• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Estágio em Contexto de Educação de Infância

5.2. Prática Pedagógica na Sala dos 4 anos

5.2.3. Resposta à questão da Investigação-ação

O percurso metodológico adotado de Investigação-ação desenvolve-se com a pretensão de induzir a modificação num dado contexto. Neste sentido, face às problemáticas inerentes à prática educativa na EPE, foi elaborada a questão “Como estimular expressão oral e linguística das crianças da Sala dos 4 anos?” que norteou este processo tendo em vista o seu esclarecimento e produção de resultados.

A procura por coadjuvar nos problemas de linguagem advém que esta constitui uma fonte basilar de aprendizagem, sendo de todo o interesse potenciar o desenvolvimento da linguagem de cada criança.

Para procurar dar resposta à questão, e, no fundo, a todo este problema, procurou- se arquitetar e promover um ambiente educativo de afeto e estimulante, no qual as crianças se sentissem seguras e confiantes em partilhar vivências, comunicar ideias e pensamentos. Além do mais, as estratégias desenvolvidas visavam o desenvolvimento linguístico, numa procura pelo um envolvimento das crianças, com recurso a situações de aprendizagem que partissem dos seus interesses e motivações de forma que se sentissem mais predispostas em comunicar. O desenvolvimento de estratégias essencialmente, de diálogo, em diversos contextos, ora no grande grupo, mas sobretudo de modo individualizado com as crianças com mais dificuldades. A leitura de histórias no grande grupo e de modo individualizado em momentos da rotina, a leitura de poemas que através da exploração da rima explorassem a língua.

0 2 4 6 8 10 12 14 1 2 3 4 5 Avaliação Diagnóstica Avaliação final

Os resultados subjacentes à implementação destas estratégias foram analisados e interpretados, sendo que estes carecem de uma contínua estimulação com as crianças. Em primeira instância foca-se o facto do tempo estipulado para este processo não permitir uma grande diferença em termos de melhoria da expressão oral das crianças.

Contudo, destaca-se que ao longo do estágio as crianças foram se sentido progressivamente mais segura em se expressar verbalmente. Uma das crianças, embora afetuosa teve sempre mais problemas em comunicar no grande grupo, contudo, individualmente ou com os pares comunicava.

No discurso proferido com as crianças procurou-se, mediante, o reforço positivo, valorizar as suas opiniões, as suas aprendizagens, os seus discursos e procurar que fossem comunicando cada vez melhor e, com um vocabulário, cada vez mais amplo e correto. Ao longo desta etapa verifica-se que as crianças, na sua maioria estavam mais predispostas em dialogar e comunicar.

5.3. Intervenção com a Comunidade Educativa

A intervenção com a comunidade educativa da instituição revelou-se fundamental para o meu desenvolvimento profissional, na medida em que permitiu a partilha de conhecimento. A ação educativa de qualidade deve privilegiar um trabalho cooperativo entre a equipa pedagógica. Além da colaboração com a educadora e com as assistentes operacionais da sala, foram criadas situações para envolver a restante comunidade de modo a contribuir para o bem-estar e aprendizagem das crianças. Há a necessidade de articular o trabalho da instituição com os pais para que a criança se sinta confortável e segura em ambos os ambientes.

Neste sentido, a intervenção pedagógica muniu-se de diversos momentos, em que alguns deles foram realizados em cooperação com a colega a estagiar no mesmo estabelecimento.

Das atividades realizadas algumas foram realizadas com pequenas colaborações das famílias em que de acordo com a temática da Páscoa, as crianças em conjunto com as famílias em casa, decoraram um ovo da Páscoa para comemorar essa época festiva, de modo a envolverem-se com o trabalho realizado na instituição.

O jogo da caça ao ovo, foi também uma atividade organizada pelas nossas duas salas para que as crianças das quatro salas de infantário (as nossas salas e duas sala de transição).

Além disto, no âmbito do tema do Projeto Educativo da Instituição “Educação pela Arte”, com subtema da música, as educadoras da sala tiveram sempre um ótimo trabalho para demonstrar às crianças diversos instrumentos, contando com a participação de pessoas de fora da instituição. Procuramos também levar alguém para continuar esse trabalho da equipa pedagógica, no entanto não foi possível de se concretizar.

As atividades com as crianças da Sala dos 3 anos e a Sala dos 4 anos, no âmbito das Expressões, sendo a área transversal a todas as atividades a Expressão Musical, intitulado o dia das Expressões.

Num mundo que já se tornou cada vez mais virtual e sabendo que a maioria das famílias possuía internet em casa, ponderámos a realização de um blogue. Intitulámo-lo “Brincar, crescer e aprender”, pois considerámos que estas três expressões enquadravam a nossa perspetiva de criança e, com efeito, as preocupações inerentes à nossa intervenção.

O objetivo da sua realização era a partilha dos registos fotográficos com as famílias dos momentos das crianças, das atividades e trabalhos desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. De salientar que no início do estágio os pais foram informados e pedida a devida autorização para que fosse possível de registar, pelo que todos concordaram.

Para tal, em conjunto com a colega convocámos as famílias, bem como com a restante comunidade da instituição para assistir à apresentação do blogue, no sentido de explicar a finalidade e a dinâmica do mesmo. Foram distribuídos convites nos quais podiam aceder ao link: http://brincarcrescereapr.wix.com/sercrianca, bem como a palavra passe para aceder às páginas e fotografias girassol34, de modo a preservar a identidade de cada criança. Para que este momento fosse também das crianças, estas recitaram o poema “A família”, aprendido e cantaram em conjunto com as crianças da Sala dos 3 anos.

Para finalizar, foi realizado também um pequeno convívio com aperitivos confecionados pelas crianças (salame de chocolate) de ambas as salas e partilhados com as famílias (ver figura 83).

Neste momento de convívio e partilha, houve espaço para conversas com os pais para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o blogue e sobre as suas crianças. Além disto, esteve em exposição o livro com os registos das experiências para ser mostrados aos pais, assim como a possibilidade de verem a horta, embora esta ainda estivesse em construção.