• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I História da institucionalização de crianças e

6. O início das atividades / encontros

6.8. Sétimo encontro: “O meu dia a dia”

fizesse lembrar do que fazem em seu dia a dia. Lembrei da dificuldade do Gabriel em sair do papel para pensar em algo abstrato.

Montei um relógio artesanal com cartolina e levei para que fosse possível manipular os ponteiros de acordo com as lembranças.

Neste dia não estavam presentes Bianca e Edward. Coloquei o relógio sobre a mesa e comecei a girar os ponteiros de cartolina mostrando como eles poderiam explorar as horas.

Pity:

- Mas eu não sei ver horas! Respondi:

- Tudo bem. Quem mais não sabe ver horas no relógio de ponteiro? Ana Clara:

- Eu. Thaís: - Eu também.

Procurei tranquilizá-las:

- Não tem problema, a gente dá um jeito.

Comecei a ensinar para os três as horas a partir do ponteiro pequeno. Expliquei como o ponteiro maior conta os minutos, mas houve um estranhamento, principalmente por parte de Thaís. Propus que utilizássemos apenas o ponteiro menor, contando o dia de zero a doze, duas vezes.

Ofereci um tempo livre para que eles mexessem no relógio, logo depois pedi que eles escrevessem em um papel a rotina do dia a dia deles.

Felipe:

- A rotina nas férias ou na escola?

Nesse momento reconheci que realmente a rotina é bem diferente no período escolar e no recesso. Portanto, sugeri que escrevessem sobre o período de férias, pois estavam em férias escolares, mas que aqueles que tivessem vontade também poderiam escrever sobre o período de aula.

Enquanto eles elaboravam suas escritas, observei como a interferência deles trazia dados importantes para as atividades, e mais do que nunca percebi que as atividades deveriam ter diretrizes, mas não poderiam ter um modelo fechado. Tratava-se de escrever sobre a vida deles e, neste caso, são eles que sabem sobre os detalhes e o que realmente é importante escrever.

Thaís pediu-me para escrever sobre sua rotina, ela foi falando e eu fui escrevendo. Quando todos terminaram, propus que aqueles que desejassem acrescentar o que mais gostariam de incluir nestas rotinas o fizessem.

Felipe foi o primeiro a apresentar:

- Felipe: Nas férias: no começo das férias eu saio com minha madrinha passo até a metade das férias com ela e depois volto para minha casa. Na minha casa a rotina é: de manhã eu acordo nove horas; se não tiver nada para fazer em casa eu saio e procuro uma coisa para distrair pela manhã. Volto à tarde para almoçar, que é quase meio dia; depois do almoço descanso e quando não descanso eu saio de casa de novo, três horas como uma coisa leve e às seis eu janto. Depois do jantar eu assisto TV até ficar cansado e umas dez e meia vou para o quarto e espero o sono para dormir. De manhã vou para o curso e de tarde vou para a escola; volto da escola,

janto e depois assisto TV até ficar cansado e depois vou dormir. No período de aula: de manhã vou para o curso e de tarde vou para escola, volto da escola janto e depois assisto TV até ficar cansado e depois vou dormir. A rotina está boa para mim. As coisas que eu gostaria na minha rotina: nas férias, aproveitar o dia, sair de bicicleta, mexer no computador e ser livre, conforme o respeito; ir à escola quando eu quiser. Eu fiz uma poesia: O amor é tudo, só tem coisas boas, está faltando no mundo e principalmente nas pessoas.

Gabriel:

- Eu escrevi três rotinas: rotina do dia a dia, rotina da semana na escola e rotina da casa da minha tia. A rotina do dia a dia: oito e trinta eu acordo, nove horas tomo café, dez horas eu desço para brincar, onze e trinta almoço, doze e vinte descanso, três horas tomo lanche, cinco horas é o jantar, sete e trinta compartilhamos o nosso dia com as pessoas (roda de conversa), oito horas tomo banho, nove horas é o lanche da noite, nove e quinze quem tem 12 anos para baixo vai dormir, onze horas os de 12 anos para cima vão dormir. Rotina da semana na escola: cinco e trinta eu acordo para me trocar, seis horas tomo café, seis e quarenta e cinco vou para a escola, sete horas é hora de bater a hora da primeira aula, quatro e dez termina a escola vou embora, cinco horas tomar banho, cinco e dez jantar. Rotina da casa da minha titia: onze horas tomar café, onze e trinta vejo televisão, doze horas eu ajudo a minha vovó arrumar a casa, duas horas eu almoço, oito horas eu janto, onze horas eu tomo banho, duas horas vou dormir. O que eu quero fazer mais vezes: ir mais para o McDonald´s e para o cinema e fazer compras.

- Nas férias eu acordo, tomo café de manhã, eu desço para brincar e à tarde às vezes eu saio ou vou para a casa dos padrinhos. Nos dia de aula eu acordo tomo café e vou para o curso, volto, almoço, vou para o curso, volto, janto, assisto TV e depois durmo. Gostaria de comer mais besteiras como salgadinho, pipoca, pizza.

Bella:

- Nas férias: acordo, escovo meus dentes, lavo meu rosto, arrumo minha cama e tomo café, depois ajudo a tia Nenê na cozinha, almoço, vou descansar, depois do descanso vou ajudar a fazer o lanche da tarde e depois vou mexer na internet. Nos dias de aula: acordo de manhã vou trabalhar até quatro e trinta, depois volto para casa me troco e vou à escola. O que eu sinto falta na minha rotina: ir ao shopping fazer compras e assistir cinema, sair mais com meus amigos, ficar o dia inteiro na internet, ir a muitas festas.

Ana Clara:

- Dia a dia: nestas férias eu saí muito para o clube escola, gostei muito de ir para o clube escola, lá eu nadei muito, desci no toboágua e gostei. Tive muito medo, mas agora eu não tenho mais medo, agora eu gosto de descer, até agora só abre a piscina de sábado e de domingo, mas não vou poder ir porque eu estou no nível I. A minha rotina está muito boa, o que tem faltado nas minhas férias é sair mais.

Pity:

- Meu dia: eu acordo, eu tomo banho e café, eu almoço, eu oro, eu leio, eu vou para a escola, volto e vou dormir. O que eu queria mais na minha rotina é ir no Hopi Hari, na Playlandia e no Shopping.

- Agora irei ler o da Thaís, como ela me pediu: acordo cedo e é maior ruim, vou para a minha escola, aí eu tomo meu banho, me arrumo, eu tomo meu lanche e escovo o meu dente, eu vou para a escola de perua da escola, eu chego lá faço a lição e é a hora do meu recreio e onze e trinta, por aí, já estou chegando. Aí, eu espero o João chegar, ele leva o meu amigo e ele me leva. Eu me troco, lavo as mãos vou para o meu curso e lá no curso eu vou conhecer meus amigos que chegaram e quando eu chego eu tomo lanche lá. Subo para a minha sala para falar com meus amigos. Eu janto lá, depois eu venho para cá e escovo o meu dente, depois tomo o meu remédio. Depois do almoço tenho que tomar o meu remédio e a tia chega, eu tomo o meu banho, o tio faz a roda de conversa, a gente fala sobre o nosso dia e depois eu tomo outro remédio e tomo o meu lanche. Tem alguns dias que eu ouço música, passo roupa. Tem alguns dias que eu passo a minha roupa, pinto a minha unha, peço para a Bella pintar a minha unha.

Documentos relacionados