• Nenhum resultado encontrado

Uma vez feita a análise detalhada de todas as informações disponíveis na amostra coletada e mediante o uso da técnica do quadro de quatro casas de Vergès, além das análise implicativa e de conteúdo faz-se necessário confrontar os resultados encontrados com a literatura pesquisada.

A partir da análise do Quadro 14, mediante o uso da técnica de quatro casas de Vergès, ou seja, do ponto de vista da frequência e ordem de evocação, observa-se que a representação social do Cloud Computing na visão dos profissionais de TI brasileira é composta pelos seguintes elementos, que fazem parte do seu núcleo central: Nuvem, Armazenamento,

Disponibilidade, Internet e Virtualização.

Já de acordo com a Figura 6, mediante a análise implicativa, outras palavras além das identificadas no núcleo central foram realçadas como relevantes do ponto de vista relacional:

“Escalabilidade”, “Custo”, “Mobilidade”, “Rede” e “Segurança”. No entanto, a palavra Segurança apresentou-se como fundamental para a estabilidade da representação social do Cloud Computing possuindo dessa forma características que sugerem seu posicionamento como parte do núcleo central. A inclusão da palavra Segurança como parte do núcleo central justificar-se-ia não do ponto de vista da ordem de evocação, mas sim do ponto de vista relacional e de frequência. O mesmo não ocorre com as palavras “Rede”, “Mobilidade”,

“Custo” e “Escalabilidade”, que apesar de serem importantes, do ponto de vista relacional, não

desestruturariam a representação social com a sua remoção.

Ryan (2013), Younis, Merabti e Kifayat (2013), Rong, Nguyen e Jaatun (2013) e Merabti e Kifayat (2013) são unânimes em afirmar que os aspectos relacionados à segurança em Cloud Computing são, hoje, a grande barreira para a plena utilização do Cloud Computing, mesmo considerando os amplos benefícios que tal paradigma computacional traz ao usuário. Ao se abordar Segurança, os autores destacam não só os riscos tradicionais, que apenas se adaptam ao ambiente remoto característico do Cloud Computing, como a violação da integridade dos dados do cliente ou os ataques por vírus ou hackers, como também os novos riscos de segurança que são específicos do ambiente Cloud Computing, especialmente aqueles relacionados ao fato do provedor e seus parceiros possuem total acesso a todos os dados do cliente.

No entanto, mediante a análise dos resultados, há certo consenso, por parte dos entrevistados, de que o Cloud Computing é um ambiente seguro, de forma que os usuários de TI brasileira não possuem a mesma visão dos pesquisadores acadêmicos, sendo mais otimistas sobre o tema. Importante ressaltar que os entrevistados, quando abordam a questão de segurança, consideram tanto o ponto de vista do usuário, que utiliza o Cloud Computing como uma ferramenta para atingir uma redundância dos seus dados, por meio de backups na nuvem, quanto o ponto de vista de privacidade, sigilo e confidencialidade das informações armazenadas na nuvem, sujeitas a ataques de terceiros.

Dessa forma pode-se inferir que a compreensão dos profissionais de TI no Brasil sobre o Cloud Computing pode ser representada por meio das seguintes palavras, que fazem parte do núcleo central da representação social do Cloud Computing:

 Nuvem,  Armazenamento,  Disponibilidade,  Internet,  Virtualização e  Segurança.

Podem-se fazer algumas considerações a respeito das palavras incluídas no núcleo central. A palavra Nuvem foi a mais evocada em primeiro lugar, totalizando quase um terço das palavras evocadas, considerando-se os elementos do núcleo central. No entanto, trata-se apenas de uma tradução da palavra Cloud, que faz parte do termo Cloud Computing. De acordo com Vale, Ferreira e Joia (2014), é comum a evocação da própria palavra indutora ou expressões similares quando se usa a técnica de evocação de palavras. Vale ressaltar que no teste de implicações, o termo Nuvem também foi citado como parte do núcleo central, do ponto de vista relacional.

Outras duas palavras, Disponibilidade e Armazenamento, também se destacam pelo grande número de evocações, totalizando juntas mais de um terço de todas as palavras evocadas, considerando-se os elementos do núcleo central. Os profissionais de TI compreendem o Cloud Computing como um grande centro de armazenamento de dados, programas, soluções, sistemas ou aplicativos, que precisa ter alta disponibilidade, ou seja, não pode falhar. A análise de implicação, apesar de colocar as palavras em grupos de associação distintos (A e B), também

sugere que ambas as palavras fazem parte do núcleo central, pois possuem fortes relações de implicação, acima de 85, com outras palavras parte da representação social.

A interpretação da palavra Armazenamento, segue o que foi exposto por Marston et al. (2011) e Grance e Mell (2011), que consideram a informação como uma commodity, com seu armazenamento sendo realizado remotamente, dentro de uma estrutura compartilhada de recursos computacionais Cloud Computing. O Cloud Computing é um modelo que permite acesso compartilhando a uma rede de recursos computacionais configuráveis, onde o

armazenamento é dito como um desses recursos (Grance e Mell, 2011). Ryan (2013) afirma

que o Cloud Computing baseia-se na ideia de armazenamento de dados e programas remotamente, de forma centralizada, acessada de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Apesar de não aparecer como elemento do núcleo central, a presença da palavra Dados tanto na análise implicativa, como na de conteúdo dá algumas sugestões de qual éa sua função dentro da representação. Após a análise de conteúdo compreendeu-se que a palavra Dados estava associada mais frequentemente à palavra armazenamento e em seguida, em menor frequência, à palavra processamento. No entanto, as palavras armazenamento e processamento estavam sempre associados. Por exemplo, armazenamento e processamento de dados. Dessa forma, compreende-se que o Cloud Computing ainda é reconhecido pelos profissionais da área de TI como um sistema de armazenamento de dados apenas ou como um repositório de dados (IaaS), em uma fase ainda inicial da utilização do Cloud Computing.

Já a palavra Disponibilidade está voltada à disponibilidade do serviço, de forma online, vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, de forma ininterrupta. Espera-se que as aplicações estejam sempre disponíveis, ou seja, em execução durante todo o tempo (Sanmartim, 2014). De acordo com a análise de conteúdo, inclui-se não só a disponibilidade do sistema e recursos computacionais remotos per si, mas também da rede de dados (internet) que realiza o elo entre o usuário e os elementos parte do Cloud Computing (servidores, storages etc.). Para Souza, Moreira e Machado (2009), Cloud Computing são aplicações armazenadas em servidores, com alto poder de processamento e disponibilidade, de forma a mantê-las em funcionamento constantemente e a um custo reduzido. Aproxima-se do que foi abordado como uma das características do Cloud Computing por Brian et al. (2008) e Grance e Mell (2011): Amplo acesso à rede - o serviço é provido por meio de uma conexão de alto desempenho, que precisa estar disponível para que haja provimento desse serviço. Dessa forma, a disponibilização de serviços de armazenamento precisa assegurar que os usuários tenham a

disponibilidade de armazenamento necessária para suportar seus negócios, sem interrupções. Marston et al. (2011) também defende que o Cloud Computing é composto por recursos computacionais compartilhados, para que se garanta o nível de qualidade de serviço contratado pelo usuário.

A presença das palavras Internet e Virtualização demonstram que a compreensão dos usuários de TI é de que o Cloud Computing é mesmo um serviço disponibilizado remotamente por meio da internet e que utiliza a virtualização como ferramenta para emulação desses serviços, sem a necessidade de infraestrutura própria. Armbrust et al. (2010) já alertavam para a importância da internet como meio para a disponibilização dos serviços de Cloud Computing, utilizando-se do hardware e software dos datacenters. Mediante a análise de conteúdo, identifica-se que a palavra Internet é sempre mencionada como a forma com que o usuário se conecta remotamente com os recursos computacionais do Cloud Computing. Ou seja, a Internet é vista como a maneira de se fazer a conectividade entre o usuário e os recursos do Cloud Computing, sendo possível, inclusive, combiná-la com a palavra Rede, que aparece como elemento do núcleo periférico, e suas variáveis, que também possuem o mesmo significado, dentro do contexto da pesquisa. Seria o que Marston et al. (2011) chama de rede de dados, que é o meio onde os serviços de TI são disponibilizados sob demanda, independentemente de localização e sob a forma de autoatendimento.

Marston et al. (2011) já alertavam para o fato de que a Virtualização é o aspecto tecnológico chave para o total aproveitamento do Cloud Computing, pois possibilita o uso dos recursos computacionais por múltiplos consumidores ou individualmente, alocados de acordo com o uso e a necessidade, o chamado Pool de Recursos (Brian et al., 2008; Grance e Mell, 2011). Taurion (2007) afirma, ainda, que para alguns especialistas, o conceito de Cloud Computing é um avanço do conceito de virtualização. Armbrust et al. (2010) também destacam a importância da Virtualização como forma de alcançar a aparência de infinita capacidade disponível e sob demanda que, por sua vez, exige alocação e gestão automática, sem que o usuário tenha os dados em sua máquina.

Já o sistema periférico da representação social do Cloud Computing, a partir da análise do Quadro 13, que foi gerado mediante o uso da técnica de quatro casas de Vergès, ou seja, do ponto de vista da frequência e ordem de evocação, é formada pelas seguintes palavras:

A presença da palavra Compartilhamento como elemento do núcleo central possui duas interpretações a serem consideradas, mediante a análise de conteúdo. A primeira, mais evidente, refere-se a capacidade de compartilhamento de recursos computacionais configuráveis por meio de plataformas modernas, advindas do uso do Cloud Computing (Grance e Mell, 2011 e Marston et al., 2011). A segunda trata da percepção de que o Cloud Computing não é apenas um serviço de armazenamento de dados remoto, acessado pela internet e de uso individual, mas também um meio de promover o compartilhamento de dados e informações entre indivíduos que necessitem do mesmo dado. Esta última percepção não é abordada na literatura usada nesta dissertação.

A palavra Escalabilidade remete à capacidade do Cloud Computing de redimensionar os recursos computacionais virtualizados, conforme a necessidade, aumentando o número de nós de processamento (Verdi et al., 2010). A escalabilidade deve ser transparente para o usuário, sem a necessidade de se saber a localização dos dados e como são acessados (Souza, Moreira e Machado, 2009). Buyya et al. (2009) já afirmava que o Cloud Computing possibilita a geração de novos modelos de negócios, com o aumento da escalabilidade. Marston et al. (2011) destacava a importância da escalabilidade como forma de garantir o nível de qualidade de serviço contratado pelo usuário.

Por fim, a palavra Facilidade, de acordo com a análise de conteúdo, representa a capacidade dos usuários do Cloud Computing de utilizarem, implementarem, contratarem ou gerenciarem os recursos computacionais remotos de forma simples, prática, e com um mínimo de esforço. Grance e Mell (2011) afirmavam que o Cloud Computing é um modelo onde os recursos computacionais podem ser rapidamente provisionados e liberados, com um mínimo de esforço gerencial ou interação com o provedor de serviços. Marston et al. (2011) corroboram a ideia de que o Cloud Computing tem como característica o mínimo de interação com o provedor de serviço, o que passa a sensação de facilidade de uso, por parte do usuário.

Como dito anteriormente, apesar da palavra Rede estar contida no sistema periféricos, se considerarmos a análise de conteúdo, a mesma possui o mesmo significado da palavra internet, ou seja, refere-se à ideia de conectividade ou a forma com que o usuário se conecta remotamente com os recursos computacionais do Cloud Computing. Dessa forma as palavras

Rede e Internet poderia ser combinadas e a palavra internet será mantida no núcleo central

Dessa forma pode-se sugerir que o sistema periférico referente à representação social do Cloud Computing, sob o olhar dos profissionais de TI brasileiros é composta pelas seguintes palavras:

 Compartilhamento,  Escalabilidade e  Facilidade.

Após o uso da técnica de evocação de palavras, das análises implicativa e da análise de conteúdo sugere-se que o núcleo central e o sistema periféricos da representação social do Cloud Computing podem ser reorganizados conforme Quadro 16.

Documentos relacionados