• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 – Resultados e Discussão

5.2 Números da produção do complexo integrado avícola

5.2.4 Tecnologia de informação

A Cooperativa esteve inserida nos processos de evolução tecnológica desde 1977. Evoluiu para adequar-se ao volume de negócios e atender as exigências do mercado. Desta maneira adotou os sistemas de gestão empresarial SAP R/3 (ERP – Enterprise Resource Planning ).

Em 07 de dezembro de 1999, inicia-se o projeto denominado “Copacol – Gestão do Futuro”, que nasceu exatamente com o objetivo de rever toda a cadeia de abastecimento (suprimentos, estoque, comercialização e distribuição), criando uma gestão logística que integrasse cada uma delas (INTEGRAÇÃO, 2004). O gerente administrativo da Cooperativa explicou que a intenção era atender: “desde o planejamento de vendas, que por sua vez gera a produção, e esta, conseqüentemente, as demandas por suprimentos, tínhamos como foco a revisão dos processos para, no final, melhorar nossa eficiência e o desempenho no mercado”(INTEGRAÇÃO, 2004, p. 8). A parametrização do sistema o formatou de acordo com as características das necessidades da COPACOL. Os equipamentos utilizados para manterem o sistema de gestão SAP R/3 da COPACOL são baseados na tecnologia SUN Microsystems, com arquitetura 64-bits, sistema operacional Sun Solaris 8 e sistema gerenciador de banco de dados Oracle 8i (my SAP ERP e SAP BW). Antes do projeto, a Cooperativa possuía um sistema próprio, mas que não solucionava os problemas na gestão das informações e na geração dos relatórios, em que havia alto custo de manutenção (THEBEST- RUN BUSINESSES SAP 06/2005).

A Cooperativa, através deste projeto em 1999, buscou: informações mais rápidas e precisas para a tomada de decisão, a integração de todos os segmentos de negócios para a comercialização dos segmentos dos produtos e, visando à expansão no mercado de agribusiness. Objetivos do projeto: implementar uma solução que atendesse todas as necessidades da Cooperativa, fortalecer e integrar todos os segmentos de negócios.

Para isto, os principais desafios apontados foram, conforme as informações contidas no The Best-Run Businesses Run Sap (06/2005, p.01):

melhorar a produtividade através da adequação dos processos; agilizar os atendimentos e serviços prestados; disponibilizar informações rápidas e confiáveis para as tomadas de decisões; maior competitividade; melhorar o nível de atendimento dos pedidos dos clientes; aumentar a margem de contribuição através da comercialização do melhor mix de vendas; melhorar o desempenho da cooperativa e conseqüentemente melhorar os resultados.

Esta solução foi escolhida por seu conhecimento e know-how técnico, por sua integração e conectividade. São destacados os seguintes benefícios: i) redução dos estoques; ii) administração mais eficiente; iii) redução dos custos da produção; iv) ampliação do volume de informações de seus clientes; v) redução significativa de inadimplência; vi) elevação da margem de ganho por região; vii) controle mais eficaz das informações; viii) maior eficiência do controle orçamentário.

Por estar equipada com este sistema, a revista tecnologística Integração (edição de novembro de 2004) considerou a cooperativa como um modelo de gestão do setor de agronegócio (INTEGRAÇÃO, 2004).

Estando inserida em um mercado altamente competitivo, compreende que o avanço tecnológico é um processo contínuo. Para tanto, a Cooperativa elaborou um projeto para aumentar a eficiência em toda a cadeia avícola que, atualmente, representa 50% de suas atividades. Denominado Complexo Integrado Avícola, o projeto logístico servirá toda a cadeia de abastecimento do frango, desde os matrizeiros até o abatedouro. Desenvolvido em parceria com a Partner Consulting do Brasil, o projeto cria uma estrutura logística nova, que centraliza e coordena todas as operações de movimentação, estoque, armazenagem e transporte do frango The Best-Run Businesses Run Sao (06/2005).

Em todo o Complexo Avícola, os custos representam: estoque e armazenagem = 7,5% e 4,5%, respectivamente; movimentação, 20%; e transportes, 68%, ou perto de R$ 23 milhões (R$ 9 milhões dos quais com exportação).

O sistema permite, que os produtores associados, tenham um atendimento eficaz baseado em informações ágeis e seguras, assim, terão melhores oportunidades para comercializarem seus produtos, obtendo melhor remuneração de sua produção através da solução da SAP (THE BEST-RUN BUSINESSES RUN SAP, 2005, p. 2) Esta é a primeira

implementação da versão 4.6 do SAP R/3 no Brasil. As etapas em que o processo ocorreu foram:

a primeira etapa teve início em 2000 com os módulos de Finanças (FI), Controladoria (CO), Administração de Materiais (MM), Planejamento e Controle da Produção (PP), Vendas e Distribuição (SD), Qualidade (QM) e Manutenção (PM). O projeto inseria todas as 22 filiais da COPACOL. A estratégia de implementação adotada foi o Big Bang, na qual todas as filiais entraram em operação na mesma data. [...] Logo após o go live da solução SAP R/3, que aconteceu em Outubro de 2000, a COPACOL sentiu necessidade de migrar o contrato para o mySAP ERP. O mySAP ERP é uma solução de planejamento de recursos empresariais que impulsiona as funções de seu core business, incluindo recursos analíticos, gerenciamento de capital humano, finanças, operações e serviços corporativos. Oferece recursos específicos para cada indústria, integrando de ponta a ponta e de forma homogênea os principais processos de negócio. Devido à sua alta escalabilidade e adaptabilidade, o mySAP ERP possibilita a inclusão gradativa de soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente, cadeia de suprimentos ou ciclo de vida de produto ao longo da evolução de seus negócios [...] A solução SAP BW (Business Information Warehouse) faz parte da plataforma SAP NetWeaver que oferece um sólido conjunto de ferramentas de inteligência empresarial que ajuda a criar e implementar relatórios e aplicações personalizadas e interativas, dando suporte às decisões em qualquer nível. A última etapa desse projeto ocorreu em 2004 em apenas 45 dias, com a migração da versão 4.6B para a o R/3 Enterprise (4.7). [...] Durante a implementação, foi aplicada a metodologia de gerenciamento de projetos da SAP.

A tendência para os próximos anos é que haja maximização dos recursos disponíveis, em que já estão sendo implementados os “seguintes módulos disponíveis na solução mySAP ERP: o WMS (Warehouse Management Solution), em algumas plantas e o MRP (Manufacturing Resource Planning), que a empresa acaba de implementar para a cadeia de abate de frango” (THE BEST-RUN BUSINESSES RUN SAP, 2005, p. 3). Desta maneira, a Cooperativa pretende nos próximos anos, “disponibilizar aos gestores informações precisas, levando em consideração o nível de criticidade e detalhamento que serão necessários para as tomadas de decisões nos níveis táticos e estratégicos” (THE BEST-RUN BUSINESSES RUN SAP, 2005, p. 3).

A Tabela 18 apresenta uma síntese acerca das áreas atendidas pelo sistema apresentado e os resultados obtidos.

TABELA 18 - Áreas atendidas pelo sistema apresentado e os resultados obtidos Áreas Resultados

Contabilidade de Custos Apuração dos custos de cada item produzido. Orçamento de Despesas Maior eficiência no controle orçamentário. Comercial Redução significativa de inadimplência. Compras Redução do custo relativo a compras. Controle de Qualidade Certificação do ISSO 9001.

Serviços de Manutenção Redução dos custos e do número de horas paradas nas atividades produtivas em função da necessidade de manutenção.

Fonte: THE BEST-RUN BUSINESSES RUN SAP (2005, p. 3).

A Tabela 18 apresenta como o sistema implantado na Cooperativa atua em cada área. Com maiores avanços tecnológicos, pretende-se diminuir custos e racionalizar a produção.

Reestruturada a cadeia logística, houve ganhos significativos em todo o processo, auxiliando na melhor profissionalização, melhores processos de cadeia de suprimentos, administração de estoques, transporte, produção, planejamento de produção e comercialização.

5.3 Análise interpretativa da pesquisa realizada junto à Cooperativa e aos avicultores