• Nenhum resultado encontrado

Síntese do processo de implementação do PNAE em Belo Horizonte

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.3. Categoria de análise: Alimentação Escolar em Belo Horizonte

4.3.5. Síntese do processo de implementação do PNAE em Belo Horizonte

O processo de implementação do PNAE, realizado pela SMASAN é representado na Figura 10. São destacadas as atividades realizadas pela gestão do PNAE no município, partindo do recebimento do recurso, passando pelos processos de aquisição, controle de qualidade, distribuição e armazenamento, chegando às instituições atendidas, onde ocorre também o preparo da merenda, as atividades de educação alimentar e nutricional, e as principais atividades da equipe de supervisão alimentar.

89

Figura 10 - Desenho do programa a partir das atividades realizadas pela SMASAN Fonte: Elaborado pelo autor, 2014.

90 O intuito do desenho do programa (Figura 9) é apresentar o caminho percorrido no processo, demonstrando o fluxo das etapas em que ocorre a implementação do programa no município, demonstrando o CAE como parte do processo, atuando como órgão fiscalizador e orientador.

Uma forma de se analisar políticas públicas é o modelo lógico, que trata de forma sistematizada e de fácil visualização as relações entre os recursos disponíveis, as ações programadas e as mudanças ou resultados que se esperam alcançar (CASSIOLATO e GUERESI, 2010; KELLOG, 2004).

A Kellog (2004) aponta que o propósito de um modelo lógico é fornecer às partes interessadas um roteiro que descreva a sequência de eventos relacionados, que conectam o planejamento com os resultados desejados. O Mapeamento de uma proposta de programa ajuda a visualizar e compreender como os investimentos humanos e financeiros podem contribuir para o programa atingir o que foi pretendido.

Segundo o "Logic Model Development Guide" elaborado pela Kellog (2004), o modelo de estrutura lógica é composto por cinco dimensões: Insumos, Atividades, Produtos, Resultados e Impactos. A partir da legislação sobre o programa e as informações levantadas a partir das entrevistas e documentos, foi possível identificar as dimensões Insumos e Atividades, Produtos e Resultados, referentes ao processo de implementação do programa PNAE em Belo Horizonte. O Quadro 9 apresenta o desenho lógico do programa elaborado a partir da perspectiva do modelo lógico.

É importante ressaltar que a leitura do quadro deve ser realizada de baixo para cima, dos insumos para os resultados.

91

Quadro 9 – Desenho lógico da implementação do programa em Belo Horizonte. (Insumos, Atividades, Produtos e Resultados)9

Dimensões Especificação Instrumentos utilizados

Resultados

3. Instituições mais bem preparadas para disponibilizar a merenda escolar no município

Trabalho de orientação realizado pela equipe de supervisão alimentar.

2. Aumento do consumo de produtos saudáveis

Trabalho de Educação Alimentar e Nutricional realizado no município.

1. Acesso a uma alimentação saudável, balanceada, que atenda às

necessidades especificas do público atendido

Trabalho realizado pela SMASAN no município de Belo Horizonte.

Produtos

3. Orientação da gestão escolar quanto a temas relacionados à merenda escolar

Atividades realizadas pela equipe de supervisão alimentar.

2. Acesso à informação sobre hábitos alimentares saudáveis

Atividades de Capacitação em Educação Alimentar e Nutricional.

1. Disponibilização de refeições para o público atendido pelo programa durante o ano letivo

Através das atividades de planejamento, aquisição, distribuição, armazenamento e preparo de

alimentos.

Atividades

7. Trabalho de educação alimentar e nutricional

Trabalho realizado a partir do cardápio e a partir de demandas das instituições.

6. Armazenamento final e preparo dos alimentos e distribuição para o público atendido

Ocorre nas instituições atendidas, observando as orientações da equipe de supervisão.

5. Atuação da equipe de supervisão alimentar

Monitoramento e avaliação do processo de implementação das políticas de SAN, trabalho de orientação das instituições quanto às boas práticas. 4. Distribuição e armazenamento

A distribuição dos produtos perecíveis é de responsabilidade dos próprios fornecedores. Já os produtos não perecíveis são armazenados e distribuídos pela prefeitura.

3. Processo de controle de qualidade

Ocorre principalmente por meio de análise amostral dos produtos e por meio de análise no ato de recebimento.

2. Processo de aquisição de alimentos Ocorre por meio de licitação ou chamada pública. 1. Realização do planejamento e

elaboração do orçamento

Realizado a partir das informações de mercado, previsões de atendimento para o próximo ano, análise da implementação em anos anteriores.

Insumos

3. Capacidade Operacional

Infraestrutura e pessoal das instituições de ensino, tanto públicas quanto conveniadas, para o devido preparo da merenda escolar.

2. Capacidade Técnica Capacidade técnica para implementação do programa disponibilizada pela SMASAN.

1. Fontes de Recurso

Complementação de recurso pela Administração municipal, realizado a partir do orçamento elaborado pela SMASAN.

Recurso repassado pelo FNDE a partir do censo escolar do ano anterior;

Fonte: Adaptado a partir de Drumond, 2014.

9

92 Em se tratando dos insumos, as fontes de recursos do programa são essenciais para o seu desenvolvimento, com destaque para a complementação da EEx que contribui para as atividades realizadas e para a política municipal de SAN.

A capacidade técnica fica a cargo da SMASAN que possui uma equipe capacitada para atender as demandas do programa, bem como a realização do planejamento, a elaboração e acompanhamento dos cardápios. Já a capacidade operacional é de competência da SMED, que é responsável pela estrutura física e de pessoal das instituições atendidas.

As atividades realizadas percorrem um caminho que inicia pelo processo de planejamento para o ano seguinte, com a elaboração de um orçamento, passando pela aquisição dos produtos, pelo controle de qualidade, pela distribuição e armazenamento, pelo trabalho de orientação, monitoramento e avaliação da equipe de supervisão, chegando ao preparo e distribuição das refeições para o público atendido. O trabalho de educação alimentar e nutricional tem um caráter contínuo e permanente, uma vez que as atividades de programa, que já estão em execução, ocorrem continuamente.

Já em relação aos produtos e resultados do PNAE em BH, estes são obtidos por meio das atividades realizadas no processo de implementação, e identificam quais as contribuições entregues ao município a partir das ações do programa. Não foi possível realizar a análise de impactos, pois a pesquisa não ocorreu em uma perspectiva de análise do antes e do depois da implementação no município.

A partir do desenho lógico (Quadro 9) é possível compreender as principais características do PNAE no município, as prioridades e as estratégias utilizadas pela gestão do programa para implementá-las. O desenho possibilita a reflexão sobre o modelo implementado em Belo Horizonte e comparações com outros modelos.