• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA – GESTOR ESCOLAR ESTUDO: Os Impactos do Pacto pela Educação em quatro escolas da

Módulo VIII Gestão e inclusão.

ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA – GESTOR ESCOLAR ESTUDO: Os Impactos do Pacto pela Educação em quatro escolas da

Regional Petrolina

ESCOLA ESTADUAL ______ DATA: ___/___/___

Com o objetiva de colher informações sobre o conhecimento do gestor(a) sobre o PACTO PELA EDUCAÇÕ, bem como as ações realizadas após a apropriação dos resultados da avaliação pela escola. As perguntas serão subsidiadas por duas questões: a percepção da escola desde a implantação e o efeito do PPE.

1– O que esses resultados indicam para sua escola?

2– Como esse resultado chega a sua escola? Existe algum instrumento de divulgação?

3 – Existe alguma ação na escola que objetiva o processo de apropriação dos resultados pelos professores? (Caso a resposta seja afirmativa) Quais? Quem coordena esses momentos?

4 – Você acredita que os resultados provocam algum tipo de mudança didático pedagógica na prática docente? E na prática de gestão(Caso a resposta seja afirmativa) Exemplifique.

5 – (Caso ocorra mudanças)De que maneira essas mudanças são observadas por você?

6 – Esses resultados são utilizados de alguma forma para orientar o processo contínuo de melhoria da aprendizagem observada nos dados apresentados? (Caso a resposta seja afirmativa) Exemplifique.

7– Os resultados são apresentados para comunidade? (Caso a resposta seja afirmativa) De que forma isso acontece?

8 – Como é sua participação enquanto gestor nesse processo?

9 - Encontra algum desafio na análise e apropriação desses resultados. (Caso a resposta seja afirmativa) Quais são eles?

10 - Sobre o ranking como vc avalia isso , incomoda, no macro (300) ou no micro (15).

11 - Fale-me um pouco de sua gestão do cotidiano escolar, suas funções como gestora, destacando quais atividades ocupam mais o seu tempo na escola. 12– Gostaria de acrescentar mais alguma informação acerca do tema dessa entrevista?

APÊNDICE III

ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA – PROFESSOR(a)

ESTUDO: Os Impactos do Pacto pela Educação em quatro escolas da Regional Petrolina

ATOR: Professor DISCIPLINA___________________________ ESCOLA ESTADUAL:______________________________ DATA:___/___/___ LOCAL:_________________________________________________________

1- Quando e como você tomou conhecimento da implementação do Pacto pela Educação nessa escola?

2- Você conhece os objetivos e os referenciais do programa? Fale sobre eles. 3- Fale um pouco da sua participação no Pacto pela Educação, ou seja, nas ações de intervenção pedagógica nessa escola.

4- Fale sobre a participação dos pais nesse programa e no dia a dia da escola. 5- Gostaria que me falasse a respeito dos desafios que encontra no desenvolvimento do Pacto pela Educação.

6- Fale um pouco sobre sua relação com a gestão escolar.

7- Relate sobre a atuação da gestora na implementação do Pacto pela Educação e no desenvolvimento das ações pedagógicas.

8- Como você considera a trajetória de resultados no PPE na disciplina em que você leciona, bem como no IDEB. Fale sobre esses resultados e sobre o que a escola faz para mantê-los.

9- O que você não fazia antes do PPE e agora faz.

APÊNDICE IV

ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA – Educador de Apoio ESTUDO: Os Impactos do Pacto pela Educação em quatro escolas da

Regional Petrolina.

ESCOLA ESTADUAL ______ DATA: ___/___/___

Tem por objetivo colher informações a cerca do conhecimento do Educador de Apoio sobre o PACTO PELA EDUCAÇÕ (PPE), bem como as ações realizadas após a apropriação dos resultados da avaliação pela escola. As perguntas serão subsidiadas por duas questões: a percepção da escola desde a implantação e o efeito do PPE na melhoria dos resultados do Ensino Médio.

1 – O que os resultados do Pacto pela Educação (PPE) indicam para sua escola?

2 – Como esse resultado chega a sua escola? Existe algum instrumento de divulgação?

3 – Existe alguma ação na escola que objetiva o processo de apropriação dos resultados pelos professores? (Caso a resposta seja afirmativa) Quais? Quem coordena esses momentos?

4 – Você acredita que os resultados do PPE provocam algum tipo de mudança didático pedagógica na prática docente? (Caso a resposta seja afirmativa) Exemplifique.

5 – (Caso ocorra mudanças)De que maneira essas mudanças são observadas por você?

6 – Esses resultados são utilizados de alguma forma para orientar o processo contínuo de melhoria da aprendizagem observada nos dados apresentados? (Caso a resposta seja afirmativa) Exemplifique.

7– Os resultados são apresentados para comunidade? (Caso a resposta seja afirmativa) De que forma isso acontece?

8 – Como você ver a questão da escola seguir um Ranking (colocação entre as 15 escolas) Isto tem influencia positiva ou negativa no seu ponto de vista? 9 - Gostaria que me falasse se encontra algum desafio na análise e apropriação desses resultados. (Caso a resposta seja afirmativa) Quais são eles?

10 - Fale um pouco de como você administra seu tempo, na funções como Educador de Apoio, destacando quais atividades ocupam mais o seu tempo na escola.

11 – Gostaria de acrescentar mais alguma informação acerca do tema dessa entrevista?

ANEXO I

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

O(a) Senhor(a) está sendo convidado(a) para participar da pesquisa intitulada Os impactos do Pacto pela Educação em quatro escolas da Regional Petrolina, desenvolvida pela pesquisadora Marcleide Sá Mirando Oliveira, sob orientação do Professor Doutor Alexandre ..., que dará origem a dissertação de mestrado a ser apresentada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O(a) Senhor(a) foi selecionado(a) devido à escola na qual atua ser objeto de estudo desta pesquisa. Sua participação não é obrigatória e a qualquer momento o Senhor(a) pode desistir de participar e retirar seu consentimento, sem prejuízo algum em sua relação com a pesquisadora, ou com a UFJF, ou ainda com a escola na qual o Senhor(a) atua.

Este trabalho tem como objetivo principal identificar as ações gestoras na implementação do PPE que se efetivem a favor da aprendizagem dos alunos para manter e/ou melhorar os resultados do programa nas escolas pesquisadas, como também, divulgar estes resultados para as demais escolas da jurisdição com o intuito de aprimorar a gestão pedagógica. Sua participação nesta pesquisa consistirá em conceder uma entrevista aberta e gravada – seu nome e identificação da entidade que representa serão mantidos em anonimato.

As informações fornecidas serão processadas e analisadas pela pesquisadora junto com outras entrevistas e documentação institucional (documentos relacionados ao PPE, atas de reuniões e visitas, dentre outros), tendo em vista o tema e objetivo em investigação.

A citação de seu depoimento deverá ser autorizada por escrito, caso a pesquisadora venha a utilizar trechos de sua entrevista.

Ressalte-se que todos os resultados oriundos desta pesquisa são de inteira

responsabilidade da pesquisadora.

O Senhor (a) receberá uma cópia deste termo, onde constam os telefones e o endereço da pesquisadora e do orientador desta pesquisa; com estes, o Senhor(a) poderá tirar todas as dúvidas em relação a pesquisa.

Atenciosamente,

__________________________ Marcleide Sá Miranda Oliveira Contatos:

Marcleide Sá Miranda Oliveira (pesquisadora) Telefones: (74) 88188154/ 38666348

E-mail: mrcleide.sa@hotmail.com

Endereço: Av. Carmela Dutra, 298, Bairro Angary– Juazeiro BA – CEP: 48903530

Outros contatos:

PPGP/CAED/UFJF – Telefone: (32) 40099326 E-mail: nucleoppgp@caed.ufjf.br

Declaro que entendi os objetivos, riscos, e benefícios de minha participação nesta pesquisa e, assim, concordo em participar.

______________________________ Sujeito da pesquisa

ANEXO II

Modelo de Relatório do Pacto pela Educação ANEXO VI

GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO SERTÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO UDE – UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO

PETROLINA

RELATÓRIO DAS AÇÕES VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

PACTO PELA EDUCAÇÃO 2013 Escola __________________________

O presente relatório deverá ser construído pela Equipe Gestora da Escola: Gestor/a, Educador/a de Apoio, Técnico/a Educacional

PROJETO DE INTERVENÇÃODO PACTO PELA EDUCAÇÃO/2014

-Ações Vivenciadas

POTENCIALIDADES (Pontos fortes)

FRAGILIDADES (desafios, dificuldades identificadas)

EVIDÊNCIAS DAS AÇÕES VIVENCIADAS (fotos, atas, depoimentos, vídeos...)

ANEXO III

Reunião do Pacto pela Educação 2014

Pacto pela Educação – Garantir educação pública de qualidade e formação profissional

Ata das Reuniões dias __/__/____

HoraInício:00:00h Hora fim:00:00h PARTICIPANTES:

ASSUNTO DELIBERAÇÃO

ITEM ASSUNTO ENCAMINHAMENTOS RESPONSÁVEL PRAZO

1 Geral

2 Escolas