• Nenhum resultado encontrado

Revistas para mais de 50 anos: Inglaterra, França e Espanha

CAPÍTULO II- O PÚBLICO SÉNIOR E O MERCADO DE REVISTAS

2.2. Imprensa atual: setor revistas

2.2.2. Mercado de revistas em Portugal

2.2.4.1. Revistas para mais de 50 anos: Inglaterra, França e Espanha

A segmentação do mercado de revistas, apresenta-se como uma tendência a nível internacional. Satisfazer os interesses de públicos em concreto, é, cada vez mais, uma aposta dos editores por todo o mundo.

De um modo geral a segmentação pode ser feita por género, interesses, idade e localização geográfica, e “un terceiro emergente y tremendamente interessante: manera de estar”. A mais utilizada é a segmentação por interesses onde se incluem várias categorias: informação, economia, sociedade, desporto e veículos, femininas/moda; ambiente e divulgação científica, televisão, lazer, viagens e turismo (Caño, 1999, p. 50).

De acordo com Caño a segmentação por idades, destinada ao público infantil e à Terceira Idade, é a mais difícil de conseguir (Ibid).

No mercado de revistas, destinadas aos mais velhos, França e Inglaterra têm uma forte tradição na oferta editorial para este público, segundo João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (Anexo 2).

Em Inglaterra, a revista Saga Magazine, (Fig. 1) destinada a pessoas com mais de 50 anos, é, de acordo com o site, a publicação mensal mais vendida no Reino Unido, com uma circulação total de mais de 500 mil exemplares. A revista pertence ao grupo Saga que, desde 1951, se dedica ao lançamento de produtos e serviços para o público com mais de 50 anos (Saga).

A revista Saga Magazine, com periodicidade mensal, tem um custo de 2,5 libras, e apenas está disponível através da modalidade de assinatura. O target definido assume relevância para os anunciantes, na medida em que representam cerca de 43% da população inglesa. As principais seções da revista são: férias; seguros, dinheiro, direito, saúde. (Ibid)

Relativamente à presença no mundo online, para além de ter um site18, a revista tem disponível, todas as edições, em versão digital em formatos para Kindle Fire, iPad, iPhone e computador.

No site da revista os leitores têm a possibilidade de usufruir de uma rede social Saga Dating; subscrever uma newsletter, assim como participar online em passatempos.                                                                                                                          

O grupo Bayard Press é uma referência líder na edição de revistas seniores em França, com presença em vários países europeus, mas também nos Estados Unidos, Canadá e na China. O grupo destaca-se, igualmente, nas áreas das publicações da juventude e da religião (Groupe Bayard).

Editada pela Senior Presse France, a revista Notre temps, (Fig.1) publicada mensalmente, com um custo de capa de 3,70€, define como público “toutes les génerations de seniors”, assumindo a função de oferecer aos seus leitores “une mine d’informations indispensables pour vivre pleinement une retraitee dynamique et hereuse!” (Groupe Bayard).

A reforma e o emprego são as grandes temáticas da revista, para além de incluir outras seções: internet (segurança informática, redes sociais, resolução de problemas informáticos); direito (legislação laboral, direitos dos consumidores), finanças (impostos, seguros de vida, bancos); saúde (dietética, sexualidade, menopausa, beleza, audição, visão); lazer (férias, genealogia, canções, história); automóvel (segurança rodoviária, seguros, conselhos para manutenção de viaturas); família e casa (cães&gatos, jardinagem, cuidadores, relacionamentos intergeracionais; culinária (fichas de receitas) e passatempos (concursos, jogos em linha, entretenimento cerebral).

Para além da edição, em formato papel, a revista Notre Temps tem uma forte presença no meio digital: nas redes sociais; com uma página no facebook19 e um site20, onde, para além de vários conteúdos, é possível consultar algumas páginas da versão impressa da revista21. O site possibilita, gratuitamente, a subscrição da newsletter; e participação em concursos e fóruns de discussão.

O site da revista Notre Temps disponibiliza outros serviços, associados à marca; desde viagens em cruzeiros; simulador do cálculo da reforma; cursos em inglês; para além de micro sites de anúncios de emprego e relacionamentos sociais destinados a este público. Os utilizadores do site têm igualmente a possibilidade de fazerem parte de um painel de consumidores para testarem produtos.

A assinatura da revista pode ser feita, através do site, e disponibiliza, para além de desconto no preço, brindes.

                                                                                                                         

19 https://fr-fr.facebook.com/Notretemps

20 http://www.notretemps.com

 Figura 1- Capas das revistas Notre Temps (França); Saga Magazine (Inglaterra) e Senda Senior (Espanha) destinadas a público com mais de 50 anos

A Saga Magazine organiza encontros com os leitores com o objetivo de conhecer as suas opiniões, podendo melhorar a qualidade dos conteúdos, adaptando-se aos gostos e necessidades deste público.

O grupo Bayard, em 1993, procedeu a uma tentativa, sem sucesso, de expansão da revista Notre Temps para o mercado espanhol. A revista chegou a ser publicada com o nome Todos a Vivir, mas não conseguiu obter a publicidade desejada, nem os leitores que pretendia alcançar. Para Caño (1999) as razões do fracasso foram mais de índole sociológicos, do que propriamente formais.

No entanto, o mercado espanhol já dispõe, atualmente, de oferta editorial para o público com mais de 50 anos. O Grupo SENDA é líder de informação e comunicação, neste segmento. Desde o ano 2000, publica a revista mensal Senda Senior (Fig. 1). Com um preço de capa de 2€, a publicação é vendida nas banca.

A revista aborda temas de interesse para o segmento de população com mais de 50 anos que, em Espanha, ultrapassa os 16 milhões de pessoas. Saúde, consultório, nutrição, beleza, tendências, novas tecnologias, palavras dos mais velhos, os nosso mais velhos, recomendamos, economia, consumo, viagens são as principais seções da publicação.

Através do site da revista Senda Senior22 é possível subscrever a publicação, nas versões impressa e digital, sendo que o preço em formato digital apenas tem uma redução de dois euros no custo final. É ainda possível consultar online notícias, e informações sobre outras temáticas, bem como ouvir entrevistas e excertos dos programas radiofónico emitidos pelo canal Palavras Mayores.

                                                                                                                         

22 http://www.sendasenior.com/shop/Suscripcion-anual_l2.html

Documentos relacionados