• Nenhum resultado encontrado

3.4 DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA DE PESQUISA

3.4.1 Revisão Sistemática da Literatura – Etapa 1

Para a revisão sistemática de literatura foi escolhido um processo estruturado de busca bibliografia, permitindo assim, extrair um fragmento especifico e relevante de publicações, que atendem os objetivos propostos para pesquisa (LACERDA; ENSSLIN; ENSSLIN, 2012).

O mapeamento sistêmico de um conteúdo bibliográfico permite identificar lacunas da literatura e posicionar o trabalho proposto buscando suprir as limitações apresentadas pelos estudos analisados (ENSSLIN; ENSSLIN; PINTO, 2013).

Objetivo da revisão sistemática é fornecer subsídio para contribuir nas áreas de interesse da pesquisa, acrescentando o rigor metodológico, conciliado ao desenvolvimento de uma base de conhecimento confiável (VALMORBIDA et al., 2014).

Segundo Gu & Lago (2009), os principais objetivos de uma análise sistêmica da literatura são: (a) buscar evidências da existente na literatura sobre uma questão específica de estudo; b) identificar lacunas na pesquisa atual, para sugerir novas orientações no desenvolvimento de pesquisas; e c) posicionar novas atividades de pesquisa por meio de um quadro conceitual de pesquisa.

Ainda segundo o autor o desenvolvimento de uma pesquisa bibliografica, precisa seguir algumas diretrizes: planejamento da revisão, realização da revisão e o relatório da revisão. A principal atividade é o planejamento, que especifica as questões de pesquisa e desenvolver um protocolo de revisão. Um protocolo de revisão tem relevante importância para uma revisão sistemática porque especifica estratégias de busca, seleção, extração de dados e síntese (GU; LAGO, 2009).

Considerando os fundamentos apresentados e com o objetivo de mapear a literatura existente sobre o tema do presente estudo, foi escolhido como instrumento de revisão da literatura o ProKnow-C. Importante considerar que o método ProKnow-C possui um protocolo próprio de busca e revisão do conteúdo (WAICZYK; ENSSLIN, 2013).

Para fins desta pesquisa, foram desenvolvidas três fases do processo: a) a seleção de um portfólio de artigos sobre o tema da pesquisa; b) análise bibliométrica do portfólio; e c) análise sistêmica.

A) Seleção do Portfólio Bibliográfico (PB) sobre o tema da pesquisa:

Para a seleção do PB, o processo foi dividido em três fases: (i) seleção do banco de artigos brutos; (ii) filtragem do banco de artigos e (iii) teste para avaliar a representatividade do PB.

Para a seleção do banco de artigos bruto para formar o PB foram definidos três eixos de pesquisa: “1 - avaliação de desempenho organizacional”, “2 - gestão de energia”, e “ 3- instituições de ensino superior”, na sequência, definiu-se as respectivas palavras-chave: (1)

“measurement”, “assessement”, “evaluation”, “performance”, “measures”; (2) “energy management”, “energy use”, “energy demand”, “energy efficiency”; (3) “university”, “campus”, “college”, “higher education”.

Figura 7 - Composição dos eixos e palavras-chave

Fonte: Elaborado pelo autor

A partir da definição das palavras-chave todas as possíveis combinações entre as palavras-chave dos eixos de pesquisa foram formadas, por exemplo: "measurement and

energy management and university” resultando um total de 100 possíveis combinações com o

uso da expressão booleana AND.

Estas combinações possibilitaram buscas em quatro bases de dados contidas no portal de periódicos da CAPES: Scopus, Isi Web of Knowledge, Emerald Insight e Science Direct.

Com o procedimento de busca inicial, permitiu a seleção um banco de artigos brutos, que foram submetidos em processo de filtragem, com o auxílio de um sistema de gerenciamento eletrônico para eliminar os artigos duplicados.

Na sequência ocorreu a leitura de títulos de todos os artigos não eliminados no filtro, o que possibilitou selecionar os títulos alinhados com o contexto definido na pesquisa.

A partir destes artigos, identificou-se o reconhecimento científico de cada artigo por meio de dados coletados no Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/). As referências foram divididas de acordo com a relevância, em dois grandes repositórios (“K” > representatividade) e (“P” < representatividade).

Para o repositório “K”, foi desenvolvida uma análise de leitura dos resumos, com o objetivo de selecionar os artigos com alinhamento ao tema de pesquisa, e compor o repositório “A”.

Com relação ao repositório “P”, a análise foi realizada quanto ao período de publicação contemplando como critério, todas as publicações dos últimos dois anos e as publicações que apresentam algum autor do banco de autores do repositório “A”.

Na sequência uniram-se os artigos do repositório “A” e “B” formando um único repositório, que passa ser denominado de repositório “C”.

Para finalizar o processo de filtragem, os artigos do repositório “C” foram submetidos à leitura integral para confirmar o alinhamento ao tema da pesquisa, e finalmente compor o Portfólio Bibliográfico (PB). O processo de seleção do PB é ilustrado na Figura 08.

Figura 8 - Processo de seleção do Portfólio Bibliográfico

Fonte: Elaborado pelo autor

A terceira fase do ProKnow-C, sugere o teste de representatividade científica do PB, para essa identificação foram novamente utilizadas as informações do Google Acadêmico (BORTOLUZZI et al., 2014). A análise não se limitou apenas aos artigos do PB, com o objetivo de assegurar a afinidade com o tema, integrou-se ao processo uma análise “cruzada” das informações entre os dados do portfólio e suas referências, foi avaliado o alinhamento de título, resumo e texto nos quais outros cinco artigos (Figura 9) foram reconhecidos como alinhados ao tema, e incorporados ao PB.

Figura 9 - Resultado da etapa 1 Proknow-C

Fonte: Elaborado pelo autor

B) Análise Bibliométrica do Portfólio:

A análise bibliométrica é uma técnica que envolvem métodos estatísticos de contagem bibliográfica para avaliar e quantificar o crescimento da literatura para um determinado assunto (DU et al., 2013). Assim, a utilização de métodos quantitativos na busca por uma avaliação objetiva da produção científica é uma abordagem de destaque, que permitem ampliar o escopo dos estudos integrando os métodos bibliométricos a uma estratégia de trabalho. (ARAÚJO, 2006).

Nesta perspectiva para esta análise, o primeiro procedimento buscou identificar a relevância dos periódicos que deram origem à publicação dos artigos do portfólio. Essa fase é finalizada com a análise cruzada dos periódicos, onde foram consideradas as informações dos artigos do portfólio e artigos das referências deste portfólio.

A próxima análise refere-se ao reconhecimento científico de cada artigo do PB por meio da identificação do número de vezes que o artigo foi citado, por outros artigos científicos. Esta evidenciação torna-se importante quando pesquisadores buscam pesquisas que já obtiveram aceitação no meio acadêmico-científico (ENSSLIN et al., 2014). Para isto, convencionou a utilizar informações disponibilizadas no Google Acadêmico.

Outra informação investigada foi o autor mais citado no PB, a identificação dos autores mais relevantes é importante no desenvolvimento de pesquisas sobre determinado tema. Esse procedimento permite ao pesquisador investigar quem se dedica ao tema e tem se destacado no meio científico (ENSSLIN et al., 2014). A presente análise busca fazer um cruzamento entre as informações relacionadas aos artigos destaque no portfólio bibliográfico e seus respectivos autores, que possibilita identificar os artigos e seus autores do portfólio de maior destaque.

Em síntese a análise bibliométrica desenvolvida nesta pesquisa, constitui-se em identificar os periódicos, os autores e os artigos que se destacaram nas referências dos artigos do PB bem como em nas referências do PB (análise cruzada).

C) Análise Sistêmica:

A exploração Sistêmica do PB permite abordar com profundidade os conteúdos principais de duas áreas do conhecimento: gestão de operações de serviços e estratégia de operações. A revisão desses dois assuntos admitiu um conjunto de requisitos para a formulação da estratégia de pesquisa vinculando a gestão de energia nas operações de serviços no contexto das IES.

Para o mapeamento da avaliação do desempenho da gestão de energia em IES, foram explorados 25 documentos que fazem parte do PB, objetivando assim extrair informações relacionadas ao conceito de a avaliação de desempenho envolvendo operações de serviço. O resultado completo da etapa 1 é apresentado no apêndice A.