• Nenhum resultado encontrado

SÉRIE: 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

SÉRIE: 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

História da Matemática Introdução Tarefas Processo Recursos Orientações Conclusão Autores Avaliação

Como disse Platão: “Os números governam o mundo” e a História da Matemática procura contar de forma simples a

trajetória histórica desse governo.

INTRODUÇÃO

Desde 1793-1795 a.C., no tempo de Hamurábi, os babilônios possuíam um sistema de numeração e uma geometria. A representação de seus números era através da escrita cuneiforme. Nas tabelas para calcular peso e volume, eles empregavam sistemas decimais e frações sexagesimais. Os astrólogos estabeleceram regras operacionais e resolveram problemas aritméticos. No Egito

antigo, foram obtidas inúmeras regras matemáticas que possibilitavam a resolução de muitos problemas aritméticos e algébricos. Foi através dos papiros que chegaram os conhecimentos que faltavam naquela época. A matemática começou a evoluir

através dos gregos que atribuíram aos egípcios a origem da geometria e aos fenícios a invenção do cálculo.

Os babilônios, devido a sua devoção ao estudo dos fenômenos celestes, foram antes dos gregos, os que mais se aproximaram dessa ciência.

Durante o início da Idade Média, ocorreu a paralisação da matemática teórica. Mais tarde os árabes adotaram o sistema de numeração escrita dos hindus e utilizaram, também na trigonometria o seno e tangente. Com o surgimento da Renascença, novos métodos matemáticos surgiram o que deram força a essa ciência. É considerável o papel das matemáticas no pensamento e na civilização contemporâneos.

A palavra matemática originou-se na Grécia do grego “mathematike” e do latim “mathematica”, cujo sentido geral é a ciência que se ensina. Os matemáticos modernos exigem muito mais no que diz respeito a rigor. Os métodos de demonstração são muitos mais rigorosos que no passado. A lógica tradicional de Aristóteles e os métodos da geometria grega estão muito longe do pensamento matemático moderno.

Com todas essas informações com relação à História da Matemática, resolvi desafiá-los para uma aventura na Web que tem como meta principal levá-los a repensar alguns temas da História da Matemática.

É um desafio que deve ser enfrentado a fim de saber mais sobre uma disciplina tão importante que é a Matemática.

TAREFAS

Vamos admitir que cada um de vocês é um grande matemático. Como excelente profissional, deve possuir habilidades de pesquisar dados matemáticos.

Por essa razão, foi solicitado que vocês realizassem uma pesquisa sobre a História da Matemática, pesquisa essa que deve constar criatividade, novidade e acima de tudo senso crítico.

Coloco nas mãos de todos vocês a função de reescrever a História da Matemática. Lembre-se a organização é muito importante para a realização desse trabalho. Acredito, na capacidade de todos, vocês. Vamos em frente.

Proponho o seguinte roteiro de procura: * Algarismos

* Frações

* Sistema de Numeração Egípcio * Sistema de Numeração Romano.

Utilize o máximo a linguagem adequada e sua capacidade de interpretar e refletir sobre o tema em questão.

O grupo será dividido de acordo com o número de alunos da turma. (4 grupos) Cada grupo deverá escolher um representante.

Cada grupo deverá utilizar seu momento para realizar a tarefa indicada. As melhores produções serão selecionadas e apresentadas ao grande grupo no final do Projeto.

PROCESSO

GRUPO 1 - ALGARISMO

a) Pesquisar e relatar os acontecimentos referentes aos algarismos. b) Pesquise e descubra quem os inventou

e qual o sistema de numeração que ficou conhecido naquela época. a) Qual a utilização dos algarismos em

nosso cotidiano. PRODUÇÃO

Alunas: Bárbara e Bruna Rocha - 5ª B

a) Pesquisar e relatar os acontecimentos referentes aos algarismos. No ano de 825 d.C. o trono do Império Árabe era ocupado pelo Califa al- Mamum. Ele tinha interesse que seu reino se transformasse em um grande centro de ensino, onde se pudesse dominar todas as áreas do conhecimento. E para atingir esse objetivo, contratou e trouxe para Bagdá os grandes sábios muçulmanos daquela época. Entre esses sábios estava al-Khowarizmi, o maior matemático árabe de todos os tempos, e foi destinado a ele a função de traduzir para o árabe os livros de matemática vindos da Índia.

Numa dessas traduções al-Khowarizmi se deparou com aquilo que ainda hoje é considerada a maior descoberta no campo da matemática: O Sistema de Numeração Decimal. al-Khowarizmi ficou tão impressionado com a utilidade daqueles dez símbolos, que hoje são conhecidos como: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, e 9, que escreveu um livro explicando como funciona esse sistema. Através desse livro Sobre a Arte Hindú de Calcular, matemáticos de todo o mundo ficaram conhecendo o Sistema Decimal.

O termo algarismo usado para denominar os símbolos de 0 a 9 é uma homenagem a esse matemático árabe que mostrou a humanidade a utilidade desses dez e magníficos símbolos. Observe a semelhança entre algarismo e al-Khowarizmi. b) Pesquise e descubra quem inventou e qual o sistema de numeração que ficou conhecido naquela época.

c) Qual a utilização dos algarismos em nosso cotidiano?

No dinheiro, na contagem de votos, em contas, números de casas, nos números de telefone, no CEP, nos quilos das pessoas, nos alimentos, nos animais, nas medidas, e outras utilizações.

GRUPO 2 - FRAÇÕES

a) Pesquisar e relatar exemplos relacionados às frações.

b) Mostrar como as frações se relacionam com o nosso dia -a- dia. c) Construção de conceitos das partes que compõem uma fração.

Produção Alunas: Mariana Carvalho e Priscila - 5ª B.

a) Pesquisar e relatar exemplos relacionados as frações: Uma torta partida em 12 pedaços iguais, poderá ser representada pela fração 12/12.

Essas duas fatias de pizza representam 2/8 da pizza toda b) Mostrar como as frações se relacionam com o nosso dia-a-dia:

Geografia: Dividindo o mundo em quatro partes 3/4 são compostos por água.

c) Construção de conceitos das partes que compõem uma fração:

Esse chocolate pode ser representado pela fração 7/8. O numerador representa a parte que existe e o denominador o todo que existia

antes. E a parte comida representa 1/8.