• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 – Resultados e Discussão

5.4 Análise dos dados do questionário proposto para os avicultores

5.4.6 Síntese do sistema integrado

A Tabela 54 é uma tentativa de síntese acerca do sistema integrado da Cooperativa. Compreende-se que o material genético (aves avós) é importado; os matrizeiros possuem forma de governança através da integração vertical; os incubatórios possuem forma de integração vertical e também são terceirizados; a ração é fabricada por integração vertical, a aquisição de soja e milho é 100% dos cooperados; a Criação dos pintainhos (matéria-prima) se dá através do produtor agrícola integrado; o abatedouro/cortes e industrialização se dá através da Integração vertical; a distribuição se dá através da integração vertical e terceiros e o mercado é interno e externo.

TABELA 54 - Sistema integrado

Atividades Formas de Governança

Material genético (avós) Importação (adquirido fora da integração) Aviários com matrizeiros Integração vertical

Incubatórios (produção pintainhos de um dia) Integração vertical e terceiros

Ração Integração vertical: aquisição de soja e milho Criação dos pintainhos (matéria-prima) Híbrida

Abatedouro/Cortes e Industrialização Integração vertical

Distribuição Integração vertical e terceiros Fonte: A autora

5.5 Síntese conclusiva

Conclui-se desta maneira, sob a perspectiva analítica dos levantamentos dos resultados da pesquisa realizada junto à Cooperativa e aos avicultores integrados, que os números da produção do Complexo Integrado Avícola, quanto à produção de ovos férteis, pintainhos, rações e concentrados e cabeças abatidas, apresentaram no período estudado sempre variações positivas, demonstrando crescente capacidade de produção.

A Cooperativa implantou tecnologia de informação em todas as áreas para agilizar e aperfeiçoar os processos.

O questionário aplicado para a Cooperativa identificou que a maior concentração de área está entre os avicultores que possuem de 11 a 50 hectares (29% da área total), isto significa que a composição fundiária apresenta grande participação de avicultores de pequeno porte na atividade avícola.

Em relação ao perfil do quadro dos 3.973 colaboradores, a maior concentração, que

corresponde a 3.688 (92,8%) dos funcionários, possui escolaridade entre o ensino fundamental, ensino médio incompleto e completo, sendo o maior percentual (41%), no ensino fundamental. Identificando assim o perfil do setor que organiza a administração da Cooperativa e também do Complexo Integrado Avícola. Compreende-se que há grande mobilidade no grau de escolaridade, pois, há programas específicos de incentivo por parte da Cooperativa.

Os produtos do Complexo Integrado Avícola são distribuídos para o mercado nacional e internacional, sendo que para o mercado nacional, o estado com maior participação é o Paraná. Quanto ao mercado externo, as exportações atendem 11 países distribuídos nos diferentes continentes. O desempenho nestes mercados (market share) apresentou variação crescente e positiva durante todo o período em que foi possível o levantamento dos dados, indicando a ampla aceitação do produto nestes mercados. Os atributos utilizados para a Cooperativa para o reconhecimento da marca no mercado local e regional são marketing, qualidade e produto diferenciado, assim como no mercado internacional, são qualidade, prazo de entrega e produto diferenciado.

Os vários Programas implantados desde o ano 2000, destinam-se a padronizar e melhorar os serviços ligados à atividade, objetivando sempre um melhor resultado na produção dos produtos finais a fim de atender adequadamente as exigências do mercado consumidor.

O ambiente econômico em que está inserida a Cooperativa traz alto grau de incerteza quanto à queda no preço da carne de frango no mercado e também quanto às barreiras sanitárias que envolvem o setor avícola. Demonstrando a preocupação por parte da Cooperativa, pois se compreende que estes fatores, que envolvem todas as empresas do setor independem de sua tomada de decisão.

Existe contrato formal entre a Cooperativa e o avicultor integrado, as decisões são tomadas pela administração da Cooperativa, evidenciando que a forma de governança utilizada é a forma híbrida, com incentivos e controle por parte da cooperativa em relação aos avicultores integrados.

Quanto à freqüência das transações, em vários questionamentos foi possível diagnosticar que é alta, tanto entre a Cooperativa e o avicultor, quanto entre a Cooperativa e o mercado consumidor e distribuidores.

Já quanto ao oportunismo, foi possível verificar que não são encontradas atitudes oportunistas por parte dos avicultores integrados. Ao contrário, são fiéis e estão integrados com a realidade da estrutura. Em virtude do espaço de tempo desde sua implantação até o ano de 2004, o relacionamento entre as partes se solidifica e diminuem-se, desta maneira, atitudes oportunísticas.

A alta especificidade dos ativos envolvidos exige que a Cooperativa adquira a matéria prima dos avicultores integrados, pois assim, há monitoramento e controle da aquisição para o abate e processamento, garantindo a qualidade final dos produtos. Observou- se também que há intenso controle e incentivo por parte da Cooperativa em relação aos avicultores.

Quanto ao questionário para os avicultores integrados, a maior participação no seu preenchimento foi dos avicultores que estão há mais de 20 anos inseridos na atividade. Observou-se que a maioria, 41,7% são cooperados entre 11 e 20 anos e, 45,8% são

cooperados entre 21 a 43 anos. Pode-se concluir que há interesse por parte dos cooperados e da Cooperativa na manutenção da cooperação existente entre eles, pois se observa são muitos anos de cooperação e fidelidade. Todos os cooperados possuem contratos iguais.

A Cooperativa possui incentivos claros e definidos, os avicultores são informados quanto a eles. Oferece treinamento para o manejo adequado, além de atender as necessidades dos avicultores integrados. Dos questionários respondidos, 100% afirmaram que a Cooperativa atende as necessidades pertinentes à atividade avícola. Há cobertura dos custos de produção, existem pagamentos extras além do estipulado. Assim como existem incentivos e controle sobre custos.

Quanto aos atributos de incerteza, a maioria dos avicultores respondeu que, possuem incertezas de grau médio quanto aos aspectos questionados.

Concluindo observou-se que há manutenção dos princípios norteadores cooperativistas, não comprometendo assim suas características próprias, mas, na análise dos dados nota-se que mesmo participando da tomada de decisão, da distribuição das sobras e também dos lucros, a maioria dos avicultores (53,1%) não se sente dono da Cooperativa, o que poderia ser pesquisado futuramente.

Capítulo 6