• Nenhum resultado encontrado

B.3 Recursos complementares

B.3.8 Relatório

No SAW foram desenvolvidos relatórios para auxiliar o professsor no acompanhamento do de- sempenho dos alunos e das turmas, descritos a seguir:

• Relatório por turma: O professor seleciona uma aula da turma e uma tabela é gerada, com todos os exercícios pertencentes a aula, apresentando quais exercícios o aluno acertou, errou ou não acessou.

• Relatório por turma resumido: É uma versão simplicada do relatório anterior, apresen- tando apenas os exercícios pertencentes a aula e se os alunos acertaram ou erraram.

• Relatório por aluno: Após o professor selecionar o aluno um relatório é gerado com todas as aulas cadastradas no curso as quais o aluno participou. Para cada exercício pertecente a uma aula, o relatório apresenta se o aluno acertou, errou ou se não acessou.

A partir dos relatórios gerados, o professor pode visualizar a resposta do aluno e, caso apresente alguma inconsistência, pode alterar a avaliação do exercício. Exemplo de um relatório por aluno pode ser visto na FiguraB.2.

Mais informações sobre o Moodle

C.1 Usuários

Os usuários do Moodle podem desempenhar diversos papéis1 no ambiente, cada papel está

relacionado a um conjunto de permissões, que dene o acesso e a restrição dos usuários ao conteúdo do sistema.

O Moodle dispõe de 7 papéis principais, pré-denidos automaticamente pelo sistema durante a instalação. Os papéis seguem um modelo hierárquico, sendo que um papel em nível superior tem a sua disposição todas as permissões de usuários de níveis inferiores. O papel com o maior número de permissões é o administrador, seguido do autor de curso, professor, monitor, estudante, usuário registrado e visitante, nesta ordem, como ilustrado na FiguraC.1 e descritos a seguir:

1. Visitante: É o usuário que pode acessar o ambiente e as informações disponibilizadas na tela de abertura do sistema. Pode visitar disciplinas que permitam o acesso de visitantes. Possui privilégios mínimos e não pode publicar textos nem realizar tarefas no curso.

2. Usuário registrado: É qualquer usuário que possua registro no sistema, porém seu acesso é apenas aos cursos nos quais está inscrito ou aos que permitam acesso de visitantes.

3. Estudante: É o usuário que realiza o curso. Possui permissão apenas de acesso ao conteúdo designado pelo professor, nos cursos ao qual encontra-se inscrito. Também pode acompanhar seu desempenho nas atividades e avaliações.

4. Monitor: Gerenciar conteúdo, avaliar, acompanhar o desempenho e interagir com os estu- dantes são suas atribuições. Apesar de interagir e avaliar, não pode alterar o conteúdo do curso.

5. Professor: Possui permissão total nos seus cursos. Podendo designar papéis de monitor ou estudante a qualquer usuário registrado no sistema. É responsável pelo acompanhamento de alunos dos cursos, podendo inserir tarefas ou atividades, responder as dúvidas, avaliar as atividades além de interagir com os alunos.

6. Autor de curso: É responsável pela criação dos cursos, pode cadastrar, congurar e gerenciar os cursos disponíveis no ambiente. Também pode agir como professor.

7. Administrador: Possui permissão total no sistema e em todos os cursos. É responsável pela estrutura do ambiente, realiza instalação e conguração do sistema, cria cursos e mantem o cadastro dos usuários.

O gerenciamento de papéis do Moodle é permitido apenas ao administrador do sistema, sendo um processo bastante exível que possibilita a criação de novos papéis ou alteração dos existentes. A menos do administrador nenhum outro papel possui um conjunto de permissões xas.

1 Papéis no sistema Moodle são denominados por funções. 71

Figura C.1: Níveis de acesso dos papéis dos usuários do Moodle

Para criar um novo papel basta denir um nome e um conjunto de permissões para o mesmo, que pode ser herdado de algum papel já existente e adequado para o novo papel. Por exemplo a Figura C.2 apresenta a criação de um novo papel, denido como coodernador, que herda as permissões do papel professor. Na área Relação de permissões é possível congurar as permissões do novo papel, ação por ação do sistema.

Figura C.2: Criando novas funções no Moodle

C.2 Estrutura

A estrutura do Moodle para o gerenciamento dos cursos é esquematizada em categorias, que podem conter subcategorias. Os cursos são inseridos nas subcategorias, ou diretamente na categoria. A Figura C.3 ilustra um exemplo de organização de cursos no Moodle. Neste exemplo existem duas categorias, a Licenciatura em Matemática, que possue uma subcategoria, e a Verão 2010, que não possue subcategoria. Dentro da subcategoria 3◦ sem/2010 estão inseridos os cursos

Geometria Analítica, Laboratório de Matemática, Noções de Ensino de Matemática usando o Computador. Já os cursos LEM - Laboratório de Ensino de Matemática e Algoritmos em Java foram inseridos diretamente na categoria Verão 2010.

Figura C.3: Exemplo da organização dos cursos no Moodle

designar diferentes papéis simultaneamente, num mesmo curso ou em cursos diferentes.

Um exemplo pode ser observado na Figura C.3, onde o usuário 1 é professor do curso Ge- ometria Analítica e aluno do curso Laboratório de Matemática. Já o usuário 2 é monitor do curso Laboratório de Matemática, aluno do curso Noções de Ensino de Matemática usando o Computador e simultaneamente aluno e monitor do curso LEM - Laboratório de Ensino de Matemática. Enquanto que o usuário 3 é apenas professor do curso Algoritmos em Java.

O curso é composto por diversos conteúdos didáticos para o ensino-aprendizagem, tais como: tex- tos, páginas Web, fóruns, chats, tarefas, questionários, glossários, lições, diário e wikis. É importante destacar que os conteúdos didáticos são únicos para cada curso, ou seja, não há compartilhamento de conteúdo entre os cursos. Assim, caso um conteúdo seja utilizado em três cursos haverá uma cópia em cada um dos curso do mesmo conteúdo, isso nas versões 1.9.x do Moodle.