• Nenhum resultado encontrado

RESPOSTAS AO RORSCHACH

No documento Marcelo Camargo Batistuzzo.pdf (páginas 119-133)

Caso 1: E.E.

Associação Livre

Prancha I

1: O que poderia ser? Parece um morcego... só isso, esquisito... 2: Parece também uma máscara

Prancha II

3: Uma mais esquistita que a outra, nossa, o que é isso. É para falar o que vêm na cabeça? Pode ser uma entrada de uma gruta.

4: Um pássaro... um pássaro aberto não pode.. você anotou? Não era para...

1´: não deu na fase de associação.

Inquérito

Prancha I

1: Parece um morcego, mas não pode ser porque tem um aberto no meio, isso soa falhas no corpo dele e não tem, claro...Isso parece muito mais uma máscara do que um morcego e essa é uma das mais fáceis...

2: Essas duas aberturas no meio, brancas, podem ser dois olho da mascara e o resto é o formato da máscara e aqui em baixo pode ser a boca, mas não parece uma boca porque não é totalmente aberto, é difícil de falar Marcelo. Um cara que se sai bem nisso aqui é campeão.

M: Mas então a máscara é tudo ou só os olhos e a boca?

E: O resto é o formato da máscara, então ou pode ser um morcego com as asas abertas...

Prancha II

3: Gruta, caverna, é tudo a mesma coisa. Esse aberto no meio é a entrada da caverna e do lado seriam as rochas. E agora que já passou o que o senhor acha que é isto aqui...

M: Onde são as rochas do lado, me aponta... E: Aqui e aqui, em cima não sei pra onde vai não... 4: Você falou que parecia um pássaro aberto?

E: Isso seria a cabeça, tipo um triângulo... e as coisas pretas seriam as asas, mas com esses buraco no meio não tem como ter um pássaro com as asas abertas porque o pássaro não é furado no meio. Os testes da Carina são mais fáceis.

1’: Se fosse bem mais fechado isso aqui pareceria uma vagina menstruando, sabe.... o vermelho seria o sangue e aqui seria o canal da vagina e aqui a entrada da vagina. Mas se fosse ter uma vagina desse tamanho ela teria que ter dado para um cavalo. Os dois, tudo. mas eu não... Não tem lógica você por isso... talvez eu esteja falando uma coisa nada a ver, talvez eu não to certo do que eu estou falando.

Associação Livre

Prancha III

5: Isso pode ser uma máscara. 2´: não deu na fase de associação.

Prancha IV

6: Isto pode ser uma arraia... arraia do mar, isto pode ser uma arraia do mar...

7: Pode também ser um monstro. Pode ser duas coisas só, acho...

Prancha V

8: isso parece um pássaro...

E: Isto aqui pode ser o que eu quiser? M: Pode sim.

E: Só isso mesmo Marcelo.

Inquérito

Prancha III

5: A máscara... esses são os dois olhos, essa parte mais preta aqui e isso seria o resto do rosto, a pare do rosto, em cima seria uma continuação dela. E Isto parece o rosto de um ET, um extraterrestre, não parece?

2’: Me veio na cabeça assim, que parece o rosto de um E.T. aqui essas duas manchas ao centro mais escuras seriam os dois olhos e aqui seria o resto do rosto. Mas o negócio vermelho confunde tudo. O nariz no meio. Prancha IV

6: É, aqui seria a cabeça dela, essa parte parecia a cabeça dela e aqui no meio seria o corpo dela e aqui mais embaixo seriam as nadadeiras dela. Não tem nada a ver... eu falei que parece mais alguma coisa não é? O que eu falei que isso aqui se parece?

7: Aqui seria a cabeça dele ó. É, seria um monstro, na verdade uma fantasia de um monstro, não fantasia não Marcelo, um monstro mesmo, com as pernas abertas em pé. Seria um monstro em pé com as pernas abertas. A cabeça seria a parte de cima...

M: E as pernas do monstro?

E: Seriam isso aqui aberto e aqui aberto... para fazer isso ai tem que ter uma imaginação super fera...

Prancha V

E: É parece um pássaro mesmo: essas duas coisas seriam as asas dele, um pássaro voando, aqui a cabecinha, ta voando com a boca aberta... pode ser isso....(11:15) quem inventou esse trem é campeão viu?

Associação Livre

Prancha VI (aproxima a prancha do rosto e olha a parte de trás)

9: É tudo igual... Dr. Marcelo vale também não sei? Ou tem que falar uma coisa obrigatoriamente? Não sei o que é... um crucifixo não é. Um crucifixo em cima de uma montanha, mas tem mais coisa para ser um crucifixo, tem coisa demais

10: Eu não sei direito mas vou falar: Isso parece uma pele de um animal selvagem aberta no chão. Isso parece uma pele de um tigre, um animal selvagem aberta no chão.

Prancha VII

11: Pode olhar assim se quiser? (inverte a prancha) repete umas 7X Isto parece uma mascara, só isso.

Prancha VI

9: É veio na cabeça assim, por exemplo: essa parte de baixo seria uma montanha, uma serra, uma colina, um monte por exemplo, uma montanha e em cima aqui seria, eu penso assim, veio na minha cabeça... essa afirmação eu não queira colocar... que isso e isso seria uma cruz, mas eu descarto que seria uma cruz por causa destas duas coisas aqui embaixo. Não, eu não to certo disso, eu to falando coisa de um segunda que passa pela cabeça, as vezes seria essa coisa embaixo, volumosa, seria uma montanha e em cima o crucifixo...

M: Volumosa?

E: É, essa maior parte embaixo.

10: Sabe quando eles matam um animal selvagem e arrancam a pele? Já vi isso em desenho animado, em filme, arranca a pele e coloca no chão para servir de tapete, sabe? Quando eles matam um animal selvagem, um leão, um tigre, por exemplo e arrancam a pele dele abrem no chão e põe estendida parecendo um tapete... isso veio a minha cabeça, mas parece mais um crucifixo no alto de uma montanha.

M: E o tapete?

E: É pelo jeito que ta aberto aqui isso pareceria aqueles negócios que gato tem? Não sei se é bigode... peixe fala guerra não é? Mas os animais, os gatos... os cachorros tem uns pêlos no rosto...

M: Então tudo isso seria a pele de um animal?

E: Seria, aberta e estendida no chão como se fosse um tapete. É meio sem lógica...

M: Não tem lógica, não tem certo ou errado. Prancha VII

11: Aqui seriam as aberturas, no canto, dos olhos. Aqui seria tipo uns dois chifres e o resto embaixo o formato da máscara. Mas na verdade se for analisar não parece nada não é Marcelo?

3´: não deu na fase de associação.

Prancha VIII

12: Parece duas coisas: parece um pulmão. Um pulmão humano. Um pulmão humano e parece também...

13: Dois animais selvagens subindo uma montanha, só isso...

Prancha IX

14: Parece um... veio uma coisa na minha cabeça agora: um vulcão em erupção. Para mim eu não tenho quase a mínima idéia, eu falei vulcão porque tem essas manchas laranjas que parecem lava saindo. Por isso que eu falei que se parece com um vulcão em erupção, mas tem o vermelho em baixo que confunde agente demais...

15: Será que parece uma máscara também?

16: Deixa eu chutar aqui: se parece com uma cara de um gato.

3’: Nessa posição aqui parece mais uma coisa que só agora eu percebi: Desse jeito aqui parece uma rã ou um sapo partido ao meio com as pernas abertas. Porque tem gente que come carne de rã, você sabe né? Eu não tenho coragem, nossa senhora. Rã é limpa sapo é sujo. A rã partida no meio, quando serve para comer eles arrancam a cabeça dela com uma faca cortando e as pernas ficam mexendo, ai seria aqui ó. Seria aqui o corpo dela e as duas pernas abertas dela para baixo, as ramificações.

Prancha VIII

12: Aqui seria um pulmão, uma foto de um pulmão humano e esses “bracinhos” aqui seriam os ossos do pulmão, claro. Tudo seria uma foto inteira de um pulmão com os ossos.

13: A outra coisa que eu achei parecida foi os dois animais selvagens subindo uma montanha, eles seriam as duas partes vermelhas aqui, essa ficou bem parecida, Aqui as cabeças e aqui as patas... (28:46) as pernas, as ramificações vermelhas seriam as patas. A montanha seria o resto menos as partes vermelhas. O Sr. entendeu? Repete 4 x.

Prancha IX

14: Aqui seria o formato do vulcão, essas duas camadas laranjas seriam as lavas do vulcão , como se tivesse em erupção. Talvez outra pessoa veria uma coisa totalmente diferente. O resto tudo seria um vulcão. O vermelho faz parte também, seria a terra.

15: Máscara?

E: Não, a máscara eu acho menos que seria... (repete 3 vezes)

16: Esses dois “negocinhos” brancos com verde seriam os dois olhos e gato se não me engano tem o olho de duas cor né? Tem a parte no meio de uma cor e o resto de outra cor, aqui seriam os dois olhos e o resto o formato de rosto. Mas o vermelho em baixo da a entender que não tem nada a ver. O verde é o resto do rosto e os laranjas parecem duas orelhas do gato.

Prancha X

17: Não estou conseguindo imaginar o que que é isso... as vezes todos podem ser considerados uma pintura em tela

E: Tem sentido, óbvio, é lógico?

M: Esse é um teste que não precisa ter sentido porque não tem certo e errado... se eu der a minha opinião você poderá ser influenciado pela minha resposta

E: Se você me falar você pode me prejudicar, me ajudar ou me atrapalhar não é? (Repete isso mais 10 X)

M: você esta se concentrando em seus rituais, concentre-se na prancha. E: É que se eu não falar eu vou me perturbar. (Ao fazer as aplicações do Rorschach, eu sempre procurei ter a preocupação de deixar o ambiente o mais confortável possível, aceitando as respostas e sempre incentivando as repostas que demoravam a vir e vinham com muita dificuldade...)

M: Se concentre na prancha E., tá difícil, você quer tomar uma água? E: Não... é por causa do TOC. Se você falar você pode me ajudar ou me atrapalhar, né? Não precisa me responder. Repete mais três vezes.

4´: não deu na fase de associação.

18 Isso aqui, além de ser considerado pintura em tela.... não põe não Marcelo, mas eu pensei que isso... (39:23) podia parecer o interior de um corpo humano, mas não põe não, não tem nada a ver...

Prancha 10

Prancha X

17: Igual àquelas pinturas que a gente vê nos quadros e não sabe o que significa, que não quer dizer nada, aquele monte de rabisco pintado lá. Aqueles desenhos estranhos pintados, por isso pintura em tela, ou pode ser uma pintura em tela, ou é... uma pintura em tela.

4’: Aqui, é tipo o formato de uma máscara, aqui no meio seria a junta das duas máscaras.

M: Você disse máscara?

É tipo uma pintura de uma mascara desenhada, nas partes vermelhas, azuis, amarelas e laranjas, a maioria seria a pintura, a parte vermelha e a azul mais parecida com uma máscara, as outras cores são o resto da pintura.

18: Você estudou anatomia Dr. Marcelo? Então, sabe aqueles livros de anatomia? Aquelas figuras do corpo humano por dentro, pintado, todo colorido? Neste sentido que eu falei. É mais aqui em cima, as duas partes vermelhas e o meio, os cantos não parece tanto.

Associação Livre

Prancha I 1: Um coelho

2: Um gato, um rosto de gato. 3: Dois homens com nariz grande Prancha II

4: Duas pessoas encostando as mãos. 5: Um rinoceronte

Prancha III

6: Duas pessoas segurando alguma coisa, algum objeto. 7: Uma borboleta 8: Um coração Prancha IV 9: Dois pés 10: Inseto Prancha V 11: Uma borboleta 12: Morcego Prancha I

1: é eu vi um coelho, a orelha, o olho, mas eu também falei que é um gato, eu acho que é um gato.

2: é, os dois olhos, nariz e orelhas. A boca fica aqui. 3: o rosto e o nariz.

Prancha II

4: mãos, aqui é uma pessoa e aqui é outra história... 5: aqui, a orelha, a cabeça, o chifre

Prancha III

6: aqui são pessoas iguais segurando alguma coisa, essa parte aqui não. 7: essa parte aqui é uma borboleta.

8: (apontou)... parece, não o símbolo que a gente desenha, o órgão. Pelo formato, tirando essa parte aqui.

Prancha IV

9: Aqui e aqui. Parece o formato de um pé de perfil.

10: Parece uma lesma. Aqui é a cabeça, as antenas e o corpo. Até aqui. Prancha V

11: Aqui, as asas.

Prancha VI

13: A pele de um gato 14: Uma flor

Prancha VII

15: Duas senhoras se olhando. 16: Uma xícara.

Prancha VIII

17: Sei lá, parece algum órgão. 18: Dois animais.

Prancha IX

19: Não sei, essa eu não sei... um caranguejo. 20: Um útero

Prancha X 21:Insetos

Prancha VI

13: Ta esticada, ta faltando o rabo; parece uma pele arrancada, porque tem o formato.

14: M: Uma flor? M: o que te faz parecer uma flor? V: tirando essa parte. V: várias pétalas

.

Prancha VII

15: O rosto, o cabelo, duas iguais... isto aqui seria uma parte do corpo, aqui também.

16: Essa parte aqui. É, aqui é o cabo; o formato me fez levar a crer que isso é uma xícara.

Prancha VIII

17: Parece um órgão. Toda ela... O formato, parece um órgão. 18: Um de cada lado. Aqui e aqui.

Prancha IX

19: É, em toda a parte vermelha, os braços e o corpo.

20: Não parece um útero, não foi nesse que eu vi... Não, não, foi nesta mesma que eu vi, mas não parece, eu não vejo um útero...

M: Não vê um útero? Você nem lembra onde você viu? V: Aqui, foi na parte verde, ela lembra um útero. Prancha X

Associação Livre

Prancha I

1: Parece uma borboleta...

M: algumas pessoas vêem mais do que uma coisa, você vê mais alguma coisa?

2: Um morcego.

Prancha II

3: (um longo tempo de latência) pode ser a parte de um útero da mulher, de lado. Aqui pode ser os pulmões, o ovário e o órgão

4: Ou pode ser dois “elefantinhos” também. Prancha III

5: Parece a parte da costela, aqui é o lado dos peitos. Essa parte é o ombro. 6: Parece também duas mulheres de negócio... de salto. De lado, do mesmo jeito.

Prancha I

1: Aqui as duas asas dela, aqui pode ser aquelas duas...é igual olho que elas tem nas asas e aqui aquelas duas garras dela. É, sabe igual aquele olho, borboleta, aqueles desenhos...

2: Pode ser um morcego também porque as asas dele é desse jeito e têm esses dois negócios, duas garras. O morcego por causa dos ponteadinho desse jeito e por causa dessa cabecinha, aqui pode ser os dois olhos dele e as duas patas. As asas tem ponteadinho. Eu sei por livro, as asas têm pontas...

Prancha II

3: Esses dois podem ser os dois pulmões, aqui é a parte do – não sei qual é o nome dele – a parte dos ossos da mulher e aqui é o ovário e a bexiga em baixo e aqui é o órgão da mulher.

4: É parece dois elefantes, um de tromba para o outro, de pé, um do lado, com as duas orelhas aqui e erguendo a tromba.

Prancha III

5: Essa parte é a do ombro que desce para os braços, essa parte pode ser a parte do peito e aqui as costelas. Ficou meio desproporcional, né? É que aqui fica parecendo o peito aqui, essa região da costela e aqui pode ser os dois rins, esses dois, agora que eu to olhando.

6: É, e duas mulheres uma olhando para a outra, de salto. Aqui, elas estão agachadas do mesmo jeito, olhando uma para a outra, aqui são umas partes da mulher e aqui elas estão com os joelhos, o outro joelho dobrado, como se fosse os dois joelhos dobrados e aqui de salto...

Prancha IV (tempo de latência médio)

7: Parece aquele tapete sabe? negócio de urso... tapete de pele que eles colocam...

Prancha V

8: Isso é uma borboleta ou uma... eu não posso falar o nome por causa do TOC.

M: Tudo bem, não precisa falar se isso irá te causar ansiedade. Prancha VI

L: Não sei...

M: Muitas pessoas conseguem ver alguma coisa, quando você olha essa prancha não vem nada a sua mente? Ela não te trás nada? Olhe com mais calma, todos conseguem ver alguma coisa...

9: Pode ser uma coluna... aqui a medula por dentro, essa parte é as costas, aqui pode ser o cérebro.

Prancha VII

10: Pode ser duas meninas... uma olhando uma para a outra em cima uma, de duas pedras.

11: Ou duas mãos, aqui o dedo indicador fazendo jóia para a outra.

Prancha IV

7: Parece aqueles tapetes de enfeite que eles colocam num lugar, perto de uma lareira ou numa copa de uma casa, enfeite.Tá parecendo por que ele está desse jeito todo... essa parte é a traseira dele, os braços e a cabeça dele. É, tapete de pele, de urso, parece por causa do jeito dele, ele está esparramadão (nessa hora o sujeito passa a mão sobre a prancha) as pele esparramadas.

Prancha V

8: É uma borboleta. Aqui são as duas asas, as duas antenas e as duas patinhas dela.

L: Também tem aquela coisa que eu não posso falar por causa do TOC. Prancha VI

9. Aqui pode ser a região das costas, esse do meio aqui pode ser a região da coluna, aqui inteiro é o cérebro, aqui desce a coluna e a medula no meio e esses brancos são do (baixa o tom de voz e deixa inaudível) o resto do lado são as costas.

Prancha VII

10: É parece que sim. O rosto aqui parece que é duas meninas, o cabelo erguido para cima, mas aqui de baixo, o corpo não parece não... só os dois rostos um olhando para o outro. É, duas pedras em baixo, as meninas estão sobre, em cima de duas pedras. Aqui é a boca, o nariz, aqui os cabelos, por exemplo aqui tá o cabelo erguido tipo rabo de cavalo e essa parte aqui eu não to descobrindo o que que é.

11: Duas mãos? Indicador? fazendo jóia?

L:É... aqui esta fazendo jóia, a outra mão ta segurando a outra mão, o indicador é esse dedo, esse é o polegar segurando a outra mão. 32´

Prancha VIII

12: Parece os órgãos da frente, os dois pulmões, aqui a parte de baixo parece a bexiga, aqui o sistema digestivo, né?

13: Por outro lado parece dois animal subindo aqui, numa árvore. Dos dois lados.

Prancha IX

14: Aqui parece a parte superior de um homem, os ombros, os peitos.

1´: não deu na fase de associação.

Prancha X

15: Esses dois parece um caranguejo...

16: Esses dois parecem dois besouros subindo alguma coisa. 17: Aqui parece dois bichos um olhando para o outro.

Prancha VIII

12: É, aqui você engole, a boca, aqui desce o sistema digestivo, os pulmões, os dois pulmões sem as costelas, como se estivesse mostrando uma foto do corpo humano, o estômago. Aqui uma parte de peito, do tórax, esse seria o estomago (a parte branca), o sistema digestivo, o intestino. 13: É parece dois gambás (gagueja muito para falar), aqui é duas patinhas, o rabo, a cabeça e aqui parece a copa da árvore, só essa parte mais de cima, aqui é o tronco dela.

Prancha IX

14: É aqui são os ombros, aqui para baixo é os braços né? – não tem aqui mas é como se fosse os braços - aqui o pescoço desce, o ombro, essa parte é o braço e aqui só.. as costelas, essas coisas, e esse não sei não. Como se fosse o ombro de um homem musculoso, de uma pessoa musculosa, o ombro, o peito, os braços.

1’: Em cima parece um... negócio de geografia, se eu falar o nome... o TOC é com palavras... sabe, como se fosse o mapa mundi, os dois países um do lado do outro, França e Alemanha. Pode ser qualquer país, fica na Europa, lá é tudo perto um do outro, Alemanha faz fronteira com a Suíça, as cores delimitam as diferenças. E aqui pode ser aqueles paisinhos da Europa, os menores.

Prancha X

15: É, a cor deles é azul, mas a concha aqui tá verde.

16: Aqui eu falei que é dois besouros subindo num casulo, num negócio deste. Aqui são as patas dele, esse negócio cheio de patinhas, aqui pode ser os negócios do casulo.

17: Aqui os olhos, a boca, as duas perninhas, são dois... não sei, parece desenho.

Associação Livre

Prancha I

1: Morcego, todas essas são assim estranhas? 2: Uma ave preta.

3: Monumento.

1´: não deu na fase de associação.

Prancha II

4: Me parece dois rinocerontes que botaram, tem o bico deles um encostado na boca do outro e talvez os dois estejam machucados, sangrando. Há sangue correndo, como se as patas dos dois estivessem sangrando. Pra mim vermelho sempre lembra sangue, né?

Prancha I

1: Aqui é o corpo, os olhos, o rabo, as asas.

2: Até pode existir aves pretas, mas não sei dizer o nome da ave, é parecido com o pombo: aqui a cabeça e as asas.

“Preta?”

É, uma ave toda preta.

3: Monumento? Nesse aí? Não lembro. Com a prancha virada parece: as colunas de cimento e o vaso, dos lados também parece cimento, parece correr água. Todo artista faz, escolhe fazer assim, tipo um chafariz, mas não tem água. Cimento? A cor cinza me lembra cimento e está todo espalhado assim. Tipo pedreiro que espalha o cimento e não alisa direito. 1´: Aqui parece ser mãos de uma pessoa, não são mãos, pode ser a pata da ave, pode até lembrar mão, mas o corpo é de ave, são mãos de alguém que está fazendo oração, tipo na igreja católica quando eles fazem assim (levanta os braços e as mãos para cima), para rezar o pai-nosso. As mãos, os pés, as pernas, as coxas, onde é mais escuro parece ser as pernas, onde é

No documento Marcelo Camargo Batistuzzo.pdf (páginas 119-133)

Documentos relacionados