• Nenhum resultado encontrado

Roteiro do documentário

No documento A voz do instrumental (páginas 39-43)

4. Considerações finais

5.2 Roteiro do documentário

Por se tratar de um roteiro de documentário, resolvi que o processo de filmagens, como formação de planos não seria detalhado do documento. Optei por realizar as filmagens, me adequando às localizações encontradas, pois os entrevistados nãos estavam inteiramente à minha disposição, e as oportunidades organização de entrevistas eram poucas. Salvador: A voz do Instrumental foi um documentário realizado sob improviso, experimentação, e seu roteiro é constituído por questionamentos que guiaram as produções de imagens. Muitas vezes ao longo da produção, o roteiro não foi seguido,

surgindo novas idéias, como a filmagem na Barraca do Mickey e do grupo Kombinação

Musical Segue o roteiro, entregue ao professor Fernando Conceição, no final do

semestre 2016.1, na disciplina Com 117, cujo o documentário teria um título diferente do original, e seria chama do Sem Voz? Música Instrumental de Salvador:

5.2.1 Introdução do roteiro

O documentário conta com a idealização e direção de Vinícius Arnaut.

Poucos são os músicos profissionais que produzem trabalho autoral de música instrumental em Salvador. Não há terreno fértil, no sentido cultural e mercadológico, para que a música instrumental floresça na cidade, que por incrível que pareça recebeu o título de “Cidade da música” pela Unesco, em novembro de 2015.

O soteropolitano, no geral, não possui a cultura de escutar música instrumental. Consequentemente, não há um mercado fértil para a música instrumental, pois o nicho de público é muito pequeno e não atende às demandas. Os artistas não se sentem estimulados para produzirem trabalhos autorais e quando produzem, na maioria das ocasiões possuem oportunidades em outras cidades de Estados brasileiros ou do mundo. Por outro lado, supõe-se que a maioria dos instrumentistas ousam pouco, se rendem facilmente a outros mercados por uma questão lógica de sobrevivência. Previamente podemos perceber que os artistas não buscam a interação com o público, nem produzir algo que vise chamar a atenção das pessoas. O senso comum entre os músicos muitas vezes nos relata a preocupação da classe com a erudição, com a lógica de música de “boa qualidade”, e com rótulos de que quem não escuta música instrumental não possui um preparo cognitivo para receber esse gênero em especifico.

Fazendo um diagnóstico prévio, é necessário concluir que há problemas na comunicação entre quem produz música instrumental e quem não escuta, além de um contexto social que permite o enrijecimento desses defeitos. É importante mudar esse contexto. Nota-se, portanto, que os problemas são abrangentes e diversos, todos eles apontados pelo cineasta do documentário em questão.

A produção deste documentário será um processo de investigação da produção de música instrumental que está sendo realizada na cidade. Ele terá uma relação com área de comunicação, já que promove uma reflexão sobre quais estratégias de comunicação

podem ser utilizadas pelos artistas para que seus trabalhos atinjam novos públicos, de forma que sejam bem recebidos.

5.2.2 Objetivos do Documentário no roteiro

O objetivo principal do documentário é promover reflexões sobre a produção musical do gênero instrumental na cidade de Salvador, visando representar os diversos pontos de vista sob a perspectiva mercadológica, artística, cultural e social.

O filme também é uma oportunidade para que o cineasta exercite a capacidade experimental cinematográfica, porém de uma maneira organizada. O cineasta não tem como objetivo sair em defesa de qualquer ponto de vista, pois apenas deseja, através do modo reflexivo, apontar os diversos pontos de vista sobre a música instrumental em Salvador, de modo que o espectador adquira sua conclusão. Ou seja, o cineasta não pretende persuadir ou convencer o espectador com algum ponto de vista, apesar que será inevitável que as impressões pessoais do documentarista estejam implícitas na produção. Contudo, um dos caracteres chaves para a experimentação no processo de montagem e edição, realizados com a direção do documentarista, é o exercício de se tentar chegar, dentro do que é possível, ao máximo de imparcialidade.

O produto cinematográfico não contemplará uma compreensão completa sobre música instrumental em Salvador, mas poderá apontar novas lógicas comunicacionais (dialogo entre músicos, públicos, produtores), mercadológicas e artísticas para o público alvo de instrumentistas e conhecedores de música instrumental. Novas compreensões podem ser transcritas a partir deste documentário, tanto para o cineasta que produz, quanto para os espectadores.

O Projeto também poderá ser útil para mobilizações futuras por parte de órgãos governamentais, no sentido de incentivar possíveis políticas públicas voltadas para a música instrumental na cidade, em vários níveis, que podem englobar a educação e a cultura. Além disso, poderá contribuir para transformações mercadológicas e culturais em que a música instrumental está inserida, a partir das suposições dos entrevistados que promoverão reflexões aos espectadores.

- O público alvo principal será de músicos, que possuem a familiaridade e afinidade com o tema, e que possam, como espectadores do filme, adquirir novas visões.

O filme será convertido numa fonte de memória, para que ele seja assistido e sirva de material reflexivo para os futuros instrumentistas e estudiosos de música instrumental, influenciando de alguma forma as novas produções musicais realizadas pelos artistas, a partir das reflexões atribuídas através do documentário.

A reflexão que repense a comunicação entre instrumentistas e públicos, serão importantes para a finalidade de que os músicos possam conquistar novos nichos de mercado e público, além de consolidar os que já existem.

5.2.4 Estilo do documentário, descrito no roteiro

A criação do documentário seguirá um modo reflexivo, de modo que na escuta das entrevistas com os atuantes da área possamos identificar com mais clareza esses problemas culturais e mercadológicos, e buscar soluções possíveis para que a música instrumental floresça na cidade de Salvador. Um documentário reflexivo pode ser uma semente para o futuro, mas para isso ele poderá, ao mesmo tempo, impulsionar a preparação de um terreno para que os objetivos culturais sejam germinados.

5.2.5 Estética do Documentário, descrito no roteiro

O documentário terá uma linguagem fácil, para a compreensão mais acessível do público alvo. Os cortes de falas podem ser dinâmicos, conectando os conteúdos dos entrevistados. As falas podem passar junto com arquivos, imagens de shows, e imagens dos próprios entrevistados, como se eles não estivessem diante da câmera. Não há a voz do cineasta neste produto, e a narrativa é composta somente pelos instrumentistas. Para cada entrevistado, há diversos planos de câmera. Também é importante inserir linguagens poéticas simples, como filmar paisagens de Salvador, lugares urbanos, signos nas casas dos entrevistados ou signos nas ruas.

É necessário que a fotografia do documentário seja composta por cores quentes, para caracterizar a cidade de Salvador.

5.2.6 Lista de questionamentos e Ordem de Montagem do Documentário, descritos no roteiro

- Quem produz trabalho autoral de música instrumental em Salvador?

- O que levou esses artistas a produzirem música instrumental autoral em um lugar considerado cidade da música, mas que não possui mercado fértil para música instrumental?

- Como esses artistas produzem seus trabalhos? - Que elementos musicais eles utilizam?

- Quais são suas influências artísticas?

- Esses artistas possuem trabalhos paralelos (musicais e/ou outros) ? - Eles sobrevivem de seus trabalhos autorais?

- Quais são as suas expectativas (artísticas e mercadológicas)? - Como eles divulgam seus trabalhos?

- Como eles interagem com seus públicos alvos ?

- Eles fazem uso das redes sociais ? Que outros meios de comunicação eles utilizam para se divulgarem?

- Esses artistas possuem equipe de produção (assessoria, etc)?

- Esses artistas possuem algum tipo de visibilidade pública (visualizações no Youtube, público em shows, aparições em programas de televisão, rádio), aqui em Salvador?

5.3 Créditos do documentário

No documento A voz do instrumental (páginas 39-43)

Documentos relacionados