• Nenhum resultado encontrado

5 CASO FIAT MIO

5.1 Relato do caso

Criando em agosto de 2009, o Fiat Mio é uma proposta da montadora italiana de desenvolver um protótipo de um carro de conceito futurístico por meio da colaboração dos internautas através de um site, a plataforma fiatmio.cc.

A partir de um primeiro questionamento sobre como seria o carro do futuro e o que um veículo ideal deveria ter, iniciou-se o processo de colaboração do público com a empresa, em que os usuários postavam livremente todas as suas expectativas a respeito do projeto.

Figura 3 – Cronograma do Projeto

Fonte: http://www.implantandomarketing.com/case-fiat-mio/

Mapeamento de cenários – refletiu sobre o futuro: explorando temáticas

contemporâneas que inspiravam a definição de um questionamento fundamental que orientaram a busca por ideias para o carro do futuro.

Pergunta-chave: “No futuro que queremos ter, o que um carro deve ter

Aquecimento – exploração de concept ideas: Nesta etapa, a partir da

pergunta-chave, promoveu-se a livre troca de referências abertas entre a equipe Fiat e o público em geral.

Briefing: As melhores referências auxiliaram na composição do briefing,

um documento multidisciplinar que inspirou o desenvolvimento do carro.

Design coletivo – construindo a especificação do carro do futuro: Nesta

etapa, fomentou-se a participação criativa do público na proposição de soluções para o concept car de acordo com o briefing divulgado.

Fiat concept design construindo o FCCIII: O novo Fiat Concept Car III

foi desenvolvido pela equipe da Fiat a partir do briefing proposto e com o auxílio das propostas oferecidas do público.

Especificação Creative Commons: As melhores propostas geraram a

especificação para o carro do futuro em um formato aberto, gratuito, e livre para a utilização por quaisquer indivíduos ou instituições.

Não somente a empresa, mas todos os participantes se empolgaram com o projeto e deram ideias muito bem trabalhadas. A grande atração do projeto talvez seja a liberdade de expressar o que você gostaria em um carro e ser, de fato, ouvido diretamente por uma das grandes montadoras.

Figura 4 – Site do projeto

O Fiat Mio foi um projeto divisão da Fiat no Brasil que optou pela construção de um carro conceito com design futurístico, sem finalidade de comercialização, a partir da participação dos usuários. Essa participação se deu através de sugestões sobre o design, acessórios, motorização ou qualquer outro aspecto sobre o veículo, no site do projeto.

Diferente das estratégias de segredo industrial comuns à produção de automóveis, a montadora italiana inovou ao deixar transparente o processo de desenvolvimento de um dos seus carros e sugere uma abertura não apenas de diálogo com os internautas, mas também inaugurou uma nova maneira de licenciar o produto, utilizando o Creative Commons(CC).

No site da Fiat não há nenhum “selo” que explique qual a combinação de licenças foi utilizada para proteger o projeto. O fato de não existir estas informações claras no site Fiat Mio deixa a dúvida de que tipo de relação as pessoas e os concorrentes poderão ter com o carro-conceito criados em conjunto, por mais que o posicionamento inicial do CC seja de abertura no relacionamento entre autor e obra.

Reforçamos ainda que apesar da possibilidade de convivência entre as licenças CC e o modelo industrial de negócios propiciado pelo capitalismo, não fica claro como o primeiro pode ser utilizado em produtos que efetivamente sejam comercializados – o que não é o caso do Fiat Mio.

Ainda no site, foram criadas categorias de conteúdo que permitissem uma discussão mais aprofundada sobre ergonomia, segurança, materiais, design,

infotainment, propulsão e ideias em geral. Paralelamente, a Fiat estimulava que os

visitantes respondessem aos temas das discussões propostos pela organização e pelos próprios participantes, a exemplo do questionamento sobre quantos passageiros deveriam caber no carro-conceito, que tipo de integração deveria haver com celulares e gadgets, entre outros.

A proposta inicial do Fiat Mio se restringia ao Brasil, mas diante da repercussão, a montadora resolveu expandir para 120 países e disponibilizou o site em três idiomas.

O site funciona como uma espécie de integração entre rede social e blog, além de se fazer presente em outras plataformas como o Twitter, o Facebook e

YouTube. Durante o processo, diversos vídeos foram produzidos e divulgados, além

projeto permitiu que o público tivesse acesso às decisões tomadas pela equipe da empresa a partir das suas sugestões.

De forma geral, o Fiat Mio ressalta a colaboração dos consumidores como o aspecto mais importante do projeto e creditam à empresa o desafio de materializar o resultado desta participação do público.

Como se tratava de um carro conceito, o Fiat Mio não tinha restrições de escopo quanto ao custo final do veículo. Não estava sendo produzido um carro que precisaria competir com outros concorrentes ou atender ao poder aquisitivo de determinada classe socioeconômica.

Assim, tornou-se mais fácil o estabelecimento de um processo colaborativo livre, praticamente sem limitações, onde a maiorias das ideias são potencialmente aceitáveis.

A Fiat criou, então, um cenário de facilidades para a interação consumidor-empresa, onde usuários puderam livremente expor suas opiniões sobre atributos ideais de um carro conceito que, apesar de ser produzido para uma exposição, não seria comercializado. Desta forma, a marca pôde unir a liberdade de uma criação praticamente irrestrita à noção de realização através da exposição no evento do Salão do Automóvel em outubro de 2010.

Sendo assim, foi criado o modelo, o Fiat Concept Car III, que possui um design clean, funcional, quase minimalista, com destaque para uma grande área envidraçada.

O dinamismo da linha de cintura colabora para alongar seu perfil e o conjunto acentua a impressão de robustez e força. As rodas são cobertas por grandes calotas, favorecendo a aerodinâmica. Lanterna e faróis foram posicionados de maneira a simplificar suas formas sem comprometer a beleza das linhas. Seu interior, destinado a dois passageiros, é inspirado em um lounge. Interfaces e gadgets estão ergonomicamente dispostos e acessíveis. O volante ganhou novo formato e funções, passando a ser uma central de comandos. Dimensões: Altura: 2.500 mm. Largura: 1.560 mm. Comprimento: 2.500 mm. Preço: Não disponível.

Figura 5 – Apresentação do Carro Conceito

Fonte: http://www.fiatmio.cc/

Documentos relacionados