pontuação máxima de 4 neste item.

Subteste 5: Equilíbrio Andar sobre uma Linha

Neste item, I. não precisou do segundo ensaio, uma vez que conseguiu os 6 passos de forma correta no primeiro ensaio. Revelou um bom controlo corporal e sem oscilações corporais durante o percurso. Manteve sempre as mãos à cintura. Obteve uma pontuação máxima de 4.

Manter-se em Apoio Unipodal sobre uma Trave – Olhos abertos

No primeiro ensaio, I. conseguiu manter-se durante os 10 segundos em equilíbrio, no entanto não manteve a perna aos 90⁰. Como tal foi realizado o segundo ensaio, que após reforço de demonstração e explicação verbal, I. conseguiu realizar a tarefa, mantendo um

116

bom controlo corporal, sem grandes oscilações, mantendo sempre a perna perto dos 90⁰, obtendo uma pontuação máxima de 4 valores.

Subteste 6: Corrida de Velocidade e Agilidade Saltar em apoio unipodal no mesmo sítio

Neste item obteve uma pontuação de 7 em 10. No primeiro ensaio realizou 22 saltos e no segundo ensaio 28. Entre os ensaios foi reforçada a ideia de que a perna deve estar a 90⁰, visto que ao longo da tarefa a perna ia baixando. Durante os saltos realizava algumas oscilações corporais, mas mantinha-se sempre no mesmo sítio, desviando-se apenas alguns centímetros, sem mudanças muito discrepantes.

Subteste 7: Coordenação dos Membros Superiores Largar e apanhar a bola – Duas mãos

Os lançamentos não foram consecutivos, pelo que conseguiu alcançar as 5 capturas corretas durante 12 tentativas de capturas, obtendo a pontuação máxima de 5 valores. Inês não realizava movimentos muito amplos, mantendo-se quase sempre no mesmo sítio da sala.

De salientar que a bola de ténis utilizada não saltava muito, pelo que necessitava de fazer uma força extra, dificultando também a realização da tarefa, sendo um dos aspetos referido pela Inês durante a realização da tarefa.

Driblar uma bola – alternando as mãos

Visto que a bola não estava adequada, dificultando a tarefa, foi tido em conta esse fator no momento da cotação. I. realizou 6 dribles no primeiro ensaio, perdendo o controlo da bola durante a alternância de mãos, mas no segundo ensaio já conseguiu os 10 dribles, pelo que a sua execução foi correta, na medida em que alternava as mãos, no entanto, esses 10 dribles não foram contínuos, pois a bola não saltava o suficiente. A cotação foi dada como máxima, i.e., 7 valores, pois caso a bola estivesse em condições I. revelou conseguir realizar bem a tarefa.

Nesta tarefa, ao contrário da anterior, I. já explorou mais o espaço da sala, movimentando-se e fazendo movimentos mais amplos.

Subteste 8: Força

117

I. referiu não gostar de fazer flexões, no entanto após a explicação e demonstração, conseguiu realizar 12 flexões, que apesar de não ter uma flexão muito ampla do braço, o tronco mantinha-se direito e sem oscilações. Obteve assim uma pontuação de 4 valores, num total de 9.

Abdominais

Nos abdominais também referiu ser algo que não gostava de fazer, tendo realizado 14 abdominais, durante os 30 segundos, ao longo da realização foi revelando cansaço, até ao ponto de dizer que já não conseguia fazer mais apesar de ainda ter tempo de realizar mais algumas. A elevação das omoplatas não era muito grande, mas mantinha os pés no chão. Deste modo obteve uma pontuação de 4 valores em 9.

Observação Geral

De uma forma geral, Inês não apresentou grandes dificuldades, verificando-se na maior parte das tarefas falta de confiança para ter sucesso na tarefa, visto referir, mesmo antes de tentar que não conseguia/sabia ou que era muito difícil. Foi necessário constante reforço positivo e reforço verbal para que executasse as tarefas. Verificou-se maiores dificuldades no subteste da força e no desenho da estrela, sendo que nas restantes tarefas obteve uma boa pontuação.

Obteve assim, uma pontuação total de 67 pontos, num total de 88 pontos.

Estagiária Liliana Lima __________________

Orientadora Dolores Gamito _______________________

118