• Nenhum resultado encontrado

Resultados e discussão: proposta de título, definição e características

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.3 Resultados e discussão: proposta de título, definição e características

a partir da análise conceitual

A análise conceitual proporcionou a identificação de diferentes aspectos relativos ao fenômeno envelhecimento saudável, o que permitiu a compreensão do seu conceito e magnitude para a prática clínica do enfermeiro, assim como o atendimento do objetivo de propor o título, a definição e as características definidoras ao novo DE.

Os atributos identificados na análise conceitual corroboraram com os pressupostos do conceito de envelhecimento saudável do relatório mundial de envelhecimento e saúde (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2015b), o que avigoraram a proposta do título e definição ao novo DE.

Os achados reforçaram a importância de desenvolvimento de ações de enfermagem voltados a promoção do envelhecimento saudável, centradas no indivíduo, no curso de vida e perspectivas baseadas na capacidade funcional.

Deste modo foi possível propor um título inicial para o diagnóstico: “Disposição para promoção do envelhecimento saudável” ao novo DE. Assim, como uma definição para o DE, a saber: “padrão de desejo e/ou motivação para o desenvolvimento e/ou manutenção da capacidade funcional, da capacidade cognitiva e do engajamento social, que levam a um envelhecimento saudável”.

Como já mencionado no capítulo temático os diagnósticos da taxonomia NANDA-I (2018-2020) são conceitos elaborados por meio de um sistema multiaxial, os 7 eixos (foco do diagnóstico, sujeito do diagnóstico, julgamento, localização, idade, tempo e categoria do diagnóstico).

Os eixos estão representados nos títulos dos diagnósticos. O comitê de desenvolvimento de diagnósticos (DDC) da NANDA-I exige que pelo menos o eixo 1 (foco do diagnóstico), eixo 2 (sujeito do diagnóstico, que pode estar implícito no título) e eixo 3 (julgamento), sejam observados na elaboração de um novo DE. O Quadro 34 apresenta a

síntese da elaboração do título do diagnóstico “Disposição para promoção do envelhecimento saudável” com base na definição dos respectivos eixos da taxonomia NANDA-I (2018-2010).

Quadro 34 – Título do diagnóstico “Disposição para promoção do envelhecimento saudável”

e eixos da taxonomia NANDA-I

EIXOS DEFINIÇÃO

Eixo 1 (foco do diagnóstico) Envelhecimento saudável Eixo 2 (sujeito do diagnóstico)

Implícito a todos os indivíduos (pessoa, família, grupos ou comunidade), uma vez que o processo de envelhecimento se inicia ao nascer.

Eixo 3 (julgamento) Disposição para (desejo de fazer alguma coisa;

condição de estar totalmente preparado para algo) Eixo 4 (localização) Não há uma localização específica

Eixo 5 (idade) O processo de envelhecimento inicia-se ao nascer Eixo 6 (tempo) Não há um tempo específico

Eixo 7 (categoria do diagnóstico) Promoção da saúde

Nota: Elaborado a partir das especificações da NANDA-I (2018-2020) referente à elaboração e submissão de um novo diagnóstico.

Fonte: A autora, 2020.

A proposta inicial do diagnóstico “Disposição para promoção do envelhecimento saudável” é conduzir os enfermeiros na promoção do envelhecimento saudável, conforme preconizado no relatório mundial de envelhecimento e saúde da OMS (2015b). Então, o novo DE poderá se enquadrar no domínio 1 “Promoção da saúde” da NANDA-I (2018-2020). Este domínio é definido na taxonomia NANDA-I (2018-2020) como: “[...] percepção de bem-estar ou de normalidade de função e as estratégias utilizadas para manter o controle e melhorar esse bem-estar ou normalidade de função” (HERDMAN; KAMITSURU, 2018, p. 155).

O domínio 1 “Promoção da saúde” possui duas classes, a saber: classe 1 “percepção da saúde”, definida pela NANDA-I (2018-2020) como “reconhecimento de função normal e bem-estar”; e classe 2 conceituada como “identificação, controle, desempenho e integração de atividades para manter a saúde e o bem-estar” (HERDMAN; KAMITSURU, 2018, p. 155-156).

A definição do diagnóstico foi elaborada com base na definição de envelhecimento saudável descrito no relatório mundial de envelhecimento e saúde da OMS (2015b) e nos elementos do conceito de envelhecimento saudável identificados na etapa de análise conceitual. Ver Figura 9.

Além dos atributos do conceito de envelhecimento saudável, os antecedentes e consequentes também fundamentaram as características definidoras (CD) do diagnóstico

“Disposição para promoção do envelhecimento saudável”. Foram incluídos os antecedentes, para que o enfermeiro identifique antecipadamente situações que possam interferir no envelhecimento saudável. Pelo mesmo motivo, foram incluídas as consequências, para que o enfermeiro possa identificar a condição atual do indivíduo, a fim de auxiliar na manutenção de sua qualidade de vida, independência e autonomia, fatores importantes para o envelhecimento saudável. Esta inclusão foi ancorada com as estratégias propostas no relatório mundial de envelhecimento e saúde (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2015b), que enfatizam a manutenção da capacidade funcional ao longo da vida para o bem-estar na velhice. De tal modo, estas CD poderão auxiliar o enfermeiro na identificação das necessidades e respostas humanas sobre a motivação ou condição de aumentar o bem-estar dos indivíduos que querem manter ou alcançar um envelhecimento saudável, ver Figura 9.

Figura 9 - Síntese da elaboração do diagnóstico “Disposição para promoção do envelhecimento saudável” a partir da análise conceitual TÍTULO: “Disposição para promoção do envelhecimento saudável” / DOMÍNIO 1 (NANDA-I – 2018/2020): Promoção da Saúde

DEFINIÇÃO: Padrão de desejo e/ou motivação para o desenvolvimento e/ou manutenção da capacidade funcional, da capacidade cognitiva e do engajamento social, que levam a um envelhecimento saudável.

ELEMENTOS DA ANÁLISE CONCEITUAL CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS

ANTECEDENTES

CD2-Expressa o desejo e/ou motivação de melhorar o estilo de vida CD3-Expressa o desejo e/ou motivação de aumentar o conhecimento para fazer as melhores escolhas em relação a promoção da sua saúde

CD4-Expressa desejo e/ou motivação de aumentar a resiliência

CD5-Expressa o desejo e/ou motivação de melhorar a dinâmica familiar CD6-Expressa o desejo e/ou motivação de melhorar a espiritualidade CD7-Expressa o desejo e/ou motivação de manter a independência para o autocuidado

7.Ausência de dor limitante de função

CD8-Expressa o desejo e/ou motivação de melhorar sua função cognitiva CD9-Expressa o desejo e/ou motivação de melhorar o controle de

CD12-Expressa o desejo e/ou motivação de melhorar a sua qualidade de vida

CD13-Expressa o desejo e/ou motivação de manter a sua autonomia Definição de Envelhecimento Saudável proposto pela OMS (2015b, p. 13): “o processo de desenvolvimento e manutenção da

capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”.

Fonte: A autora, 2020.

PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

3.4 Resultados e discussão: validação de conteúdo dos elementos do novo diagnóstico de