• Nenhum resultado encontrado

RESERVAS DE REPOSIÇÃO

No documento (Atos não legislativos) REGULAMENTOS (páginas 98-101)

Artigo 160.o

Dimensionamento de RR

1. Assiste aos ORT de cada bloco CPF o direito de porem em prática um processo de reposição de reservas.

2. A fim de respeitarem os valores-padrão de ECRF referidos no artigo 128.o, os ORT de cada bloco CPF com PRR que realizem um processo de dimensionamento combinado da RRF e da RR para satisfazer os requisitos do artigo 157.o, n.o 2, devem estabelecer regras de dimensionamento da RR no acordo operacional do bloco CPF.

3. As regras de dimensionamento da RR devem incluir pelo menos os seguintes requisitos:

a) Nas zonas síncronas Nórdica e CE, existência de capacidade em reserva positiva de RR suficiente para restabelecer a quantidade necessária de RRF positiva. Nas zonas síncronas GB e IE/NI, existência de capacidade em reserva positiva de RR suficiente para restabelecer a quantidade necessária de RCF positiva e RRF positiva;

b) Nas zonas síncronas Nórdica e CE, existência de capacidade em reserva negativa de RR suficiente para restabelecer a quantidade necessária de RRF negativa. Nas zonas síncronas GB e IE/NI, existência de capacidade em reserva negativa de RR suficiente para restabelecer a quantidade necessária de RCF negativa e RRF negativa;

c) Existência de capacidade em reserva suficiente de RR, se esta for tida em conta no dimensionamento da capacidade em reserva de RRF a fim de respeitar o objetivo de qualidade do ECRF para o período em causa; e

4. Os ORT do bloco CPF podem reduzir a capacidade em reserva positiva de RR no bloco CPF resultante do processo de dimensionamento da RR, celebrando para o efeito com outros blocos CPF um acordo de partilha de RR relativo a essa capacidade em reserva positiva, em conformidade com a parte IV, título 8. O ORT recetor de capacidade de controlo limita a redução da sua capacidade em reserva positiva de RR de modo a garantir que:

a) Continua a respeitar os seus valores-padrão de ECRF, estabelecidos no artigo 128.o; b) A segurança operacional não é comprometida; e

c) A redução da capacidade em reserva positiva de RR não excede a capacidade em reserva positiva de RR restante no bloco CPF.

5. Os ORT do bloco CPF podem reduzir a capacidade em reserva negativa de RR no bloco CPF resultante do processo de dimensionamento da RR, celebrando para o efeito com outros blocos CPF um acordo de partilha de RR relativo a essa capacidade em reserva negativa, em conformidade com a parte IV, título 8. O ORT recetor de capacidade de controlo limita a redução da sua capacidade em reserva negativa de RR de modo a garantir que:

a) Continua a respeitar os seus valores-padrão de ECRF, estabelecidos no artigo 128.o; b) A segurança operacional não é comprometida; e

c) A redução da capacidade em reserva negativa de RR não excede a capacidade em reserva negativa de RR restante no bloco CPF.

6. Se o bloco CPF for operado por mais do que um ORT e se o processo for necessário no bloco CPF, os ORT desse bloco devem estabelecer, no acordo operacional do bloco CPF, uma repartição específica de responsabilidades entre os ORT das diversas zonas CPF na aplicação das regras de dimensionamento estabelecidas no n.o 3.

7. O ORT deve ter sempre suficiente capacidade em reserva de RR, em conformidade com as regras de dimensio­ namento da RR. Os ORT do bloco CPF devem especificar, no acordo operacional do bloco CPF, um procedimento em caso de agravamento para situações de grande risco de insuficiência de capacidade em reserva de RR no bloco CPF.

Artigo 161.o

Requisitos técnicos mínimos das RR

1. Os grupos e unidades fornecedores de RR devem satisfazer os seguintes requisitos técnicos mínimos: a) Ligação apenas a um ORT de ligação de reserva;

b) Ativação de RR em consonância com o valor de regulação recebido do ORT instrutor de reserva;

c) O ORT instrutor de reserva é o ORT de ligação de reserva ou um ORT por este designado no acordo de troca de RR, em conformidade com o artigo 165.o, n.o 3, ou o artigo 171.o, n.o 4;

d) Ativação da totalidade da capacidade em reserva de RR sem exceder o tempo de ativação definido pelo ORT instrutor;

e) Desativação da RR em consonância com o valor de regulação recebido do ORT instrutor de reserva;

f) O fornecedor de RR assegura que é possível monitorizar a ativação de RR de cada unidade fornecedora de RR que constitui o grupo fornecedor de reserva. Para o efeito, o fornecedor de RR tem de ser capaz de fornecer ao ORT de ligação de reserva e ao ORT instrutor de reserva medições em tempo real no ponto de ligação, ou noutro ponto de interação acordado com o ORT de ligação de reserva, do seguinte:

i) Emissão de potência ativa programada, com marca temporal, de cada grupo ou unidade fornecedor de RR e de cada módulo gerador ou unidade de consumo de grupo fornecedor de RR com saída máxima de potência ativa igual ou superior a 1,5 MW;

ii) Potência ativa instantânea, com marca temporal, de cada grupo ou unidade fornecedor de RR e de cada módulo gerador ou unidade de consumo de grupo fornecedor de RR com saída máxima de potência ativa igual ou superior a 1,5 MW;

g) Satisfação dos requisitos de disponibilidade de RR.

2. Os ORT de cada bloco CPF devem especificar, no acordo operacional do bloco CPF, requisitos de disponibilidade de RR e requisitos de qualidade do controlo dos grupos e unidades fornecedores de RR.

3. O ORT de ligação de reserva deve inserir na descrição do processo de pré-qualificação requisitos técnicos relativos à ligação de grupos e unidades fornecedores de RR que garantam o fornecimento de RR em condições de segurança. 4. Incumbe a cada fornecedor de RR:

a) Garantir que as unidades fornecedoras de RR e os grupos fornecedores de RR satisfazem os requisitos técnicos mínimos de RR e os requisitos de disponibilidade de RR referidos n.os 1 a 3; e

b) Informar, o mais rapidamente possível, o seu ORT instrutor de reserva acerca das reduções da disponibilidade real e das indisponibilidades forçadas da sua unidade fornecedora de RR ou da totalidade ou de parte do seu grupo fornecedor de RR.

5. Incumbe a cada ORT instrutor de reserva assegurar a observância, pelos seus grupos e unidades fornecedores de RR, dos requisitos técnicos da RR, dos requisitos de disponibilidade de RR e dos requisitos de ligação referidos no presente artigo.

Artigo 162.o

Processo de pré-qualificação de RR

1. Incumbe a cada ORT de um determinado bloco CPF que tenha posto em prática um PRR desenvolver, no prazo máximo de 12 meses após a data de entrada em vigor do presente regulamento, um processo de pré-qualificação de RR, bem como clarificar e divulgar publicamente os pormenores desse processo.

2. Os possíveis fornecedores de RR devem demonstrar ao ORT de ligação de reserva ou ao ORT designado por este no acordo de troca de RR que cumprem os requisitos técnicos mínimos de RR, os requisitos de disponibilidade da RR e os requisitos de ligação referidos no artigo 161.o, concluindo para o efeito o processo de pré-qualificação dos grupos ou unidades potencialmente fornecedores de RR descrito nos n.os 3 a 6 do presente artigo.

3. O potencial fornecedor de RR formaliza o pedido correspondente apresentando-o ao ORT de ligação de reserva em causa, ou ao ORT designado, acompanhado das informações exigidas relativas aos grupos ou unidades potencialmente fornecedores de RR. No prazo máximo de 8 semanas após a receção do pedido, o ORT de ligação de reserva ou o ORT designado comunica-lhe se o pedido está completo ou não. Se o ORT de ligação de reserva ou o ORT designado considerar que o pedido está incompleto, o potencial fornecedor de RR deve apresentar as informações adicionais requeridas no prazo máximo de 4 semanas após a receção do pedido de informações adicionais. Se, terminado esse prazo, o potencial fornecedor de RR não tiver fornecido as informações solicitadas, o pedido será considerado retirado.

4. No prazo máximo de três meses após a confirmação de que o pedido está completo, o ORT de ligação de reserva ou o ORT designado avalia as informações que lhe foram apresentadas e decide se os grupos ou unidades potencialmente fornecedores de RR satisfazem os critérios de pré-qualificação de uma RR. O ORT de ligação de reserva ou o ORT designado comunica a sua decisão ao potencial fornecedor de RR.

5. A qualificação de unidades ou grupos potencialmente fornecedores de RR é reavaliada: a) Pelo menos de cinco em cinco anos; e

b) Se os requisitos técnicos ou de disponibilidade ou o equipamento sofrerem alterações.

6. Para garantir segurança operacional, o ORT de ligação de reserva tem o direito de, com base em argumentos técnicos, como a distribuição geográfica dos módulos geradores ou unidades de consumo que constituem o grupo fornecedor de RR, recusar o fornecimento de RR por grupos fornecedores de RR.

TÍTULO 8

No documento (Atos não legislativos) REGULAMENTOS (páginas 98-101)