• Nenhum resultado encontrado

1º Momento: socialização dos elementos centrais da investigação; exposição das instruções

gerais acerca do desenvolvimento da técnica grupo focal, a ser utilizada para fins de coletar dados empíricos para a investigação.

2º Momento: Assinatura do termo de consentimento e de sigilo e preenchimento do

formulário de levantamento dos dados para a caracterização dos participantes da pesquisa.

BLOCO A: SOBRE O PROEJA FIC/FUNDAMENTAL

QUESTÃO 1: Uma das intenções declaradas no PROEJA FIC/FUNDAMENTAL,

oficialmente, é a tentativa de romper com propostas de cursos “focais, fragmentados, imediatistas, assistencialistas e de puro treinamento centrado no mercado de trabalho e na empregabilidade” (BRASIL, 2009, p. 25). Considerando essa experiência vivenciada por vocês, é possível afirmar que o formato dado ao PROEJA FIC/FUNDAMENTAL pode possibilitar esse rompimento?

Desdobramento 1: Qual a opinião de vocês sobre a afirmação declarada oficialmente de ser um Programa inclusivo e emancipatório que tem a intenção de consolidar-se em política pública?

QUESTÃO 2: Um dos focos do PROEJA é a elevação de escolaridade dos brasileiros jovens

e adultos com baixa escolarização. Como vocês avaliam a proposta do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL ?

Desdobramento 1: Foi mencionado por um dos estudantes que “muito mais que conteúdos, os professores nos ensinaram coisas importantes para a nossa vida, aprendemos muito com eles”. Vocês concordam com os alunos? Por quê?

Desdobramento 2: Qual o entendimento de vocês a respeito da formação humana integral? Desdobramento 3: Qual a compreensão de vocês sobre a integração? Foi possível essa materialização na prática? Como?

QUESTÃO 3: Muito embora o público ao qual se destina seja uma parcela da população

bastante representativa, os índices de expansão do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL estão abaixo da média desejada. Como vocês veem a perspectiva de consolidação e a ampliação de ofertas do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL, tendo como parâmetro a experiência desenvolvida pelo IFRN-MO?

BLOCO B: SOBRE O CURSO I - A ELABORAÇÃO E O CONTEÚDO DO PPC QUESTÃO 4: Como vocês avaliam a proposta de curso elaborada IFRN-MO?

Desdobramento 1: Vocês estão de acordo com a estrutura organizada para o curso? Na visão de vocês, o PPC apresenta problemas? Em caso afirmativo, de que natureza?

Desdobramento 2: Houve alguma adequação no documento no decorrer do curso ou foi mantida a proposta elaborada inicialmente? Como foi feita a seleção dos conteúdos/conhecimentos contidos nas ementas do PPC?

Questão 5: A matriz curricular do curso está adequada em relação à EJA e ao mundo do

trabalho? Como isto é percebido?

Desdobramento 1: Na concepção de vocês, os objetivos propostos no PPC estão alinhados às intenções do Programa? É possível atingi-los ao término do curso? Por quê?

QUESTÃO 6: Desenvolver o PROEJA FIC/FUNDAMENTAL na PF de Mossoró foi uma

Desdobramento 1: Quem decidiu pelo Curso de Auxiliar Técnico em Gestão e Qualidade em Serviços esta forma de ensino?

Desdobramento 2: A comunidade envolvida no projeto (alunos, professores, gestores e parceiros) foi ouvida? Por quê?

Desdobramento 3: Vocês participaram da elaboração da proposta curricular (PPC)? Como e em que momentos/fase ocorreu essa participação? Como tiveram contato com a proposta planejada para o curso?

Desdobramento 4: Como vocês avaliam a escolha pelo curso? Quais critérios prevaleceram e o que foi determinante nessa escolha?

Desdobramento 5: Como vocês avaliam a adequação do curso? (considerar o que está estabelecido no PPC, como: os perfis da formação básica e da qualificação profissional estabelecidos, o público a quem se destina, as efetivas condições de realização do curso - infraestrutura disponibilizada-, o processo seletivo utilizado para a formação da turma - critérios de escolha dos estudantes-, a composição do quadro docente e as parcerias necessárias à realização do Projeto)

BLOCO C: SOBRE CURSO II - O FUNCIONAMENTO E A GESTÃO DOS

PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS

QUESTÃO 7: Quais as principais dificuldades enfrentadas na condução dos processos de

gestão do curso? Na visão de vocês, o que deu certo e o que precisa ser redimensionado nos rumos do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL no IFRN-MO?

Desdobramento 1: Quanto às expectativas para a continuidade dos estudos dos estudantes, quais as possibilidades e o que precisa ser fortalecido para a abertura de novas turmas do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL no IFRN-MO, sobretudo neste espaço prisional?

QUESTÃO 8: As parcerias são essenciais no funcionamento do curso. Como vocês avaliam

as relações estabelecidas entre IFRN-MO, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN e Penitenciária Federal de Mossoró no cumprimento dos compromissos assumidos por cada uma dessas instituições para o funcionamento do curso? Elas, de fato, permitiram a articulação necessária ao efetivo desenvolvimento do curso? Por quê?

Desdobramento 1: Como vocês analisam:

1) a não adesão à proposta, por parte dos professores vinculados ao IFRN-MO, de modo que as disciplinas da qualificação profissional “profissionalizantes” fossem ministradas por técnico-administrativos e não por professores?;

2) o não cumprimento da contrapartida por parte da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, no que concerne à cessão dos professores da EB/EJA, de modo que as disciplinas foram ministradas por monitores?

3) os técnico-administrativos que atuam como professores no curso se sentem adequadamente formados para essa atuação?

4) as condições de trabalho do grupo durante o desenvolvimento de todo o curso? (inquirir sobre as condições de trabalho e o nível de satisfação dos docentes do curso que não são do IFRN-MO).

QUESTÃO 9: Didaticamente, como as disciplinas foram dispostas/desenvolvidas no decorrer

das aulas? Considerando as condições de privação de liberdade dos alunos, como foram planejadas e desenvolvidas as atividades não presenciais, já que elas perfazem 50% da CH total dos dois blocos?

Desdobramento 1: Para avaliar se os processos pedagógicos adotados e desenvolvidos para o funcionamento do curso aconteceram a contento, convém ressaltar as barreiras físicas existentes para o desenvolvimento das aulas, as normas e exigências do espaço prisional, a relação professor e aluno apenado em cela de aula, as limitações na utilização de

metodologias de ensino no uso do material didático e a transposição didática e o tratamento dos conteúdos/conhecimentos. Considerando esses elementos, avalie, do ponto de vista dos elementos que facilitaram e os que dificultaram

1) as condições viabilizadas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas (espaços físicos para a realização das aulas; disponibilidade e qualidade dos materiais didáticos); 2) os momentos e formatos das reuniões pedagógicas e dos planejamentos;

3) o acompanhamento/apoio discente;

4) a proposta formulada para a formação continuada dos profissionais de educação envolvidos no curso;

5) a possibilidade real de integração dos conhecimentos (gerais com os da qualificação). Desdobramento 2: Para um dos gestores do curso “os professores fizeram a diferença na permanência dos alunos no curso”. Considerando que não houve evasão na turma e a não obrigatoriedade de os estudantes frequentarem a cela de aula, para vocês que fatores foram determinantes para a permanência dos alunos no curso?

Desdobramento 3: Uma das dimensões contempladas no Projeto foi a formação continuada destinada aos servidores envolvidos no curso. Na visão de um dos gestores e também participante da formação continuada “os momentos de formação foram essenciais para a atuação do professor”. Até que ponto e de que maneira esse processo de formação continuada e em serviço contribuiu para a sua atuação no curso?

APÊNDICE III – QUESTIONÁRIO – ESTUDANTES

UNIVERSIDADEFEDERALDORIOGRANDEDONORTE CENTRODEEDUCAÇÃO

PROGRAMADEPÓS-GRADUAÇÃOEMEDUCAÇÃO PESQUISA CIENTÍFICA EM NÍVEL DE MESTRADO

TÍTULO: PROEJA FIC/FUNDAMENTAL NO IFRN-CÂMPUS MOSSORÓ: DAS INTENÇÕES DO PROGRAMA AO FUNCIONAMENTO DE UM CURSO DESENVOLVIDO EM UM ESPAÇO

PRISIONAL

QUESTIONÁRIO – ESTUDANTES PARTE I: Identificação do entrevistado

Nome completo:

Idade:

Nível de escolaridade (estudou até que série antes de fazer o atual curso?):

Último ano em que frequentou a escola antes de fazer o atual curso:

Sugestão de apelido: PARTE II: Perguntas

1) Você sabe de quem foi a decisão de escolher o curso Auxiliar Técnico em Gestão e Qualidade em Serviços? Para você, foi uma escolha adequada?

2) Para você, o que diferencia terminar apenas o ensino fundamental de fazer um curso que une o ensino fundamental a uma qualificação profissional ao mesmo tempo, como é o caso do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL?

3) No curso você percebeu alguma aproximação entre as disciplinas profissionalizantes e as do ensino fundamental?

Percebi muita aproximação Percebi pouca aproximação Não percebi nenhuma aproximação

Se você percebeu alguma aproximação, explique como isso ocorreu (dê exemplos):

4) Você está satisfeito com o curso de Auxiliar Técnico em Gestão e Qualidade? Estou muito satisfeito

Estou pouco satisfeito

Não estou satisfeito (estou insatisfeito)

5) Você acha que é importante continuar estudando? Por quê?

6) As condições dadas (recursos materiais, estrutura física, etc. ) para o funcionamento do curso estavam adequadas e atenderam as necessidades? Por quê?

8) Muito ais ue co teúdos, os p ofesso es e si a a coisas i po ta tes pa a a ossa vida, ap e de os muito co eles . Esta foi uma frase dita por um dos estudantes desse curso. Você concorda com essa

afirmação? Explique?

5) Você acha que a conclusão desse curso pode contribuir para alguma mudança na sua vida? Por quê?

8) O que lhe motivou a se matricular no curso e a frequentar as aulas até o final?

9) Ao avaliar o trabalho dos professores e gestores do curso, você acha que essas pessoas demonstraram estar bem preparadas para desenvolver o trabalho?

Acho que os professores estão: Bem preparados

Razoavelmente preparados Despreparados

Acho que os gestores estão: Bem preparados

Razoavelmente preparados Despreparados

Se desejar, faça seus comentários a esse respeito:

10) Cite as principais dificuldades que você enfrentou e o que mais facilitou o seu aprendizado durante todo o curso:

Dificuldades Facilidades

11) Na sua opinião, o que favoreceu (negativa ou positivamente) para a atuação do professor na sala de aula?

Aspectos negativos Aspectos positivos

APÊNDICE IV – TRANSCRIÇÃO DOS DADOS – TABULAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS)