• Nenhum resultado encontrado

7. FICANDO NO CAMPO: CONSTRUINDO AÇÕES SOLIDÁRIAS

7.7 S ÍNTESE DO P ERFIL DOS S UJEITOS E A TORES E NVOLVIDOS NO E STUDO

7.7.2 Síntese Individual do Perfil dos Atores Entrevistados

Guia 1, nasceu em 1983 numa família de agricultores na microrregião do Alto

Jararaca. Freqüentou a escola até completar o 2º grau e desde então passou a dedicar-se exclusivamente às atividades de plantio e de criação animal. Recentemente casou-se com uma jovem alfredense, porém manteve-se com a família.

Guia 2, nasceu em 1938 na microrregião do Alto Jararaca. Freqüentou a escola,

vive da mesma profissão. Sobrevive de atividades oportunas, tal como o reflorestamento, a capinagem e a construção. Com a saúde abalada, o guia 2 vendeu sua propriedade antes mesmo de se encerrarem as atividades de campo deste estudo.

Guia 3, nasceu em 1968 na microrregião do Rio Engano. Desde a infância se dedicou à profissão da família, voltada, principalmente, ao plantio de fumo. Freqüentou a escola até a 3ª série primária. Ao constituir família teve cinco filhos e atualmente vive com a esposa e três filhos numa casa de madeira simples e confortável.

Guia 4, filha de agricultores, nasceu em 1981. Desde seu nascimento vive com a família na microrregião do Rio Engano, dedicando-se ao cultivo de subsistência e do fumo. Com o 2º grau completo, a jovem sonha em exercer uma profissão diferente, alheia ao esforço físico das atividades no campo.

Figura 36. Sujeitos da pesquisa. (NEA, 2004)

Guia 5, nasceu em 1933 numa família de agricultores alemães. Freqüentou a escola até completar o 2º grau. Ao casar-se foi morar na microrregião do Rio Engano, onde dedicou-se ao marido, aos filhos, ao plantio de fumo e ao cultivo de plantas ornamentais e medicinais. Mantém o hábito da leitura na língua alemã, e após ficar viúva passou a conservar o acervo cultural da família, caracterizado por mobílias, objetos pessoais, utensílios domésticos, eletrodomésticos e livros.

Guia 6, filho de agricultores, nasceu em 1961 na microrregião do Rio Engano,

onde se criou e estudou até a 5ª série do ensino fundamental. Casou-se, teve um filho e, após ficar viúvo, retornou a morar com a mãe em uma casa de alvenaria estilo alemão. Da família herdou duas profissões, atuando, conforme a estação do ano, no plantio de fumo e na

produção de garapa, o melado de cana. Destas atividades tira o sustento da família, que também se dedica a guardar antiguidades de sua cultura alemã.

Guia 7, nasceu em 1951 no município de Imbuia. Lá se criou e freqüentou a escola até a 3º série primária. Ao desposar um agricultor alfredense, se mudou com o mesmo para este município, constituindo família e permanecendo até os dias atuais na microrregião do Rio Engano. Mãe de três filhos, sendo duas mulheres, apenas o filho seguiu a profissão dos pais, ajudando-os nas atividades de plantio de subsistência. Responsável pela renda principal da família, o esposo se dedica ao reflorestamento por serviços contratados.

Guia 8, nasceu em 1968 na microrregião do Rio Engano numa família de agricultores, onde se criou e casou. Freqüentou a escola, porém não concluiu o 1º grau. Vive com o marido e o filho caçula numa residência de madeira simples e confortável. Desde a infância se dedica às atividades agrícolas, seja no plantio e colheita de fumo, na criação de gado e suíno, assim como nos demais afazeres de uma fazenda.

Figura 37. Sujeitos da pesquisa. (NEA, 2004)

Guia 9, filho de uma família tradicional de agricultores, nasceu em 1953 na

microrregião do Rio Engano, onde se criou e permaneceu como vizinho do restante da família. Freqüentou a escola, porém não concluiu o 1º grau em função das dificuldades de acesso à escola e de conciliar as atividades do campo com os estudos. Casado com a guia 10, com quem teve cinco filhos, vivem numa casa de madeira estilo germânica, enquanto a segunda residência, também de madeira, não é finalizada. Seguindo a tradição da família, mantém como profissão o cultivo do fumo, atividade na qual participam esposa e filhos.

Guia 10, filha de uma família de agricultores, nasceu em 1962 na microrregião do

Rio Engano. Nesta microrregião se criou e casou. Freqüentou a escola, porém não chegou a completar o 1º grau, em virtude do município manter apenas duas unidades de ensino médio, distantes das áreas rurais. Atualmente ajuda o marido e os filhos no plantio de fumo, que representa todo o sustento da família.

Guia 11, nasceu em 1964 numa família de agricultores na microrregião de São

Wendelino. Nesta localidade se criou e casou, permanecendo lá até os dias de hoje. Nas proximidades de sua propriedade vivem outros parentes, a exemplo da mãe, dos tios e tias e do avô. Sobrevive do plantio de fumo, dentre outras atividades que oportunamente aparecem, dentre elas: capinagem, marcenaria, construção e pintura. Freqüentou a escola, porém não concluiu o 1º grau. Numa casa de alvenaria, simples, mas confortável, mora com a esposa, as duas filhas e a sogra.

Guia 12, nasceu em 1951 na microrregião do Barro Branco. Filho de agricultores,

exerce a mesma profissão da família, vivendo principalmente do plantio de fumo. Freqüentou a escola, porém não concluiu o 1º grau. Ao constituir família, teve cinco filhos. Destes, quatro ainda residem com os pais, colaborando nas atividades agrícolas.

Figura 38. Sujeitos da pesquisa. (NEA, 2004)

Guia 13, nasceu em 1980 na microrregião do Alto Jararaca. Herdou da família a

mesma profissão, vivendo atualmente com esposa, filha e pai, já viúvo, na mesma residência. Vivem do plantio de fumo quase que exclusivamente, além do plantio de milho, feijão e arroz para subsistência. Freqüentou a escola até completar o 1º grau, e, diferente dos outros irmãos, resolveu dedicar-se apenas à vida no campo.

Guia 14, nasceu em 1967 numa família de agricultores. Freqüentou a escola até

Passo da Limeira, onde vivem há 13 anos. Têm um único filho, com idade de 10 anos. O estabelecimento é dividido em um bar e restaurante com salão de festas, além de uma pequena loja de conveniências e salão de beleza.

Guia 15, nasceu em 1947. Há 33 anos mora na microrregião do Passo da Limeira,

onde casou e teve seus quatro filhos. Freqüentou a escola até concluir o 1º grau, depois passou a se dedicar com exclusividade à atividade rural. Devido a problemas de saúde, colocou sua propriedade à venda e desde então aguarda a oportunidade de se mudar para o centro da cidade.

Guia 16, nasceu em 1983 na microrregião do Passo da Limeira, onde se criou e

vive até os dias atuais. Mora com os pais, de quem compartilha a profissão de agricultor. Freqüentou a escola até completar o 2º grau, porém atualmente vem se dedicando à formação de pastor.

Figura 39. Sujeitos da pesquisa. (NEA, 2004)

Guia 17, nasceu em 1968 na microrregião de Saltinho, onde se criou e mora até os

dias atuais. Freqüentou a escola até completar o 1º grau. Casou-se, e há quatro anos montou um estabelecimento comercial onde vende produtos do campo, alguns, inclusive, produzidos pela família, que vive da agricultura.

8. FICANDO – SAINDO DE CAMPO: das impressões à análise final do