• Nenhum resultado encontrado

Requisitos funcionais

No documento Agendamento de protocolos de tratamento (páginas 110-113)

4.2 Requisitos do projecto

4.2.2 Requisitos funcionais

Nesta secção são apresentados os requisitos funcionais da aplicação. Os requisitos serão agregados por módulos, facilitando assim a sua percepção e leitura.

Módulo de prescrição e agendamento

A tabela seguinte (Tabela 4.1) contém o conjunto de requisitos funcionais do módulo de prescrição e agendamento, acompanhados de uma pequena descrição.

Tabela 4.1 – Requisitos funcionais do módulo de prescrição e agendamento

Nome Descrição

01 Adicionar novo protocolo ao paciente

O sistema permite que o médico escolha um novo protocolo (de uma lista predefinida) e o adicione ao paciente.

02

Validar os critérios de inclusão e exclusão

Antes de o médico poder concretizar o agendamento de um protocolo, necessita confirmar os critérios de inclusão e exclusão que o protocolo define.

03

Validar se o médico pode prescrever o protocolo

O médico só pode prescrever protocolos para os quais está autorizado. Durante o processo de adição de novos protocolos, o médico só tem acesso aos que tem permissão.

04

Validar se o novo protocolo é compatível

Depois de seleccionado um novo protocolo para um paciente, o sistema tem de validar se o paciente está apto para o cumprir. O paciente pode não estar apto por duas razões: incompatibilidade com outros protocolos em curso, ou conflito com alguma característica do paciente (alergias, estados clínicos, etc.).

05

Preencher as características do protocolo

Antes de agendar um protocolo há um conjunto de características associadas ao protocolo que precisam ser preenchidas, nomeadamente: data pretendida; tempo útil; posto de tratamento e contexto do doente.

06

Agendar protocolo Depois de todas as validações feitas e de as características do protocolo estarem preenchidas, o sistema fornece a opção de agendar o protocolo. Ao agendar um protocolo o sistema procura

Módulo de Marcação

A marcação de uma tarefa mestre equivale à marcação de uma sessão, porque uma sessão só tem uma tarefa mestre e existe sempre uma tarefa mestre por sessão.

A tabela seguinte (Tabela 4.2) contém o conjunto de requisitos funcionais do módulo de marcação, acompanhados de uma pequena descrição.

Tabela 4.2 - Requisitos funcionais do módulo de marcação

um conjunto de vagas que o satisfaçam e caso existam reserva-as. 07

Fazer pedido de marcação

Caso a opção de agendar o protocolo não tenha sucesso, o médico terá a opção de registar um pedido no sistema, requisitando que o protocolo seja marcado na data pretendida.

08

Guardar Protocolo Esta opção permite guardar o novo protocolo associado ao cliente. Só quando o protocolo é gravado é que as vagas reservadas no agendamento são marcadas.

09

Cancelar novo Protocolo

Durante a prescrição de um novo protocolo, o sistema permite que seja cancelada a sua atribuição, desde que ocorra antes da operação de guardar protocolo.

Nome Descrição

01

Listar os protocolos em espera

O sistema facilita uma listagem de todos os protocolos em espera para marcação. Os protocolos em lista de espera, tanto podem ser para marcar o ciclo inicial, como para marcar os ciclos subsequentes.

02

Filtrar a listagem dos protocolos

O sistema permite que o utilizador possa filtrar a listagem dos protocolos pelo campo que pretender, utilizando a restrição correspondente. Por defeito o sistema deve apresentar um conjunto de filtros padrão. Os filtros padrão existentes são os seguintes: a iniciar tratamento; sem nada agendado; doentes de hoje e doentes em fim de ciclo.

03

Agregar a listagem dos protocolos por um campo

O utilizador tem a possibilidade de agrupar as linhas da tabela pelo campo que pretender, facilitando assim a visualização da informação.

04 Escolher campos da tabela

O utilizador pode escolher os campos a visualizar na listagem dos protocolos.

05 Escolher protocolo para realizar a marcação

Ao efectuar duplo clique sobre uma linha da tabela, o sistema abre a funcionalidade de marcação do protocolo.

06

Mostrar grelha de actividades

A grelha de actividades mostra uma perspectiva geral do agendamento, indicando os dias em que as várias tarefas já estão marcadas. A grelha de actividades obtém essa informação através

da conjugação da marcação das sessões e as restrições do protocolo.

07

Mostrar grelha de recursos

O sistema mostra uma grelha com a disponibilidade de cada um dos recursos disponíveis para a tarefa mestre. Essa grelha possibilita a marcação das tarefas (sessões).

08

Mostrar resumo das sessões marcadas

O sistema mostra uma grelha que contém os dias em que foi marcada a tarefa mestre (sessões). Para cada dia marcado apresenta a hora da marcação e o tipo do recurso associado. 09

Sincronizar grelha de recursos com as restantes

Quando ocorre uma alteração na grelha de recursos é necessário actualizar as restantes grelhas.

10

Marcar uma tarefa na grelha de recursos

O sistema possibilita ao utilizador marcar uma tarefa mestre num dia à escolha, partindo do pressuposto que cumpre as restrições do protocolo. Uma tarefa mestre está directamente associada a uma sessão.

11

Desmarcar tarefa na grelha de recursos

O utilizador pode desmarcar uma tarefa (sessão) na grelha. Ao desmarcar uma tarefa, desmarca consequentemente todas as sessões posteriores (desmarcação em bloco).

12

Escolher horário do recurso na grelha de resumo

Ao clicar sobre uma das colunas da grelha de resumo, o utilizador pode alterar o horário seleccionado naquele recurso.

13

Mover marcação de uma tarefa (simples)

O utilizador pode mover a marcação de uma tarefa mestre, para isso basta arrastar a célula marcada para o sítio pretendido. Antes de concretizar a operação, o sistema valida se a operação cumpre as restrições do protocolo.

14

Mover marcação de uma tarefa em bloco

Esta acção é similar ao mover simples, com a diferença de que neste caso não se move apenas a tarefa seleccionada, mas também todas as tarefas que estão agendadas para a frente.

15

Alterar a legenda das grelhas

As grelhas da tabela contêm uma legenda com a correspondência entre o dia e a célula. A informação do dia pode aparecer de duas formas, sobre a forma de dia do mês, ou de dia de um ciclo. O sistema tem de disponibilizar uma forma de comutar entre as duas vistas.

16

Alterar modo de visualização da grelha de recursos

A grelha de recursos tem de ter dois modos de visualização, um modo por tipo de recursos e outro por recursos. O sistema tem de fornecer uma opção onde se comuta entre as duas vistas.

17

Cancelar marcação do protocolo

O sistema dispõe de uma opção que permite cancelar a marcação que o utilizador fez. Depois de cancelar a marcação, o sistema mostra novamente o ecrã de listagem.

18 Voltar à listagem de protocolos

Ao seleccionar a opção de voltar, o sistema pergunta se pretende guardar as alterações, rejeitar as alterações ou cancelar. Nas duas

No documento Agendamento de protocolos de tratamento (páginas 110-113)