• Nenhum resultado encontrado

Tabela 01: Questão 1 – A escola que você voa/ voava fazia briefing antes de cada voo?

Questão 1 Quantidade Percentual

Sim, mas os briefing eram muito superficiais 10 41,7

Sim, eles faziam um bom briefing antes de cada voo explicando tudo

12 50

Não 2 8,3

Totais 24 100

Fonte: Elaborada pela autora

Gráfico 1: Questão 1 – A escola que você voa/ voava fazia briefing antes de cada voo?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Através da tabela 1 e do gráfico 1, podemos notar que 50% tinha um bom briefing antes de cada voo, onde era explicado tudo detalhadamente, 41,7% dos

participantes saiam para o voo sem ter um bom briefing e 8,3% não tinham briefing antes do voo, mesmo sendo obrigatório, fazendo com que os alunos não tivessem uma boa preparação para a missão a ser executada.

Tabela 02: Questão 2 – Os briefings eram rápidos a ponto de não sobrar tempo para sanar todas as dúvidas?

Questão 2 Quantidade Percentual

Sim 11 47,8

Não 12 52,2

Totais 23 100

Fonte: Elaborada pela autora

Gráfico 2: Questão 2 – Os briefings eram rápidos a ponto de não sobrar tempo para sanar todas as dúvidas?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 2 e no gráfico 2 podemos notar que 52,2% dos participantes alegaram que os briefings não eram rápidos a ponto de não sobrar tempo para sanar todas as dúvidas e 47,8% afirmaram que os briefings eram rápidos a ponto de não sobrar tempo para sanar todas as dúvidas. Se o aluno não consegue esclarecer todas as dúvidas referente a missão a ser executada, ele tem maior chance de não conseguir atingir o nível previsto por não ter compreendido perfeitamente o que seria realizado na missão.

Tabela 03: Questão 3 – Você costuma/ costumava sair para os voos com dúvidas das manobras a serem executadas?

Questão 3 Quantidade Percentual

Sim 5 20,8

Não 19 79,2

Totais 24 100

Fonte: Elaborada pela autora

Gráfico 3: Questão 3 – Você costuma/ costumava sair para os voos com dúvidas das manobras a serem executadas?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 3 e no gráfico 3 podemos notar que 79,2% dos participantes alegaram que não costumam/ costumavam sair para os voos com dúvidas das manobras a serem executadas e 20,8% disseram que costumam/costumavam sair com dúvidas das manobras a serem executadas. Se o aluno não consegue esclarecer todas as dúvidas referente a missão a ser executada, ele tem maior chance de não conseguir atingir o nível previsto por não ter compreendido perfeitamente o que seria realizado na missão.

Tabela 04: Questão 4 – Você considera que um bom briefing ajuda no seu desempenho da missão?

Questão 4 Quantidade Percentual

Sim 24 100

Não 0 0,0

Totais 24 100

Gráfico 4: Questão 4 – Você considera que um bom briefing ajuda no seu desempenho da missão?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 4 e no gráfico 4 podemos notar que 100% dos participantes consideram que um bom briefing ajuda no desempenho da missão. Quanto mais detalhado um briefing, será mais fácil para o aluno compreender o que será realizado na missão, tendo chance maior de ter um aproveitamento melhor.

Tabela 05: Questão 5 – – A escola que você voa ou voava fazia debriefing?

Questão 5 Quantidade Percentual

Sim 23 95,8

Não 1 4,3

Totais 24 100

Gráfico 5: Questão 5 – A escola que você voa ou voava fazia debriefing?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 5 e no gráfico 5 podemos notar que 95,8% dos participantes alegaram que a escola que eles voam/voavam realizavam debriefing e 4,3% voam/voavam em escola que não realizavam debriefing. Com isso podemos perceber que ainda tem alunos que não tem um feedback sobre pontos que precisam ser melhorados para que ele possa progredir em missões futuras e evitar que ele cometa o mesmo erro novamente.

Tabela 06: Questão 6 – Durante o curso de PP, PC ou INVA você fazia nacele?

Questão 6 Quantidade Percentual

Sim 22 91,7

Não 2 8,3

Totais 24 100

Gráfico 6: Questão 6 – Durante o curso de PP, PC ou INVA você fazia nacele?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 6 e no gráfico 6 podemos notar que 91,7% dos participantes realizavam e 8,3% dos participantes não realizavam nacele durante os cursos de PP, PC ou INVA.

Tabela 07: Questão 7 – No início, tinha dúvidas de como fazer uma boa nacele?

Questão 7 Quantidade Percentual

Sim 17 70,8

Não 7 29,2

Totais 24 100

Fonte: Elaborada pela autora

Gráfico 7: Questão 7 – No início, tinha dúvidas de como fazer uma boa nacele?

Na tabela 7 e no gráfico 7 podemos notar que 70,8% dos participantes tinham dúvidas e 29,2% dos participantes não tinham dúvidas de como fazer uma boa nacele. Com isso podemos perceber que os alunos não têm uma boa instrução de como seria ideal realizar uma nacele, não aprendendo o modo correto de fazer a mesma.

Tabela 08: Questão 8 – Se fosse te passado algumas técnicas específicas de como fazer uma boa nacele, acha que iria melhorar seu desempenho?

Questão 8 Quantidade Percentual

Sim 22 91,7

Não 2 8,3

Totais 24 100

Fonte: Elaborada pela autora

Gráfico 8 :Questão 8 – Se fosse te passado algumas técnicas específicas de como fazer uma boa nacele, acha que iria melhorar seu desempenho?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 8 e no gráfico 8 podemos notar que 91,7% dos participantes concluíram que se fosse passado algumas técnicas específicas de como fazer uma boa nacele iria e 8,3% concluíram que não iria melhorar deu desempenho. Com isso podemos perceber que se fosse ensinado algumas técnicas aos alunos de como realizar uma boa nacele, eles poderiam ter uma melhora no seu desempenho.

Tabela 09: Questão 9 – Você acha que a realização de nacele melhorou seu desempenho durante o voo?

Questão 9 Quantidade Percentual

Sim 23 95,8

Não 0 0,0

Nunca realizei 1 4,2

Totais 24 100

Fonte: Elaborada pela autora

Gráfico 9: Questão 9 – Você acha que a realização de nacele melhorou seu desempenho durante o voo?

Fonte: Pesquisa de campo – Google Forms

Na tabela 9 e no gráfico 9 podemos notar que 95,8% dos participantes concluíram que a realização de iria melhorar seu desempenho 4,2% nunca realizaram nacele. Com isso podemos perceber que a realização da nacele ajuda sim na melhora do desempenho dos alunos durante o curso.

4 CONCLUSÃO

Este trabalho teve como objetivo principal identificar as práticas já utilizadas que podemos melhorar na instrução aérea e práticas que podemos incluir no processo ensino-aprendizagem do piloto aluno, uma vez que ainda temos instituições que pecam no processo ensino-aprendizagem do aluno, mesmo sendo estabelecido padrões a serem seguidos através do órgão regulatório. Embora tenhamos um plano de missão a ser seguido, infelizmente ainda encontramos brechas que levam a perda de eficiência do aprendizado do aluno.

Tanto o briefing como o debriefing que são práticas já utilizadas e obrigatórias pelos órgãos regulatórios são extremamente importantes para que o aluno possa ter um bom acompanhamento durante sua formação. No entanto, conforme podemos ver na pesquisa, ainda temos falhas neste processo. Muitas instituições ainda não fazem o briefing da maneira correta, deixando os alunos irem voar com dúvidas a respeito da missão a ser executada ou simplesmente deixam os alunos irem para o voo sem fazer. Quanto ao debriefing, ainda notamos que algumas instituições não o fazem. Um bom briefing auxilia muito em um bom desempenho de voo, assim como um bom debriefing pode fazer com que o aluno consiga compreender melhor os pontos que ele precisa trabalhar para ter uma melhora significativa no seu aprendizado.

Para melhorar o briefing, o instrutor deve abranger instruções detalhadas sobre o que será realizado na missão desde a decolagem, voo de cruzeiro, aproximação, arremetida e manobras a serem realizadas na missão, explicando sua correta execução e os erros mais comuns que acontecem durante o treinamento. Além disso, ele tem que lembrar que cada aluno é único e que embora alguns tenham mais facilidade para aprender, outros precisam de um pouco mais de atenção para conseguir assimilar o conteúdo. A inclusão das fases do briefing (acolhimento, desenvolvimento e preparação para o voo) durante esta etapa ajudaria muito na execução um bom briefing.

Para melhorar o debriefing, o instrutor deve fazer uma retrospectiva sobre a missão identificando os acertos e os erros acompanhados de recomendações para que o aluno diminua o risco de cometer os mesmos erros futuramente. O uso da técnica do “sanduíche motivacional” é muito bom para esta fase já que inicia abordando os méritos do aluno durante a missão. Em seguida, aborda deméritos,

detecta os erros e detalha o que deve ser feito para evitar a repetição do mesmo, seguido de uma parte motivacional fazendo com que o aluno entenda que apesar das dificuldades encontradas, ele tem condições de ter sucesso nas futuras missões.

A nacele ajuda significativamente o aluno a compreender e se familiarizar com os procedimentos a serem executados durante as fases operacionais e o uso de técnicas como o flow pattern e acrônimos associadas à mesma pode aumentar a compreensão do aluno e a familiarização do mesmo com os procedimentos a serem executados.

O RBAC 61 que tange os requisitos de licenças e habilitações de pilotos da ênfase em totais de horas de voo. A inclusão de itens além das horas de voo, como por exemplo, inclusão de carga horária de nacele, poderia ser item contribuinte para a formação de um piloto mais qualificado e um piloto no futuro tenha uma facilidade maior quando tiver que se familiarizar com aeronaves diferentes, já que associado à nacele, ele usará técnicas que facilitarão sua compreensão sobre os procedimentos operacionais de qualquer aeronave.

Com o estudo realizado neste trabalho, espera-se que novos trabalhos sejam realizados futuramente, com o intuito de trazer melhoras significativas na instrução aérea para que cada vez mais tenhamos um progresso no nosso processo ensino-aprendizagem, que está diretamente ligado com a qualidade dos profissionais que teremos no futuro.

REFERÊNCIAS

ANAC – Código brasileiro de aeronáutica – 1986. Disponível em:

https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca- operacional/arquivos/cba.pdf/view. acesso em: 8 set. 2020

ANAC – Institucional. Disponível em: https://www.anac.gov.br/acesso-a- informacao/institucional. acesso em: 8 set. 2020

ANAC – IS Nº 121-003. Disponível em:

https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-121- 003/@@display-file/arquivo_norma/IS121-003A.pdf. acesso em: 01 set. 2020 ANAC – IS Nº 00-003 Revisão G. Disponível em:

https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-

003/@@display-file/arquivo_norma/%20IS00-003G.pdf. acesso em: 2 set. 2020 ANAC – Programa de instrução e manual de instruções e procedimentos – 2020. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de- pessoal/2020/24s1/is_141_007_para_publicacao_revisada_pdf.pdf/view. acesso em: 8 set. 2020

ANAC – RBAC 61 EMD 13 – 2020. Disponível em:

https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-61. acesso em: 02 set. 2020

ANAC – RBAC 141 EMD 00 – 2009. Disponível em: https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-

publicas/audiencias/2009/aud32/5-rbac-141-anexo-a-resolucao.pdf. acesso em: 8 set. 2020

APRENDIZAGEM – 2019. Disponível em: https://conceito.de/aprendizagem. acesso em: 30 ago.2020

AVIATOR ZONE ACADEMY – Flows and expanded checklist guide – 2018. Disponível em:

https://static1.squarespace.com/static/5bb6241501232caaa3c1fef1/t/5d27dd3d143eb 70001b1d898/1562893647496/Flows+and+Expanded+Checklist++Guide+.pdf. acesso em: 15 set. 2020

COMANDO DA AERONÁUTICA – MCA 58-3 Manual do curso de piloto privado – avião – 2004. Disponível em: https://www.anac.gov.br/acesso-a-

informacao/biblioteca/manuais-de-cursos-da-anac-1/mca58-3.pdf. acesso em: 01 set. 2020

CORDIER, Françoise e co. Aprendizagem e memória - 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-

BR&lr=&id=jafS273YU90C&oi=fnd&pg=PA9&dq=mem%C3%B3ria%2Bt%C3%A9cni ca+memoriza%C3%A7%C3%A3o%2Baprendizagem&ots=FzJFeChjFA&sig=Oc8NH

wfbdFizsUA56iEfpdF12j4#v=onepage&q=mem%C3%B3ria%2Bt%C3%A9cnica%20 memoriza%C3%A7%C3%A3o%2Baprendizagem&f=false. acesso em: 09 set. 2020 CORRÊA, Miguel. Mnemônica – 2013. Disponível em:

https://www.academia.edu/34150137/Memoriza%C3%A7%C3%A3o_e_Aprendizado _Acelerado_Mnem%C3%B4nica. acesso em: 09 set. 2020

DAC – IAC 060-1002 Treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (corporate resource management – CRM) – 2005. Disponível em:

https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/iac/iac-060- 1002a/@@display-file/arquivo_norma/IAC060_1002A.pdf. acesso em 31 jul. 2020 DELL’ISOLA, Alberto – Mentes geniais - 2011. Disponível em:

https://books.google.com.br/books?hl=pt-

BR&lr=&id=S8JHDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT7&dq=acr%C3%B4nimo+%2B+memori za%C3%A7%C3%A3o&ots=tshWrFovUZ&sig=DqqqcWd5Zat0WtWjXiEQFhnmPrM# v=onepage&q=acr%C3%B4nimo&f=false. acesso em: 10 set. 2020

DEGANI; Wiener, A, E. Cockpit checklist: Concepts, design and use. Disponível em: https://ti.arc.nasa.gov/m/profile/adegani/Cockpit%20Checklists.pdf. acesso em: 14 set. 2020

DICIO – Acrônimo – Disponível em:

https://www.dicio.com.br/acronimo/#:~:text=Significado%20de%20Acr%C3%B4nimo, %C3%A9%20um%20exemplo%20de%20acr%C3%B4nimo. acesso em: 10 set. 2020

ENSINO – 2019. Disponível em: https://conceito.de/ensino. acesso em 30 ago. 2020 FERREIRA DE OLIVEIRA, Maxwell – Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração – 2011. Disponível em:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_- _Prof_Maxwell.pdf. acesso em: 04 ago. 2020

FLY CENTER ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL. Instrutor de voo. Edição 1.10. Campinas.2020

GERHARDT,T.E.; SILVEIRA,D.T. Métodos de Pesquisa.2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806. acesso em: 07 Set. 2016

MINISTÉRIO DA DEFESA. Comando da Aeronáutica – MCA 58-3 manual do curso de piloto privado – avião – 2004. Disponível em: https://www.anac.gov.br/acesso-a- informacao/biblioteca/manuais-de-cursos-da-anac-1/mca58-3.pdf. acesso em: 01 ago. 2020

MOTTA, Alexandre de Medeiros et al. Universidade e Ciência. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 158 p. Palhoça. 2013

OLIVEIRA, F.B. et.al. Revisão de literatura: Pesquisa bibliográfica x pesquisa

documental. 2011. 16f. Programa de pós-graduação em ciências florestais -

SANTOS, Sandra – O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor- aluno: Aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior” – 2001. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-

content/uploads/2012/01/tx_5_proc_ens_aprend.pdf. acesso em: 01 set. 2020 SILVA, Roberto e co. Mapas mentais: técnicas de memorização e estudo para o voo no 2º esquadrão de instrução aérea – 2014. Disponível em:

https://www2.fab.mil.br/unifa/images/revista/pdf/v28_n2/405.pdf. acesso em: 10 set. 2020

SIPAER – Manual do instrutor de voo – 2016. Disponível em:

https://www2.fab.mil.br/unifa/images/revista/pdf/v28_n2/405.pdf. acesso em: 31 jul. 2020

SEBRAE – O cliente quer preço ou qualidade? Disponível em:

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/cursos_eventos/o-cliente-quer- preco-ou-qualidade,699a4c64814fc510VgnVCM1000004c00210aRCRD. acesso em 01 ago. 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – Métodos de pesquisa – 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. acesso em: 04 ago. 2020

PIANA, Maria – A pesquisa de campo – 2009 – Disponível em:

http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-06.pdf. acesso em 14 set. 2020

ZANELLA, Liani – Metodologia de pesquisa – 2011. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/somente-leitura/EaDADM/UAB3_2013- 2/Modulo_1/Metodologia_Pesquisa/material_didatico/Livro-

ANEXO E - GRADE CURRICULAR DO CURSO TEÓRICO DE PILOTO COMERCIAL

Documentos relacionados