• Nenhum resultado encontrado

4. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO E OBSERVAÇÕES

4.7. SÉTIMO ENCONTRO

Continuou-se trabalhando com o vídeo e imagens relacionadas à aula prática, desenvolvida anteriormente. Foram fornecidas folhas de papel ofício para os alunos desenharem algumas das trajetórias descritas pelas bolas durante as brincadeiras na quadra poliesportiva.

Para auxiliar na realização desses desenhos, retomou-se a apresentação do vídeo, editado pelo aluno na aula anterior, com a exibição em câmara lenta. Após assistirem o vídeo, os três alunos presentes na aula, passaram a desenhar e realizaram representações que se assemelhavam a uma parábola, como podemos visualizar através de um destes desenhos representados na Figura 9.

Figura 9 – Desenho de um dos alunos no papel

Fonte: a autora, 2018.

Um dos alunos produziu um desenho rapidamente, então se sugeriu a ele que ficasse explorando o Software GeoGebra livremente, usando as funções e ferramentas. Os outros alunos concentraram-se no desenho, como mostra a Figura 10. Durante essa realização, em alguns casos, usando suposições de valores elaboraram relações, por exemplo: ao supor um valor provável de distância, de força exercida na bola. Esses valores e essas unidades de medidas, no desenho representado na Figura 9, apresentam-se desproporcionais em valores e unidades.

Figura 10 – Desenhos

Fonte: a autora, 2018.

Um dos alunos perguntou como poderia saber a velocidade da bola. Explicou-se que se ele souber a distância da mesma e o tempo que ela gastou

para o deslocamento, a velocidade poderia ser obtida efetuando a divisão do deslocamento pelo intervalo de tempo.

Outro aluno, demonstrou que tem uma noção aproximada da distância do deslocamento, que seria mais ou menos 10 metros e que, demorou em torno de 3 segundos, para percorrer essa trajetória. Após tais suposições, esse aluno, junto com sua dupla, efetuou essa divisão, obtendo um valor de 3,3, que indica que a bola se deslocava 3,3 metros a cada um segundo, ou seja, a bola teria tido uma velocidade em média de 3,3 m/s.

Os mesmos alunos fizeram os desenhos, sendo que um deles pediu um transferidor para calcular os ângulos. Após concluir alguns desenhos no papel, passaram a utilizar o notebook para desenhar com outro software, diferente do GeoGebra, usaram o software Paint12, desenho este representado na Figura 11, pois desejavam representar as curvas com mais precisão e acreditavam, que desenhando no Paint, teriam um desenho mais exato, ao terminá-lo, salvaram os arquivos.

Figura 11 – Desenho realizado no Paint

Fonte: a autora, 2018.

O outro aluno que estava trabalhando no GeoGebra, após desenhar as trajetórias das bolas no papel, também desenhou no software uma quadra poliesportiva com as marcações das linhas desta quadra, desenho mostrado na Figura 12. Orientou-se em como salvar as imagens no notebook.

12 O Paint é um software que faz parte do grupo Acessórios do Windows. Permite o

desenvolvimento, edição e impressão de imagens. Fonte: Tutorial Paint, Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/paint/. Acessado em: 13/01/2019. 22:00.

Figura 12 – Quadra poliesportiva

Fonte: a autora, 2018.

Após os desenhos terem sido concluídos, apresentou-se a eles uma figura de trajetória de uma bola semelhante a uma curva, que consistia na imagem de um chute do jogador Roberto Carlos no jogo França x Brasil, cuja imagem corresponde à Figura 13.

Figura 13 – Gol do Roberto Carlos

Fonte: GIL, Victória. Físicos criam equação que descreve o gol de falta de Roberto Carlos. Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=itec&cod=_informaticafisicoscriame, Acessado em: 25/03/2019 às 22:23.

O grupo fez alguns comentários como:

- Se não houvesse a força da gravidade puxando a bola para baixo, o que aconteceria?

Foi respondido que a bola subiria mais ao alto; mas, ainda assim, chegaria um momento que ela cessaria sua subida por causa da resistência do ar. Exemplificou-se com alguns desenhos no quadro.

Ao observar os alunos concentrados na realização das atividades propostas, mostrando-se participativos, questionando e desenhando as trajetórias das bolas, foi possível sentir a aceitação do grupo a essa metodologia. Também foi possível perceber o interesse dos alunos na utilização do

software GeoGebra, mostrando que eles têm condições de aprender, seguindo

determinadas etapas, conforme demonstrado pelo aluno ao desenhar a quadra, embora essa não tenha ficado com todos os acabamentos, como mostra a Figura 12. No entanto, é possível perceber que as tecnologias proporcionam novas alternativas e formas para a educação, principalmente para o ensino e aprendizagem matemática, conforme ressaltam Borba et al. (2016).

Segundo esses autores, tais situações também são percebidas quando os alunos procuram outros softwares, no caso, o Paint, para desenhar a curva representando a trajetória da bola, imagem demonstrada na Figura 11. A atividade mostrou que os próprios alunos podem buscar alternativas de aprendizagem proporcionadas pela tecnologia.

Acredita-se que a atividade tenha atendido o seu objetivo, que seria o de relacionar a trajetória da bola com uma curva, pois essa relação foi demonstrada através dos desenhos, realizados à mão livre e no software Paint, bem como permitiu que os alunos tivessem uma visão mais associada da matemática com situações reais, pois embora os valores imaginários, demonstrados nos desenhos fossem incoerentes, em relação a valores e unidades, proporcionou reflexão, debate e questionamentos. Dessa forma, oportunizaram-se conhecimentos físicos (atividade com bola), lógico-matemáticos (representações e valores), sociais (interação com os colegas, professora e monitores). Para Piaget (1973), para aprender conteúdos matemáticos os três tipos de conhecimento devem estar interligados.