• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE ENTREVISTA 1-Qual a missão institucional desta instituição?

2-Marabá encontra-se entre uma das cidades brasileiras que possui os maiores índices de violência homicida entre a população jovem. O que isso representa para o município hoje?

3-A violência homicida entre a juventude negra é reconhecida pelo Estado Brasileiro. A Presidente Dilma em uma de suas declarações no início do segundo semestre de 2013, fala sobre este fenômeno. O reconhecimento do Estado muda a realidade, o enfrentamento deste fenômeno?

4-Existem programas, projetos e ações municipais na área de segurança pública para o enfrentamento deste fenômeno? Se positivo quais são?

5-Existe articulação entre os programas, projetos e ações das secretarias municipais?

5- Existe investimento direto do governo federal e do governo estadual na área de segurança pública ou em outras políticas públicas direcionadas para o enfrentamento da violência entre a juventude negra no município de Marabá?

7-As entidades representativas da sociedade civil falam em extermínio da população jovem e negra no Brasil, na visão da Secretaria este cenário de extermínio é real?

8-Existe em Marabá grupos de extermínio?

9- Como é a atuação das policias (militar, civil, municipal) frente a violência homicida entre a população jovem?

161 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO DE VOZ

Eu,__________________________________________________________ ______ brasileiro, __________________ (estado civil), ___________________ (profissão), portador da carteira de identidade n.º ___________________, entendendo a importância que a pesquisa intitulada A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA HOMICIDA NO MUNICÍPIO DE, entendendo especialmente os métodos que serão usados para a coleta de dados, assim como, estou ciente da necessidade da gravação de minha entrevista, AUTORIZO, por meio deste termo, a pesquisadora LAURA MICHELE SERRÃO LIMA GOMES a realizar a gravação de minha entrevista sem custo financeiro de nenhuma das partes.

Vale ressaltar que não há desconfortos ou riscos previsíveis para o voluntario, mediante a autorização da gravação da entrevista.

A AUTORIZAÇÃO desta entrevista só foi concedida mediante o compromisso da pesquisadora acima citada em garantir-me os seguintes direitos:

1-Poderei ler a transcrição de minha gravação;

2-Os dados coletados serão usados exclusivamente para gerar informações para a Dissertação de Mestrado da pesquisadora e outras publicações dela decorrentes, quais sejam: revistas científicas, eventos científicos, jornais e livros;

3-Minha identificação não será revelada em nenhuma das vias de publicação das informações geradas;

4-Qualquer outra forma de utilização dessas informações, diferentes das acima especificadas, somente poderá ser feita mediante minha autorização.

5-Os dados coletados referente à pesquisa serão guardados sob a responsabilidade única e exclusiva da pesquisadora LAURA MICHELE SERRÃO LIMA GOMES;

6- Serei livre para interromper minha participação na pesquisa a qualquer momento,podendo solicitar uma cópia da gravação e transcrição de minha entrevista, sendo que o os dados que foram coletados até esta data, continuarão válidos e poderão ser utilizados na pesquisa, como dados antigos, conforme a data da interrupção, por ser de fundamental importância para o estudo em análise.

7-Esta AUTORIZAÇÃO será válida até a data da conclusão dos estudos, momento em que será apresentada dissertação de mestrado.

Marabá,________ de Setembro de 2013.

_________________________________________________ Participante da Pesquisa

163 TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) Eu Laura Michele Serrão Lima Gomes, responsável pela pesquisa: A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA HOMICIDA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ estou fazendo um convite para você participar como voluntário deste estudo.

Esta pesquisa pretende analisar os altos índices de violência homicida entre a população jovem no município de Marabá. Os programas, projetos e ações da política de segurança pública que estão sendo efetivadas no município de Marabá para diminuição da violência homicida entre os jovens. Acreditamos que esta pesquisa seja importante para subsidiar e dar alternativas para ações governamentais com o intuito de diminuição das taxas de violência no município.

Para a realização desta pesquisa será utilizado como método, à coleta de dados por meio do instrumental da entrevista não estruturada (entrevista em profundidade), ou seja, serão realizadas perguntas abertas, por meio de uma conversa guiada, com a pretensão de obter informações detalhadas sobre a temática. Vale ressaltar que as entrevistas serão gravadas e que a participação do entrevistado é voluntaria, sem custo financeiro para nenhuma das partes.

Os dados coletados serão usados exclusivamente para gerar informações para a Dissertação de Mestrado da pesquisadora e outras publicações dela decorrentes, quais sejam: revistas científicas, eventos científicos, jornais e livros;

Não há desconfortos ou riscos previsíveis para o voluntario. Os benefícios esperados com o estudo são a diminuição dos índices de violência homicida entre a população jovem, mediante a efetivação de programas, projetos e ações pelo poder público municipal.

Durante todo o período da pesquisa o voluntario tem o direito de tirar qualquer dúvida ou pedir qualquer outro esclarecimento, bastando para isso entrar em contato, com a pesquisadora.

O voluntario tem garantido o direito de não aceitar participar ou de retirar sua permissão, a qualquer momento, sem nenhum tipo de prejuízo ou retaliação, pela sua decisão.

As informações desta pesquisa serão confidencias, e serão divulgadas apenas em eventos ou publicações científicas, não havendo identificação dos

voluntários, a não ser entre os responsáveis pelo estudo, sendo assegurado o sigilo sobre sua participação (confidencialialidade).

Autorização:

Eu,__________________________________________________________ _________,RG_________________________, idade_______________ após a leitura (ou a escuta da leitura) deste documento e ter tido a oportunidade de conversar com o pesquisador responsável, para esclarecer todas as minhas dúvidas, acredito estar suficientemente informado, ficando claro para mim que minha participação é voluntária e que posso retirar este consentimento a qualquer momento sem penalidades ou perda de qualquer benefício. Estou ciente também dos objetivos da pesquisa, dos procedimentos aos quais serei submetido, dos possíveis danos ou riscos deles provenientes e da garantia de confidencialidade e esclarecimentos sempre que desejar. Diante do exposto expresso minha concordância de espontânea vontade em participar deste estudo.

_____________________________________________________ Assinatura do voluntário

______________________________________________________ Assinatura de uma testemunha

Declaro que obtive de forma apropriada e voluntária o Consentimento Livre e Esclarecido deste voluntário para a participação neste estudo.

_____________________________________________________ Assinatura do responsável pela obtenção do TCLE