• Nenhum resultado encontrado

4 4 Competências

Cultura (pensamento colaborativo, mindset inovador)

Nova forma de pensar no contexto da Transformação Digital: liderança solidária; pessoas qualificadas para trabalhar em diferentes contextos de gerenciamento de projetos; indivíduos adaptáveis com habilidades específicas para trabalhar em equipes de alto desempenho.

Bierwolf (2016);

Demirkan e Spohrer (2018);

Krasuska et al. (2020);

Malmelin e Villi (2017);

Ngereja et al. (2020);

Silvaggi e Pesce (2018);

Thornton et al. (2019);

Walker e Lloyd-Walker (2019)

Figura 7 – Fatores da relação entre TD e GP.

Fonte: dados da pesquisa (artigo 1 da tese).

Considerando a continuidade e encadeamento dos estudos, o estudo 2 amplia a pesquisa buscando nas bases de patentes quais são as ferramentas digitais utilizadas num contexto que envolve a TD e GP. A seguir, será discorrido como foi estruturado o estudo 2, os resultados e a proposição para o desenvolvimento de estudos para a continuidade da pesquisa.

4.2 RESULTADOS DO ESTUDO 2 – TECHNOLOGICAL TOOLS FOR PROJECT

EP (Espanha) 2

JP (Japão) 1

GB (Grã-Bretanha) 1

CA (Canadá) 1

Fonte: Informações extraídas da base de patentes ESPACENET.

Nota: 07 patentes apareceram com o país com o identificador genérico WO, os quais foram reclassificados para os países depositários (US, CN e AU).

A Tabela 2 apresenta as 45 patentes identificadas mostrando predominância do Estados Unidos e China com patentes depositadas e que abordam questões relacionadas ao GP e ou a TD. As 45 patentes compreendem o período que vai de 2005 a 2001, havendo uma concentração de patentes que abordam o tema a partir de 2020, totalizando 32 patentes. As 45 patentes foram a base para analisar com profundidade e delas extrair aquelas com um relacionamento efetivo do GP com a TD e os contextos envolvidos.

Após a leitura completa das 45 patentes identificadas, foram selecionadas 8 patentes que tratavam as ferramentas tecnológicas no contexto da relação entre o GP e a TD (Figura 8). Os resultados demonstram que, sob em um contexto de TD e GP, são necessários indivíduos e equipes capacitados para atuar com tecnologias e ferramentas digitais voltadas para um cenário de automação e ferramentas tecnológicas, inovações, racionalização de processos, agilidade, redução de custos e geração de valor.

Contexto

Id Título Objetivo Transformação Digital Gerenciamento de Projetos Ferramentas Digitais

1

Digital operation analysis platform and method based on

enterprise informatization heterogeneous system

Plataforma de análise de negócios digital com base no sistema heterogêneo de informações corporativas. Uso de dados para criação de camada de apresentação de softwares.

Uso como ferramenta de apoio para a transformação digital com base em análise de dados.

Uso de informações da ferramenta organizacional de Gerenciamento de Projetos, servindo como fonte de dados para a plataforma proposta.

Sistemas de Negócios (ERP, CRM, EPM);

Banco de dados relacionais e não relacionais;

Modelagem de dados;

Big Data;

Linguagens de programação.

2 Process and method for lifecycle digital maturity assessment

Processo para avaliar a maturidade digital do ciclo de vida do processo de transformação digital.

Oferecer a avaliação de maturidade digital num contexto de digitalização ou transformação digital.

Evolução na gestão e controles gerenciais à medida que um novo nível de maturidade é alcançado por meio do processo

apresentado.

Mapeamento de processos gerenciais;

Digitalização.

3

System and method to modelling and managing enterprise architecture utilizing artificial intelligence and machine learning

Método para modelar e gerenciar arquitetura empresarial utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Gerenciar o status e atividades em relação às expectativas da transformação digital.

Considera a metodologia de gerenciamento de projeto ágil scrum para desenvolver o design e gerenciar a implementação da organização. Permite que o sistema se concentre em entregar o valor do negócio no menor tempo possível.

Inteligência Artificial;

Machine Learning.

4

System, business and technical methods, and article of manufacture for utilizing internet of things technology in energy management systems designed to automate the process of generating and/or monetizing carbon credits

Um sistema inteligente Internet of Things para máquinas de serra de fita, possibilitando o

reconhecimento e monitoramento da degradação das correias.

Dentro do contexto de Transformação digital é apresentado que a Internet of Things ainda gera desconfiança, mas o texto traz à tona a questões disruptivas que não foram levadas a sério no passado (como as câmeras digitais), fazendo com que negócios e empresas perdessem a liderança de mercado.

Aborda o desenvolvimento programático (PDA), a qual requer aborda a necessidade de um gerenciamento de projeto mais complexo para a realização das atividades.

Internet of Things;

RPA;

Business Intelligence;

Conhecimentos técnicos associado ao uso de hardwares para tecnologias digitais, como: sensores, roteadores, Wi-Fi e Cloud Computing.

5 Virtual outsourcing agency system and method

Método para montar uma agência virtual de publicidade, baseada nas necessidades e requisitos do cliente.

No contexto da transformação digital é destacado que o setor de marketing e comunicação empreende transformações digitais, criando modelos operacionais e de negócios baseados nas várias plataformas digitais com foco nos clientes.

Aborda funcionalidades para gerir e rastrear as fases de entregas do projeto, cronograma, orçamento, escopo de trabalho, aprovação, gerenciamento de mudança, problemas, riscos e outras questões do projeto.

Cloud Computing;

Banco de dados não relacionais.

6

System and method for implementing mainfraime continuous integration continuous development

O objetivo da patente está voltado como uma solução de design de processo CI / CD (Continuous Integration/Continuous Development) para softwares hospedados em Mainframe.

A mobilidade e transformação digital possuem relação com o desenvolvimento de aplicativos, testes e garantia de qualidade, além de estabelecer ciclos de desenvolvimento menores com maior nível de serviço.

O gerenciamento de projetos entra no contexto com a adoção de ferramentas a serem utilizadas para o desenvolvimento de softwares.

Arquitetura de sistemas;

Linguagem de programação para Mainframe;

DevOps.

7

Control tower and enterprise management platform for value chain networks

Projetar um sistema de logística utilizando tecnologias digitais e uso de cadeia de valor.

A transformação digital adotada na solução da patente está ligada às questões de Internet of Things e Machine Learning como ferramentas de integração da solução proposta.

Automatização do gerenciamento de projetos, fornecendo recomendações automatizadas para um conjunto de tarefas da cadeia de valor, baseado no

processamento de informações previamente coletadas.

Inteligência Artificial;

Machine Learning;

Cloud Computing;

Internet of Things.

8

Control tower and enterprise management platform management platform with a machine learning/artificial intelligence managing sensor and the camera feeds into digital twin

Solução para monitorar recursos e entidades da rede da cadeia de valor, utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning.

A transformação digital é tratada no texto quanto a adoção de tecnologias digitais adotadas na solução.

O gerenciamento de projetos aparece como sendo uma ferramenta a ser automatizada, provendo informações baseadas em informações oriundas de status dos projetos.

Inteligência Artificial;

Machine Learning;

Cloud Computing;

Internet of Things;

Arquitetura de softwares em microsserviços;

DevOps;

Base de dados não relacionais.

Figura 8 – Descrição das competências identificadas nas patentes selecionadas sob o contexto de GP e TD.

Fonte: Dados da pesquisa, 2021.

A Figura 8 apresenta o emprego das novas tecnologias digitais e ferramentas digitais nas patentes sob o contexto do GP e TD. Sob o contexto da TD, o uso das tecnologias digitais as patentes indicam para indivíduos e equipes com competências para atuar nas novas tecnologias digitais voltadas para trazer melhorias e produtividade com a automação de serviços, Big Data para analisar informações estratégicas e para tomada de decisão, robôs para realizar transações corriqueiras e mesmo ou uso da inteligência artificial para novas soluções digitais em dispositivos o Business Intelligence para gerar conhecimento a apoiar a estratégia.

Ao analisar o GP nas patentes selecionadas, a automação das atividades rotineiras de projetos aparecem nas proposições das patentes. A automação está relacionado a automação de atividades de controle e gestão, geração de relatórios, automatização de status reports e pareceres do projeto, trazendo agilidade e eficiência para os processos. Nas questões de agilidade o framework Scrum é destacado, bem como a existência de indivíduos e equipes com capacidades de autogestão e capacitados para desenvolver as atividades dos projetos utilizando as tecnologias digitais.

Dessa forma, o estudo 2 contribui para expandir o conhecimento na utilização de ferramentas tecnológicas nas patentes em um contexto de TD e GP. Além disso, o estudo 2 possibilita uma visão complementar para o estudo 1, bem como prosseguir no objetivo da proposição da tese. Nesse sentido, e com base nas proposições dos estudos 1 e 2, surge a oportunidade de ir a campo e prosseguir o trabalho por meio do estudo 3, que visa identificar como as competências em gerenciamento de projetos e as competências em tecnologias digitais contribuem para operacionalizar a transformação digital nas empresas.

4.3 RESULTADOS DO ESTUDO 3 – MODELO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE

Documentos relacionados