• Nenhum resultado encontrado

Apostila de apoio paradidático: para o Ensino de Biologia Celular (Meiose) e Genética (Segunda Lei de Mendel), com o uso de histórias em

SUMÁRIO

8. Requadros oníricos: Que remetem a sonhos.

9. Requadros onomatopeicos: o desenho do efeito sonoro pode ser usado como requadro.

10. Requadros como metalinguagem: quando isso acontece, o leitor é lembrado que está lendo uma história em quadrinhos.

Para qualquer curiosidade em outros elementos da HQ é só entrar no site: http://www.educacional.com.br/conteudos_pnld/pequenos_exploradores/conteudos /V3/POR/elementos_HQ/index_.html

As HQs e o ensino de Biologia

O uso de histórias em quadrinhos no ensino Biologia é de extrema importância e necessidade. O professor e seus alunos devem analisar os conteúdos do ensino médio e elaborar HQs para que seja um material útil e importante para o processo de ensino- aprendizado do estudante. Como exemplo temos algumas HQs com a temática de biologia;

70 por Fábio Coala por Fernando Gonsales por Carlos Ruas

Agora é sua fez de fazer, mão na massa! Crie uma HQ com a temática de Biologia treinando seu desenho, texto e elementos básicos de uma história em quadrinhos.

72

Roteiro para ser utilizado nas oficinas de HQs. Introdução

O uso de histórias em quadrinhos/texto ilustrado no ensino de Biologia ainda é pouco utilizado pelos professores. Existe uma resistência na sua aplicação em sala de aula por vários motivos, e um desses motivos é a falta de conhecimento do professor da potencialidade dessa forma de linguagem. Quando o professor estiver apto para incorporar os quadrinhos em suas aulas como parte do processo didático, potencializando e ampliando a motivação de seus alunos e conseguindo resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem. Barbosa (2004, p. 131-149) afirma que todos os principais conceitos de Artes Plásticas estão embutidos nas páginas de uma HQ e que elas não deverem ser utilizadas apenas para explicar elementos de artes plásticas, mas também como um exercício prático, os alunos devem produzir suas histórias em quadrinhos, o autor afirma que isso é uma oportunidade de discutir e praticar o processo criativo do educando.

Objetivo

Produzir histórias em quadrinhos/texto ilustrado associando os conteúdos de Meiose e Segunda Lei de Mendel da apostila e do livro didático do ensino médio.

Materiais

• Folhas de sulfite A4. • Lápis.

• Borracha. • Régua.

• Lápis ou caneta para colorir. • Tesoura.

• Cola. • Clipes. • Storyboard.

• Computador e scanner.

Procedimentos

1) Elabore uma história em quadrinhos com os conteúdos de Meiose e Segunda Lei de Mendel que foram trabalhados em sala de aula.

2) Associe essas duas grandes áreas da Biologia, elaborando uma história com começo, meio e fim (de preferência utilize a sua realidade o seu meio e seus conhecimentos de vida para criar o enredo e cenário).

3) Coloque as suas ideias em sequência de preferência escrevendo e/ou desenhando (usando personagens, objetos, estruturas celulares, estruturas genéticas, lugares etc).

4) Utilize os modelos de storyboard desse roteiro para começar a produzir seus primeiros rascunhos.

5) Na etapa de produção dos desenhos deve haver uma boa harmonia entre desenho e texto, um é o complemento do outro. O desenho pode ser simples, não exigindo demais da arte. 6) Produza os diálogos a partir das aulas e dos conteúdos presentes na apostila e no livro didático. Utilize também sua própria linguagem, sua criatividade e sua realidade sociocultural na produção do diálogo.

7) Escreva os textos, assim terá uma noção de espaço.

8) Elabore os rascunhos dos desenhos, dos balões e das divisões dos quadros. 9) Acrescente os detalhes e corrija os erros.

10) Escolha um título para sua HQ.

11) Finalize sua obra, escanei e imprima a sua HQ. Questões

1- Na sua opinião o uso de histórias em quadrinhos/texto ilustrado para o ensino de meiose e genética foi válido no processo de aprendizagem?

2- O roteiro (storyboard) da oficina ajudou na produção da HQ?

74

4- Qual a maior dificuldade encontrada na produção da HQ?

Storyboard

Título: Cena: Página:

Texto:

Texto:

76

Título: Cena: Página:

Texto: Texto: Texto:

Referências

Amabis, José Mariano. Biologia moderna: Amanis & Martho. Vol.1. – 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2016.

Amabis, José Mariano. Biologia moderna: Amanis & Martho. Vol.3. – 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2016.

Bandouk, Antônio Carlos. Ser protagonista: biologia 1º ano: ensino médio/Antônio Carlos Bandouk...[et al]; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Lia Monguilhott Bezerra; - 3. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2016.

Bandouk, Antônio Carlos. Ser protagonista: biologia 3º ano: ensino médio/Antônio Carlos Bandouk...[et al]; organizadora Edições SM; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Lia Monguilhott Bezerra; - 3. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2016.

Lopes, Sônia. Bio, Volume 1 / Sônia Lopes, Sergio Rosso. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. Lopes, Sônia. Bio, Volume 3 / Sônia Lopes, Sergio Rosso. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. Vergueiro, Waldomiro. Coleção Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações. Coordenação de Raymundo Netto, Waldomiro Vergueiro. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018.

78

Questionário

Obs: as questões 1,2,3 e 4 todos os alunos de ambas as turmas (A1 e A2) responderão, das questões 5,6,7,8,9,10,11 apenas os alunos da turma A2 responderão.

12) Você gosta de histórias em quadrinhos (HQ)? ( ) sim ( ) não

13) Você já leu alguma HQ de qualquer gênero na sua vida? ( ) sim ( ) não

14) Alguns dos seus professores já utilizaram HQ’s como material paradidático em suas aulas?

( ) sim ( ) não

15) A proposta do professor de associar os conteúdos de biologia celular e genética criando uma comunicação entre os assuntos como um todo na sua opinião facilitou o processo de ensino e aprendizagem?

( ) sim ( ) não

16) O uso de HQ’s no ensino de biologia foi importante no seu aprendizado? ( ) sim ( ) não

17) Você prefere a aula com ou sem HQ’s? ( ) sim ( ) não

18) Produzir a própria HQ foi uma experiência válida no processo de aprendizagem? ( ) sim ( ) não

19) O professor foi importante na orientação da produção da HQ? ( ) sim ( ) não

20) Sem o uso das HQ’s com apenas as aulas tradicionais o seu entendimento dos conteúdos seriam os mesmos?

( ) sim ( ) não

21) Houve uma boa aceitação sua e de seus colegas com o ensino utilizando HQ’s? ( ) sim ( ) não

22) Você preferiria que outras disciplinas também utilizassem as HQ’s no ensino? ( ) sim ( ) não

80

Documentos relacionados