• Nenhum resultado encontrado

Resultado experimental conectado ao banco de baterias Controle de corrente I bat

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 115 6.1 PUBLICAÇÃO REALIZADA EM CONGRESSO

6.2 SUGESTÕES PARA INVESTIGAÇÕES FUTURAS

5.5.2 Resultado experimental conectado ao banco de baterias Controle de corrente I bat

Durante o controle para manter a corrente drenada das baterias constante Ibat= 11 A

é apresentada na Figura 5.11 a curva dinâmica característica de descarga da bateria. No- vamente, ao passo que a tensão nas baterias foi diminuindo, a tensão no barramento tam- bém diminui, pelo fato da corrente manter-se estabilizada em torno do valor designado pelo projetista. Os valores lidos na captura de tela do osciloscópio são apresentados na legenda conforme as curvas adquiridas, como valor inicial a descrição (a) e final (b), sendo

Vcc(a) = 390,9 V e Vcc(b) = 343,2 V, Vbat(a) = 52,73 V e Vbat(b) = 44,39 V, Ibat(a) = 11,23 A

e Ibat(b) = 11,26 A.

Figura 5.11 – Resultado da descarga do banco de baterias com controle de corrente cons- tante no banco de baterias Ibat= 11 A.

Tensão Barramento Tensão Bateria Corrente Bateria

Início Fim

Vcc

Vbat

Ibat

Fonte: Autor.

As baterias foram descarregadas até atingir o nível final de tensão Vbat(b) = 44,39 V

114 5 Estudo de caso experimental

Observa-se que a corrente permanece estabilizada em torno de 11 A até atingir a capaci- dade máxima para captura de tela do osciloscópio. Conclui-se que o tempo de descarga total até Vcutoff é maior que 9000 s.

5.6 CONCLUSÃO DO CAPÍTULO

Os resultados experimentais apresentados neste capítulo mostraram a atuação do conversor DAB operando nos transitórios e em regime permanente de acordo com a te- oria construtiva apresentada no capítulo 3. Nos primeiros resultados o conversor estava conectado à uma fonte de tensão CC, que apresentava os mesmos requisitos do arranjo de baterias. A proposta inicial era verificar os valores de operação em malha aberta, uma carga resistiva Rcc= 320 Ω foi conectada na saída do conversor para medir a tensão

nos seus terminais, onde Pmed= 500 W, o ângulo medido nas tensões de ondas quadra-

das entre o primário e o secundário do transformador manteve-se em média de 21◦. A corrente ILdab no processo de descarga apresentou forma de onda semelhante a corrente

teórica mostrada no capítulo 3. Na sequência, para validar os controladores projetados foram aplicados diferentes distúrbios, no controle da tensão do barramento aplicou-se um degrau de -20 % em Vcc∗ para verificar o rastreamento da tensão e em um segundo mo- mento aplicou-se um degrau na carga resistiva de -25 % então pode-se avaliar a dinâmica da atuação do controlador projetado. Para a verificação do controle de corrente constante a ser drenada da bateria aplicou-se um degrau de 30 % em Ibat∗ então foi analisado curva durante o rastreio da corrente de referência conforme o degrau aplicado. O resultado do processo final de descarga do banco de baterias como título dessa dissertação mostrou a dinâmica das curvas de tensão no barramento, tensão e corrente nas baterias. O controla- dor de tensão conseguiu atuar mantendo Vcc em 400 V até a descarga total das baterias,

como consequência houve diminuição da tensão das baterias e a ação de controle exigiu drenar mais corrente do arranjo, Ibat final 16,41 A, para compensar na saída de Vcc. Já o

controlador da corrente Ibat conseguiu atingir maior duração de carga nas baterias, pelo

fato de manter constantemente Ibat em 11 A, prolongando o tempo de descarga do arranjo.

Como consequência a tensão no barramento Vcc foi diminuindo ao passo que a tensão nas

baterias foi reduzindo.

Em todos os testes designados foram obtidos resultados conforme o esperado, então para o processo de descarga das baterias deve ser escolhido o tipo de controle conforme a necessidade da aplicação, visto que para ambos os casos o resultado experimental dos controles aconteceram na prática.

Inicialmente fez-se um breve levantamento do panorama energético mundial apre- sentando os recursos que são mais utilizados para geração de energia, seguido da análise do panorama nacional brasileiro com ênfase na matriz elétrica, tendo perspectivas cres- centes devido aos programas de incentivos a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e também a inclusão de veículos elétricos que utilizam o sistema elétrico de potência para carga das baterias. Um dos motivos que levou ao estudo do conversor DAB aplicado à descarga das baterias é o fato que um montante de VE conectados ao sistema elétrico podem também suprir a demanda de energia elétrica em horários de pico.

Em sistemas capazes de armazenar energia elétrica a partir da geração residencial ou comercial apresentou-se brevemente os principais acumuladores de energia que são utilizados para esse tipo de aplicação, sendo a bateria para sistemas com demanda de potência durante longos períodos de duração e os supercapacitores para sistemas de curto período de duração com alta densidade de potência.

Para embasar o modo de adequação dos níveis de diversos sistemas que podem ser interconectados, foram apresentados conversores CC-CC capazes de gerenciar e controlar uma ou mais entradas de tensão. Dentro desta análise foi apresentado o conversor DAB e escolhido para aplicação dentro do contexto de conversores que levam em consideração na topologia transformador de alta frequência isolado eletricamente.

A utilização do conversor DAB foi designada para processar a energia da descarga de baterias, sendo apresentados os principais modelos de baterias que podem ser utilizados para representar a dinâmica curva durante a simulação de descarga.

Na análise e dimensionamento do conversor DAB foram apresentadas as 4 distintas etapas de operação no fluxo reverso de energia, mostrando a forma de onda da corrente do indutor auxiliar de dispersão Ldab alocado no lado primário do transformador. Também

pode ser vista que a inclusão do indutor Lbat para filtro de corrente da bateria não tem

impacto significativo na tensão do barramento, mas sim traz valiosos benefícios à corrente de carga e descarga, uma vez que o indutor de filtro é capaz de atenuar oscilações na corrente durante esses processos vindo a prolongar a vida útil das baterias, uma vez que estas agregam alto custo ao sistema.

Para a estratégia de comutação foi apresentada de forma simplificada a modulação utilizada Phase-Shift e também analisada a faixa de operação sob ZVS para não haver perdas significativas durante a comutação. Entre esses parâmetros e outros elementos passivos que são designados para fazer parte do projeto físico do conversor, todos foram avaliados e testados durante o funcionamento do DAB.

A análise funcional durante as etapas de operação do conversor foi feita para o levantamento do modelo matemático que rege o funcionamento do circuito elétrico, então adquiridas as funções de transferências, pode-se validar os modelos. Após a análise do

116 6 Considerações Finais

diagrama de bode das FT’s em malha aberta no domínio da frequência projetou-se dois controladores PI para serem utilizados em momentos distintos de acordo com requisitos de carga, ambos com intuito de descarregar baterias. No projeto de controle da tensão no barramento a especificação era manter a tensão constante em 400 V e no projeto de con- trole da corrente mantinha-se a corrente drenada da bateria constante em 11 A. Como as baterias apresentam resposta dinâmica lenta, a frequência de cruzamento do ganho para ambos os controladores foi escolhida em 10 Hz mantendo alto ganho em baixas frequên- cias. Também é de importante observação que a ação de controle rápida traria alguns problemas no funcionamento do conversor, como altos picos de corrente nos interruptores para compensação dos distúrbios e também rápida saturação do ângulo de fase δ, uma vez que acima de 45oo DAB opera gerando potências reativas consideráveis ao sistema.

Por fim, na parte experimental de funcionamento do conversor DAB implementado em escala reduzida de potência, onde nos primeiros resultados em malha aberta verificou- se os valores nominais de atuação, apresentando a forma de onda da corrente no indutor auxiliar de dispersão Ldabe o defasamento entre as tensões nos terminais do transformador.

Logo após a malha foi fechada para verificar a integridade dos controladores. No controle de tensão do barramento CC aplicou-se um degrau na tensão de referência e um distúrbio na carga conectada que simula o barramento CC. No controle de corrente da bateria aplicou-se um degrau na corrente de referência. Pode-se verificar a dinâmica de atuação dos controladores em ambos os casos, conseguindo atingir o objetivo de manter os níveis constantes. Para os resultados finais o banco de baterias foi conectado, no controle de tensão o barramento foi mantido em torno de 400 V até a descarga das baterias, tensão

Cutoff, levando aproximadamente 7800 s. No controle de corrente as baterias forneceram

corrente em torno de 11 A até a descarga parcial do banco, uma vez que atingiu o limite da captura de tela do osciloscópio, levando mais de 9000 s de duração.

6.1 PUBLICAÇÃO REALIZADA EM CONGRESSO

COSTA, P., LöBLER, P., CARVALHO, L., et al. (2018). CONVERSOR DAB APLICADO À CARGA DE BANCO DE BATERIAS EM UMA MICRORREDE COM GERAÇÃO FOTOVOLTAICA. In VII Congresso Brasileiro de Energia Solar-CBENS 2018.

6.2 SUGESTÕES PARA INVESTIGAÇÕES FUTURAS

Concluído o projeto do conversor e incluindo novas perspectivas de utilização, são sugeridas as seguintes análises:

• Averiguar minuciosamente o tempo de atuação do controlador da tensão no barra- mento CC para o conversor aderir as especificações técnicas de hold-up time quando conectado a rede elétrica;

• Adicionar uma única estratégia de controle para conseguir realizar a bidirecionali- dade do fluxo de energia, conseguindo ora manter o barramento CC constante e ora carregar as baterias.

ABOULNAGA, A.; EMADI, A. Performance evaluation of the isolated bidirectional cuk converter with integrated magnetics. In: IEEE. Power Electronics Specialists Con-

ference, 2004. PESC 04. 2004 IEEE 35th Annual. [S.l.], 2004. v. 2, p. 1557–1562.

AGENCY, I. E. World Energy Outlook 2018. [s.n.], 2018. 661 p. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/content/publication/weo-2018-en>.

ALONSO, A. R. et al. An overall study of a dual active bridge for bidirectional dc/dc conversion. In: IEEE. Energy Conversion Congress and Exposition (ECCE), 2010

IEEE. [S.l.], 2010. p. 1129–1135.

BRASIL, A. d. E. E. do. 3a edição–Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL (Brasil). [S.l.]: Brasília, 2008.

BUENO, A.; BRANDÃO, C. Visão geral de tecnologia e mercado para os sistemas de armazenamento de energia elétrica no brasil. Associação Brasileira de Armazena-

mento e Qualidade de Energia, 2016.

CAPPONI, F. G.; SANTORO, P.; CRESCENZI, E. Hbcs converter: A bidirectional dc/dc converter for optimal power flow regulation in supercapacitor applications. In: IEEE. In-

dustry Applications Conference, 2007. 42nd IAS Annual Meeting. Conference Record of the 2007 IEEE. [S.l.], 2007. p. 2009–2015.

CHAN, H. A new battery model for use with battery energy storage systems and electric vehicles power systems. In: IEEE. Power Engineering Society Winter Meeting,

2000. IEEE. [S.l.], 2000. v. 1, p. 470–475.

CHEN, M.; RINCON-MORA, G. A. et al. Accurate electrical battery model capable of predicting runtime and iv performance. IEEE transactions on energy conversion, Citeseer, v. 21, n. 2, p. 504–511, 2006.

CHU, C.-L.; CHEN, Y. Zvs-zcs bidirectional full-bridge dc-dc converter. In: IEEE. Power

Electronics and Drive Systems, 2009. PEDS 2009. International Conference on. [S.l.], 2009. p. 1125–1130.

CORNEA, O. et al. Bi-directional hybrid dc-dc converter with large conversion ratio for microgrid dc busses interface. In: IEEE. Power Electronics, Electrical Drives, Au-

tomation and Motion (SPEEDAM), 2014 International Symposium on. [S.l.],

2014. p. 695–700.

COSTA, P. F. S. Modelagem e controle do conversor dab para interface entre banco de baterias e sistema eletrico de potencia. 2017.

DAMASCENO, A. d. C. H. et al. Controle preditivo de corrente aplicado a um controlador de carga de baterias baseado em conversor cc-cc bidirecional. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2008.

120 Referências

DONCKER, R. W. D.; DIVAN, D. M.; KHERALUWALA, M. H. A three-phase soft- switched high power density dc/dc converter for high power applications. In: Conference

Record of the 1988 IEEE Industry Applications Society Annual Meeting. [S.l.:

s.n.], 1988. p. 796–805 vol.1.

DONCKER, R. W. D.; DIVAN, D. M.; KHERALUWALA, M. H. A three-phase soft- switched high-power-density dc/dc converter for high-power applications. IEEE tran-

sactions on industry applications, IEEE, v. 27, n. 1, p. 63–73, 1991.

DUARTE, B. R. A. Desenvolvimento de um BMS para aplicações de mobilidade

elétrica. Tese (Doutorado), 2013.

DUNG, N. A. et al. Efficiency optimisation of zvs isolated bidirectional dab converters.

IET Power Electronics, IET, 2018.

EPE, E. P. E. Balanco energetico nacional. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https: //www.ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2016.pdf>.

FARJAH, A. et al. Main and auxiliary parts of battery storage, aimed to fast charging of electrical vehicles. In: IEEE. Power Electronics, Drives Systems and Technologies

Conference (PEDSTC), 2018 9th Annual. [S.l.], 2018. p. 277–282.

FREEMAN, G. M.; DRENNEN, T. E.; WHITE, A. D. Can parked cars and carbon taxes create a profit the economics of vehicle-to-grid energy storage for peak reduction. Energy

policy, Elsevier, v. 106, p. 183–190, 2017.

GALE, A. R.; DEGNER, M. Voltage trade-off evaluation for electric and hybrid electric vehicle applications. In: IEEE. Power Electronics in Transportation, 2002. [S.l.], 2002. p. 11–15.

GITAU, M. N.; EBERSOHN, G.; KETTLEBOROUGH, J. G. Power processor for inter- facing battery storage system to 725 v dc bus. Energy Conversion and Management, Elsevier, v. 48, n. 3, p. 871–881, 2007.

GUO, F. et al. A family of quasi-switched-capacitor circuit based dual-input dc/dc con- verters for photovoltaic systems integrated with battery energy storage. IEEE Trans.

Power Electron, v. 31, n. 12, p. 8237–8246, 2016.

HIGA, H. et al. Dual active bridge dc-dc converter using both full and half bridge topolo- gies to achieve high efficiency for wide load. In: IEEE. Energy Conversion Congress

and Exposition (ECCE), 2015 IEEE. [S.l.], 2015. p. 6344–6351.

HIRAKI, E. et al. A push-pull converter based bidirectional dc-dc interface for energy storage systems. In: IEEE. Power Electronics and Applications, 2009. EPE’09.

13th European Conference on. [S.l.], 2009. p. 1–10.

JAIN, M.; DANIELE, M.; JAIN, P. K. A bidirectional dc-dc converter topology for low power application. IEEE Transactions on Power Electronics, IEEE, v. 15, n. 4, p. 595–606, 2000.

JONGERDEN, M.; HAVERKORT, B. Battery modeling. Enschede, January, 2008. KARSHENAS, H. R. et al. Basic families of medium-power soft-switched isolated bidi- rectional dc-dc converters. In: IEEE. Power Electronics, Drive Systems and Tech-

nologies Conference (PEDSTC), 2011 2nd. [S.l.], 2011. p. 92–97.

KEMPTON, W.; TOMIĆ, J. Vehicle-to-grid power implementation: From stabilizing the grid to supporting large-scale renewable energy. Journal of power sources, Elsevier, v. 144, n. 1, p. 280–294, 2005.

KHERALUWALA, M. H. et al. Performance characterization of a high power dual ac- tive bridge dc/dc converter. In: Conference Record of the 1990 IEEE Industry

Applications Society Annual Meeting. [S.l.: s.n.], 1990. p. 1267–1273 vol.2.

KIEHNE, H. A. Battery technology handbook. [S.l.]: CRC Press, 2003. v. 118. KRISMER, F. Modeling and optimization of bidirectional dual active bridge

DC-DC converter topologies. Tese (Doutorado) — ETH Zurich, 2010.

KRISMER, F.; KOLAR, J. W. Closed form solution for minimum conduction loss mo- dulation of dab converters. IEEE Transactions on Power Electronics, IEEE, v. 27, n. 1, p. 174–188, 2012.

LIANG, H.-H. et al. Analysis and implementation of a bidirectional double-boost dc-dc converter. In: IEEE. Power Electronics and Drive Systems (PEDS), 2013 IEEE

10th International Conference on. [S.l.], 2013. p. 32–37.

LUO, C.; HOFMANN, H. Energy Conversion Congress and Exposition (ECCE). [S.l.]: IEEE Atlanta, GA, 2010.

MAHMUD, K.; HOSSAIN, M. J.; TOWN, G. E. Peak-load reduction by coordinated response of photovoltaics, battery storage, and electric vehicles. IEEE Access, IEEE, 2018.

MAHMUD, K. et al. Domestic peak-load management including vehicle-to-grid and bat- tery storage unit using an artificial neural network. In: IEEE. Industrial Technology

(ICIT), 2017 IEEE International Conference on. [S.l.], 2017. p. 586–591.

MARCELINO, F. L. F. Paralelismo de unidades de armazenamento de energia conectadas em uma microrrede cc. 2017.

MATHWORKS. Implement generic battery model. 2018. Disponível em: <https: //la.mathworks.com/help/physmod/sps/powersys/ref/battery.html>. Acesso em: agosto de 2018.

MEHDIPOUR, A.; FARHANGI, S. Comparison of three isolated bi-directional dc/dc converter topologies for a backup photovoltaic application. In: IEEE. Electric Power

and Energy Conversion Systems (EPECS), 2011 2nd International Conference on. [S.l.], 2011. p. 1–5.

122 Referências

OGATA, K. Discrete-time control systems. [S.l.]: Prentice Hall Englewood Cliffs, NJ, 1995. v. 2.

OGGIER, G.; GARCIA, G. O.; OLIVA, A. R. Modulation strategy to operate the dual active bridge dc–dc converter under soft switching in the whole operating range. IEEE

Transactions on Power Electronics, IEEE, v. 26, n. 4, p. 1228–1236, 2011.

ORTIZ, G. et al. 1 megawatt 20 khz isolated bidirectional 12kv to 1.2 kv dc-dc converter for renewable energy applications. In: Proc. Int. Power Electron. Conf. [S.l.: s.n.], 2010. p. 3212–3219.

PENG, F. Z. et al. A new zvs bidirectional dc-dc converter for fuel cell and battery application. IEEE Transactions on power electronics, IEEE, v. 19, n. 1, p. 54–65, 2004.

PORCIUNCULA, C. M. D. Aplicação de modelos elétricos de bateria na predição do tempo de vida de dispositivos móveis. 2012.

RADU, A. T.; EREMIA, M.; TOMA, L. Promoting battery energy storage systems to support electric vehicle charging strategies in smart grids. In: IEEE. Electric Vehicles

International Conference (EV), 2017. [S.l.], 2017. p. 1–6.

RAHIMPOUR, S.; BAGHRAMIAN, A. Bidirectional isolated γ - source dc-dc converter. In: IEEE. Electrical Engineering (ICEE), 2017 Iranian Conference on. [S.l.], 2017. p. 1378–1383.

ROGGIA. Novo conversor CC-CC integrado full-bridge-forward aplicado a uma

microrrede residencial. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Santa Maria,

2013.

ROOT, M. The TAB Battery Book: An In-Depth Guide to Construction, De-

sign, and Use. [S.l.]: New York: McGraw-Hill/TAB Electronics, 2011.

SANTOS, W. M. dos. Estudo e implementacao do conversor TAB (Triple Active

Bridge) aplicado a sistemas renovaveis solares fotovoltaicos. Tese (Doutorado) —

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico, 2011.

SCHUCH, L. Sistema CA/CC com um Conversor PWM Bidirecional para In-

terface entre o Barramento CC e o Banco de Baterias. 2001. Tese (Doutorado)

— Dissertacao (Mestrado em Engenharia Eletrica)–Universidade Federal de Santa Maria, 2001.

SEGARAN, D.; HOLMES, D. G.; MCGRATH, B. P. Comparative analysis of single and three phase dual active bridge bidirectional dc dc converters. In: 2008 Australasian

Universities Power Engineering Conference. [S.l.: s.n.], 2008.

SILVA, E. L. C. d. et al. Desenvolvimento de conversor bidirecional isolado para

controle de carga e descarga de bancos de baterias. Dissertação (Mestrado) —

SUN, K.; SHU, Q. Overview of the types of battery models. In: IEEE. Control Confe-

rence (CCC), 2011 30th Chinese. [S.l.], 2011. p. 3644–3648.

SVASTA, P.; NEGROIU, R.; VASILE, A. Supercapacitors - an alternative electrical energy storage device. In: IEEE. Electrical and Electronics Engineering (ISEEE),

2017 5th International Symposium on. [S.l.], 2017. p. 1–5.

SWEENEY, J. C. et al. Deployment of advanced bidirectional chargers to lower total cost of ownership of electric-vehicle fleets. In: IEEE. Systems and Information Enginee-

ring Design Symposium (SIEDS), 2017. [S.l.], 2017. p. 312–317.

TABARI, M.; YAZDANI, A. An energy management strategy for a dc distribution system for power system integration of plug-in electric vehicles. IEEE Transactions on Smart

Grid, IEEE, v. 7, n. 2, p. 659–668, 2016.

TREMBLAY, O.; DESSAINT, L.-A. Experimental validation of a battery dynamic mo- del for ev applications. World Electric Vehicle Journal, Multidisciplinary Digital Publishing Institute, v. 3, n. 2, p. 289–298, 2009.

TREMBLAY, O.; DESSAINT, L.-A.; DEKKICHE, A.-I. A generic battery model for the dynamic simulation of hybrid electric vehicles. In: IEEE. Vehicle Power and Propul-

sion Conference, 2007. VPPC 2007. IEEE. [S.l.], 2007. p. 284–289.

USA PLUG-IN VEHICLE. EVVolumes - The Electric Vehicle World Sales Data-

base. USA, 2016. Disponível em: <http://www.ev-volumes.com/country/usa>. Acesso

em: 17 de agosto de 2017.

VANGEN, K. et al. Dual active bridge converter with large soft-switching range. In: IET.

Power Electronics and Applications, 1993., Fifth European Conference on.

[S.l.], 1993. p. 328–333.

VERMA, V.; GUPTA, A. Hybrid dual phase shift control of dc micro-grid coupled dab dc-dc converter for storage application. In: IEEE. Industrial Electronics and Appli-

cations Conference (IEACon), 2016 IEEE. [S.l.], 2016. p. 57–62.

WANG, Z.; WANG, S. Grid power peak shaving and valley filling using vehicle-to-grid systems. IEEE Transactions on power delivery, IEEE, v. 28, n. 3, p. 1822–1829, 2013.

WEI, X.; ZHAO, X.; YUAN, Y. Study of equivalent circuit model for lead-acid batteries in electric vehicle. In: IEEE. Measuring Technology and Mechatronics Automation,

2009. ICMTMA 09. International Conference on. [S.l.], 2009. v. 2, p. 685–690.

XUEWEI, P.; RATHORE, A. K. Comparison of bi-directional voltage-fed and current- fed dual active bridge isolated dc/dc converters low voltage high current applications. In: IEEE. Industrial Electronics (ISIE), 2014 IEEE 23rd International Symposium

124 Referências

YAKUSHEV, V.; MELESHIN, V.; FRAIDLIN, S. Full-bridge isolated current fed con- verter with active clamp. In: IEEE. Applied Power Electronics Conference and

Exposition, 1999. APEC’99. Fourteenth Annual. [S.l.], 1999. v. 1, p. 560–566.

YAMAMOTO, K. et al. Bidirectional dc-dc converter with full-bridge/push-pull circuit for automobile electric power systems. In: IEEE. Power Electronics Specialists Con-

ference, 2006. PESC’06. 37th IEEE. [S.l.], 2006. p. 1–5.

YANG, H. Impact of charge redistribution on delivered energy of supercapacitors with constant power loads. In: IEEE. 2018 IEEE Applied Power Electronics Conference

and Exposition (APEC). [S.l.], 2018. p. 2686–2690.

YU, S.; NGUYEN, M. Q.; CHOI, W. A novel soft-switching battery charge/discharge converter with the zero voltage discharge function. IEEE Transactions on Power Elec-

tronics, IEEE, v. 31, n. 7, p. 5067–5078, 2016.

ZHAO, B. et al. Overview of dual-active-bridge isolated bidirectional dc-dc converter for high-frequency-link power-conversion system. IEEE Trans. Power Electron, v. 29, n. 8, p. 4091–4106, 2014.

ZHU, H. et al. Pv isolated three-port converter and energy-balancing control method for pv-battery power supply applications. IEEE Transactions on Industrial Electronics, IEEE, v. 62, n. 6, p. 3595–3606, 2015.

Documentos relacionados