• Nenhum resultado encontrado

4. Resultados

4.3 Resultados Sobre o Aproveitamento

Os resultados relativos ao aproveitamento apresentam-se organizados seguindo os critérios: Resultados nos testes de avaliação sumativa e Resultados acerca dos materiais produzidos pelos alunos

4.3.1 Testes de avaliação sumativa.

Foram considerados os resultados na globalidade do teste e em cada uma das partes constituintes, definidas de acordo com o subtema/tópicos em avaliação. Nas tabelas 4.15 e 4.16 pode observar-se a divisão efetuada e o que se salienta dos resultados dos alunos nas diferentes secções dos testes.

98 Tabela 4.15

Resultados dos alunos no teste sumativo da atividade 1 – Organização por conteúdos

Atividade 1 questões do teste Conteúdos concetuais em avaliação Resultados alunos 1.1, 1.2, 1.3 (I)

1.1 (II) Ciclos de vida

Cerca de metade dos alunos respondeu às questões de forma completa ou quase completa.

1.4.1, 1.4.2, 1.4.3 (I)

2.1.,2.2, 2.3 (II)

Meiose

Nas questões mais gerais o desempenho foi bom. A maioria dos alunos deu respostas corretas ou quase corretas.

Nas respostas mais específicas sobre a meiose menos de metade dos alunos apresentou respostas corretas ou quase corretas.

1.6 (I) Variabilidade Menos de metade dos alunos apresentou respostas corretas ou quase corretas.

1.5 (I) Intervenção nos ciclos vida

Cerca de metade dos alunos respondeu à questão de forma completa ou quase completa.

2. (III) Ciência A maioria dos alunos deu uma resposta correta ou quase correta.

Tabela 4.16

Resultados dos alunos no teste sumativo da atividade 2 – Organização por conteúdos

Relativamente aos resultados obtidos na globalidade dos testes de avaliação de biologia não se verificaram alterações significativas nos testes aplicados no âmbito do método APP e em testes anteriores. Comparando os resultados (Tabela 4.17) pode-se verificar essa situação.

Atividade 2 questões do teste

Conteúdos concetuais em

avaliação Resultados alunos

1.1,1.2,1.3,1.4,1.5, 5

Conceitos gerais da hereditariedade

Mais de metade dos alunos respondeu às questões de forma completa.

2.1,2.2,2.3,3.1,3.2, 4.1,4.2

Análise e interpretação de árvores genealógicas.

Menos de metade dos alunos apresentou respostas totalmente corretas ou quase corretas.

6

Questão que relaciona o tema com o problema que estudaram.

Cerca de metade dos alunos respondeu às questões de forma completa ou quase completa.

99 Tabela 4.17

Resultados dos alunos no teste sumativo da atividade – Comparação de médias entre os testes aplicados nas atividades APP e em momentos anteriores

Para além de se verificar que a média global se manteve, percebe-se, também, que cada um dos alunos obteve classificações semelhantes às obtidas em momentos anteriores.

4.3.2 Materiais produzidos pelos alunos e qualidade da

participação.

Os seguintes materiais produzidos pelos alunos foram submetidos a análise: – Relatórios solicitados pelo professor.

– Fichas de registo solicitadas pelo professor.

– Registos espontâneos dos alunos e outros tipos de documento produzidos de forma espontânea, como por exemplo Power Point.

Considerou-se ainda a forma como os alunos mostraram o seu desempenho em termos de participação na aula ao nível das competências definidas para a disciplina.

Os dados foram recolhidos e organizados segundo os seguintes critérios, que resultam do que está definido no programa da disciplina de biologia:

– Conteúdos conceptuais - Conhecimentos e respetiva relação entre a temática do problema.

– Conteúdos procedimentais – Planificação, pesquisa, recolha, seleção e interpretação dos dados fornecidos /encontrados

Módulos

Teste módulo anterior Método APP

A5 B1 B2 B3

Média dos testes

100

– Conteúdos altitudinais - Apresentação de ideias e capacidade de argumentação.

– Foi ainda considerado o aspeto geral dos trabalhos e o cumprimento das normas de apresentação.

Conteúdos conceptuais - Conhecimentos e respetiva relação entre a

temática do problema.

Nos materiais produzidos, a relação com o problema em causa, que se pode considerar determinante para que tivesse ocorrido aprendizagem dos conteúdos, na atividade 1, apenas foi realizada de forma correta por um dos grupos (grupo 2). Os outros grupos, ou incidiram em aspetos relacionados com a doença, ou em conteúdos concetuais ou mesmo referindo os dois, apresentam-nos praticamente de forma separada. Na atividade 2, a ligação entre a temática dos problemas e os conteúdos do módulo foi realizada com maior frequência o que se deve também à maior ligação natural entre os dois componentes.

Nas duas atividades houve um número considerável de alunos que não explicou os conceitos de cada módulo de forma completa, tendo-se esquecido mesmo de os referir, apresentando apenas informações sobre a problemática em estudo. Com receio desta situação a professora monitorizou as aulas para que os alunos fossem confrontados com todos os conteúdos previstos para cada módulo, minimizando, assim, a possibilidade de alguns alunos não contactarem e explorarem alguns desses conteúdos.

De assinalar a insegurança que a professor sentiu, sobretudo na primeira atividade, por não ter dados como os que habitualmente recolhia nas aulas teóricas, nas quais pedia para cada aluno participar, individualmente, tentando perceber as suas dificuldades. Procurou adotar esse procedimento, adaptando-o ao contexto, tendo detetado algumas dificuldades, o que permitiu intervir no sentido de esclarecer algumas das dúvidas dos alunos em termos de conhecimentos.

101

Conteúdos procedimentais – Planificação, pesquisa, recolha, seleção

e interpretação dos dados fornecidos /encontrados.

Nas aulas observou-se que, muitas vezes, os alunos limitavam-se a copiar e colar a informação encontrada, fazendo apenas a seleção de parte do texto. No entanto, é de assinalar que as correções que a professora ia colocando nos documentos produzidos e as questões levantadas promoveram, nalguns alunos, uma maior atenção à necessidade de analisarem os dados com calma. Esta análise foi mais aprofundada quando os alunos encontravam gráficos, tabelas, esquemas, animações e notícias. Num dos grupos, em que os alunos revelaram maior envolvimento, elaboraram um documento em Power Point por iniciativa própria, o que demonstra ter havido uma maior pesquisa, seleção e análise dos dados.

As atividades permitiram a ocorrência frequente de momentos de discussão, recolha de dados, análise, seleção e tratamento da informação, organização e reorganização do trabalho, exposição de ideias, partilha de informação com os colegas e persistência na resolução de problemas.

Detetou-se a necessidade de um maior número de aulas para, por exemplo, fazer um trabalho de preparação dos alunos ao nível do que é a pesquisa e tratamento de informação e ainda um maior número de aulas para os alunos poderem refazer os trabalhos após as correções e indicações do professor.

Salienta-se ainda a importância de se realizar também trabalho laboratorial, o que foi difícil devido à reduzida carga horária e ao facto de os alunos ocuparem bastante tempo (mais do que o previsto) na realização da pesquisa.

Conteúdos atitudinais - Apresentação de ideias e capacidade de

argumentação.

Os alunos mais envolvidos criaram momentos de reflexões, dúvidas, não apenas sobre os conteúdos mas relativamente às problemáticas em estudo. Os alunos menos envolvidos foram cumprindo as atividades propostas e verificando se estavam a fazer o que era exigido mas mostraram alguma vergonha em entrar nalgumas das discussões geradas, assumindo uma atitude de ouvintes e não apresentando questões.

102

Aspeto geral dos trabalhos e o cumprimento das normas de

apresentação.

Os alunos não revelaram grande preocupação em realizar os trabalhos de forma rigorosa e cumprindo as normas de apresentação. Deram mais importância ao conteúdo do que à forma mas mesmo em termos de conteúdo apresentaram relatórios incompletos.