• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO: UTILIZAÇÃO DAS NICSP NO BRASIL E EM

3.1 Relevância e Objetivos da Pesquisa

A contabilização do patrimônio público e prestação de contas dos respectivos valores são preocupações que muito afetam os gestores públicos em qualquer momento da gestão pública, seja qual for o país.

Os efeitos da harmonização contabilística, tema principal desta pesquisa, reveste-se da maior importância pelo incentivo que proporciona aos contabilistas que se dedicam a harmonização contabilística no ambiente da contabilidade pública.

74

Um trabalho acadêmico é uma argumentação. Isto faz com que seja (i) importante, pois surge do corpo de conhecimento existente preenchendo as lacunas detectadas; (ii) sustentável, porque fornece provas de sua veracidade; e (iii) compreensível para o leitor, por estar escrito de tal forma que a argumentação é perfeitamente clara e é lógica.

Vergara (2004) considera que a relevância do estudo é a resposta que o pesquisador imagina ser a correta à indagação do leitor, como por exemplo: em que o estudo é importante para a área na qual o pesquisador atua, ou para a área na qual busca a formação acadêmica, ou mesmo para a sociedade em geral?

Então, para o ambiente acadêmico, entende-se que a pesquisa proporcionará ganhos significativos, visto que há pouca presença de trabalhos com o foco voltado para a harmonização contabilística no ambiente da administração pública. Ora, este trabalho acadêmico foi desenvolvido no intuito de ser importante para o conhecimento pleno, tendo sustentabilidade em argumentos e opiniões consagradas da contabilidade do Brasil e Portugal, além de procurar ser um estudo compreensível a todos.

Para Meirelles (2008, p. 89) o administrador público deve sempre primar pela legalidade, visto que considera que:

Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa ―pode fazer assim‖; para o administrador público significa ―deve fazer assim‖.

Esta linha de pensamento faz com que o processo de harmonização contabilística na administração pública tenha grande valia, pois aumenta a importância da convergência das NICSP na contabilidade pública brasileira e portuguesa.

Este posicionamento reflete, ainda, a relevância do assunto para a sociedade haja vista que a gestão pública de qualquer nação tem como papel capital, a observância às normas que regem a contabilidade pública como forma de prestar contas à população dos recursos auferidos pelos impostos pagos pelos cidadãos.

Esta investigação revestiu-se, também, de perspectivas positivas uma vez que ensejou a possibilidade de encontrar alternativas factíveis ao problema da transparência contábil das entidades públicas, descobrir meios para melhorar a rotina do profissional de contabilidade, proporcionando-lhe novas potencialidades para o exercício das suas atribuições.

Realçada a importância deste estudo, é de grande valia elucidar o problema que foi estudado e buscado a solução no avanço da pesquisa.

As NIC fazem parte de um conjunto de normas lançadas pelo IASB. De forma análoga, as NICSP são produzidas pelo IPSASB da IFAC. Por serem normativos definidos por organismos

75 internacionais, os países atentos a harmonização contabilística procuram utilizá-los de forma coerente com os normativos nacionais, realizando as adaptações necessárias para a busca da harmonização contabilística.

O excesso de normas internacionais que devem ser harmonizadas com os preceitos legais de cada nação leva a inferir que as ações dos profissionais de contabilidade a serem exercidas em diversas áreas não podem ser executadas plena e eficazmente como o esperado. Cabe alertar que esse fato tem acarretado, por vezes, um desempenho duplo do contabilista, sendo o primeiro voltado às normas internas do país, além de ainda ter que preparar outros relatos financeiros com fundamentos nas NIC (setor privado) ou NICSP (setor público) para efeito de exigência de negociações internacionais ou mesmo de comparação de desempenho entre os organismos governamentais.

Portanto, frente a esses obstáculos, o problema abordado neste estudo foi identificar que vantagens e desvantagens existem na aplicação das NICSP na contabilidade pública do Brasil e Portugal.

Como ensinamento Vergara (2004, p. 21) escreve:

Problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa. Uma questão não resolvida pode estar referida a alguma lacuna epistemológica ou metodológica percebida, a alguma dúvida quanto à sustentação de uma afirmação geralmente aceita, a alguma necessidade de por à prova uma suposição, a interesses práticos, à vontade de compreender e explicar uma situação do cotidiano ou outras situações.

Na opinião de Marconi e Lakatos (2005, p. 161):

Definir um problema significa especificá-lo em detalhes precisos e exatos. Na formulação de um problema deve haver clareza, concisão e objetividade. A colocação clara do problema pode facilitar a construção da hipótese central.

O problema deve ser levantado, formulado, de preferência em forma interrogativa e delimitado com indicações das variáveis que intervêm no estudo de possíveis relações entre si.

Ao considerar as opiniões apresentadas, assim como também o que ensina Kerlinger (1980), o problema se apresentado sob forma de pergunta, irá melhor clarificar tanto para o autor, como para o leitor da pesquisa, o que o investigador quer saber com o desenvolvimento do estudo. Assim apresenta-se o problema sob a forma de pergunta:

Quais as vantagens e desvantagens na harmonização contábil das NICSP na contabilidade pública do Brasil e Portugal?

Ao considerar o problema da investigação acadêmica, foram definidos os objetivos final e intermediários da pesquisa desenvolvida.

Para Vergara (2004, p. 25): ―Se o problema é uma questão a investigar, objetivo é um resultado a alcançar. O objetivo final, se alcançado, dá resposta ao problema. Objetivos intermediários são

76

metas de cujo atingimento depende o alcance do objetivo final.‖ Assim, para todo problema deve-se tentar alcançar uma solução, a qual representa um resultado que satisfaça o que se pretende resolver com a investigação. Neste escopo torna-se necessário evidenciar os objetivos desta pesquisa.

O objetivo final ou principal da investigação é apresentar as vantagens e desvantagens no uso das NICSP na contabilidade pública do Brasil e Portugal, evidenciadas nas opiniões fundamentadas e fatos que as caracterizem.

Para alcançar o objetivo final, foram perseguidos os seguintes objetivos intermediários: - conhecer o surgimento e os objetivos das NICSP;

- analisar as vantagens observadas com o uso das NICSP na contabilidade pública do Brasil e Portugal;

- conhecer as principais dificuldades de implementação das NICSP na contabilidade pública do Brasil e Portugal; e

- entender como a harmonização contábil na contabilidade pública facilitará os negócios e acordos internacionais.

Demonstrada a relevância, o objetivo final e os objetivos intermediários, passa-se a conhecer os elementos que fazem parte do universo (população) e amostra objeto deste estudo.

Documentos relacionados