• Nenhum resultado encontrado

4. TRABALHO DA FISCALIZAÇÃO

4.1.3. Relatórios mensais de empreitada

O Relatório mensal de empreitada é uma ferramenta usada pela Fiscalização para dar a conhecer ao Dono de Obra tudo o que se passou no decorrer do mês inteiro de trabalhos. Está acordado entre Dono de Obra e Fiscalização que este tem de ser entregue até ao dia 5 do mês seguinte ao qual o relatório se refere.

Este relatório está estruturado da seguinte maneira: • Dados Gerais

Este é o local onde são identificados os diferentes intervenientes da empreitada, os dados relativos à empreitada e os valores de faturação até à data de entregua do relatório mensal.

Figura 55 - Folha de Dados Gerais do Relatório Mensal

• Nota Introdutória

É neste parâmetro onde é explicado o objetivo do relatório ao Dono de Obra e o que nele está inserido.

“Fiscalização de Obra de Reabilitação de Habitações Sociais”

Trabalho Final de Mestrada – Mestrado em Engenharia Civil 46 • Principais atividades no período

Neste parâmetro do relatório é feita uma enumeração de todos os trabalhos que foram executados no decorrer do mês do qual o relatório está a referir.

• Progresso dos Trabalhos

Este item é muito importante, pois é aqui que se faz uma descrição do Plano de Trabalhos que está em vigor durante o mês a que se refere o relatório, regista-se a percentagem de execução da empreitada no fim desse mesmo mês e enumera-se quais são as frentes de obra com atrasos e os respetivos tempos de atraso.

• Situação Financeira

Este capítulo do relatório mensal abrange toda a situação financeira da empreitada até ao mês que o relatório se refere, usando para isso um quadro de conta corrente da empreitada, o auto de medição desse mês e o cronograma financeiro da empreitada.

Figura 56 - Quadro de conta corrente da empreitada

Estas ferramentas permitem ao Dono de Obra e à Fiscalização verificar se existem atrasos em relação ao modelo financeiro previsto no Plano de Trabalhos e permitem ter uma melhor noção, em termos financeiros, do que irá ser realizado no decorrer do mês seguinte.

• Meios das Empresas e Complementares

Este capítulo do relatório mensal faz uma avaliação minuciosa da mão-de-obra e dos equipamentos que foram usados no decorrer do mês em análise no relatório de modo a aferir se existem diferenças entre o que estava previsto inicialmente no Plano de Trabalhos e a situação que se encontra em obra. Esta comparação é muito útil para aferir as causas de eventuais atrasos no cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Plano de Trabalhos. Para fazer essa comparação recorre-se a gráficos de barras onde estão expressos os valores previstos ao lado dos valores reais.

“Fiscalização de Obra de Reabilitação de Habitações Sociais”

Trabalho Final de Mestrada – Mestrado em Engenharia Civil 47

Figura 57 - Gráfico de carga de pessoal em obra

• Controlo de Qualidade

Este capítulo do relatório mensal trata dos processos que a Fiscalização utiliza para assegurar a correta execução dos diferentes trabalhos que constituem a empreitada no decorrer do mês ao qual o relatório mensal faz referência. Aqui enumera-se todas as aprovações de materiais realizados no decorrer desse mês, todas as receções de materiais e equipamentos que foram feitas no estaleiro, as não conformidades que foram detetadas ao longo do mês (caso tenham existido) e todos os planos de inspeção e ensaio (PIE’s) que foram aprovados no mesmo mês (caso tenham existido).

• Segurança e Ambiente

Este capítulo refere-se a todas as situações que sejam alvo da atenção dos técnicos de segurança da empreitada e que não estejam conforme com o que foi definido no Desenvolvimento de Plano de Segurança e Saúde (DPSS). Este capítulo axilia-se dos relatórios de Segurança que foram desenvolvidos ao longo do mês para fazer essa enumeração.

• Assuntos Pendentes

Este capítulo do relatório mensal apenas enumera quais os assuntos que estão pendentes da ultima reuniã de obra do mês em análise, identificando a entidade sobre o qual recaem esses assuntos e a descrição do próprio assunto.

• Comentários da Fiscalização/Coordenação

Neste capítulo do relatório mensal a Fiscalização faz um comentário sobre o estado atual da empreitada e, caso se verifique, propõe soluções para atenuar os atrasos que existam no decorrer da empreitada.

“Fiscalização de Obra de Reabilitação de Habitações Sociais”

Trabalho Final de Mestrada – Mestrado em Engenharia Civil 48 Após abordados estes capítulos do relatório mensal de empreitada temos todos os anexos necessários para a compreensão do que foi escrito no relatório, sendo que a ordem pela qual esses anexos estão organizados é:

• Plano de Trabalhos • Auto de Medição

• Ficha Resumo Controlo Financeiro • Cópia das Actas das Reuniões de Obra • Lista de Correspondências Principais • Lista de Aprovação de Materiais • Lista de Não Conformidades

• Relatórios de Coordenação e Segurança

• Compilação de Relatórios Diários de Fiscalização • Mapas de Carga de Pessoal e Equipamento

Em anexo a esta Tese de Final de Mestrado encontra-se um exemplo de um relatório mensal de empreitada que pode ser alvo de consulta para ilustrar melhor o que foi explicado neste subcapítulo (anexo 3).

“Fiscalização de Obra de Reabilitação de Habitações Sociais”

Trabalho Final de Mestrada – Mestrado em Engenharia Civil 49

4.2) Controlo de Custos

A Fiscalização de Obra é responsável por efetuar o controlo dos trabalhos executados mensalmente, de modo a que consiga elaborar os autos de medição e informar o Dono de Obra de eventuais reclamações que o Empreiteiro venha a ter no decorrer da empreitada.

Neste subcapítulo irá ser desenvolvido em pormenor como se processou na elaboração dos autos de medição e as consequências que esses processos tiveram na conta final da empreitada.

Documentos relacionados