• Nenhum resultado encontrado

5.5 Preparando o ambiente de restauração e migração

5.5.1 Restaurando e transformando os arquivos BKPML

O processo de restauração de dados está disponível para acesso através do menu princi- pal, opção funcionalidades. Na tela de restauração de dados complexos são encontradas todas as informações necessárias sobre arquivosBKPMLpertencentes a objetos de tipo tabela, uma vez que essa funcionalidade só trabalha com esse tipo de objeto. Essa tela é composta por dois processos: o processo de transferência e o de transformação. Para isso, o usuário deverá informar na própria tela o tipo de ação desejada: transferência ou transformação. A ferramenta não exibe explicitamente a palavra transformação, mas sim os tipos de transformação permitidos pela ferramentaCSV,JSON, YAML, XMLe EXCEL.

Para execução do processo de transferência dos dados, o usuário deverá selecionar o

SGBDde destino e a opção transferência. Após isso, o botão localizado na coluna ação deverá ser clicado com o mouse para dar início à transferência dos dados no arquivo

BKPML para oSGBD selecionado. No processo de transformação dos dados, não se deve informar umSGBD, somente o tipo de transformação desejada. Após isso, o botão de execução deverá ser pressionado com o mouse para dar início ao processo. A Figura

5.15apresenta a tela para restauração de transformação de dados.

5.5. PREPARANDO O AMBIENTE DE RESTAURAÇÃO E MIGRAÇÃO

Figura 5.15 Tela de Restauração de dados

o mesmo padrão, com a diferença nos dados de entrada. O primeiro destina-se a infor- mar o SGBDpara destino. Quando clicado com o mouse, esse objeto apresenta todos osSGBDcadastrados na ferramenta. O segundo destina-se às funcionalidades de trans- ferência e transformação. É importante ressaltar que a palavra transformação não é exibida nesse componente, subentende-se que transformação é qualquer opção diferente à transferência. Esse componente quando clicado com o mouse, exibirá todos os tipos de transformação permitidos pela ferramenta.

Após a execução e finalização dos processos de restauração e transformação dos dados, alguns resultados serão apresentados a seguir. O primeiro resultado a ser visto refere-se à restauração dos dados dos objetos tabela TBL_CURSO, TBL_EMENTA e

TBL_SERVICOS noSGBDPostgres8.4, conforme apresentado pela Figura5.16.

Figura 5.16 Restauração dos dados no postgres

Esses resultados foram obtidos a partir da seleção do SGBD POSTGRES8.4 e da

5.5. PREPARANDO O AMBIENTE DE RESTAURAÇÃO E MIGRAÇÃO

a restauração dos dados será realizada diretamente para oSGBDselecionado. Qualquer outra opção indica que os dados serão transferidos para arquivos secundários.

As figuras 5.17a5.20 apresentam os resultados obtidos com as funcionalidades de transformação dos dados. Vale ressaltar que os resultados apresentados seguem a mesma ordem disposta no menu de opções dessa tela. O formato XMLnão será apresentado, uma vez que para esse formato a ferramenta retornará o arquivoBKPML, já apresentado anteriormente.

O primeiro resultado é a transformação do arquivo de backup da tabela TBL_EMENTA para o formato CSV. Este formato foi escolhido pois a maioria dosSGBD comerciais utiliza esse formato para transferência e restauração de grandes volumes de dados. A Figura5.17apresenta os resultados obtidos dessa transformação.

Figura 5.17 Objeto TBL_EMENTA em formato CSV

No formato EXCEL os dados são transpostos para uma planilha de forma simples, qualquer formatação fica a cargo do usuário. Esse formato foi escolhido para facilitar, quando necessário, a geração de relatórios para dados específicos e que necessitem ser visualizados em formato popular para empresas e organizações. A Figura5.18apresenta a transformação dos dados da tabela TBL_CURSO para o formato EXCEL.

Figura 5.18 Objeto TBL_CURSO em formato Excel

5.5. PREPARANDO O AMBIENTE DE RESTAURAÇÃO E MIGRAÇÃO

mato inicialmente foi desenvolvido com objetivo de fazer intercâmbio de objetos JavaS-

cript através da Internet, e hoje em dia é utilizado tanto para intercâmbio quanto para

representação de informações na Internet. A ferramenta utiliza esse formato por ser um facilitador para transferência de dados entre diferentes plataformas e representar os da- dos de forma clara. Quando os dados são transformados para esse formato, os mesmos são armazenados em um vetorJSON, o que facilita a restauração dos mesmos utilizando a função eval() no javaScript ou utilizando um frameworkJSONpara realização dessa tarefa. A Figura5.19apresenta a transformação dos dados da tabela TBL_EMENTA para o formatoJSON.

Figura 5.19 Objeto TBL_EMENTA em formato JSON

O formatoYAMLfoi escolhido como formato para transformação pois, além de ser um formato novo e em expansão no mercado, esse formato propõe a disponibilização dos dados de forma mais legível a humanos, o que facilitaria a análise visual dos dados quando necessário. O último resultado dessa fase de testes é apresentado a seguir pela Figura5.20.

Figura 5.20 Objeto TBL_SERVICOS em formato YAML

A BKPML Manager implementou as funcionalidades de migração de dados para permitir que as informações mantidas nos arquivosBKPMLpudessem ser compartilha- das com outras aplicações, sem o intermédio da ferramenta BKPML Manager. Além

5.5. PREPARANDO O AMBIENTE DE RESTAURAÇÃO E MIGRAÇÃO

disso, formatos como XMLe JSON, foram utilizados para facilitar o intercâmbio das informações para outros sistemas através da Web. Por fim, pode-se concluir que os tes- tes apresentados alcançaram os objetivos esperados. Todos os arquivos de backup foram restaurados e transformados corretamente. A seção a seguir destina-se a apresentar os testes e resultados obtidos com a funcionalidade de migração de dados complexos.