• Nenhum resultado encontrado

Resultados obtidos com o nível tático Chefes de Departamento

Nesta etapa do trabalho, são apresentados os resultados obtidos sob o ponto de vista do nível tático, por meio das entrevistas com os chefes de departamento, sendo possível identificar o envolvimento deles com o sistema e suas particularidades.

Gráfico 01: Participação na Implantação do Sistema de RH no nível Tático.

Fonte: Dados conforme entrevista

Durante o ano de 2006, houve a implantação do sistema de informações módulo RH na Instituição, e foi identificado que uma pequena parte acompanhou este processo, 20%, por já estarem exercendo a função que desempenham hoje, já a grande maioria, 80% não participaram, isso ocorreu por estarem numa função que é por tempo determinado e geralmente para cada gestão ocorre uma nova eleição, ocorrendo uma mudança do gestor a cada período.

Gráfico 02: Treinamento para Utilização dos Aplicativos

Fonte: Dados conforme entrevista

Questionados se quando assumiram este cargo de gestor, passaram por algum tipo de treinamento ou até mesmo uma capacitação para utilização dos aplicativos, 100% dos entrevistados responderam que não tiveram nenhum tipo de treinamento específico, até porque não possuem muitos acessos ao módulo de RH.

Gráfico 03: Utilização dos aplicativos do módulo RH

Fonte: Dados conforme entrevista

Quanto à utilização dos aplicativos de RH, obteve-se a mesma resposta para todos os entrevistados, 100% deles disseram não acessar estes tipos de relatórios, pelo fato de que todo tipo de informações que necessitam, solicitam as secretárias executivas ou até mesmo diretamente ao RH, obtendo assim qualquer tipo de informação sem necessitar de acessos.

Gráfico 04: Utilização dos relatórios para a tomada de decisões

Fonte: Dados conforme entrevista

Questionados sobre a utilização de relatórios para a tomada de decisões, 80% responderam que utilizam de forma indireta dos relatórios provenientes do Sistema, onde os mesmos são levantados pelas Secretárias Executivas e repassadas para eles, podendo assim tomar algumas decisões, e apenas 20 % dos entrevistados responderam não utilizar destes tipos de relatórios, podendo perceber que é em função do curto espaço de tempo que o mesmo está nesta função.

Gráfico 05: Desenvolvimento de atividades que dependam do Sistema de Informações

Fonte: Dados conforme entrevista

Nessa etapa da entrevista, 100% responderam que em algumas atividades desenvolvidas dependem de informações do sistema no módulo RH, e quando necessário, solicitam para as Secretárias Executivas efetuarem a busca dessas informações.

Gráfico 06: Acessibilidade as Informações

Fonte: Dados conforme entrevista

Perguntados como estão os acessos às informações que necessitam, novamente 100% dos entrevistados responderam que não possuem acessos, somente as informações pessoais, que também podem ser acessadas pelo Site, portal do Professor.

Gráfico 07: Necessidade de criação de novos relatórios

Fonte: Dados conforme entrevista

No questionamento sobre a necessidade da criação de algum relatório que auxiliasse na tomada de decisões, 100% responderam que não seria necessário, pois até o momento, não precisaram tomar nenhuma atitude que tenham adiado ou demorado na decisão por falta de informações.

Gráfico 08: Acesso as informações particulares do módulo RH

Fonte: Dados conforme entrevista

As informações pessoais são acessadas por 100% dos entrevistados no site, pelo portal do professor, por ser um acesso mais rápido e podendo ser acessados até mesmo de casa, não sendo necessário a conexão com a rede interna da Instituição.

Gráfico 09: Frequência dos acessos às informações particulares

Fonte: Dados conforme entrevista

Sobre a frequência com que são acessadas as informações particulares do módulo de RH, 60% responderam que acessam quinzenalmente, e 40% dos entrevistados, acessam mensalmente, geralmente para acompanhar a sua própria folha de pagamento e alguma outra informação, como por exemplo, períodos aquisitivos ou de gozo de férias que também estão disponíveis.

Gráfico 10: Existência de relatórios ou aplicativos que nunca acessou

Fonte: Dados conforme entrevista

Todos os entrevistados responderam que possuem algum relatório ou aplicativo dos quais nunca acessaram, como por exemplo, relatórios que envolvam o controle de registro do ponto ou de adiantamentos de salário, que são relatórios que estão disponíveis para o nível tático.

Gráfico 11: Necessidade de criação de algum tipo de relatório/aplicativo

Fonte: Dados conforme entrevista

Perguntados sobre a necessidade da liberação de algum relatório que saibam que exista no sistema e que não possuam acesso, 100% responderam que não seria necessário, pois o controle de pessoal fica mais a cargo das Secretárias Executivas, restando para este nível, mais o envolvimento político dentro da Instituição.

Gráfico 12: Criação de capacitações sobre a utilização do sistema

Fonte: Dados conforme entrevista

Sobre a importância da criação de uma capacitação para a utilização das ferramentas do SIE, verificou-se que 100% dos entrevistados acham interessante, pois tendo a possibilidade de criar um maior vínculo entre o usuário e o sistema, poderiam resolver problemas com maior brevidade, não dependendo de terceiros para ir em busca de informações.

Gráfico 13: Pessoa que coleta as informações no sistema

Fonte: Dados conforme entrevista

Para100% dos entrevistados, a pessoa que efetua a busca de informações no sistema para as tomadas de decisões, ou para qualquer outra atividade que envolva o módulo de RH, é a Secretária Executiva.

Portanto, após as entrevistas com os chefes de departamentos, ficou constatado que os mesmos não têm nenhum envolvimento com o Sistema de informações módulo de RH para a gestão do departamento, possuem apenas acesso aos dados pessoais, não se envolvendo muito com o desenvolver das atividades. Pode-se verificar que o chefe é uma pessoa mais política, para representar o departamento em alguns compromissos mais formais e tomar algumas decisões que não são de competência da Secretária Executiva.

Documentos relacionados