• Nenhum resultado encontrado

Resultado da RSL sobre o Conhecimento Regional para Inovação

No documento PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO (páginas 75-78)

Hipótese 11: O número de patentes indústrias da região está positivamente relacionado com o número de EBTs.

2.4. Resultado da RSL sobre o Conhecimento Regional para Inovação

Essa seção apresenta a Revisão Sistemática da Literatura realizada para respaldar as variáveis do modelo fortalecendo os direcionadores da produção de conhecimento postulados.

Dada a relevância do CR na geração de inovação evocada neste trabalho, foi realizado um estudo das publicações do periódico Scientometrics (ISSN: 0138-9130 - textos completos disponíveis na SpringerLink Journals) por ser uma revista qualificada, interdisciplinar e preocupada com as características quantitativas da ciência e da pesquisa científica. Enfatiza, portanto, investigações em que o desenvolvimento e o mecanismo da ciência sejam estudados por métodos estatísticos. Como o propósito deste estudo é avaliar o ecossistema através de um modelo estatísticos, a análise das publicações deste periódico torna-se marco importante para o entendimento deste conceito. Além disso,

apresenta uma base de artigos maiores que a Web of Science e a Scopus18

, com mesmo critério de busca.

Pesquisa de artigos científicos contendo a palavras chaves "regional knowledge" resultou em 463 artigos sem qualquer filtro de data. Sendo 455 deles escritos na língua inglesa, 434 (95%) deste total entre os anos 2000 e 2018, e 329 (72%) entre 2010 e 2018. Nenhum outro filtro foi aplicado e essa base de 455 artigos de língua inglesa foi extraída e

importada, com os resumos para a R-Studio19

, que é uma família de softwares de recuperação de disco poderoso e econômico, incluindo um editor de código, ferramentas de depuração e visualização. Por ser um software de análise de dados de código aberto e gratuito, tem se tornado uma base para trabalhos inovadores e importantes em ciência,

18 Foi realizada mesma pesquisa na base Scopus e Web of Science, usando a mesma palavra chave “regional

knowledge”. A busca na Scopus resultou em 388 artigos e papers de conferencias. Fazendo o filtro somente de artigos em língua inglesa, tem-se 350 artigos. Onde 218 (62%) foram publicados entre 2010 e 2018 e 43% destes publicados pelos Estados Unidos, Alemanha e China. Publicações Brasileiras foram 12. Na base

Web of Science, mesma pesquisa resultou em 258 artigos e papers de conferencias, sendo 181 (71%) entre

2010 e 2018 e 40% delas publicados pelos Estados Unidos, Alemanha e China. Publicações Brasileiras totalizaram 10.

19 Originalmente desenvolvido pela R-Tools Technology, Inc. para profissionais experientes em recuperação

de dados, o R-Studio foi reprojetado como uma ferramenta de recuperação de dados multifuncional e fácil de usar. O R-Studio é executado no Mac, Windows e Linux e pode recuperar dados de discos locais, discos removíveis, discos altamente corrompidos, discos não inicializáveis, clientes conectados a uma rede local ou à Internet. (<https://www.rstudio.com/>. Acessado em: 16 /01 /2019).

educação e indústria, usando a linguagem R estatística de código aberto, para dar sentido aos dados.

Com os 455 artigos na base de dados do RStudio, foram aplicados filtros aos resumos e selecionados aqueles que possuíam a palavras-chave “Innovation”. Considerando este critério, 112 artigos foram obtidos. Destes, 82 (73%) foram publicados entre 2000 e 2018, reforçando a atualidade do tema. Os resumos destes 112 artigos foram integralmente lidos e destes selecionados 40, por refletirem pesquisas que avaliam a inovação e produção de CR como uma função de pelo menos uma das variáveis a seguir: investimento em P&D, número de patentes, potencial de transferência ou espalhamento (spillover) do conhecimento e produção intelectual das universidades regionais. Variáveis estas todas em sintonia com o tema deste estudo.

Os artigos não selecionados não estavam adequadamente inseridos no contexto, se referiam estudos bibliométricos longitudinais sobre o tema, eram análises qualitativas robustas com estudos de casos múltiplos ou exames qualitativos de um caso especifico sem qualquer intenção de gerar uma função empírica para descrever a produção de conhecimento inovador.

Dentre os 40 artigos selecionados, 28 apresentaram funções estatísticas para demonstrar as relações entre os direcionadores da produção de conhecimento nas diversas regiões: análises multivariadas e de equações estruturais, de painel, espacial, Poisson e regressão logística. As demais se referiam a análises de cluster, mapas de rede e análises estatísticas descritivas.

A região de análise mais presente dentre estes 28 estudos selecionados foi a Europa (19 estudos): Alemanha (10), Itália (1) e Suíça (1), Suécia (1), Holanda (1), Grécia (1) e os outros 5 estudaram os países da Europa como uma região. Os estudos fora da Europa descrevem as relações de ecossistemas nos Estados Unidos (2), na China (2) e no Japão (1). Um estudo reuniu todos os países com patentes na USPTO. Além destes, estudos sobre o Chile (1) e o Brasil (1) representaram os registros da América Latina.

Percebe-se também uma concentração maior dessas publicações nos últimos 5 anos (2015 a 2019) com 50% (14 estudos) das 28 publicações sobre artefatos matemáticos sobre o tema.

As experimentações de descrição de funções de conhecimento são várias e sempre buscam explicar os direcionadores que mais contribuem para o crescimento da taxa de produção de conhecimento de uma região (ACS et al., 2009; AUDRETSCH; HÜ; LEHMANN, 2012; HUGGINS; THOMPSON, 2015; KALAPOUTI et al., 2017; MODREGO et al., 2015) e quais são os reflexos diretos no ecossistema de inovação dessa localidade.

Estudos focalizam a eficiência da inovação regional (BROEKEL; ROGGE; BRENNER, 2018), relacionando produtos inovadores a fatores de entrada em nível regional. Isto implica que, tanto os inputs quanto os outputs, são conhecidos e podem ser medidos de maneira significativa no contexto das regiões. No entanto, nos estudos existe uma variedade muito grande na consideração dos fatores de entrada deste processo de produção de inovação. A maioria dos estudos selecionados utilizou como variáveis explicativas (determinantes ou direcionadoras) do fenômeno estudado (geração de inovação) publicações, patentes, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, proximidade ao conhecimento tecnológica e geográfica.

Os fatores preditivos usados na medida do crescimento da inovação ou conhecimento inovador são mais convergentes. Observou-se o uso de patentes e medições de novos empreendimentos baseados em conhecimento.

Dentre os 28 estudos, 75% deles desenvolveram algum modelo de regressão (Poisson, logística ou OLS), análises econométricas ou modelos multivariados de dados. Os demais foram outros tipos de análises matemáticas como análises envoltória de dados e variações da função Cobb-Douglas.

O Apêndice 1 – Quadro Resumo da Revisão Sistemática da Literatura (RSL resume estes 28 casos, relacionando seus achados, artefatos matemáticos produzidos e região analisada.

No documento PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO (páginas 75-78)